Da alquimia à química

Da alquimia à química Ana Maria Alfonso-Goldfarb

Resenhas - Da Alquimia à Química

Pedro 23/05/2021

Já vai tarde, Alquimia!
Nesse livro, Alfonso-Goldfarb defende com fundamentos históricos o motivo da alquimia não ter se sustentado e se tornado ciência. Segundo ela, não havia espaço para alquimia na visão científica e mecanicista que estava se formando e a nova Química de Robert Boyle encerrou de vez com a prática. Química e Alquimia não andam mais juntos e a autora faz questão de enfatizar que talvez nunca tenham realmente andado pois surgiram de formas diferentes, em contextos diferentes e encaram os fenômenos de forma totalmente contrária.
Se você quer conhecer uma versão "séria" de como a Alquimia se desenvolveu, o livro é uma ótima leitura e vai te fazer refletir sobre muitas falsas ideias sobre ela difundidas por aí. Você vai notar que o surgimento da Química foi uma necessidade urgente da Era Moderna pois a Alquimia não tinha método, não explicava os fenômenos químicos e confundia quem tentasse encontrar alguma coerência no seu misticismo e símbolos. A Alquimia jamais sobreviveu e o que conhecemos hoje sobre ela não corresponde aos registros históricos e escritos de filósofos, tendo sido deturpada para ser motivo de chacota ou engrandecimento.

jenny. 14/06/2023

140623
Apesar de ter se tornado, aos poucos, uma leitura maçante devido a imensidão de informações que esta obra trás, essa sensação indica justamente um ponto positivo da obra de Goldfarb; cada informação levada em consideração tem sua justificada dada, comparando-a com outra menos relevante para tal. O trabalho da autora reunindo informações e as sintetizando é incrível, mesmo que cansativo de se ler, tanto é que demorei um bom tempo para assimilar e consumir toda a obra de uma forma satisfatória para mim.
Tem seus defeitos, mas me ajudou imensamente a me localizar com relação à algumas motivações pessoais de tal forma que eu não tenho como não atribuir-lhe cinco estrelas nesta avaliação.