O Menino da Mala

O Menino da Mala Lene Kaaberbøl
Agnete Friis

Resenhas - O Menino da Mala

Thaís 25/04/2021

? Você adora salvar as pessoas, não é? ? indagou Karin com uma pitada de sarcasmo. ? Bem, aqui está a sua chance. Mas vai ter que se apressar.
A partir dessa frase, a aventura de Nina começa. Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, ela atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes.
Foi um livro me prendeu MUITO, acho que pelo cenário e a narrativa, mas acheio final muito vago. Esperava um desfecho melhor.
É uma ótima recomendação para quem gosta de suspense.

cat 10/02/2020

A história de "O menino da mala" gira em torno de um menino de 3 anos encontrado nu e dopado dentro de uma mala. O que você pode esperar dele é um enredo cheio de reviravoltas e muito drama. O livro é contado de diferentes pontos de vista, uma mãe a procura de seu filho, uma enfermeira que encontra uma criança em uma mala, um assassino de sangue frio disposto a qualquer coisa por dinheiro e o homem que decidiu ir ao extremo acreditando estar fazendo o que deve ser feito pelo bem da sua família. Ainda com tudo isso se desenrolando as autoras conseguem apresentar ao leitor diversos conflitos familiares do dia a dia e problemas sociais que afetam principalmente o leste europeu. A escrita embora simples contém diversas palavras e nomes estrangeiros que podem parecer estranho a primeira vista de quem está acostumado a literatura brasileira ou americana, mesmo assim a leitura consegue fluir de forma rápida.

Vitoria Milhomes 24/10/2021

O menino da mala
Uma leitura super diferente, que faz querer ir até o final.
No início do livro fiquei um pouco confusa com tantos personagens sendo apresentados, mas ao decorrer da história fui entendo o enredo e me apaixonando pelo mistério.
O final é surpreendente!!!

Amanda.Andrade 28/05/2020

História pesada. Leitura de difícil conexão. Personagens rasos e confusos

Juliana @julianaaf 19/04/2020

Narrativa interessante, alguns detalhes ficaram em aberto, mas a cena em que ocorre o desenrolar da história, ficou bem interessante.

Telma 05/08/2013

A dicícil vida do Altruísmo
Como falar de um livro MARAVILHOSO, sem recorrer aos clichês de “Ótimo!”, “Excelente!”, “Amei!”... etc?

Cara... num dá!

O livro é Ótimo, Excelente, Maravilhoso, eu Amei, Do cara....mba!

Vamos nos colocar no lugar das duas personagens centrais?

Imagine sua vida como ela é agora... e imagine a pessoa que você mais ama nesse mundo (filho, pai, mãe, amigo, marido, namorado, cachorro, etc).... Agora imagine que essa pessoa é roubada de você! Sequestrada! Você vai à polícia que não lhe dá crédito. Você sequer tem pistas de onde começar a procurar. O relógio vai passando e suas chances diminuindo. Nenhum sequestrador lhe contata. A polícia passa a acreditar em você e lhe pinta todos os cenários possíveis (cada um mais macabro que o outro). Você não pode sucumbir ao desespero. Você tem que encontrar seu amor... que está desprotegido e quem sabe, já morto.

É muita agonia, né?

Bem, essa é Sigita. Uma das personagens que mais amei! Uma mulher forte que quando percebe que seu filho foi roubado dia a si mesma que vai matar quem fez isso (como você ou eu diria e pensaria). Mas, por onde começar? Matar a quem?

Imaginou?

