Orquídea Negra

Neil Gaiman

Resenhas - Orquídea Negra

Trindade 14/02/2024

Queria mais
E uma HQ muito interessante, mas eu precisava de mais. O personagem principal é bem interessante e a posição dentro do mundo da DC foi bem feita.

moacircaetano 12/09/2023

Belíssima edição.
A classe do texto de Gaiman e o lirismo da arte de Dave McKean elevam o patamar da graphic novel, e nos dá a vontade de conhecer mais sobre a personagem principal.

Pedro4041 16/08/2023

Uma das melhores que já li.
Gostei bastante,a arte é linda,os personagens têm profundidade,traz vários questionamentos filosóficos e também tem personagens icônicos.

Andre 09/07/2023

Antes mesmo de Sandman, Neil Gaiman já tinha mostrado que viria sacudir o mundo dos quadrinhos.

Quebrando (e até debochando) todas as regras e clichés do gênero, Orquídea Negra já começa dando um tapa na nossa cara e mostrando que aqui não existe porto seguro, o risco aos personagens é real e espreita em cada página.

Uma nota curiosa a nós brasileiros é que um trecho da obra se passa no Brasil, com direito até a citações ao folclore e dados locais. Um desses raros momentos em que há alguma realidade na forma como somos retratados em obras gringas

Vitor16Hq 15/03/2023

Uma ótima história e um deslumbre visual
A orquídea negra é uma personagem totalmente desconhecida por mim, nunca vi uma publicação dela aqui no Brasil além da releitura do Neil Gaiman, dizem que quando os autores começam a escolher os personagens para começarem novas fases pós crise nas infinitas terras, nem os editores da DC lembravam dela.

Assim como em Sandman, o autor escolheu um personagem mais desconhecido, e fez um excelente quadrinho, a história toda é bem contada, e a arte então, várias delas, principalmente as que se passam em florestas, me fizeram fazer uma pausa na leitura para adimira-las.

Emerz 07/02/2023

Um dos primeiros trabalhos do Neil Gaiman e já dá pra notar o que iria vir pela frente. As ideias e pensamentos que o Gaiman consegue transpor nas páginas.

A história tem alguma frentes que foram desenvolvidas melhores em obra seguintes do autor, mas a sua gene está aqui.

Gosto muito da mítica que ele arranha aqui. Que provavelmente seria bem trabalhadas em alguma sequência da obra. Que infelizmente ficou apenas nessa minisérie mas que de qualquer maneira acabou sendo pano para Sandman que viria depois.

André 27/01/2023

Gaiman de Rodinhas
Chegando no mercado de quadrinhos americanos no embalo da Invasão Britânica que já havia trazido Alan Moore, Neil Gaiman recebe a incumbência de escrever essa história junto ao seu futuro longevo colaborador Dave McKean para "testar" as águas antes de singrar com tudo por mares nunca dantes navegados com "Sandman".
O resultado final é agradável, mas é evidente que Gaiman ainda está aprendendo a escrever e a estruturar uma história, portanto muitos dos elementos e temáticas que ele viria a explorar de maneira sublime na sua carreira, aqui ainda ficam meio soltos.
Há aqui também, ainda mais explicitamente que nos primeiros arcos de Sandman, um grande tributo ao Monstro do Pântano de Moore, - o grande professor de Gaiman - mas fugindo à temática de horror e gore, o que para mim torna Orquídea Negra mais claramente "Gaiman" que até mesmo Prelúdios e Noturnos, por exemplo.
A arte de McKean vale a conferida, é um ótimo complemento ao trabalho que ele fez na mesma época com Grant Morrison em "Asilo Arkham", embora neste último ele já esteja ainda menos convencional que em Orquídea Negra, utilizando em maior grau as técnicas que caracterizariam seu trabalho como capista de "Sandman".

_Jorgeft 22/01/2023

Gaiman antes de Gaiman
"Este é o jardim, ver e calmo.
Há um zunido que não sei de onde vem.
Há alguém pegando fogo.
Alguém se foi"

Orquídea Negra é o primeiro trabalho de Neil Gaiman para o selo Vertigo, na época a obra foi acalmada pelos editores e isso resultou na criação da série Sandman. O que consagrou o nome do autor para a história das histórias em quadrinhos.

Lendo agora Orquídea Negra, pude notar que Gaiman está à frente do seu tempo nesta obra temos temas como relações tóxicas, feminicídio, violência doméstica e traumas na infância. Tudo isso diluído em uma história que fala sobre existência e vida... Ah, também te super-heróis como o Batman, Monstro do Pantano e alguns outros. Toda a narrativa é linda, as camadas são profundas e o final é fora do convencional. Gaiman escreve tão bem quanto Dave pinta e ilustra. É uma obra ímpar. E sim, essa é mais uma história sensacional que eu leio!

