O Menino da Mala

Agnete Friis

Resenhas - O Menino da Mala

GabrieIaMaisa 03/01/2024

Um pouco cansativo
A leitura foi um pouco cansativa, achei a protagonista bem fraquinha. O destaque ficou por conta da Sigita, de todos os personagens, foi a única que achei que teve mais personalidade e senti que a leitura fluia mais nos pov dela. Plot ok, história bem razoável.

Ju 09/04/2014

O Menino da Mala
Desde que vi essa capa pela primeira vez, quis ler esse livro. Ela é linda e a frase que está estampada nela, "O que você faria se encontrasse dentro de uma mala um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo?", me atraiu de um jeito absurdo.

É um livro policial, mas na verdade a participação da polícia é mínima. Um garotinho de 3 anos, Mikas, desaparece na Lituânia. Duas mulheres, sem nenhuma ligação uma com a outra, se tornam as investigadoras dessa história.

Uma delas é Sigita, a mãe do garoto. Tem certeza de que alguém sequestrou seu filho, embora não consiga lembrar como isso aconteceu. Acordou no hospital enquanto lhe faziam uma lavagem estomacal pois, aparentemente, levou um tombo e encontraram um índice altíssimo de álcool em seu sangue - o que ela realmente não consegue entender, pois não tem o hábito de se embriagar. Vai à polícia e percebe que não acreditam muito nela. Decide investigar por conta própria.

A outra mulher é Nina Borg. Uma enfermeira que está acostumada a lidar com imigrantes ilegais - junto com um médico, os ajuda a sobreviver quando entram na Dinamarca. Recebe uma ligação de uma grande amiga, com quem não fala há certo tempo. A mulher parece desesperada e dá instruções para que Nina busque uma mala, com um conteúdo misterioso, em um guarda-volumes. Quando Nina a abre, encontra uma criança que, incrivelmente, ainda está viva. Pouco tempo depois vê um tumulto: um homem grita enlouquecido em frente a um armário, o mesmo armário em que ela encontrou o garoto. Não pensa duas vezes, embarca numa jornada com o objetivo de salvar aquela criança. Um ser indefeso que fala outra língua e não pode lhe dar nenhuma pista sobre quem é ou de onde veio.

Achei a história fantástica. No início, acreditei que encontraria algo bem diferente. Não esperava ficar sem fôlego durante toda a leitura; não imaginei que não conseguiria me separar do livro nem por um minuto. Mas foi o que aconteceu. A narrativa me envolveu tanto que não consegui selecionar nem um único quote para colocar na resenha. Quanto mais eu lia, mais curiosa ficava.

No início, as autoras nos apresentam a várias histórias paralelas, que com o tempo se interligam de forma perfeita. Descobri um pouco antes dos envolvidos o que estava acontecendo, e isso só me fez ficar mais chocada. É impressionante como existem pessoas no mundo que não parecem ter um resquício de humanidade dentro delas. Pessoas que só enxergam o dinheiro e tudo o que ele pode oferecer. Felizmente, o livro também mostra o outro lado. Algumas personagens arriscam a própria vida e a vida das pessoas que amam apenas para fazer o bem.

Tudo é bem amarrado na narrativa, as autoras não deixam pontas soltas. No final, encontramos um gancho perfeito para o próximo volume. A história contada em O Menino da Mala tem uma conclusão; o livro seguinte contará a história de outra pessoa que conhecemos apenas superficialmente nesse. Espero que o segundo volume seja publicado logo, porque a Nina é realmente uma mulher extraordinária. Torço para que ela também consiga ter o seu final feliz.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-arqueiro-o-menino-da-mala.html
Dani 11/04/2014minha estante
Que legal a resenha, ainda não conhecia esse livro e achei bem interessante. Adoro estórias com investigações e mistérios e este me deixou muito curiosa, fiquei com vontade de acompanhar como será desvendado. Gostei de saber que a autora soube trabalhar para não deixar pontas soltas, parece ser uma ótima leitura! :)

Zana 13/05/2023

Nina Borg consegue sustentar uma série...?
Aqui temos o início de uma série investigativa protagonizada pela enfermeira Nina Borg. Nina possui fardos emocionais de um passado ainda pouco mencionado, talvez por esse passado se veja compelida a ‘salvar a humanidade’. Ela se envolve, mesmo quando não quer, negligenciando marido e filhos nesse processo.

Enquanto uma lituana chamada Sigita vê seu filho ser sequestrado de uma forma inusitada. Nina atende um pedido de uma amiga há muito afastada para buscar uma mala no guarda-volumes da estação ferroviária de Copenhague. Dentro de uma mala ela encontra uma criança com cerca de 3 anos, dopada e sem roupas. A amiga desaparece e logo depois é brutalmente assassinada. Perseguida por um brutamontes e sem ter ideia do que está acontecendo Nina foge com o menino que nem sequer fala a sua língua.