Agora vamos mudar o rumo do seu imaginário:

Pense agora, na sua vida normalmente. Você é um adolescente, adulto, idoso... não importa. Pense na sua vida normalmente. Pense que uma amiga lhe pede para retirar uma bagagem da rodoviária e lhe dá a chave.
Quando você chega lá, encontra uma mala, a carrega e quando a abre, dá de cara com um menino de uns 3 ou 4 anos, drogado, nu, quase morto e que não fala sua língua. Você presta os primeiros socorros e pensa: “se eu entregar pra polícia vai ser melhor pra todo mundo, né?”... mas, afeiçoa-se ao menino e resolve descobrir sua mãe, numa fração de momento, por conta própria e, se não conseguir chamará ajuda da polícia. Você teme pela integridade física do menino. Você teme que o alguém num abrigo e ele fique ainda mais traumatizado do que você sabe que ele já está. Num ato impensado (ou talvez maternal demais) você começa a investigar de onde surgiu o menino e vê sua vida cabeça de cabeça para baixo. Começa a ser perseguida e vê que é a única a se importar de verdade com a segurança daquela criança.

Essa é minha outra heroína: Nina! Mulher de princípios! Forte (apesar da fragilidade física) e decidida, mas humana: com todos os conflitos internos que nós temos.

A vida dessas duas mulheres se esbarra durante todo o livro. O desespero de ambas, por motivos diferentes, mas girando em torno do “menino da mala” é sensível, angustiante, crível!

Esse livro trata, de uma maneira cheia de credibilidade, narrativa de primeira, Português irretocável (tradução nota 10), os sequestros que tanto ocorrer e a sensação de que tudo isso está longe de nós, quando na verdade, pode acontecer conosco a qualquer momento.

Até onde você iria para proteger uma criança que nunca viu?

Até onde você iria para recuperar seu amado filho?

Entendo toda a comoção em torno desse livro que está na lista de mais vendidos, de acordo com o New York Times. Dessa vez, não me decepcionei. Amei cada momento do livro. Cada página (pra não dizer parágrafo), repleto de ação, beleza descritiva e de “quero mais”.

Sabe aquele livro que você bebe até a última letra e já sente saudade? Esse é o livro!

Há possibilidade de arrependimento com a compra? A menos que você não goste de intensidade, complexidade e histórias bem diferenciadas das que estão na moda.

Se você procura algo diferente do modismo, inteligente, pulsante, pungente. Esse é o seu livro!
Altamente recomendado!

Quote do sentimento da mãe ao perceber que seu filho havia sido levado: (página 56)

“Não estava mais à beira do abismo. Já havia sido inteiramente engolida por ele. Porque, se Mikas não estava com Darius, com quem poderia estar?”

Quote de Nina, após encontrar e resgatar o menino: (página 172)

“Quem seria aquele menino? Nina observou pacientemente enquanto ele insistia em vestir sozinho a camiseta. Talvez tivesse sido sequestrado e trazido para a Dinamarca para ser explorado em algum esquema de prostituição ou abuso, mas por que diabos teria sido colocado dentro de uma mala e abandonado num guarda-volumes?”

Vontade de lhes dar muito mais “quotes”.

Mas vou dar-lhe um abraço carinhoso e um conselho valioso: LEIA! ;)

Obs.: Essa resenha por conter erros gramaticais e/ou ortográficos, que serão corrigidos à medida que o tempo me for permitindo.

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/08/resenha-o-menino-da-mala-editora.html
Erika 26/04/2016minha estante
Resenha animadora a sua. Fiquei ansiosa. rs... Comprei o livro e vou lê-lo assim que chegar.

Eduarda1100 16/04/2022

Um suspense interessante que te prende do início ao fim e te deixa curioso pra saber o desfecho e saber quem foram os responsáveis. Achei um pouco confuso no começo por conta e alguns nomes e de como é a estrutura do livro, porém aos poucos fui entendendo e gostando.

@heloizz_13 26/10/2020

Caralho muito bom

Aline Pfeiffer 08/12/2023

Bem interessante a história, mas acho que o autor se perdeu um pouco mencionando o nome de tantos personagens e com informações irrelevantes (alguns nomes foram até mencionados uma única vez - tive que ir anotando cada um pois conforme ía lendo já estava ficando perdida, rs). Achei isso bem desnecessário.. Apesar disso, o enredo é legal!