Minha contadoria é muito boa! Não posso fazer nada akka

Bianca 21/01/2023

Para ser contemplado... Em todos os sentidos.
A historia de Orquídea Negra foge de tudo aquilo que já li sobre heróis e o famoso épico de HQs. A história é escrita com diálogos belíssimos e uma narrativa que prende até o final. Seja pelo fatídico começo, pelo desenrolar da história ou até pela arte impecável que tem um tom psicodélico encantavel, esse livro nasceu para ser contemplado!

Nicole 13/01/2023

Orquídea Negra é uma leitura quase que contemplativa. Não possui muita ação, frases de efeito ou coisas do tipo. Mas a beleza das páginas, a busca da Orquídea em saber quem ela é ou o que quer, até a ausência de respostas e de um gran finale, fazem a leitura ser uma leitura de contemplação. Sei lá, mesmo que tenha sentido falta de mais ação ou de diálogos mais profundos, no fim eu acabo gostando de tudo que Gaiman faz. Hahaha

Elida Kassia 09/01/2023

Neil Gaiman nunca decepciona.
A hq é diferente de tudo o que já li. A história não tem um "grand finale", as perguntas não são respondidas. O mais interessante é ver a personagem principal em buscas de respostas para sua própria existência.
As ilustrações são belíssimas também ??

Murilohlf 17/09/2022

arte
um arte incrivel e uma historia bem psicodelica, parece um quadro, ele lida com a saga do ser humano em busca do significa de si mesmo

@thereader2408 04/04/2022

Uma HQ de super-herói um tanto diferente...
Black Orchid a clássica HQs de Neil Gaiman com arte de Dave McKean, foi o primeiro trabalho de Gaiman para a DC Comics. Publicada em 1987, em três partes e apresentava Orquídea Negra, como uma heroína dark que pode ser considerada um prenúncio do sucesso retumbante que seria a obra prima de Gaiman, Sandman.

A minha edição é de 2013, e reúne os três volumes originais em uma edição única e com conteúdo extra, uma nova edição foi publicada ano passado, mas não sei dizer se tem conteúdo a mais. A HQ conta a história de uma super-heroína pouco conhecida da DC, criada originalmente em 1973 por Tony DeZuniga, Sheldon Mayer e Joe Orlando que foi relegada ao esquecimento e recriada por Gaiman e McKean Durante sua criação, Gaiman cortou partes da trama e personagens que acabaram sendo incluídos em Sandman mais tarde.

A proposta de Gaiman e McKean para Orquídea Negra era ser diferente das histórias de super heróis comuns. E já no início a gente percebe que a história não é nada convencional visto que a orquídea Negra original é assassinada e a história começa com sua substituta tentando entender o que ela é. O interesse da protagonista não está em se vingar ou lutar contra o crime, inicialmente ela só quer saber qual seu papel no mundo, sua identidade e origem. O processo lento, triste e um tanto melancólico o que pode não agradar todo mundo que espera uma HQ de herói mais movimentada.

Sensibilidade é a palavra de ordem, Orquídea Negra quer conhecer seu lado humano e mostra toda sua fragilidade e incertezas e vai cruzar com personagens já bem conhecidos como Batman, Hera Venenosa, Monstro do Pântano, Lex Luthor e até passa pelo asilo Arkham. A qualidade da arte de Dave McKean é indiscutível e Neil Gaiman levou a sério sua missão de reconstruir a personagem principal, fazendo uma orquídea negra nascer de novo.

@thereader2408

Emanuel 14/02/2022

Orquídea Negra
Quando a heroína Orquídea Negra, um ser geneticamente criado a partir de genes humanos e de planta, é assassinada de forma abrupta, uma sucessora ganha vida herdando suas memórias. Porém essa sucessora está confusa e busca saber quem (ou oque) é enquanto é perseguida pelos assassinos da antiga Orquídea.

Uma das primeiras obras a aparecerem com o selo Vertigo da DC comics, e também um grande clássico de Neil Gaiman, Orquídea Negra trás uma história de super-heróis diferente de tudo que existia em sua época. Fantasia abstrata, surpresa e quebra de espectativa somada a várias referências e com aquele toque que só o Gaiman proporciona.
O gibi possui não só um roteiro muito interessante mas também a bela arte de Dave McKean. Eu acho que Dave está realmente no ápice de sua arte, mantendo sua técnica diferenciada mas sem se jogar no total abstrato.

O quadrinho usa de muitos personagens e da ambientação de outros títulos da DC/Vertigo. Onde iremos encontrar personagens como Hera Venenosa, Batman, Luthor, Monstro do Pantano e cidades como Gotham e Metrópolis.
No entanto, mesmo já famosos, esses personagens não roubam a cena principal.

Ótimo roteiro e arte linda somada a uma edição muito bem feita. Um grande quadrinho pra se ter.
Carol 15/02/2022minha estante
Não consigo descrever de outra forma sem ser: obra prima ?

Emanuel 16/02/2022minha estante
Eu achei ótimo também