O Menino da Mala

Agnete Friis

Resenhas - O Menino da Mala

Rafa 06/09/2013

Resenha - O Menino da Mala - Lene Kaaberbøl e Agnete Friis
Imagina você encontrar um menino de 3 anos, vivo, nu e dopado em uma mala de certa ferroviária... imaginou? Pois bem, Nina Borg presenciou isso e conviveu com isso.

Sigita é daquelas mães que adoram proteger suas crias, mesmo solteira ela dá seu tudo para criar Mikas, até mesmo nas dificuldades da vida. Tudo ia bem, até que certo dia ela se encontra no hospital, totalmente perdida na cama e sem saber o paradeiro de seu filho, segundo as enfermeiras ele estaria com a vizinha, depois da alta foi procurá-lo toda preocupada, mas não o achou, ligou para o pai da criança e também não o achou.

Nina é uma enfermeira de primeira, tem dois filhos e um esposo a aguardando em casa... Vida totalmente normal... Até certo momento... Certa feita, quando sua amiga Karin lhe pede para buscar uma mala na ferroviária, ela não pensa duas vezes em atender ao pedido da amiga, só que ao se deparar com um brutamontes tentando saquear a mala, ela foge e acaba descobrindo que o conteúdo da mala é um menino totalmente dopado, nu e sem nenhuma identificação que fizesse descobrir quem era ele. Que diabos Karin tinha se metido, ou melhor, que confusão Nina foi se envolver?

Em seguida a história se dissolve com a corrida incansável do brutamontes em colocar as mãos na criança. Nina não sabia que estava sendo perseguida, mas deveria, Nina consegue escapar por um tempo e nesse ínterim ela tenta investigar o paradeiro da criança antes que seja tarde demais.

Quando peguei O Menino da Mala para ler nem tinha conhecimento da sinopse, só fiquei intrigado por causa do título, e diga-se de passagem que causa muito espanto a primeira vista. No começo da leitura não me senti nem um pouco perdido, as autoras conseguiram fazer a apresentação dos personagens com maestria porque sempre ao começar os capítulos dava-se para perceber quem estava tomando a narrativa e a expectativa sobretudo não deixou a desejar.

Aos poucos o leitor vai juntando as peças e dá até pra perder o fôlego com algumas cenas, confesso que no começo tudo pareceu óbvio pra mim, não demorei muito para me contextualizar com a história. Por outro lado quando sei quem é quem, os personagens tão bem moldados e articulados a história fica bem ditada e não há como o leitor não gostar, é um thriller gostoso de se ler, saber que certa coisa que eu previa desde o começo irá acontecer no final pra mim é satisfatório. As duas autoras conseguiram fisgar minha atenção desde o começo, é emoção na certa.

O livro faz parte de uma série que tem tudo para agradar o seu público-alvo. Eu adorei a história, adorei, adorei, adorei também os personagens, as cenas hollywoodianas a lá Dinamarca, os temas tratados no livro como: "drogas, tráfico de crianças, prostitutas, mães descabeladas, desaparecimentos, máfia..." e por aí vai. É muito interessante.

A narrativa é maravilhosa, como eu já disse, o leitor não vai querer dosar só ler um pouco, vai querer tudo de uma vez, porque é como se você estivesse numa cena muito boa de um filme de suspense e não quisesse de jeito nenhum dar uma pausa.

Recomendo o livro para todos os leitores, não só para você que adora policiais, ou um bom suspense, thrillers e afins, acho que esse livro engloba tantas coisas legais que acho mais fácil indicar pra todos os leitores.
Beth 18/09/2013minha estante
Já estava pensando em ler este livro, mas estava com um pouco de receio. Agora depois de ler sua resenha, já fico mais tranquila pois sei que vou gostar da história.

DomDom 20/09/2013minha estante
Quando li o título do livro, também imaginei uma coisa completamente diferente do que realmente é. Pensei que se tratava de um drama, ou coisa parecida, mas eis que me surpreendo ao saber que é um thriler super legal. E o bom é que ele engloba um leque grande de sensações. Estou bem curioso pra ler.

Carol 17/10/2013minha estante
Estou pensando em ler esse livro, fiquei bastante curiosa, li a resenha e gostei mas ainda estou com medo de comprar porque não sei se realmente gosto desse tipo de livro, tem outros livros para me indicar??

Rafa 17/10/2013minha estante
Carol, esse é um policial super bacana. Leia, eu acho que você irá gostar. Recomendo a série Alex Cross do James Patterson, eu adorei.

Bia Galoni 26/12/2013minha estante
eu comecei a ler o livro e estava quase na metade, mas é uma leitura cansativa, não é o tipo de livro que ao ler uma pagina, sente vontade de ler mais. a história é otima, porém a escrita não é insentivadora.

