Maria Antonieta Stefan Zweig

Resenhas - Maria Antonieta

1 | 2 | 3 | 4

Amanda2676 22/09/2021

Recomendo fortemente!!! Zweig fez um belíssimo trabalho em desmitificar tanto a "meretriz" que a Revolução apelidou, quanto a " quase Santa" que a restauração da Monarquia trouxe. Contudo, Zweig mostra que simplesmente Maria Antonieta era uma mulher comum e que se tornou um figura histórica por ter vivido um dos piores , se não o pior, momento da história da Monarquia Francesa!!!
Leninha 03/12/2023minha estante
Estou lendo, e a escrita do autor é rebuscada e nos agrega bastante conhecimento. Um belíssimo do trabalho desse Zweig.

Carolina.Gomes 10/07/2023

Rainha e mulher
Embora não seja fã do gênero biografia, eu amei essa leitura!

Zweig possui escrita afiada, extremamente elegante e com uma narrativa bem apanhada, pesquisa acurada faz a história virar romance e a rainha virar uma mulher comum, aos olhos do leitor ávido por revisitar acontecimentos históricos da França de 1792.

Gostei de conhecer a mulher por trás do mito e a leitura foi extremamente fluida, para mim.

Laura.Novelli 14/02/2022

Uma das melhores biografias que já li, fui cativada pela escrita de Stefan Zweig logo nas primeiras páginas. Foi meu primeiro contato com o escritor e já quero ler tudo que ele publicou. Coloca-nos dentro da história e, junto dos acontecimentos (alguns inimagináveis), em diversos momentos imaginamos estarmos lendo um romance ficcional. O detalhamento de ambientes, dos sentimentos envolvidos, do convívio de Maria Antonieta com todos que a cercavam, nos dão uma sensação de estarmos realmente na corte, acompanhando tudo de perto.

Apesar do livro se tratar de Maria Antonieta, é uma aula de história sobre todo aquele período, abordando a Tomada da Bastilha, o fim do reinado de Luís XVI, as revoltas envolvendo Napoleão e demais personalidades históricas.

Nos capítulos finais do livro, mesmo já sabendo de antemão o que acontece com Maria Antonieta, não pude deixar de frear a leitura, de torcer para que tudo terminasse de forma diferente!
Rodrigo 14/02/2022minha estante
Uaaaaaaau! ????

Laura.Novelli 14/02/2022minha estante
Amei e recomendo muito, Rodrigo! :)

Eliza.Beth 14/02/2022minha estante
Nossa, agora eu quero muito ler ??

Laura.Novelli 14/02/2022minha estante
Beth, que livro e que personagem foi Maria Antonieta! Muito bom conhecer mais sobre ela e toda aquela época!

Sammy 28/07/2022minha estante
Senti exatamente a mesma coisa... kkk mesmo sabendo, previamente e de maneira superficial como a história terminaria, a cada tentativa de fuga de Maria Antonieta, eu torcia para que fosse bem sucedida.

Carina109 10/02/2022

Que livro!
O que Stefan faz com as palavras é surreal! Quero ler tudo dele. A gente ri, chora, fica com raiva e pena ao decorrer da leitura. Não tem como não se emocionar e querer saber mais sobre a revolução francesa e fatos históricos envolvidos.

Monica.Fusco 27/01/2022

Maria Antonieta
Uma biografia bem detalhada de toda a trajetória de Maria Antonieta, uma história impressionante e inesquecível.

Leila 22/01/2023

Meu Pai do Céu, que LIVROOOOO! Gente, sério, se você tem esse livro na estante, pare tudo o que você está lendo e corre ler essa biografia da Maria Antonieta escrita pelo Zweig. O que o autor faz nesse livro é algo fora de série, vai muito além de biografar alguém, é realmente humanizar uma personagem histórica. Simplesmente fantástico! ❤️ Nem parece que estamos lendo uma biografia, e aí fica a dica para quem não curte o gênero, parece mesmo que você está lendo um romance com algumas intromissões do narrador, rs. Sensacional! Mas vamos lá, Maria Antonieta calhou de ser a mulher comum e frívola que se tornou rainha da França ao lado de um rei indeciso e letárgico, um rei sonso e sem graça. E essa monarquia sofreu a, a, a... Revolução Francesa em pessoa (rsrsrs). Nós já lemos tanto sobre a revolução francesa em outros livros né? mas aqui temos o estopim e o fervor da "coisa" e mais, temos os algozes e maiores vitimas dela. A gente começa o livro torcendo o nariz para a Maria Antonieta por toda a sua superficialidade e termina o livro chorando com o seu triste fim. Vai por mim, será assim com você também! porque o autor é genial demais e escreve maravilhosamente bem essa história e tantas outras que já li (até hoje não li nada mais ou menos do Zweig). Correeeeee!

Italo.Totti 14/04/2020

Retrato da vida de Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França, casada com Luís XVI. Análise histórica da revolução francesa com o fim da monarquia e execução por guilhotina do casal real.

