Maria Antonieta

Maria Antonieta Stefan Zweig

Resenhas - Maria Antonieta

1 | 2 | 3 | 4

Laura.Novelli 14/02/2022

Uma das melhores biografias que já li, fui cativada pela escrita de Stefan Zweig logo nas primeiras páginas. Foi meu primeiro contato com o escritor e já quero ler tudo que ele publicou. Coloca-nos dentro da história e, junto dos acontecimentos (alguns inimagináveis), em diversos momentos imaginamos estarmos lendo um romance ficcional. O detalhamento de ambientes, dos sentimentos envolvidos, do convívio de Maria Antonieta com todos que a cercavam, nos dão uma sensação de estarmos realmente na corte, acompanhando tudo de perto.

Apesar do livro se tratar de Maria Antonieta, é uma aula de história sobre todo aquele período, abordando a Tomada da Bastilha, o fim do reinado de Luís XVI, as revoltas envolvendo Napoleão e demais personalidades históricas.

Nos capítulos finais do livro, mesmo já sabendo de antemão o que acontece com Maria Antonieta, não pude deixar de frear a leitura, de torcer para que tudo terminasse de forma diferente!
Rodrigo 14/02/2022minha estante
Uaaaaaaau! ????

Laura.Novelli 14/02/2022minha estante
Amei e recomendo muito, Rodrigo! :)

Eliza.Beth 14/02/2022minha estante
Nossa, agora eu quero muito ler ??

Laura.Novelli 14/02/2022minha estante
Beth, que livro e que personagem foi Maria Antonieta! Muito bom conhecer mais sobre ela e toda aquela época!

Sammy 28/07/2022minha estante
Senti exatamente a mesma coisa... kkk mesmo sabendo, previamente e de maneira superficial como a história terminaria, a cada tentativa de fuga de Maria Antonieta, eu torcia para que fosse bem sucedida.

Camila Felicio 05/10/2023

Um livro sublime!
Eu fui buscar a bio de forma bem zero expectativas, por já saber de antemão que os últimos capítulos ao fazer uma análise mais psicológica sem tantas fontes acabava por beirar a ficção histórica, mas vemos isso apenas nos momentos derradeiros da "Viúva Capeto" e mesmo assim passo pano.
Eu que não sou de dar 5 estrelas, fui obrigada a dar 3 seguidas (hobbit, o conde de monte cristo e agora kkkk), mas não pude resistir!
O texto é lindamente escrito, detalhista, fluído, cativante e muito digno da biografada. Uma mulher mediana que figura entre as figuras femininas mais mencionadas na história, em virtude de um casamento político com o delfín e depois rei francês? Luis XVI, que fraco foi punido por sua inação e por todos os excessos de seus antepassados, arrastando todos à ruína. Antonieta que foi ferida em sua honra durante a Revolução mas que tardiamente soube manter dignidade e por acaso do destino e da revolução termina na guilhotina!!
O livro mescla emoção, a carta de despedida de Maria Antonieta é tocante, muitas partes absurdas dignas de Dumas e Shakespeare (o colar, a fulga bizarra e sem mencionar um Luis XVI comendo e dormindo em momentos cruciais) que me ocasionaram crises de riso, além de detalhes históricos magníficos
Amei muito! Indico fortemente!
Fabio 06/10/2023minha estante
Mais uma belíssima resenha!?
Parabéns!???

Camila Felicio 07/10/2023minha estante
Obrigadaaaa!!! o livro é sensacional!

Fabio 07/10/2023minha estante
Já coloquei na minha lista!
Obrigado!

Camila Felicio 07/10/2023minha estante
Vc vai gostar! a escrita do Zweig é sensacional!

amandaledo 10/03/2015

Maravilhoso
Livro maravilhoso que relata a vida de Maria Antonieta como uma mulher comum com defeitos de uma mulher comum e separa da imagem da rainha odiada pela Fança!
Parisina 17/04/2015minha estante
Massa!! Vou ler! Tão bom ver uma visão diferente da história política.

Parisina 17/04/2015minha estante
Massa!! Vou ler! Tão bom ver uma visão diferente da história política.