Vou compartilhar abaixo as minhas anotações com esse monte de nomes pois tenho certeza que pode auxiliar na leitura de alguém :)

Anne e Jan (Marquart?) - foto na carteira

Keld e Inger (40 anos de casamento-pais de Anne)

Aleksander

Jucas e Barbara (ele vende sistemas de alarme/ ela 9 anos mais velha)

Rimantas

Sigita Ramoskiene e Mikas (filho de 3 anos)
Darius Ramoska (pai de Mikas)- oficialm. casados ainda

Sofija

Karin Kongsted (secretária do Jan / sua enfermeira particular? / ocupava um apartamento acima da garagem dele, um estúdio completamente separado da casa)

Marianne (secretária do Jan- decorou o flat)

Nina e seus colegas Magnus (sueco) e Pernille

Psicóloga Susanne Marcussen
Centro Furesø da Cruz Vermelha = Coal House Camp

Natasha (jovem ucraniana e loura) e noivo Dinamarquês
Rina (filha de 6 anos)

Ulla Svenningsen (sala dos professores)

Karin (ligou pedindo ajuda pra Natasha)

Sra. Mazekiene (vizinha de Sigita)

Escola: Daiva e Milda (pai e tio da Milda traziam carros para consertar e vendiam para os russos)

Pai da Sigita vendia camisas que comprou de uma fábrica falida da Polônia
Foi nomeado zelador do prédio (quando Sigita engravidou)

Sra. Bendikaite (professora de educação física)

Pavel Dobrovolskij
Algirdas Janusevicius (um dos sócios da Construtora Janus, chefe imediato de Sigita)

Allan (clínica médica)

Ida e Anton (filhos de Nina e Morten)

Evaldas Guzas (da Divisão de Pessoas Desaparecidas

Tia Jolita (irmã da mãe de Sigita)

Avó Julija

Kristian (colega de faculdade TI -do Jan)

Anna (noiva de Pavel Dobrovolskijs)

Sra. Jovaisiene (proprietária da casa que Sigita morou)

Tomas (irmão caçula de Sigita)

Tia Jolita (morava em Vilna? Sigita levou quase 5 horas até lá)

Julija Baroniene e Aleksas Baronas (filhos: Zita e um garoto) -Obs.: Zita também foi sequestrada pelas mesmas pessoas (Sigita disse).

Wash (@viciodaspaginas) 28/04/2020

Cruel, tenso e real.

Acompanhar a trama envolvendo o sequestro de um menino de 3 anos que foi colocado em uma mala nu para a realização da troca da entrega pelo valor combinado traz um soco de crueldade que prendem o leitor numa sensação de tensão, angústia e ansiedade para ter mais informações sobre o que de fato ocorreu. O que levou a pagarem um "guarda-costas" lituano a sequestrar uma criança para um Dinamarquês muito rico.

O passado de Sigita de entrelaça, afinal ela é a mãe de Mika, o menino da mala.

Nina também permeia a história, sendo aquela que busca a melhor forma de ajudar sua amiga Karin (secretária do dinamarquês) com a tal mala. E quando descobre do que se trata, tenta com toda sua boa intenção ajudar a criança a encontrar seu caminho de volta ao lar. Ainda que não tenha tanto empenho e eficácia em seus atos no decorrer da trama.

A história consegue interligar os personagens coadjuvantes dando os destaques devidos às particularidades vividas por cada um, bem como consegue desenvolver o enredo proposto de forma que todas as histórias se unificam com o objetivo de acompanhar a busca de uma mãe desesperada pelo seu amado filho sequestrado.

Um suspense de tirar o fôlego!