Fabiana.S 10/02/2015minha estante
Gostei muito da resenha e observações. Será minha próxima leitura! ;)

Jeh 03/08/2019minha estante
Por ser uma serie, tem continuação ou as historias são interligadas?

Rai 21/07/2020

Mais do que eu esperava, só que com uns probleminhas
Eu esperava um thriller bem gostosinho, com uma vibe bem investigativa, provavelmente envolvendo algum profissional do ramo e coisa e tal (mesmo lendo a sinopse, foi o que eu pensei), e não foi bem isso que encontrei aqui.

O começo é bem confuso: somos apresentados a diversos personagens que, inicialmente, não parecem ter ligação nenhuma. É tanto flashback e pov pra desenvolver eles que eu fiquei cansada e tive que apelar pra um mapa mental pra me lembrar quem era quem e qual a importância dessa pessoa na história. E isso me acompanhou até uns bons 60% do livro, o que foi péssimo.

Pra piorar, alguns personagens são simplesmente uns bostas. Cada vez que tinha um pov do Juca eu não conseguia não revirar os olhos e me irritar profundamente. O relacionamento dele com a Barbara é totalmente abusivo e tóxico, ele é um brutamontes machista e fala as coisas mais absurdas como se fossem aceitáveis. Não gostei da escolha das autoras em realizar algumas críticas sociais em cima desse personagem. Poderiam ter feito mais cenas como a da Nina falando sobre xenofobia e preconceito, em vez de jogar tudo goela abaixo através de um personagem clichê horrível.

Não sei se entendi muito bem o finalzinho onde explica algumas coisas sobre a Karin, ou qualquer parte sobre o passado e o relacionamento da Nina com o Morten. Eu no lugar do Morten já tinha pego meus filhos e vazado, eu hein. Ele é muito paciente e bonzinho.

Agora Anne e todas as revelações envolvendo ela e o Aleksander foram realmente surpreendentes. Gostei demais dela no final.

Por fim, eu gostei. Algumas histórias foram meio que jogadas e tratadas apenas superficialmente, o que me deixou meio "ata" quando terminei, mas é um livro bem envolvente. Melhor ainda por não se passar no eixo EUA/Inglaterra, que não aguento mais. Foi uma boa leitura, com um tema polêmico e interessante. Com certeza vou ler os outros.
Rachel 21/07/2020minha estante
Gostei

Rachel 21/07/2020minha estante
Tenho o morte invisível que é da mesma autora mas não conseguir terminar de ler, sua resenha me motivou a ler ele

Rai 22/07/2020minha estante
Pretendo ler ele muito em breve! Espero que goste :)

Rachel 22/07/2020minha estante
Faz resenha quando vc ler, por favor!

Jo 25/07/2013

Nem tudo que reluz é ouro ou nem todo dinamarquês pode ser comparado a um sueco
Os fãs de Stieg Larsson irão adorar O menino da mala. Nina Borg é uma versão ainda mais atraente de Lisbeth Salander e agradará especialmente ao público feminino. - Publishers Weekly

Foi exatamente a primeira frase que me fez comprar o livro sem pestanejar: se a crítica comparou ao Stieg Larsson, não tem como ser ruim. Uma comparação com Agatha Christie me fez comprar o primeiro livro da Camilla Lackberg e eu me apaixonei.

Infelizmente não posso dizer o mesmo quanto às autoras de O menino da mala. E compará-las ao Larsson foi demais, puro marketing. Nina Borg não chega aos pés de Lisbeth, nunca.

A história em si não é inusitada (ainda mais nos dias de hoje, em que a violência já nos fez ver crianças em caixas de sapato, latas de lixo e coisas muito piores)e a narrativa um pouco cansativa do início ao meio do livro. O final deslancha rapidamente e você consegue descobrir a razão do menino ter ido pra dentro da mala e quem é o cérebro mal intencionado por trás da idéia.

Nina Borg está mais para as personagens do Clube de Mulheres contra o crime, de James Patterson ou Myron Bolitar, do Harlan Coben, que para Salander. Tem um certo carismo, mas jamais aquele charme desconcertante.

Sinceramente, no quesito autores policiais, os suecos (Larsson e Lackberg)e o norueguês (Jo Nesbo) dão de 10 nas dinamarquesas do Menino da Mala.

Ah! Já ia me esquecendo de comentar o livro. Apesar das críticas quanto ao exagero nas comparações, O menino da mala não é um "livro mala".

Não será um dos meus favoritos mas não decepciona. Talvez tivesse gostado mais se minhas expectativas (em razão da comparação) não fossem altas.

Acredito que para aqueles que ainda não leram tantos policiais como eu, e principalmente, para quem ainda não leu Larsson, o livro poderá agradar.

