Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos Gustavo Cerbasi

Resenhas - Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Rodrigo 09/12/2009

O livro é bom, principalmente pra quem entende muito pouco de finanças e/ou pra quem está endividado, com a corda no pescoço. Apesar o livro ser bom ele tem uns momentos bem fracos, onde tem uma quedinha prum lado de livro de auto-ajuda/revista aborrecente, quando o autor, Gustavo Cerbasi, traça um perfil de união entre conjugês gastadores/desligados/poupadores/financista e por aí vai. No meu ver, essa passagem é uma perda de tempo, pois o autor tenta rotular as pessoas de forma simplista. Outro momento fraco é quando aparece um teste para ver qual o perfil do casal de construir riqueza, teste típico de revistas de aborrecentes.

Mas no geral o livro tem mais pontos altos do que baixos. O autor da boas dicas de como investir seu dinheiro, como não se endividar , ou se isso já aconteceu, como se livrar de uma dívida "impagável", como pegar empréstimos com os menores juros possíveis, como frear o impulso consumista e evitar ao máximo compras fúteis e como consumir sem culpa e até mesmo como usar o dinheiro para sair da rotina do casamento.

Cerbasi também tenta descontruir alguns mitos, como o da casa própria. Ele afirma que no início da vida a dois é melhor alugar uma casa ou apartamento e usar o dinheiro que iria ser gasto na compra da casa própria em investimentos, como fundos de renda fixa, CDB (certificado de depósito bancário), títulos do tesouro, entre outros. No entanto, me pergunto: Se meu sonho de consumo for uma casa própria, de que me adianta investir esse dinheiro se eu posso comprar logo minha casa e realizar meu sonho? Cerbasi explica que no começo da carreira é comum uma pessoa trocar de emprego ou ficar muito tempo desempregada, e que os custos de uma casa atrapalham nessa fase inicial da vida a dois. É muito mais fácil administrar dívidas e mudar-se para mais perto do seu novo trabalho se você tiver uma moradia alugada e não ter que se preocupar com prestações da casa própria.

Ele também desmistifica a compra de carros. Um carro popular completo vai servir tanto quando um carro de luxo, o luxo serve apenas para ganhar status. Mas será que no futuro você conseguirá manter esse status ou vai decair? Vale mesmo apena ter um carro só pra ostentar? Além do mais, Cerbasi explica que o pagamento do carro não é o único gasto que você terá com ele. Há gasolina, IPVA, manutenção, seguro. Através de uma matemática simples ele mostra que um proprietário de um carro pode chegar a gastar o preço de um carro popular novo em dois anos, somando IPVA + Combustível + Estacionamento + Manutenção + Seguro... e Nem falamos das possíveis multas ainda! Dica: Ande de ônibus ou táxi, nos feriados, férias ou fins de semana alugue um carro. No final do ano seu gasto será menor do que se tivesse um carro próprio.

Enfim, o livro é muito interessante e recomendado para quem quer se iniciar na educação financeira.
null 19/08/2020minha estante
Olá como eu faço p ler? Alguém pode me ajudar sou nova aquu

Rodrigo 19/08/2020minha estante
Aqui não tem livros para ler, é só para avaliar, fazer resenha, ler sinopse, etc

Jamile.Almeida 23/04/2022

Bom para começar
Completo, no livro ele explica o perfil de cada um, o perfil como casal, financiar ou não imóvel, festa de casamento, lua de mel, filhos, previdência, aposentadoria!
Leitura fundamental para quem quer construir uma vida a dois, três, quatro ou mais?
Porém, não me agregou muito, conceitos que ja tenho e aplico com meu marido.
Mas, tem um problema, os valores estão tão atrasados em relação à inflação, que o leitor atual não consegue se identificar com os exemplos.

Emile.Darcy 03/11/2023

"Uma vida planejada e com objetivos é mais feliz."
Recomendo muito a jovens casais que precisam de uma ajuda para se organizar financeiramente e evitar armadilhas criadas por banco, etc.
Não concordo com tudo que o autor fala (ex: morar de aluguel ao invés de comprar uma casa), mas entendo a razão por trás do pensamento e respeito os argumentos levantados.
De toda sorte é uma leitura que só tem a somar na vida de quem lê. Se puder ler com seu parceiro tanto melhor.

Camila 10/03/2021

Bem educativo!
Leitura maravilhosa pra quem não entende de finanças e está endividado. Graças a ele mudei alguns hábitos e hj sou uma pessoa que investe. Com a leitura, me deu mais vontade de estudar sobre educação financeira.