Rafa 25/08/2022

Leia esse livro!
Eu acho que um bom livro é assim considerado quando reverbera dentro da gente mais vezes do que pudéssemos imaginar que aconteceria e, talvez, eu não acreditasse que a biografia de uma rainha desmedida pudesse provocar em mim questionamentos maiores que a história que aprendi na escola. Mas Stefan Zweig não é só bom com as palavras, como também é em conquistar seus objetivos ao transformar essa leitura em prazer, interesse e compreensão sobre uma das figuras mais importantes da história mundial, a rainha Maria Antonieta. Fica aqui a minha forte recomendação!

Afonso74 01/06/2021

Muito além dos Croissants
Grandes biografias têm alguns poderes sobre o leitor. Aqui vão alguns que me vieram à mente:

- Nos colocar no lugar do protagonista caso tivéssemos o mesmo tipo de criação e fôssemos colocados nas mesmas situações;

- Relativizar (ou não) seus erros e acertos dentro de um contexto bem descrito e fundamentado pelo autor;

- Sentir as dores e alegrias dentro do que há de mais humano nesses personagens;

Nessa obra, o mestre Stephen Zweig consegue preencher ("dar um check”) os pré-requisitos acima, além de fazer o leitor se deleitar com uma escrita que apenas os grandes escritores nos oferecem.

A partir de uma pesquisa extensa sobre a vida de Maria Antonieta, Zweig apresenta a sua opinião, muitas vezes enfática, sem deixar de mencionar o que outros biógrafos acreditavam. E consegue ser brilhante até quando admite que determinados fatos não podem ser afirmados peremptoriamente. Se muitas vezes não sabemos listar as razões que nos fizeram agir de uma determinada maneira, não será analisando uma pessoa que havia vivido um século antes que se conseguirá chegar a todas as respostas.

A inteligência e genialidade está em sermos firmes naquilo que acreditamos, mas sem deixar de estar aberto para escutar e rever nossas posições. Portanto, além de uma lição de como se escreve uma biografia sobre um personagem tão controverso, Stephen Zweig nos dá uma lição de vida.

Bruna 05/11/2020

Stefan Zweig escreve muito bem, vou querer ler outros livros dele.

Cristiane 03/02/2022

Maria Antonieta
Aos 14 anos casou-se por procuração com o futuro rei da França. Como toda monarca esbanjou o poder e o dinheiro do povo. Quis o destino que ela reinasse ao lado de um monarca lento para decidir e fraco, em uma época que a monarquia dava seus últimos suspiros. Demorou muito (anos) para consumar o casamento. Zweig faz um retrato belíssimo de Maria Antonieta, um texto primoroso. Virei fã.

Nayane46 29/05/2022

Favoritado
Stefan Zweig possui uma escrita excepcional. E mostra que Maria Antonieta não foi uma mulher perfeita, mas estava longe de ser aquilo que o povo da época a julgava ser. Era uma humana, com erros e acertos (assim como todos nós) e que de forma alguma merecia o destino que teve.

Cris 11/02/2022

A história e suas riquezas...
Magnífico, esta é a palavra que para mim define esta obra.

Eu sou encantada por biografias e esta, a medida em que eu ia me interando, sofria e me alegrava com a vida desta incrível mulher.

Sim duvidas, um livro que eu indicaria a todas as pessoas que desejam conhecer um pouco de história, bem como de humanidade....

Encantada!
Fabi 11/02/2022minha estante
Eu também amei, Cris! Agora eu quero ler outros livros desse autor, hehe!

Cris 14/02/2022minha estante
Me indique !

Nietzsche2 06/03/2023

Cúmplice e vítima de si!
Zweig recolhe informações retiradas de documentos oficiais, cartas de terceiros, fatos já históricos e trabalha numa biografia extremamente espetacular.

Pega essa figura chamada ?Maria Antonieta?, sem grandes talentos, sem galanteios e vem a descascar. Não somente ela, mas de todos que a rodeiam.
Zweig amplia a história e nos apresenta as diversas figuras que contribuíram para construção do fatídico destino de Antonieta.

Com uma narração acessível e frenética até quase (em alguns momentos) poética. Não tenta em momento algum convencer o leitor da inocência da rainha, porém destrincha tão bem que consegue (só no final) trazer esse efeito.

Maria Antonieta era frívola, inconsequente e sem visão. Gastava muito, vivia em absoluto luxo e livros nunca lhe apraziam. Entretanto essa realidade não deve servir de justificava definitiva para seu fim. Como em todas histórias de pessoas comuns: tudo é seguido, resultado e ultimado através do contexto em que se está sendo vivido.

Demorei um pouco pra concluir as quase quinhentas páginas, não por dessabor mas por querer degustar algo que sabia que me deliciaria. Nos momentos finais não foi possível apreciar por mais tempo, já que tudo se desenrolado de forma tão enérgica que não dá vontade de largar. Até que todos estão bem ou (nesse caso) já tenho tido seus ?descanso eterno?.

Faço as palavras de Zweig as minhas após a finalização dessa biografia: ?Marie Antoinette me exauriu como se eu fosse um de seus amantes.?

1 | 2 | 3 | 4