Além do mais, por ser uma série, quem sabe o próximo título me faça mudar de opinião.
Gabi 20/08/2013minha estante
Seu comentário foi inteligente. Colocou sua opinião sem tirar o tesão de que o livro pode ser bom para outras pessoas. Eu ainda não o li, mas como devoradora dos romances policiais, fiquei com vontade de adicioná-lo ao meu cérebro. :)

sonia 24/09/2013minha estante
Fiquei bem curiosa para ler o livro, gosto do autor.

Nessa 05/10/2022

Muito ruim
O plot é muito bom mas a história foi muito mal desenvolvida. Muita coisa confusa e personagens sem personalidade nenhuma.

Sabrina.Uliana 01/05/2022

Bom, mas o final...
Tá. O livro é bom. Okay. Mas esse final...

O livro é bem construído. Ele te dá uma série de elementos a cada capítulo, que te dá a esperança que, em algum momento, vão se unir e formar um baita final... porém...
O que te dá a impressão é que o final foi feito as pressas, no último prazo de entrega do livro.
Parece que juntaram todos os elementos em 10 páginas e criaram um final, junto com uma cena de ação, e fim.
Acho que 10 páginas a mais de livro salvariam a história e deixariam ela perfeita.

Deza Farias 05/05/2020

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO
"O que você faria se encontrasse dentro de uma mala um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo?

Nina Borg é uma enfermeira da Cruz Vermelha Dinarmaquesa e que em segredo trabalha para rede. A rede é uma organização que cuida de imigrantes no país! Obcecada pelo trabalho, ela pode estar perdendo as rédeas da sua família.
A vida de Nina é sempre carregada de adrenalina, e ela estar preste a se aventurar em mais um problema.
Ela recebe uma ligação de sua melhor amiga, e resolve se encontrar com ela, karin lhe pede um favor. Para que ela vá buscar uma encomenda, a principio ela não quer, mas acaba aceitando por consideração.
Quando ela finalmente consegue ver o que era a encomenda ela fica chocada, na mala, um menino de 3 anos dopado e nú. Ela sabe que o certo a se fazer seria chama a polícia, mas temendo que a criança caia no sistema e acabei indo parar em um lar, ou mesmo sumido, ela resolve procurar Karin.
Quando encontra a amiga, descobre que ela foi assassinada. E agora mais que nunca ela quer saber quem é aquela criança. Enquanto o sequestrador está no em seu encalço.

O livro é maravilhoso e aborda muitos temas como imigração e violência contra as mulheres. É um livro que mostra até que ponto o dinheiro pode causar maldade, e até que ponto estamos dispostos a proteger nossa família. O livro é angustiante! A gente sente na pele as emoções vividas pelos personagens, e ficamos numa curiosidade enorme de descobri qual o mistério por trás do sequestrado. A medida que vamos fazendo as ligações.

Eu achei a escrita lenta no começo, a estória não fluia. Porém a estória é muito boa. Com uma protagonista forte, personagens memórias, enredo maravilhoso e a riqueza de detalhes o livro se torna maravilhoso. Nem preciso enaltecer essa CAPA MARAVILHOSA (confesso que comprei pela capa) vale a pena ter na estante, e a edição ta zero defeito! A @editoraarqueiro arrasô!

Boa Leitura!!!

Naraiane.Martins 18/09/2020

RESENHA - O menino da mala | @aquarelandosonhos
Em "O menino da mala" vamos conhecer a história de duas mulheres. Uma delas se chama Nina Borg, uma enfermeira que busca sempre ser honesta e fazer justiça. Em um dia nada típico Nina recebe um pedido de sua amiga "Você não adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está sua chance." Nina atende ao pedido da amiga, e vai até a estação rodoviária da cidade, lá ela encontra uma mala simples, nada suspeita. O que ela não esperava era encontrar nesta mala, um menino de três anos, dopado.

A outra mulher se chama Sigita, ela acorda em um hospital, mas não se recorda de nada que aconteceu no dia anterior. A única coisa que ela se lembra, era de está em um parque com seu filho Mikas. Assim que Sigita acorda, ela percebe que Mikas não está no hospital com ela.

Comprei O menino da mala por puro impulso, em uma promoção. Não conhecia a história, mas li a sinopse na hora e gostei. Essa livro me deixou curiosa em alguns pontos, mas me decepcionou em muitos outros. A história aborda assuntos como tráfico de órgãos, venda de crianças e prostituição. Mas no meu ponto de vista tudo isso foi tratado de uma forma muito rasa, e o final foi muito corrido, a história poderia ter sido melhor trabalhada.

Mas mesmo com esses pontos negativos, vale ressaltar, que foi uma leitura que me prendeu muito, pois estava envolvida com a história e queria saber o desfecho dos personagens.

Atenção: Esse livro trata de assuntos pesados como tráfico humano, venda de orgãos e prostituição.

