Froi, um exilado

Froi, um exilado Melina Marchetta

Resenhas - Froi, um exilado

cris 15/06/2022

SE VC CHEGOU ATE AQUI, JA NEM PRECISO FALAR MAIS NADA NE??
Imagino que vc esteja aqui pq leu o Finnikin e se apaixonou.
se vc nao leu o primeiro livro e caiu aqui de paraquedas totalmente perdido, permita-me:

esse livro vai contar a história ainda dos personagens de Lumatere mas agora do ponto de vista do Froi
um tempo de passou desde o último livro e a história segue agora com uma outra trama que é contada entre esse segundo e o terceiro livro (QUINTANAAA!!!)
já vi gente falando que dá pra começar desse segundo mesmo e ir pegando o contexto do que aconteceu no primeiro nas entrelinhas, mas não sei PQ alguém faria isso. leia o primeiro, juro, é perfeito. vc não quer se privar dessa experiência né??

mas ok, esse livro é meu preferido da saga e a história que começa aqui vai te prender de um jeito que só se vc for muito frio e sem nenhum amor nesse seu corpo vc não vai AMAR.

vamos aos topicos:

tem romance - de NOVO! E TEM MAIS. são tantos personagens e casais e nenhum deles é chato ou repetitivo. tb não é game of thrones (calma!) que vc mal sabe quem é quem. vc se ENVOLVE com os personagens e se importa de verdade com eles. o romance é só um jeito da autora de fazer vc se importar ainda mais e torcer pela felicidade deles loucamente.

tem política

tem mais maldições e profecias

tem controversa e decisões difíceis - gente o Froi é enviado pra Charyn pra matar o rei e, assim como vc tb vai, ele se encanta pelas pessoas que ele vai conhecendo nessa jornada e vive dramas reais sobre o que fazer, como assim não existem vilões clássicos? pessoas mas que merecem morrer e boas que merecem viver?? é tudo tão complexo e vc vai vivendo tudo com ele e se envolvendo junto e lembrando do seu amor por Lumatere. é quase uma tortura.

tem os personagens antigos!!! pra matar a saudade

tem mais personagens femininos FODAS.

e tb tem continuação! (tô chocada que não foi publicada em português mas entre pra esse culto à Marina Marchetta e bora dar hype nessa mulher pro povo brasileiro poder ler tudo que ela publica e finalmente ser feliz amém)

comente embaixo: "eu li e vc tem que ler" pro próximo perdido que aparecer por aqui tomar uma decisão correta na vida dele.

Zanatta 09/04/2022

Uma história muito boa, porém esse livro tem uma continuação e não achei ela em português.
Tem romance, suspense e várias revira voltas.

skuser02844 05/11/2021

Livraço
Ainda bem que arrependimento não mata, por que olha? passou 7 anos na minha estante, e foi uma leitura incrível! Apesar do arrependimento acredito que não teria curtido tanto se tivesse lido quando mais nova ?
Uma fantasia política com um toque de ?romance?, onde acabei me apegando aos personagens mais do que queria. Quem já leu o primeiro, sabe que tem uma cena bem pesada com o Froi e o ranço foi criado, mas a Melina Marchetta me surpreendeu bastante ao explorar o personagem de maneira que era impossível durante o primeiro livro.
Uma pena que a editora iD não tenha conseguido publicar o terceiro! Estou ansiosissima pra descobrir o destino dos Lumateranos e Charinitas.

Thais645 21/02/2015

Alguém tem algum contato com a editora ID? Preciso urgentemente saber se e quando lançam o próximo livro da série!
Em primeiro lugar, POR ONDE ANDA A EDITORA ID? QUEM CONSEGUE CONTATO? Porque eu, como leitora, não consigo contato por nenhum dos veículos informados no site: nada pelo twitter, facebook, email, NADA. E eu só quero saber uma pequena informação: SE vão lançar o último livro das Crônicas de Lumatere e quando isso será, pois já faz tempo que lançaram Froi (2 da série) e até agora nada do 3º. Na verdade, até agora nada da continuação de inúmeras séries lançadas por essa editora, o que apenas me entristece, pois quebra qualquer confiança do consumidor com a empresa, sem falar que é uma falta de respeito. Uma pena que uma série tão magnífica tenha sido lançada por uma editora sem compromisso com o leitor, pois nem uma explicação eles se dão ao trabalho de dar.
Eu só quero o último livro pra ficar bonito na estante. Além do mais, não faz sentido essa bendita editora lançar os dois primeiros livros e desistir de lançar o último, seria a palhaçada máxima. Se é pra desistir, desiste logo no primeiro, não faltando apenas um pra completar a coleção.