Cris 11/02/2022

A história e suas riquezas...
Magnífico, esta é a palavra que para mim define esta obra.

Eu sou encantada por biografias e esta, a medida em que eu ia me interando, sofria e me alegrava com a vida desta incrível mulher.

Sim duvidas, um livro que eu indicaria a todas as pessoas que desejam conhecer um pouco de história, bem como de humanidade....

Encantada!
Fabi 11/02/2022minha estante
Eu também amei, Cris! Agora eu quero ler outros livros desse autor, hehe!

Cris 14/02/2022minha estante
Me indique !

Fabi 08/02/2022

Livro impecável
Este livro foi um dos melhores da vida! Gosto de biografias, mas o que esse autor fez suplanta qualquer expectativa que eu tinha antes da leitura!

Eu passei por várias fases de sentimentos sobre a Maria Antonieta. No início a detestava, depois fui, aos poucos, entendendo as circunstâncias de vida e contexto da época, até sentir pena dela. O retrato psicológico que o autor expôs brilhantemente, fez com que, ao final do livro e que retrata o final da vida dela, eu admirasse a postura dessa mulher - comum - que, ciente de seus erros, pagou com a própria vida por eles.
Cris 11/02/2022minha estante
Fabi, conclui hj a obra. Aí menina, já sinto um vazio... amei! Amei!

Fabi 11/02/2022minha estante
Eu também! Nem consegui ainda engrenar nas outras leituras que estava fazendo antes!

camila 28/07/2013

Uma das meslhores biografias que já li
Stefan Zweig descontrói todas as imagens que eu tinha de M.A. Tanto a imagem de devassa quanto a de santa. Mesmo sabendo o final da história, me peguei torcendo por um final feliz. #recomendo
Celso 20/01/2018minha estante
Recomendo o livro sobre a rainha da Escócia Mary Stuart do mesmo escritor, ele é muito bom também.

Amanda2676 22/09/2021

Recomendo fortemente!!! Zweig fez um belíssimo trabalho em desmitificar tanto a "meretriz" que a Revolução apelidou, quanto a " quase Santa" que a restauração da Monarquia trouxe. Contudo, Zweig mostra que simplesmente Maria Antonieta era uma mulher comum e que se tornou um figura histórica por ter vivido um dos piores , se não o pior, momento da história da Monarquia Francesa!!!
Leninha 03/12/2023minha estante
Estou lendo, e a escrita do autor é rebuscada e nos agrega bastante conhecimento. Um belíssimo do trabalho desse Zweig.

narinha 03/01/2022

Envolvente
Primeira leitura do ano e que leitura, viu? Amei a forma com que o autor descreve os fatos e as análise psicológicas feitas aqui. Recomendo muito.
Carolina.Gomes 04/01/2022minha estante
Preciso ler Zweig

Celso 09/02/2018

Excelente
Foi a melhor biografia que eu li sobre a vida de Maria Antonieta, acho que Stefan Zweig conseguiu captar bem o temperamento dela. A análise histórica da Revolução Francesa também é muito boa, um excelente livro.