Roberta Lourenco 08/01/2020

Daqueles que não conseguimos parar de ler.
Fazia muito tempo que um livro não me prendia da forma que esse conseguiu. A história é eletrizante e ao mesmo tempo suave, não tem pressa em nos apresentar aos personagens e aos acontecimentos.
E, falando em personagens, todos têm suas camadas e são muito verosímeis. Ao mesmo tempo que têm seus encantos, também são cheios de defeitos mundanos. Todos ali, exceto de um personagem em particular, são amáveis e odiáveis na mesma proporção.
Não sei 10/10 pois acredito que o final faltou um pouco mais de explicação com uma personagem, mas, no mais: QUE LIVRO.
Certamente voltarei a ler mais obras de autora.
Recomento super!
Sarah Rappl 09/01/2020minha estante
wow nem dava mto por esse livro rs

Larissa 27/04/2020

um suspense que passa algumas mensagens
Sempre tive vontade de ler esse livro, e depois de anos finalmente consegui. Na 1° tentativa de leitura não consegui me prender e me concentrar na história, então li alguns romances e apos finalizadas á leitura desses, retornei para o ''Menino da mala'' que possui uma premissa muito cativante entorno do mistério do menino.

A narrativa é em 3° pessoa com narrador onipresente e em cada capitulo um personagem diferente conta a sua visão da história. Por isso, achei que a trama ficou rica em detalhes pois cada personagem tinha um envolvimento diferente, motivos e explicações no sequestro do menino Mikas.

O livro além de contar um crime muito sério, aborda bastantes temáticas feministas como, gravidez na adolescência, situação de risco das prostitutas junto com a exploração sexual de mulheres imigrantes, estrupo, abuso psicológico, dependência financeira do companheiro e por fim o que deve maior destaque no livro o falso ''instinto materno''. A mulher que deixa de ser mulher para ser mãe, e nem todas lidam bem com essa nova realidade.
Como é o caso de Nina, que encontra muita dificuldade de ser a enfermeira humanitária que sempre foi e ser mãe de 2 filhos e ainda esposa e dona de casa.
Achei incrível tocar nesses assuntos tabus e ainda com um sequestro infantil de trama central.

Os personagens possuem camadas boas e ruins e suas ações também, ninguém é de todo mal e se fizeram maldades foi com justificativas que eles acharam reais, talvez apaenas um personagem é mal em sua totalidade.

Alguns pontos negativos e positivos; começando pelos negativos:
1° - Demora bastante para a leitura fluir. Os cinco primeiros capítulos são narrados por pessoas diferentes, em países diferentes e situações distintas. E isso tornou a leitura muito confusa e de difícil de entendimento.

2° - Foi complicado me familiarizar com os nomes dos personagens, já que os nomes eram estrangeiros e de difícil pronuncia e escrita. Tive que ficar retornando varias vezes para saber de quem estavam falando.

3° - Destinos de vários personagens ficaram em aberto, até do elenco principal como Mikas e sua mãe Sigita. Tem promessas que foram feitas e não sabemos se foi cumpridas e nem o estado de saúde de um certo personagem. Não conta tudo sobre o desfecho dos personagens até que é bom para imaginação mas não contar nada foi demais.

4° - Como foi fácil da Sigita enganar a policia. Ela não ´so fez eles de bobos como a autora nos fez de bobo.

Pontos positivos:
1° - Me surpreendeu o motivo do sequestro, embora eu tenha descoberto que era por causa de um personagem o porque foi surpreendente.

2° - Personalidades consistentes dos personagens além do fato de mostrar os pontos de vista deles.

3° - O menino Mikas que é muito fofinho.

4°- Abordagem de temas incríveis.

O suspense me cativou e devorei o livro em 3 dias. Super indico mesmo com as ressalvas ditas acima. Um ótimo livro para passar o tempo descobrindo um mistério e de quebra reflete sobre umas pautas feministas.

veebooks 26/10/2020

Leitura lenta. O livro é narrado por muitos personagens (até demais). A história foi bem interessante.

BrunoTS 05/10/2023

Uma mala cheia de surpresas...
Esse livro me surpreendeu... n canso de falar.
Uma trama mt interessante, as coisas se desenrolam mt rápido, próximo do final cada página vem com uma revelação pro leitor.
Comecei a ler esperando uma coisa e no final foi outra... pena q teve umas pontas soltas, maaaaas...
Amei!

Recomendo mt navegar nessas páginas!!!!

Isabela Polezel 25/02/2022

Gostei bastante!!! Recomendo. Só queria que o fim fosse mais elaborado sobre o menino e sua família.