Side Effects May Vary

Side Effects May Vary Julie Murphy

Resenhas - Side Effects May Vary

Rosana - @tudoquemotiva 02/08/2018

A premissa desse livro é bem simples: Alice tem 16 anos e é diagnosticada com leucemia. Ela promete então que seus meses finais não serão em vão e consegue convencer seu melhor amigo, Harvey, a ajudá-la com sua bucket list. Mas não pense que terão coisas boas nessa lista, sua ideia é se vingar daquelas pessoas que fizeram algo para ela.

No entanto, após um ano de diagnóstico (e sofrendo com a doença) Alice entra em remissão. Ou seja, ela não está totalmente curada, mas o cancêr não está mais em atividade e risco iminente. Agora Alice, com a possibilidade de viver, tem que tentar educar sua mente de que morrer não é mais uma possibilidade e que também ela terá que conviver com suas ações e as pessoas que ela magoou (e humilhou) na sua busca para concluir a bucket list.

Alice não foi uma personagem fácil de engolir e de entender suas ações, ainda mais quando diz respeito à própria família. Ela achava ser o centro de tudo e por um tempo ela foi, mas quando percebe que a vida vai continuar ela fica completamente perdida e tratando todo mundo como lixo. Eventualmente ela vai perceber a cagada que ela está fazendo com a vida dela e isso vai custar mais do que ela imagina.

O melhor amigo dela, Harvey, é aquele personagem que você quer ter como amigo, nas horas boas e ainda mais nas horas ruins. Enquanto Alice é orgulhosa e cheia de si, Harvey é companheiro, empático e se importa com as pessoas ao seu redor. Apesar de às vezes querer dar uns tapas nele, porquê onde já se viu ele deixar Alice fazer o que ela bem entende sem cosequências.

O livro é sobre a vingança de uma garota imatura que não sabe o que fazer com a vida, agora que ela tem uma segunda chance. É sobre mentiras, decepções, amor, compaixão, família. O câncer é apenas um catalisador de tudo isso. Quando Alice explode e tudo desaba ao redor dela, é gratificante ver a evolução da personagem.

A narração é alternada entre Harvey e Alice, e também alternando entre passado e presente. Aos poucos vamos entender o que as ações do passado interfere no presente e também como tudo aconteceu, desde o diagnóstico.

Quando terminei a leitura, eu fiquei com aquela sensação de amar odiar um livro, sabe?! A autora soube trabalhar cada situação, cada personagem e a conclusão de tudo foi a melhor parte. Quando o livro acabou, eu queria mais, eu queria mais páginas. Porquê, apesar de tudo, eu gostei tanto? Porque parece real. Todo mundo tem medo de alguma coisa, seja morrer ou viver, a pior parte é o processo e a autora soube conduzir isso muito bem.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/08/livro-side-effects-may-vary-julie-murphy.html