Antes de nascer o mundo

Resenhas - Antes de nascer o mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Toni 29/06/2020

Quando o mundo acabou
Ler Mia Couto é uma experiência de contemplação. Ele possui uma prosa poética maravilhosa. Cada frase parece ter sido escolhida cuidadosamente pelo autor. Talvez a explicação se dê pelo fato do escritor moçambicano ser também poeta.

Mas vamos ao livro. Antes de Nascer o Mundo é uma viagem pelo continente africano e, ao mesmo tempo, uma jornada para dentro do ser humano. Silvestre (o pai) é daqueles tipos difíceis de se classificar. Tirano, louco ou sábio? Talvez tudo isso junto. Mas todos os personagens são ótimos. Incluindo a burra de estimação da família. É um livro sobre solidão, orgulho e traição. Mas também sobre esperança. Essa talvez seja a maior habilidade de Mia Couto, sua literatura é libertadora.

— Venha, meu filho, venha ajudar-me a ficar calado.

Beatriz 20/06/2020

O silêncio é uma travessia.
"(...) a escrita era uma ponte entre tempos passados e futuros, tempos que, em mim, nunca chegaram a existir”.

O livro é a sensível narrativa de um menino que desconheceu por muito tempo sua existência e foi negado até do próprio nome - chamaram-no Mwanito (diminutivo de “mwana”, “rapaz, filho” em chissena - língua do centro de Moçambique). Ele cresceu vocacionado ao silêncio e nas ausências de uma terra apartada, sempre privado da própria história. Mesmo assim, ele a escreveu. E quando o mundo “do lado de lá” se revelou, percebeu que já havia aprendido tanta coisa. Amar era uma delas.

Ale Giannini 09/06/2020

Linguagem rica
Há muito tempo queria conhecer Mia Couto e comecei bem, recomendado por amigos, talvez o melhor livro dele, senão o mais poético. Espero ler outros e conhecer mais sobre a cultura africana.

Rodrigo Brasil 02/06/2020

O afinador de silêncios
Aqui, Mia Couto traz a história de uma família reclusa da civilização.
O livro é narrado por Mwanito, o filho mais novo, que acompanha àquela invenção criada por seu pai.
Jerusalém, um sítio afastado na região de Moçambique? Não sabemos, só sabemos que é um local distante, três dias da cidade mais próxima.
Ali, Mwanito e Ntunzi, seu irmão mais velho, aprendem o que é a vida, a solidão, a culpa e as marcas do sofrimento que arrebataram seu pai.
Com uma escrita clara, delicada e poética, conhecemos esse mundo de silêncios. Um mundo onde tudo é possível.
Nunca havia lido Mia Couto, depois desse vou ter que procurar mais obras do autor. Um Livraço!

Rhuana.Macedo 02/06/2020

Poético e emocionante
Através da jornada dos moradores de Jesusalem somos levados a redescobrir a vida e morte e como esses dois acontecimentos estão interligados.

Suelen 31/05/2020

Cada pessoa tem uma forma diferente de viver o luto
Eu acredito que o livro todo se baseia na forma como Silvestre resolveu encarar o luto da mulher que cometeu suicídio.
Ele tentou renegar tudo que tivesse significado com uma vida em comunidade, pois trazia lembranças doloridas. No fim ele acabou se rendendo e voltando a cidade, mas jamais voltou a ser o mesmo.
Achei interessante e ao mesmo tempo cruel com os próprios filhos essa forma de luta.
O livro traz assuntos polêmicos como zoofilia e isso partiu meu coração. Pensei em desistir da leitura quando chegou nesse ponto. Não conseguia mais ler sem ter repugnância. Como estava lendo para o Clube de Leitura, me forcei a terminar.
Thais Toledo 31/05/2020minha estante
Achei bem interessante, mas quando vc falou em zoofilia desisti de ler..

Suelen 31/05/2020minha estante
Eu acho bem pesado, pq não esperava isso no livro. É um capítulo dedicado ao animal :(

Beatriz 20/06/2020minha estante
Foi bem pesada essa parte da leitura, mas acredito que seja esse o intuito. Silvestre perdeu a humanidade de tal forma que se transformou em bicho, e só com outro bicho sabia se relacionar. É mesmo para ser repugnante.