A trama possui mérito porque desperta interesse e alguma adrenalina, mesmo com desfechos vagos e alinhavados. Contudo, a meu ver a protagonista não apresentou nenhuma habilidade, dom ou raciocínio investigativo excepcional para protagonizar uma série investigativa de ação. Não sei como Lene Kaaberbøl e Agnete Friis fizeram para sustentar seus próximos (4?) livros. Com o arsenal de possibilidades literárias existentes por aí, também não sei se terei interesse em descobrir...

Nana 18/04/2024

Livro nr 71 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Dinamarca"

Esse livro estava a alguns anos na minha estante, quase esquecido. Ao pesquisar autores nascidos na Dinamarca (país sorteado), me deparei com ele e foi a leitura escolhida.

O estilo ficção policial não é dos meus favoritos, mas ainda assim eu gostei e me prendeu bastante.
O início foi um pouco confuso devido ao grande número de personagens, mas por ter capítulos bem curtos a leitura flui bem e a trama é instigante, fiquei envolvida o tempo todo querendo desvendar os motivos da criança na mala.

Dani Pontes 06/06/2021

Thriller dinamarquês
Descobri o final bem antes dele mas isso não tornou a experiência ruim, so me deixou mais ansiosa pra ver como as autoras finalizariam a história.
Os nomes em dinamarquês confundem um pouco no começo da história.
Apesar disso a leitura é fluida e gostosa.

Ju Oliveira 02/08/2013

Assim que bati os olhos nessa capa, com esse título tão sugestivo, fiquei imediatamente interessada nesse livro. Como fã de thrillers policiais, não poderia de jeito nenhum deixar passar esse super lançamento da Editora Arqueiro.

A enfermeira Nina Borg é uma daquelas pessoas que só pensa em fazer o bem, ajudar o próximo e luta arduamente contra as injustiças desse mundo. Faz o que estiver ao seu alcance para ajudar quem quer que precise dela. Estranha o fato de Karin, que durante muitos anos foi sua melhor amiga e companheira de baladas marcar um encontro urgente em um café próximo de consultório em que trabalha.

Muito assustada, Karin não explica direito o que está acontecendo e lhe diz: “Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Diz que que precisa de uma imenso favor de Nina; ela precisa ir até a Estação Central de Copenhaguem buscar uma mala que está em um guarda volume. E lhe explica que tem que fazer isso imediatamente e que a mala não pode ser aberta em público, mas sim o quanto antes. Karin sai correndo em seguida.

Mesmo sem entender nada, Nina faz o que sua amiga lhe pediu e ao chegar lá, encontra a tal mala. Dentro da mala ela encontra um menino, nu, dopado, mas ainda vivo. Apavorada ela não sabe o que fazer, mas ao perceber que um homem furioso está atrás dessa mesma mala, ela só pensa em fugir dali.

Assustada demais com essa situação, Nina não sabe o que fazer. Ela não sabe nada sobre o menino, quem é, de onde veio? Ela teme que ao procurar a polícia, possa estar colocando a vida do menino em risco. Para piorar a situação, quando o menino acorda, muito fragilizado, Nina percebe que ele não fala a sua língua.

Não posso dizer que me decepcionei com esse livro, mas está longe de entrar para os meus Favoritos. Achei a história bastante confusa no começo, com muitos personagens, aparentemente sem função na história. Mas no decorrer da trama, eles vão se encaixando perfeitamente. Os nomes de pessoas e lugares também são bem confusos, pois a trama se passa na Dinamarca.

A enfermeira Nina não conseguiu me cativar. Discordei de várias atitudes suas, achei ela muito avoada e meio sem noção. Na minha opinião ela não foi heroína nessa história. Foi somente a “babá” do menino durante a trama toda. Não vi nela inteligência ou astúcia para se tornar uma nova heroína de thrillers policiais. Ela é uma pessoa do bem que está sempre pronta a ajudar o próximo, nada mais.

A questão do tráfico de crianças e adultos é sutilmente inserida na trama nos mostrando um pouco desse lado sórdido da humanidade. Apesar de esperar mais ação, a trama em si é boa, depois de uma certa altura a leitura prende bastante e o desfecho é ótimo, eu gostei bastante.

