Maria Antonieta

Maria Antonieta Stefan Zweig

Resenhas - Maria Antonieta

1 | 2 | 3 | 4

Lili 03/01/2024

Sobre odiar e depois amar
Comecei odiando a escrita desse livro kkkk achei sentimental demais, dramática demais, num tom teatral que me irritou tanto que me fez parar a leitura. Voltei a ler meses depois, só porque não tinha nada melhor na estante. Fiquei completamente vidrada no livro, não conseguia parar de ler e de me impressionar com as tiradas do Zweig. Toda a teatralidade que eu tinha odiado no começo foi essencial pra me fazer amar o livro no final. Além de acreditar que o timing de uma leitura é essencial pra que se goste dela, consegui compreender que a história trágica de Maria Antonieta e a escrita dramática do Zweig biógrafo combinaram perfeitamente. Uma grata surpresa ?

Leninha 16/12/2023

Concluído. A única coisa que posso dizer é que chorei em vários momentos. O autor nos concedeu o fio condutor para entendermos o que de fato levou essa mulher ao destino que teve. Diligentemente explana a história de forma que nós leitores tenhamos a sensação de que não precisa ler mais obra nenhuma relecionada a Maria Antonnieta, pois está é o bastante.

Christyele 04/12/2023

Um livro extremamente planejado
Não tenho palavras depois de ler esta obra! Simplesmente não consigo imaginar o árduo trabalho de pesquisa e estudo para conseguir chegar ao resultado entregue em nossas mãos. Este livro merece muito mais reconhecimento do que ele recebe, mostra fidedignamente a história da rainha Maria Antonieta como uma mulher, mãe, esposa, amante e filha, mas acima de tudo, uma moça sem preparo algum para o papel que lhe é imposto enquanto tão jovem, entretanto ao crescer se mostra uma mulher forte e muito inteligente.
Enfim, esse livro é uma experiencia maravilhosa. Leiam!

Camila Felicio 05/10/2023

Um livro sublime!
Eu fui buscar a bio de forma bem zero expectativas, por já saber de antemão que os últimos capítulos ao fazer uma análise mais psicológica sem tantas fontes acabava por beirar a ficção histórica, mas vemos isso apenas nos momentos derradeiros da "Viúva Capeto" e mesmo assim passo pano.
Eu que não sou de dar 5 estrelas, fui obrigada a dar 3 seguidas (hobbit, o conde de monte cristo e agora kkkk), mas não pude resistir!
O texto é lindamente escrito, detalhista, fluído, cativante e muito digno da biografada. Uma mulher mediana que figura entre as figuras femininas mais mencionadas na história, em virtude de um casamento político com o delfín e depois rei francês? Luis XVI, que fraco foi punido por sua inação e por todos os excessos de seus antepassados, arrastando todos à ruína. Antonieta que foi ferida em sua honra durante a Revolução mas que tardiamente soube manter dignidade e por acaso do destino e da revolução termina na guilhotina!!
O livro mescla emoção, a carta de despedida de Maria Antonieta é tocante, muitas partes absurdas dignas de Dumas e Shakespeare (o colar, a fulga bizarra e sem mencionar um Luis XVI comendo e dormindo em momentos cruciais) que me ocasionaram crises de riso, além de detalhes históricos magníficos
Amei muito! Indico fortemente!
Fabio 06/10/2023minha estante
Mais uma belíssima resenha!?
Parabéns!???

Camila Felicio 07/10/2023minha estante
Obrigadaaaa!!! o livro é sensacional!

Fabio 07/10/2023minha estante
Já coloquei na minha lista!
Obrigado!

Camila Felicio 07/10/2023minha estante
Vc vai gostar! a escrita do Zweig é sensacional!

Carolina.Gomes 10/07/2023

Rainha e mulher
Embora não seja fã do gênero biografia, eu amei essa leitura!

Zweig possui escrita afiada, extremamente elegante e com uma narrativa bem apanhada, pesquisa acurada faz a história virar romance e a rainha virar uma mulher comum, aos olhos do leitor ávido por revisitar acontecimentos históricos da França de 1792.

Gostei de conhecer a mulher por trás do mito e a leitura foi extremamente fluida, para mim.

Crixtina 06/03/2023

Biografia perfeita
? Toda criatura, toda alma só continua viva de fato enquanto é amada por outra pessoa na Terra.?
Escrita perfeita ! Amei

Nietzsche2 06/03/2023

Cúmplice e vítima de si!
Zweig recolhe informações retiradas de documentos oficiais, cartas de terceiros, fatos já históricos e trabalha numa biografia extremamente espetacular.

Pega essa figura chamada ?Maria Antonieta?, sem grandes talentos, sem galanteios e vem a descascar. Não somente ela, mas de todos que a rodeiam.
Zweig amplia a história e nos apresenta as diversas figuras que contribuíram para construção do fatídico destino de Antonieta.

Com uma narração acessível e frenética até quase (em alguns momentos) poética. Não tenta em momento algum convencer o leitor da inocência da rainha, porém destrincha tão bem que consegue (só no final) trazer esse efeito.