Paula1882 19/05/2020

O primeiro livro do Mia Couto que li, e me deixou com vontade de ler todos os outros. A forma como ele escreve é encantadora e arrebatadora.

"quem viveu pregado a um só chão não sabe sonhar com outros lugares."

Thiago.Milani 14/04/2020

Surpreendente.
Primeiro livro que li do Mia e me surpreendeu pela descrição e narrativa. Emocionante como o autor conta a história pelos olhos de uma criança.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Antes de nascer o mundo, Mia Couto - Nota 9/10
Se o primeiro livro que li do autor - "A confissão da leoa" - não havia me agradado tanto, "Antes de nascer o mundo" serviu para mostrar o seu brilhantismo. Nessa obra, o narrador Mwanito e seu irmão mais velho, Ntunzi, são criados em Jesusalém - e não a Jerusalém que conhecemos. O cenário dessa obra é um espaço no meio da savana de Moçambique e “criado" pelo pai dos dois jovens, Silvestre. Após a morte de sua esposa, Silvestre resolveu deixar a cidade e levar os seus filhos e seu criado, Zacaria, para morar no meio do nada. Lá, onde resolveu chamar de Jesusalém, Silvestre criou os filhos com a ideia de que o mundo que conheciam teria acabado e que só eles haviam sobrado. É uma fuga de um passado pouco conhecido por Mwanito e que não deve ser falado. Qualquer memória deve ser apagada.

E é no meio desse novo mundo que Mwanito apresenta ao leitor suas dúvidas e questionamentos sobre as histórias contadas pelo pai. Sem qualquer lembrança de seu passado, e sem nunca ter visto uma mulher, o jovem narrador não tem alternativa se não acreditar em tudo que seu pai contava. No entanto, sem muitas explicações, Mwanito é atormentado pela figura da mãe, Dordalma, que nunca pôde conhecer, mas que guia os seus passos. Já Ntunzi, o irmão mais velho, guarda mais memórias da antiga vida e, com o desejo de voltar à civilização, entra em conflitos com Silvestre.

A única conexão de Mwanito com o que talvez exista além de Jesusalém - “O lado de Lá” -está no Tio Aproximado, que de vez em quando aparece na aldeia com novidades e com histórias para contar. Um dia, a fuga constante pelo passado se vê abalada quando Tio Aproximado traz uma mulher para Jesusalém.

Com uma escrita sensível e poética, verdadeira arte em forma de texto, essa obra como certeza explica o destaque de Mia Couto com um dos maiores autores contemporâneos da língua portuguesa. Uma obra marcante!

“Não chegamos realmente a viver durante a maior parte de nossa vida. Desperdiçamo-nos numa espraiada letargia a que, para nosso próprio engano e consolo, chamamos existência. No resto, vamos vagalumeando, acesos apenas por breves intermitências.”

site: https://www.instagram.com/book.ster

Luciana 22/02/2020

Poético
?O mundo termina quando já não somos capazes de o amar? - Mia Couto

Antes de nascer o mundo foi meu primeiro contato com a obra de Mia Couto e deixou uma marca profunda em mim. O livro é denso, envolvente e intenso! O autor consegue tratar de temas difíceis como solidão, luto, suicídio, depressão de um modo tão poético que nos faz questionar nossos próprios pensamentos e convicções.
Ademais, as mulheres exercem papéis de destaque. Por meio de Dordalma, Marta e Noci, Mia Couto problematiza as relações hierárquicas e machistas daquela sociedade e as marcas que causam em todas as personagens.

alexememo 11/02/2020

Grata surpresa
Primeiro livro que li em 2020 e não poderia ter começado melhor.
Como ser pai? Como ser filho? Como viver depois de não querer mais? Uma história que apresenta uma alternativa muito bonita para esses questionamentos.