Carla Maria 29/01/2023

Essencial para quem pretende fazer o seu dinheiro render de forma fácil e segura
Primeira leitura finalizada de 2023 e uma grande e inesperada surpresa. Aliás, para ser bem sincera com vocês e até comigo, esse é um daqueles livros que eu jamais teria pego para ler, se eu não tivesse sido presenteada (e que presente!). E porque ele não teria sido uma escolha? Bom, na minha cabeça eu tinha uma outra ideia do conteúdo apresentado pelo autor, eu acreditava ser algo um tanto complexo e de difícil compreensão. Mas eis que eu estava completamente enganada (graças a Deus!... risos). A leitura flui automaticamente em direção ao entendimento e tudo é tão claro e simples de se seguir, que você simplesmente se pergunta: Por que eu não li esse livro há anos atrás? E logo vem a resposta: Porque era para ser lido HOJE e não antes. Para tudo existe a sua hora e seu momento, será que podemos dizer que também chegou o seu momento? Reflita e siga meu conselho, ao ler esse livro, ele irá te mostrar portas que você não enxergava, mas que agora além de enxergá-las, você também poderá abri-las, basta você querer.

Gustavo Cerbasi vai nos apresentar uma série de argumentos, com exemplificações reais, de como ter uma vida financeira segura e sem preocupações futuras. No livro, o foco está na vida a dois, mas você que está aí solteiro e que não sabe como fazer o seu dinheiro render, pode facilmente seguir os mesmos ensinamentos e dar aquele ponta pé inicial na sua tão sonhada “aposentadoria”.

Esse é um daqueles livros essenciais para quem pretende fazer o seu dinheiro render de forma fácil e segura.
Super Recomendo!

ceci 23/03/2021

Uma leitura interessante para quem quer aprender mais sobre investimentos e planejamento financeiro.
Provavelmente será ainda mais interessante para casais (dã, tá no título do livro, né)
Bom, apesar de não me enquadrar no "casais", nunca é cedo demais para começar a pensar no futuro.

Maikom 20/04/2023

Casais inteligentes enriquecem em juntos.
Livro sensacional! Super prático e com conceito aplicáveis para todo casal.
Recomendo muito a leitura deste exemplar.

rrodolfo.lima 31/08/2022

Bom, mas precisa de uma atualização
No livro, Cerbasi mostra a importância, e de como se fazer um planejamento para o casal chegar na independência financeira. Passa por tópicos como o início da relação, a montagem do orçamento, a educação dos filhos e a aposentadoria.

O livro traz conhecimentos muito importantes, mas por ter quase 20 anos, precisa de uma atualização. Em algumas partes são usados exemplos de cheques e de recortes de jornais, que não são a realidade atual mais.

Sylvia 07/11/2021

O livro é bom, apesar de básico e muitas vezes parecer um livro de autoajuda.

Mas é interessante pra começar a guiar e rumo da vida financeira a dois.

Andrea 27/08/2021

Comece a cuidar das finanças juntos
Gostei muito do livro. Ensina o casal a iniciar um melhor controle financeiro, nos dando exemplos de possibilidade que nem imaginava como forma de economizar e poupar. O livro trata sobre como planejar a vida a dois, como ensinar aos filhos, como investir e poupar a longo prazo. Adorei e recomendo para os casais.

Marcos 12/10/2020

Essencial para quem quer constituir família
Pensar e organizar as finanças em casal ainda é um grande entrave no relacionamento. Esse livro serve para abrir a mente a uma abordagem financeira e econômica. Porém dinheiro não é tudo e nem o mais importante.

Filho Amado 16/10/2020

Mude sua vida
Sabe podemos ler um romance uma ficção e é legal eu gosto também mas você quer mudar sua vida completamente e ver o dinheiro na sua vida de outra forma leia esse livroprepare-se para o seu relacionamento com sua esposa e com dinheiro mudar completamente.

Iara 25/10/2020

Boas dicas, mas...
Há partes que para mim não havia necessidade, como um teste e alguns exemplos . Mas tem dicas interessantes.

Bruno Mancini 13/01/2021

Merece uma revisão
Interessante, as tabelas podem se usadas a qualquer período econômico. Porém os exemplos e taxas de rentabilidade devem ser revisadas. O atual momento econômico não executa taxa Selic de 14% mas sim de 2%. E muito mais trabalhoso e arriscado para conseguir retornos maior que 0,16% ao mês o que pelo livro tenhamos um patamar de 0,6% pelo mesmo período.