MariCarolina 05/10/2020

Uma biografia que não romantiza a biografada
Maria Antonieta é uma das rainhas europeias mais conhecidas no mundo, tanto por ser a última rainha da dinastia Bourbon e ter sido vitima da guilhotina durante a Revolução Francesa, seja pela corte que esbanjava dinheiro e futilidade, uma das mais belas de toda a Europa do século 18, de todo modo, nós a estudamos de maneira superficial durante a escola, quando vamos falar da revolução francesa, e, para pessoas como eu, fascinadas por história, gera uma enorme curiosidade, sobre o que a levou a guilhotina, como era a sua vida e todas essas coisas.
Escolhi essa edição, deste biografo em especifico, após ver um vídeo da Tatiana Feltrin a respeito, pois confesso que o tom do filme da Sophia Coppola, ultra colorido e excessivamente romantizado me afastou dessa figura histórica, mas após o referido vídeo, revirei a terra atrás dessa obra escrita em 1932 e, mesmo assim, tão completa e fascinante.
Falando do livro em si, o autor tem um ritmo narrativo interessante, sem ser lento demais ao ponto de me fazer largar o livro, nem rápido ao ponto de ignorar pequenos detalhes que evidenciam para o leitor o verdadeiro caráter do seu objeto de estudo, ele não a trata como uma coisa, mas sim como uma pessoa, sujeita a enganos e extravagancias, apenas por que a bolha em que a rainha vivia a fazia pensar que todos viviam de modo equivalente, ou, ela simplesmente, seja pela idade ou pela completa ausência de interesse, a levou à uma alienação a respeito de seu próprio modo de vida.
A vida da rainha e de sua corte são destrinchadas, segundo uma linha de raciocínio comprovado por documentos e relatos que, em 1932, eram considerados legítimos relatos da época, pois, no período pré revolução havia um excesso de documentos, panfletos, livros e jornais com informações pouco confiáveis, logo, uma peneira teve que ser feita para que a biografia fosse o mais verossímil possível.
Ademais, o livro fala bastante sobre Luis XVI e de como a sua natureza hesitante e pouco confiante o levou a tomar decisões equivocadas e também o levaram a guilhotina.
Gosto de como o autor, nós pontos onde há divergência entre os historiadores, ele a explica de maneira resumida e deixa seu ponto de vista claro, rebate as partes que não entende como verdadeiras, mas reconhece que há uma discursão e deixa aberto ao leitor a concordância ou não sobre aquele tema.
Enfim, uma das melhores biografia que eu já li e assim que eu achar, vou ler a da Mary Stuart .

Bruna 05/11/2020

Stefan Zweig escreve muito bem, vou querer ler outros livros dele.

Afonso74 01/06/2021

Muito além dos Croissants
Grandes biografias têm alguns poderes sobre o leitor. Aqui vão alguns que me vieram à mente:

- Nos colocar no lugar do protagonista caso tivéssemos o mesmo tipo de criação e fôssemos colocados nas mesmas situações;

- Relativizar (ou não) seus erros e acertos dentro de um contexto bem descrito e fundamentado pelo autor;

- Sentir as dores e alegrias dentro do que há de mais humano nesses personagens;

Nessa obra, o mestre Stephen Zweig consegue preencher ("dar um check”) os pré-requisitos acima, além de fazer o leitor se deleitar com uma escrita que apenas os grandes escritores nos oferecem.

A partir de uma pesquisa extensa sobre a vida de Maria Antonieta, Zweig apresenta a sua opinião, muitas vezes enfática, sem deixar de mencionar o que outros biógrafos acreditavam. E consegue ser brilhante até quando admite que determinados fatos não podem ser afirmados peremptoriamente. Se muitas vezes não sabemos listar as razões que nos fizeram agir de uma determinada maneira, não será analisando uma pessoa que havia vivido um século antes que se conseguirá chegar a todas as respostas.

A inteligência e genialidade está em sermos firmes naquilo que acreditamos, mas sem deixar de estar aberto para escutar e rever nossas posições. Portanto, além de uma lição de como se escreve uma biografia sobre um personagem tão controverso, Stephen Zweig nos dá uma lição de vida.

Lili 03/01/2024

Sobre odiar e depois amar
Comecei odiando a escrita desse livro kkkk achei sentimental demais, dramática demais, num tom teatral que me irritou tanto que me fez parar a leitura. Voltei a ler meses depois, só porque não tinha nada melhor na estante. Fiquei completamente vidrada no livro, não conseguia parar de ler e de me impressionar com as tiradas do Zweig. Toda a teatralidade que eu tinha odiado no começo foi essencial pra me fazer amar o livro no final. Além de acreditar que o timing de uma leitura é essencial pra que se goste dela, consegui compreender que a história trágica de Maria Antonieta e a escrita dramática do Zweig biógrafo combinaram perfeitamente. Uma grata surpresa ?

JAlia.Ferronato 19/09/2021

Adorei a escrita e as considerações do autor sobre a natureza humana. As figuras históricas são descritas com a sensibilidade de um grande romancista - tornando-as mais humanizadas e próximas do leitor. Recomendo muito.

1 | 2 | 3 | 4