@_leandropaixao 11/04/2023

Não foi dessa vez...
Nesse livro contado pelas perspectivas de duas pessoas vamos acompanhar a vida de Nina e Sigita. Nina é enfermeira e dedica sua vida quase em tempo integral ao trabalho, digo isso porque o pouco tempo que passa com o marido e seu dois filhos é extremamente insuficiente para um bom convívio familiar e já passou por diversos países para ajudar muitas pessoas, ela sempre se mete em tramas que tomam muito do seu tempo deixando até mesmo de dar notícias em casa, o que deixa não só seu marido mas os filhos também contrariados.

Com Sigita é um pouco diferente, separado do marido a algum tempo tem apenas a companhia de Mika seu filho que vez ou outra fica com seu pai, apesar de se dedicar demais ao seu trabalho também, ela sempre procurar estar presente na vida do filho que tanto amo e faria qualquer coisa para protegê-lo.

Quando Karin, amiga de Nina lhe pede um favor que incialmente seria algo super simples e corriqueiro é que as coisas tomam rumos que nem ela mesma poderia imaginar, ela vai até a estação de trem buscar uma mala a pedido dela, em um armário específica e longe das câmeras de segurança da estação. Ao coletar a mala no armário ela se surpreende pelo peso e segue as instruções de Karin, para abrir em um local seguro e quando estivesse completamente sozinha, nesse momento é que ela se desespera ao lidar com um garotinho sedado dentro da mala e aparentemente com sinais de desnutrição, sabe se lá quanto tempo ele estivera ali. Seu senso aguçado da profissão já de cara pensa em ajudá-lo e descobrir não só de onde veio esse garoto, mas também onde está sua família.

Nesse livro vamos lidar com um assunto pouco falado ao meu ver e que precisa de maior atenção quando se trata de crianças, a temática é interessante, um livro policial investigativo que tenho certeza que prenderá muito a atenção de quem gosta muito desse gênero, porém mesmo gostando, pra mim não funcionou, ainda mais com um final tão vago.

Ludmila 27/05/2023

Me diverti lendo esse livro. Uma história simples, com plot previsível, mas bem escrita e que dá vontade de saber como vai acabar. Gostei.

eu_atila 21/07/2023

Adoro esse livro, um dos melhores que eu já li, a história com alguns plots e que faz o leitor entrar no mundo do mesmo, 10!

Luh Lobo 21/10/2020

Livro gostoso de ler, bem cativante.
Eu gostei bastante, recomendo.

Carodise 06/08/2020

Muito massa a trama, segue a mesma linha de narração de "a garota no trem"

Aline.Rodrigues 02/07/2020

Livro difícil de se ler
Pensem em um livro difícil e complicado de se ler é esse.O livro fala sobre um menino que é encontrado dentro de uma mala,e uma enfermeira tenta desvendar porque fizeram essa barbaridade com uma criança.
A história é extremamente difícil de se ler,por se tratar de uma crueldade com uma criança e também porque os nomes dos personagens são muito complicados de se ler.
Porém apesar disso eu gostei bastante do livro.Uma leitura difícil porém muito boa de se ler.

Rodrigues 26/09/2020

Livro com temática forte
Esse foi um livro forte,com grande impacto, história difícil de se ler,pois qualquer coisa em que envolva criança no meio eu me choco muito fácil.
A história gira em torno de Sigita,uma mulher que é enfermeira e recebe uma carta de uma amiga chamada Karen,em que ela escreve:Você fora salvar as pessoas não é?Pois aqui está a sua chance.Va até a rodoviária e abra uma mala.
Mesmo sem entender a mensagem,ela faz o que a amiga pediu,e qual não é sua surpresa e choque quando ela encontra um menino nu,que deve ter uns 3 anos,dopado.
Ela mal tem tempo de se questionar o que está acontecendo,quando sela vê um brutamontes perguntando sobre a mala.
A partir de então Sigita começa a fugir desse homem e tenta a todo momento descobrir quem é o menino e porque o colocaram uma mala e estão tentando mata-lo.
Pensem em um livro frenético,com acontecimentos corridos e desesperador de se ler é esse aqui.Voce fica o tempo inteiro torcendo pelos protagonista s e se perguntando quem é o menino.
Gostei muito da história,ela é bem desenvolvida.So achei que a nós últimos capítulos as autoras correram um pouco com a história.
Esse livro é uma série com essa enfermeira e eu gostaria de ler os outros.
O livro é ótimo,mas cuidado porque tem gatilhos.

Gessyka.Loyola 05/02/2023

Nina Borg
Muito interessante todo o enredo. Fantasioso? Sim, mas bem emocionante.
Gostei muito do livro mas a personagem principal Nina não me cativou, achei ela por vezes egoísta, chata e um tanto burra.
Mas indico por ser uma leitura fácil, vale a pena descobrir quem é esse menino da mala!!