Mas enfim, vamos a resenha!

Eu não sei fazer resenha. Raramente o faço. Não sou blogueira, não tenho paciência pra essas coisas. Mas uma coisa que eu amo muito é ler. E existem livros que merecem ser comentados, ser endeusados, falados aos 4 cantos de sua "grandeza"...E a série As Crônicas de Lumatere se encaixa nessa descrição. Melina Marchetta não é uma escritora--ela é uma contadora de histórias. Existem poucos autores que conseguem tornar tão reais seus personagens, a ponto deles se tornarem seus amigos, companheiros. A ponto de quando acabar sua história, o leitor se sentir meio perdido, pois criou um vínculo com o mundo criado pelo autor.

"Finnikin, o guerreiro" foi um livro incrível, me levou por todos os cantos do Continente de Skuldenore, me deixou apaixonada por Finnikin, Evanjalin, Trevanion, Sir Topher...e me deixou intrigada por um tal de Froi, que eu não sabia se seria capaz de amar, sendo uma personagem tão complexo e, a princípio, detestável. Eu não fazia ideia do que passava na cabeça da Dona Melina pra ela resolver escrever um livro sobre ele. Eis que chegamos em "Froi, um exilado", e eu fiquei de queixo caído, tamanha a inteligência dessa autora. Froi é um livro complexo, um "livro do meio" mais do que fantástico, intrigante, inteligente. Eu chorei, me apaixonei, torci, tive meu coração quebrado tantas vezes que não sou capaz de contar. Queria colocar Froi no colo, agarrar Luciano do Monte LOUCAMENTE (que homem avemaria *abana*), dar um sacode em Fedra pra ela mostrar a que veio (e ela mostrou ein!). Amei re-ver Finnikin, Isaboe, Lady Beatriss, TESADORA SEMPRE MARAVILHOSA, entre tantos outros que me ligaram de maneira formidável a essa série. Adorei conhecer Lirah, Gargarin, Arjuro. Sofri por Quintana, e tanto quando Froi, queria entrar na cabeça dela pra tirar um pouco daquela loucura.

Não sei se fiz bem uma resenha, sinto que foi mais uma declaração de amor. Melina Marchetta é uma mestra em controlar nossas emoções, em desviar nossa atenção pra certos fatos e do nada, jogar uma informação muito louca, mas que faz todo sentido para a história. Esse livro é sobre guerras, loucuras, amor pela pátria, amor pelos outros. Por um pai, um filho, uma mãe, um amante. Pela terra. É um livro sobre esperança. É um livro sobre as relações humanas e suas complexidades--sobre como conseguimos sentir ódio e amor ao mesmo tempo, sobre como descobrimos que amamos e sofremos pelos entes queridos. Sobre a loucura e a maldade humana, e a dificuldade em vencer um passado sombrio e nefasto.

Eu já li o último livro da série, Quintana of Charyn (não graças à editora id, mas sim ao santo e-reader, li em inglês mesmo tamanha a ansiedade) e posso dizer, com toda certeza, que essa é uma das melhores séries de fantasias soltas por aí, que eu sofri horrores com esses livros, mas cada lágrima valeu a pena. Melina se tornou uma das minhas escritoras favoritas e não canso de indicá-la.

Portanto LEIA LEIA LEIA LEIA As Crônicas de Lumatere. Deleite-se com seus personagens fantásticos e complexos, com a luta de um povo pela sua terra, com a luta das mulheres pelo seu próprio corpo, pelos homens que, pelo menos na literatura, respeitam essa vontade, pela diversidade cultural dos povos encontrados no Continente de Skuldenore. Pela forma natural com a qual o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo foi tratado (sem nenhum tipo de piada ou desrespeito, mas como uma coisa normal, nada chocante pra o mundo criado.) SHIPPEI MUITO BECAUSE THAT'S LIFE (o que não falta nessa série são shippers, sério. mas tem um casal específico que acabou comigo e eu estou louca pra que mais pessoas leiam essa série pra eu ter com quem comentar!) .

Eu espero, com todo meu coração, que Melina tenha pena dos meros mortais e resolva voltar a escrever sobre esse mundo maravilhoso. Mal posso esperar pela próxima aventura.

PS: LEIAM LOGO, O QUE ESTÃO ESPERANDO?
cgporlando 10/09/2015minha estante
A editora fechou! :(