O mistério do Quarto Amarelo

O mistério do Quarto Amarelo Gaston Leroux

Resenhas - O Mistério do Quarto Amarelo

Odyle 17/03/2010

Li o livro porque ele é citado por Agatha Christie como uma de suas referências de leitura.

É bem escrito, de modo que quem lê vai ficando intrigado com aquela história e não quer parar até descobrir como o crime aconteceu.

Recomendo.
Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 11/09/2016minha estante
Estou ansioso para ler O Mistério do Quarto Amarelo também por ter sido citado por Agatha em sua autobiografia.

Lazaro.Augusto 09/12/2021minha estante
Já li e é muito bom. A dedução é simples e plausível.

Cris 30/08/2023

30.08.2023
Gostei da história, mas não muito da narrativa. Achei algumas partes arrastadas. O personagem principal é um jornalista que banca o detetive e não é que leva jeito? Rsrsrs...
CPF1964 30/08/2023minha estante
Neste livro alguém quebrou o lustre ?

Cris 31/08/2023minha estante
Não! ?

CPF1964 31/08/2023minha estante
Ufa !!! ??? ???

Cris 01/09/2023minha estante

Isabel.Dornelles 08/03/2021

Um enigma do início ao fim
Apesar de algumas partes terem sido difíceis de acompanhar porque são muitos nomes a serem lembrados, a narrativa é envolvente! O enigma por trás do crime do quarto amarelo realmente nos deixa curiosos! E o final... surpreendente! Adorei!

Malu 25/09/2022

Livro muito legal, mistério bem desenvolvido e que consegue se manter até as últimas páginas. Foi uma leitura que, em muitos momentos, eu fiquei pensando e admirando a inteligência do autor, pq pensar em uma trama tão misteriosa desse jeito não é para poucos... Se eu recebesse a proposta de ter que escrever sobre um assassinato que ocorre dentro de um quarto completamente trancado a sete chaves, que não tinha possibilidade NENHUMA do assassino fugir dele sem ser pego em flagrante, mas mesmo assim ele consegue, eu simplesmente ia travar... Se eu não apelasse para o sobrenatural no enredo, não iria me sair nenhuma ideia.
Mas esse autor conseguiu, e fez tudo de uma forma muito lógica e com um plot twist bem delicinha de ler.
É uma história muito boa, quem gosta desse tema acho que vale a pena ler, mas pra mim não foi uma das minhas favoritas... Isso se deve a dois pontos:
1- A primeira metade do livro é tudo muito plano e morno. Tudo acontece de forma muito lenta. O bicho só começa a pegar quando a história já tá encaminhando para o final, o que faz com que um pedaço relativamente grande do enredo ficou um pouco enfadonho pra mim.
2- O mistério é tão bem feito, mas tão bem feito, que não me abriu margem pra nenhuma criação de teoria. Não sei vocês, mas o barato das histórias de mistério e suspense para mim é justamente eu tentar descobrir o mistério à medida que eu vou lendo, eu praticamente sinto que faço parte da investigação junto com a polícia. E eu não senti isso nesse livro. Eu me senti muito no papel de espectadora, não consegui imergir numa "interatividade" com o enredo que geralmente os thrillers se propõem a fazer com os leitores.
Os personagens são maneiros e todos são úteis para a narração. Porém, não tem um desenvolvimento de personalidade tão profundo, de modo que eu não senti uma conexão muito forte com nenhum deles. Isso não foi um problema para mim nessa história, na real. O foco do livro é, nitidamente, o desenvolvimento da trama do assassinato no quarto amarelo, de modo que a participação dos personagens na história giram em torno do ocorrido, a vida pessoal deles não é o foco, só é revelado coisas sobre eles se isso for pertinente pra entender a história. Eu achei isso ok, não vejo problemas se o autor souber desenvolver uma história interessante mesmo sem o recurso da conexão com os personagens (Agatha Christie tá aí pra comprovar que isso é mais do que possível). E o autor souber fazer isso muito bem. Resumindo, são personagens úteis, mas não necessariamente cativantes.
No geral, era isso que eu tinha que falar. Valeu a leitura, foi divertido, o livro é bom, mas não foi uma das minhas favoritas.

Karolina 20/01/2022

Mulher é encontrada quase morta em um quarto completamente fechado por dentro. O que aconteceu? Como o assassino conseguiu fugir? Jovem repórter diz que encontrará a solução.

É intrigante, vale a pena.

El Costa 11/04/2023

Por isso e pelo personagem principal ser um tanto irritante, eu não o favorito com 5 estrelas.
Eu, já habituado com Conan Doyle, Allan Poe e Agatha Christie, não esperava tanto de Gaston Leroux, embora eu já conhecesse o autor e tenha uma de suas obras como a minha favorita, ou quase (O Fantasma da Ópera).

O Mistério do Quarto Amarelo vem ao subgênero “Locked Room Mystery”, ou seja, tratar de um mistério que acontece dentro de um quarto fechado. Neste se retrata a tentativa de assassinato de Mathilde Stangerson, ao que será investigada por uma figura engraçada (e inspirada no próprio autor), chamado Joseph Routebille, um repórter, e narrada por Sinclair, seu amigo jurista.

Ao decorrer das páginas, muitos dos acontecimentos chegam a beirar o “fantasioso”, mas o que surpreende é que, no final, nada sai do real. Quanto a esse “final”, é incrível a forma como o personagem de Routebille explica o caso, quase que se dirigindo prontamente ao próprio leitor. É como se ele respondesse a cada uma das perguntas que se formavam na minha cabeça, sem eu precisar perguntá-las, de fato.

Embora eu tenha acertado o “mistério principal” do quarto amarelo - que para mim, não tinha muito de mistério -, todo o restante, que permeava o “principal”, me deixou embasbacado. Mais do que isso, aprendi algo de muito interessante nessas “investigações na literatura” que é acreditar na “ponta da razão”.

Deveras é um livro muito bom, muito bem escrito e que amei demais. Só me irritei com o personagem de “Routebille” e não entendi muito o objetivo de Gáston ao “maldizer” e “rebaixar” o personagem do Romance Policial que eu mais amo no mundo: Sherlock Holmes.

Elysneide 30/08/2018

Eu gostei muito de ler esse livro. O modo como vai contandoa história deixa a gente intrigado a descobrir como tudo aconteceu, quem foi, os motivos para o crime. Recomendo.

isa_nity 24/04/2024

Que livro!! a história é muito bem construída de fato. quando se lê os acontecimentos, parece impossível que eles tenham uma explicação lógica e natural, mas eles têm e é ótima!!