Antes de Nascer o Mundo

Antes de Nascer o Mundo Mia Couto

Resenhas - Antes de nascer o mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clara Vellozo 13/04/2024

Amo a escrita de Mia Couto mas achei a história confusa
No mês de março, mês do meu aniversário, escolho uma leitura de Mia Couto, para me presentear com um dos meus escritores preferidos. Essa foi a vez de ?Antes de nascer o mundo? e confesso que tive sentimentos confusos em relação ao livro porque eu amo a maneira como ele escreve, a poesia de sua prosa, as palavras novas e divertidas que inventa, mas a história é confusa, não muito envolvente. Fez falta um certo ritmo narrativo, o início é muito lento, o desenvolvimento mais agitado e o final é um turbilhão de acontecimentos, reviravoltas e confissões que para mim não fizeram muito sentido.

Aqui temos a história de cinco pessoas, três homens e dois garotos que fogem e se isolam em um posto de guerra abandonado, rebatizado por eles com o nome Jesusalém (com S mesmo). Aliás, todos os cinco aqui recebem novos nomes porque chegam até o local numa tentativa de recomeçarem suas vidas, com exceção de Mwanito, o narrador da história que tampouco sabe o motivo da fuga e que vai desvendá-la aos poucos junto ao leitor.

É um Mia Couto, então é garantia de passagens ricas de detalhes, de reflexões sobre a vida, religião sociedade e natureza, e de uma poesia tão espontânea. Os diálogos são verdadeiras pérolas, um dos pontos altos do livro - nunca apreciei-os tanto como neste livro. Aqui também tem um amor bem refinado, uma espécie de pessimismo engraçado que me arrancou boas risadas. Só senti falta de um enredo mais interessante.

Lilian 09/02/2024

Conhecendo a África
Novamente testando novas leituras, desta vez decidi ir à África. Tive uma certa dificuldade com algumas menções históricas e fantasiosas, mas foi um leitura bem poética e instigante. Eu me interessei pelo suspense em descobrir a história de cada personagem e saber como tudo aquilo que se encaixava (em especial sobre o mistério da mãe de Mwanito e Ntunzi).
Do machismo à violência contra a mulher, fiquei com a ideia de que tudo aquilo se tratava de renascimentos e protestos, cada um a sua forma. Infelizmente, menos para Mwanito.

Bibielas 01/02/2024

Que livro bom!
A escrita, a historia, o plost twist?
Tudo me prendeu desde o começo, de longe uma das melhores leituras que já fiz

emanoelle.santos1 26/12/2023

Antes de nascer o mundo
Nessa história vamos acompanhar a vida de 5 personagens principais: Silvestre, Ntunzi, tio Aproximado, Mwanito e Zacaria Kalash que após a morte de Dordalma vão viver isolados em " Jesusalém". O livro é narrado em primeira pessoa por Mwanito e dividido em três partes : Na primeira conhecemos a história de cada uma, na segunda se desenvolve a trama do livro e terceira a família retorna a civilização.
É perceptível que Silvestre ainda sofre com a perda da esposa, Dordalma. Seu sofrimento é tanto que ele cai num processo de esquecimento que beira a loucura e leva consigo os demais habitantes de "Jesusalém". Seus filhos, Mwanito e Ntunzi, são os que mais sofre com esse processo.
Com o decorrer da narrativa torci muito para que os meninos fugissem e voltassem para cidade, a loucura do pai rouba a infância de Mwanito. O livro também apresenta diversas reflexões , sendo uma elas, essa:
"... o mundo termina quando já não somos capazes de amar."

Carlinha PPinto 23/07/2023

Poético
Envolvente e interessante, a linguagem poética do livro te leva até o final com leveza na leitura apesar dos temas pesados que envolvem a história.
Alguns desfechos deixaram a desejar pela falta de clareza, a poesia deixa a dúvida no entendimento.
Contudo eu gostei muito das personagens, do livro e do autor que, com certeza, lerei outros títulos.

Clau Melo 06/07/2023

Literatura moçambicana
Literatura moçambicana, 2009. Drama poético.
Que leitura!!!

Jesusalém, ermo encravado na savana, em Moçambique, abriga cinco almas apartadas das gentes e cidades do mundo. Ali, ensaiam um arremedo de vida - Silvestre e seus dois filhos, Mwanito e Ntunzi, mais o Tio Aproximado e o serviçal Zacaria. O passado para eles é pura negação recortada em torno da figura da mãe morta em circunstâncias misteriosas. E o futuro se afigura inexistente. Silvestre afança aos filhos e ao criado que o mundo acabou e que a mulher - qualquer mulher - é a desgraça dos homens. Mas um belo dia os donos do mundo voltarão para reivindicar a terra de Jesusalém. E não só isso - uma bela mulher também virá para agitar a inércia dos dias solitários daqueles homens.

Didi 30/06/2023

Prosa lírica
Bastante poético e lírico. A história é bastante interessante e cheia de mensagens para reflexão. Mia Couto é um grande escritor.

karolevintedois 27/03/2023

Esse livro me fez chorar igual um bezerro desmamado por uma noite inteira. Adorei. Profundo, poético, lindo e muito triste.

@BiaGiacomin 18/01/2023

O mundo não morreu. Afinal o mundo nunca chegou a nascer.
Quando comecei esse livro fiquei encantada pela história e pela escrita. Já imaginei que seria meu preferido do ano. Porém após a chegada de uma personagem achei que a história ficou confusa e meio chatinha, perdeu um pouco do brilho pra mim.

Súh 13/07/2022

Mais um grande achado
Livro carregado de sentimentos, conseguiu me colocar dentro da história, sentir a dor e angústia de todos os personagens. Simplesmente lindo!

Luli 24/06/2022

Um dos únicos livros da minha vida que chorei no final.
...........................................
Alê | @alexandrejjr 23/09/2022minha estante
Isso não é pouca coisa, hein?!

Gigi 13/02/2022

Sem palavras
Tenho muitas críticas pontuais (principalmente à representação feminina), mas nenhuma delas tira o peso da beleza dessa leitura. Indescritível a escrita de Mia Couto e o quanto essa história é linda e profunda.

?Eu só sou na tua presença. E só me tenho na tua ausência. Agora, eu sei. Sou apenas um nome. Um nome que não acende senão em tua boca.?

Mariana.Laranjo 09/02/2022

poesia na prosa
chega a ser clichê elogiar Mia Couto por sua habilidade em transformar prosa em poesia, afinal o escritor é conhecido por suas frases bem construídas e cheias de significado, mesmo quando descreve cenas e personagens. sua facilidade de criar mundos paralelos interligados e transpassados à realidade também chama a atenção. por mais que seja uma história de (quase) uma viagem fantástica, a beleza da engenharia de palavras que o autor faz chega, por vezes, a deixar-me boquiaberta. Mia é primoroso, faz-nos querer entender o que vem a seguir, deixa-nos curiosos. é sempre um prazer de ler!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6