Maria Antonieta era frívola, inconsequente e sem visão. Gastava muito, vivia em absoluto luxo e livros nunca lhe apraziam. Entretanto essa realidade não deve servir de justificava definitiva para seu fim. Como em todas histórias de pessoas comuns: tudo é seguido, resultado e ultimado através do contexto em que se está sendo vivido.

Demorei um pouco pra concluir as quase quinhentas páginas, não por dessabor mas por querer degustar algo que sabia que me deliciaria. Nos momentos finais não foi possível apreciar por mais tempo, já que tudo se desenrolado de forma tão enérgica que não dá vontade de largar. Até que todos estão bem ou (nesse caso) já tenho tido seus ?descanso eterno?.

Faço as palavras de Zweig as minhas após a finalização dessa biografia: ?Marie Antoinette me exauriu como se eu fosse um de seus amantes.?

Larissa.Peri 22/01/2023

Favorito com ressalvas.
Essa biografia tem enfoque na psicanálise o que particularmente me agrada, a competência que o autor nos demonstra ter é incrível, o comprometimento que ele tem não só com o leitor, mas também com Maria Antonieta é de encher os olhos.

Tanto Maria quanto Luiz XVI não levam jeito para o que lhes foi imposto, quem percebeu essa incompatibilidade preferiu fechar os olhos e deixar que o tempo decidisse se foi ou não uma boa escolha, obviamente, não foi.

É muito tocante ver como duas pessoas sem auxílio e exemplos acabam por ignorância se colando em situações difíceis ou equivocadas. Por vezes fiquei verdadeiramente triste ao vê-los completamente abandonados e sozinhos sem saber nem ao menos para que caminho seguir ou que atitudes tomar. Fique extremamente horrorizada ao ver como tudo foi montado para que eles tivessem um fim trágico.

É tudo muito, muito trágico.

Tenho algumas ressalvas, ali no final, o autor diz muito ?Ela Pensou ou Ela Sentia?, essa colocação é completamente equivocada, afinal, estamos falando sobre uma biografia e não um romance baseado em fatos históricos, ele coloca esses achismos como fato e não como possibilidade o que vai contra suas próprias ideias.

Tirando esses momentos, esse é com toda certeza um dos meus livros favoritos da vida, não só pela história, mas também pela forma limpa e clara que o autor nos apresenta a história extremamente marcante de Maria Antonieta.

Esse é o tipo de Livro que nos marca de várias formas. Adorei!

Leila 22/01/2023

Meu Pai do Céu, que LIVROOOOO! Gente, sério, se você tem esse livro na estante, pare tudo o que você está lendo e corre ler essa biografia da Maria Antonieta escrita pelo Zweig. O que o autor faz nesse livro é algo fora de série, vai muito além de biografar alguém, é realmente humanizar uma personagem histórica. Simplesmente fantástico! ❤️ Nem parece que estamos lendo uma biografia, e aí fica a dica para quem não curte o gênero, parece mesmo que você está lendo um romance com algumas intromissões do narrador, rs. Sensacional! Mas vamos lá, Maria Antonieta calhou de ser a mulher comum e frívola que se tornou rainha da França ao lado de um rei indeciso e letárgico, um rei sonso e sem graça. E essa monarquia sofreu a, a, a... Revolução Francesa em pessoa (rsrsrs). Nós já lemos tanto sobre a revolução francesa em outros livros né? mas aqui temos o estopim e o fervor da "coisa" e mais, temos os algozes e maiores vitimas dela. A gente começa o livro torcendo o nariz para a Maria Antonieta por toda a sua superficialidade e termina o livro chorando com o seu triste fim. Vai por mim, será assim com você também! porque o autor é genial demais e escreve maravilhosamente bem essa história e tantas outras que já li (até hoje não li nada mais ou menos do Zweig). Correeeeee!

Danielle.Zische 28/12/2022

Um dos melhores livros de 2022
Iniciei a leitura por influência de Cristian,na LC que ele fez esse ano no canal : https://youtu.be/pAdiUnH3Ypk.

Na verdade é uma biografia dela, perfeitamente narrada por Stefan, porém conta também um pouco da história da monarquia não só francesa.

Confesso que me deu raiva da mãe da Maria

Indico aos que querem conhecer um pouco dos bastidores da vida da monarquia europeia e da frieza da Imperatriz da Áustria.

guxtavoy 25/10/2022

Incrível
Livro maravilhoso e muito bem escrito sobre a vida Maria Antonieta, uma biografia envolvente e na medida certa. Uma leitura obrigatória.

Denise 17/10/2022

Maria Antonieta
Tive a curiosidade pela vida da Rainha Maria Antonieta após ter lido o mangá ?Rosa de Versalhes?, e pude ver que, fora as partes do mangá que claramente são ficção, o resto é real e histórico. Uma figura forte da revolução francesa, foi muito interessante conhecer quem foi a pessoa e o que acabou culminando para os acontecimentos trágicos de sua vida, e que parecia, sim, ser inevitável.

Vi 09/10/2022

amei!!!!!! parece que fiquei por meses escutando uma fofoca escabrosa sobre alguém conhecido. apesar de que foi muito denso, mas imagino que seja comum em biografias.

Marina 14/09/2022

Um dos melhores escritores de todos os tempos, biografando uma das mulheres mais intrigantes que já passou pelo mundo. Teria como dar errado?

1 | 2 | 3 | 4