Esse é o primeiro livro da série da enfermeira Nina Borg. Pelo que deu para entender, as histórias são independentes, todas com começo, meio e fim, sem depender de continuação. Somente a enfermeira é que será a protagonista de todas as tramas. Não estou muito animada a ler outros livros da enfermeira, mas se esse é o primeiro, de repente ela pode evoluir como pessoa/heroína e se tornar tipo um Miron Bolitar de saias, por que não?

site: http://juoliveira.com/cantinho/o-menino-da-mala-resenha-sorteio/

LaAs171 19/08/2022

Gostei demais
No começo eu achei ele muito confuso e confesso que enrolei pra ler ele mais profundamente. Porém, quando foi chegando no meio da história eu peguei um pico pra ler e terminei em uma só noite. A forma como as peças vão se encaixando e o plot perfeitamente fechado no final foi explendido

amanda.gimenes.54 25/01/2015

Péssimo
Livro totalmente previsível. Forçou a amizade, em um final sem pé nem cabeça, para que uma das personagens virasse a grande heroína da história. Subestimou demais a inteligência do leitor.
Cristina 30/01/2015minha estante
Achei umas das histórias mais sem pé nem cabeça que li. Você acha uma criança e ao invés de levá-la às autoridades competentes decide resolver o mistério sozinha? Só se ela morasse na Síria isso faria sentido!

Beth 02/10/2015minha estante
Concordo plenamente com a Amanda e com a Cristina!

Lypee 03/12/2022

Esperava bem mais
A história até que parecia interessante mas o jeito da escrita e a forma como se formou, não foi interessante. A 100 páginas de terminar o livro, já tinha como entender totalmente o enredo.

Carla 19/11/2019

O menino da mala
O começo é um pouco confuso por ter várias pessoas narrando, mas é um livro surpreendente

Cris Paiva 09/02/2015

Precisei de um pouco de persistência para passar das primeiras paginas do livro. No começo não fez muito sentido aquelas historias de um monte de gente desconexas, mas depois quando o caso do menino da mala é apresentado as coisas começam a encaixar, mas não faz sentido tudo de uma vez, mas aos poucos...
Digamos que o livro é um suspense policial, mas sem a policia. Nina é um enfermeira que resgata um menino de 3 anos de dentro de uma mala, e como ele não fala a sua lingua ela tem de ir juntando fatos para conseguir descobrir quem ele é, e como e porque foi parar naquela mala. Mas não pode contar com a ajuda de ninguém para isso, pois tem um matador em sua cola, querendo recuperar a criança de qualquer modo.
O caso do menino é intrigante, e conseguir descobrir os porques e comos do caso é o que movimenta historia. Mas não diria que os aplausos devem ir para a Nina, personagem principal do livro, mas para Sigita, mãe do menininho. Ela é quem demonstrou coragem verdadeira e uma determinação de pedra a historia inteira. É ela quem descobre tudo e desvenda o caso. A Nina atuou mais com uma babá período integral.

Acho que as autoras pecaram um pouco nesse caso, se a enfermeira era a personagem principal, deveria ser um pouco mais ativa no desenrolar da historia.

Song 27/11/2020

O menino da mala - Lene Kaaberbøl e Agnete Friis
A cada capítulo, a história é contada por diferentes perspectivas, dessa forma vamos compreendendo um pouco mais sobre a personalidade de cada uma das personagens. Toda a trama gira em torno de uma encomenda: um menino. Essa criança é encontrada logo no início do livro dentro de uma mala por uma das protagonistas que sem saber o porquê de ele estar ali vai atrás de respostas.

As peças dessa narrativa vão sendo unidas aos poucos, em uma constante mudança de passado e presente nós começamos a entender o que motiva cada um dos personagens a fazerem parte desse quebra-cabeça. Como plano de fundo temos várias questões sendo apresentadas ao leitor como prostituição, tráfico de pessoas, rede ilegal de imigração pela Europa além dos conflitos internos dos personagens com relação a raiva, culpa e perda.

Apesar do início parecer confuso devido a esse modo de escrita que foi utilizado, a narrativa é bem intrigante e leva o(a) leitor(a) a desejar saber cada vez mais os detalhes desse caso. Recomendo àqueles(as) que gostam de livros policiais não muito complexos já que esse mistério vai sendo descoberto pelos personagens e pelo(a) leitor(a) ao longo de todo o livro.

Gabs 25/11/2020

Livro ótimo
Achei a diagramação meio ruim, letras pequenas.. a leitura não rendeu tanto..

Mas achei o livro ótimo, começo meio e fim, apesar de achar que poderia explorar um pouco mais o final...

Luna. Potter 02/11/2022

Adorei
A história é bem escrita, cada personagem tem sua história de vida e todo mundo acaba se ligando conforme os acontecimentos passam. Achei interessante a forma dos capítulos que muda por quem é narrado oscilando os personagens e você tenta descobrir o que ele tem haver com o menino da mala.
Eu gostei do final, porém queria os desenvolvimentos do que aconteceu depois de tudo resolvido por que concluíram apenas o da enfermeira.
Fora isso eu achei a leitura top ?