duda 15/11/2019

opinando
A história traz grandes reflexões sobre solidão, culpa, desejos, infância perdida, luto não vivido e a importância que a mulher tem na vida de alguém mesmo não estando mais presente.
A transparência em que é mostrada a forma em como os homens conseguem nos ver apenas como objetos, ter a mentalidade de que fomos feitas para seguir um padrão é tanta que chega a ser desconfortante; nunca envergonhá- los, sempre estar ali prontas para servir em todas as áreas. Nos limitam em curvas e olhares, nos limitam a sermos amparo emocional deles como se não fossem capaz de cuidar de si.
No livro também relata que o machismo pode afetar muito o homem, o próprio Silvestre sofre as consequências de um ato consequente de sua mentalidade sexista. A falta que sente da mulher, a culpa que sente pela morte da mesma e o luto que insiste em sufocar. Silvestre se isola em Jesusalém tentando se livrar de todos esses sentimentos, para ele a vida acabou no momento em que Dordalma se foi. E de fato acabou, pois a cada dia ele matava um pouco de si.
São muitas as reflexões profundas que esse livro traz; como o fato de Mwanito ter envelhecido anos com as experiências traumáticas que teve com apenas 11 anos de idade; as confusões internas que Zacarias trazia da vida de militar; a vontade de viver de Ntunzi, que já tinha experimentado o que era o mundo, mas teve que se isolar por ordem do pai; as sentimentalidades de Marta em relação ao marido, entre outras.
É uma leitura que com certeza impacta e que nos coloca para refletir várias questões da vida. O livro mostra quão poderosa é a nossa mente, e o como a nossa maneira de lidar com as fatalidades pode transformar a nossa vida e a de quem nos cerca.
lyssa 28/09/2020minha estante
caramba que resenha incrível!!

Maju Deolindo 20/09/2019

Completa surpresa
Meu primeiro contato com o autor Mia Couto e me surpreendi infinitamente. Eu comecei sem expectativa nenhuma pq esse livro é leitura obrigatória da uerj 2020 e foi uma puta leitura foda. Ja quero ler outros livros desse escritor.
É muito incrível sair da mesmice das histórias Américanas, e encontrar muita coisa fantástica fora do padrão.
Antes de nascer o mundo vai contar a história de 5 homens que fogem da civilização com a suposta afirmação que eles são os únicos sobreviventes da raça humana.
Leiam! Vale muito a pena.

Mayara.Bernardino 12/03/2019

"As mulheres são como as guerras: fazem os homens ficarem animais."
"As mulheres são como as guerras: fazem os homens ficarem animais."

Terminei a leitura no dia 8 de março, dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e que sincronia. Antes de nascer o mundo encaixa perfeitamente como um livro para ser lido nesta data, um livro onde a presença feminina é destaque durante toda a leitura, onde a mulher e seu poder, sua essência, sua unicidade são fatores marcantes na escrita de Mia Couto.
Fiquei simplesmente encantada com a forma como ele escreve e como ele soube colocar reflexões em uma narrativa, que ao meu ver, começou bem confusa, mas que ao longo do tempo foi se encaixando e tomando forma, uma narrativa cheia de detalhes estranhos, marcantes e pesados. Um histórias sobre o poder da mente sobre nossas atitudes, a solidão, os desejos, e a descoberta do novo. Como a nossa mente e o nossos medos nos impede de vivermos e como viver é um ato corajoso, difícil e desafiador, principalmente se a solidão faz parte desse viver. Nenhum ser humano consegue estar sozinho e chegar ao fim da vida em sã consciência, sem que sua mente tenha sido tomada pela loucura e necessidade do outro. Este livro fala muito disso, sobre a solidão, quando ficamos só com nossas ideias, nossas escolhas, nossos pensamentos e decisões. Quando a presença do outro não vale de nada se temos uma dor que toma conta da mente e nos faz sentirmos totalmente sós. Mostra como o ser humano pode se tornar cruel quando se prende a suas próprias dores, seus próprios monstros e sua própria solidão. Como as mulheres sozinhas são consideradas problemáticas, loucas, putas por serem só, como é dito na narrativa "neste mundo só somos alguém se formos esposa", ou seja, uma mulher só é mulher quando não vive sozinha, quando cuida de alguém, quando se casa. Ser mulher é um desafio neste livro, porém é a natureza feminina que transforma, que abala a loucura e a sensatez de um homem.
Fer 12/03/2019minha estante
Por um mundo igual.. Mas ainda estamos vivendo com selvagens

Marcos.Azeredo 14/01/2020minha estante
Um escritor que gosto muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6