Orquídea Negra

Orquídea Negra Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Orquídea Negra

Coruja 11/06/2013

Eu já tinha lido essa minissérie – um dos primeiros trabalhos do Gaiman no selo Vertigi - anos atrás; agora com a republicação pela Panini é claro que eu não podia deixar de providenciá-la para minha coleção. É um belo livro, primoroso tanto no roteiro quanto na arte, e que já deixa entrever aquilo que Neil faria em sua obra-prima, Sandman.

A Orquídea Negra é uma super heroína resultado de uma combinação genética, uma híbrida meio planta, meio humana. Quando uma ‘versão’ sua morre, outra está pronta para tomar seu lugar, nascida do mesmo orquidário.

Mas a última Orquídea Negra morreu de forma abrupta e violenta e aquela que despertou para retomar sua consciência encontra-se confusa demais para fazer sentido de alguma coisa. Ela parte em busca de respostas sem perceber que deixa atrás de si um rastro de sangue – sua própria existência é algo suficientemente precioso para que ninguém menos que Lex Luthor despeje asseclas e não poupe recursos em sua perseguição.

Para completar, há um cientista brilhante, um ex-marido que acaba de deixar a cadeia, uma poderosa organização criminosa e o Monstro do Pântano, não necessariamente nessa ordem.

É uma história que pode parecer clichê, mas é incrível como Gaiman consegue imprimir algo de etéreo, místico e delicado num conto tão pesado em violência e destruição, ao mesmo tempo em que foge de tudo aquilo que você espera de uma típica história em quadrinhos: logo ao início dela, o vilão observa para a heroína que não pretende fazer discursos; ele conhece os paradigmas e não dará chance para que ela possa reverter a situação – e nessas palavras você já entende que essa não é uma história comum, da qual você já pode de princípio adivinhar qual vai ser o final.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Camila(Aetria) 11/05/2013

Sutil
Essa resenha também está em whttp://www.castelodecartas.com.br/index.php/2013/05/11/orquidea-negra-ogs-51/ com mais extras!

Orquídea Negra começa num escritório de vilões, super clichê, falando dos planos malvados. E aí, temos nossa super heroína, a Orquídea Negra, e bam! Ela é descoberta. O vilão desmascara ela e fala que já leu toda essa quantidade de gibis. E não vai repetir isso.

E assim você tem certeza de que a história não vai seguir o caminho comum, ainda mais considerando a arte magnífica do Dave McKean, que já fiz resenha de outra obra dele com o Neil Gaiman, o Mr. Punch, ele sempre mistura desenho com fotografias, então fica um clima hiper diferente. E muito bem casado com a narrativa do Gaiman.

A história não tem como intenção a super heroína salvando o mundo do Lex Luthor. Na verdade porque ela morre na página 16. (não é um spoiler, como comentei no trecho.) E você fica pensando como que a história vai continuar, por flashbacks? Por pessoas contando o que acontece depois? E a resposta é nenhum dos dois. Mas paro aqui nos spoilers.

É uma narrativa bem sutil, com aparições super lindas da galera de Gotham City e do Asilo Arkham, mas que não são depreciadas pela falta de conhecimento das personagens, nem da super heroína, tanto que não tinha nem escutado falar da Orquídea Negra antes desse. Não é uma história com final definitivo, porém, já avisando a quem gosta daquele final quadrado.

A edição definitiva também vale pela qualidade e pelos extras, tem uma introdução magnífica e no final os rascunhos praticamente ilegíveis da história feitos pelo Gaiman e as cartas trocadas no momento da definição da história, esse, aliás, foi o primeiro projeto do Neil Gaiman com a DC. Que debut. haha

Enfim, uma edição diferente dos clichês dos quadrinhos, com uma arte linda e uma narrativa sutil.

Lucas Ed. 01/05/2013

E eu que nunca imaginei que compraria (mais um) encadernado com arte do Dave McKean…
--> esta resenha foi originalmente publicada (com algumas alterações) em http://interney.net/blogs/melhoresdomundo/2013/03/25/a-gente-lemos-orquidea-negra-edicao-definitiva/

Julyana. 09/05/2012

Um bela estréia para a melhor dupla de quadrinhos de todos os tempos.