Feérica Carolina Munhóz

Resenhas - Feérica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda 22/08/2013

Resenha: Feérica
Resenha: Violet Lashian é uma verdadeira estrela que arrasa por onde passa. E é justamente por essa personagem que começo a escrever a resenha de Feérica, escrito pela talentosa Carolina Munhóz. Violet – com seu cabelo roxo – é diferente de qualquer outra fada, e na dimensão de onde viera, Ablach, sempre tivera o intuito de ser ou criar tendência, mesmo que o ambiente não lhe fosse favorável, com uma rigidez absurda e características limitadas. Encantada por cada ato dos humanos, ela mostrou ser sonhadora e determinada a chegar aos seus objetivos, mesmo que tivesse contratempos e que ninguém a apoiasse diante de certas recriminações. Me encantei e ri demais com cada fato relatado. A história desta feérica só estava começando a ser narrada... Com muita diversão, seres encantados e loucuras a parte.

Violet resolveu PRECISOU fugir para o mundo dos humanos.

“Ela não se sentia parte daquela dimensão. O desejo da evolução da raça feérica existia dentro dela, a necessidade de ser maior, mai poderosa, mais venerada. O que não havia era apenas o desejo disso ser feito ali. Possuía a noção, bem lá no fundo, como se enterrada a sete palmos no coração, que aquele pensamento a prejudicava e um dia aquela energia se voltaria contra ela. Mas não naquele momento. De fato, Violet era a fada mais humana que já haviam visto.” Pg.14

Sob uma coragem e confiança inabaláveis, Violet precisou seguir em frente. Pôde ter sido uma ação inesperada para alguns, mas sem dúvidas foi uma atitude pressentida, porque independente de tudo, a fada acreditou que seria uma estrela conhecida por milhares de pessoas, que seria admirada e não mais crucificada por pensar diferente, ser humilhada ou não chamar a atenção do jeito que desejava. Violet teve esperança.

“Sentia medo do desconhecido. Não estava sendo tratada como uma princesa. Mas não perderia as forças.
Sem problemas, Violet, é sempre assim, sussurro encolhida em um cobertor. Os contos de fadas na Terra sempre começam com histórias assim...” Pg. 78

A fada desafiou uma população inteira com sua impetuosidade e por parecer um tanto ingênua, mas é notável o modo como ela representa um sentido mais amplo e dinâmico a cada acontecimento descrito. No decorrer, a autora desafia os leitores a interagir com a história envolvente e critica, a respeito de um universo desconhecido com diversas perguntas a serem feitas. Incrível foi perceber como tudo se encaixou de uma maneira perfeita e, claro, na hora certa. Justamente quando se viu perdida, surgiu uma chance de poder mudar tudo. Ela iria participar de um Reality Show americano. Imaginem a ousadia e animação diante da oportunidade! Todo o mundo de Violet mudou.

“Ela estava nervosa. Mas era para estar, certo? Aquele seria o momento tão esperado. O dia em que se tornaria uma estrela. Mostraria sua voz, seu carisma e sua vontade. Talvez suas asas pudessem chocar, mas seu talento não passaria despercebido. Encontrava-se a beira de um ataque de nervos, só que no fundo sentia-se orgulhosa de tudo que já tinha enfrentado até aquele momento.” Pg.101

Feérica traz a tona temas complicados e relevantes, como a relação entre família, casos onde pessoas não se sentem a vontade, situações onde a pessoa precisa correr riscos com o intuito de alcançar seus planejamentos e principalmente: os pontos positivos e negativos de alcançar a fama. Independente do ambiente tratado, as lições são sempre as mesmas.

Imagine então ter seu próprio Reality Show...

“Você já desistiu de um sonho porque outras pessoas disseram que não era capaz?” Pg.107

Vale destacar também as referências feitas na obra, como séries de televisão, músicas e outros personagens conhecidos. Não tem como não se encantar por todo o trabalho de Feérica, por apresentar uma leitura ágil e ao mesmo tempo emocionante. O desfecho não poderia ser melhor e posso garantir que tem jeito de dar uma ótima continuação.

site: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-feerica-carolinamunhoz.html
Glorinha 07/06/2021minha estante
eu achei esse livro maravilhoso, não tenho palavras.

A.Maia 09/03/2020

Feérica
A trama romântica com doses fantásticas mostra Violet, uma feérica, que vive em uma dimensão junto com outras fadas e tantos outros seres. Contudo, ela não está contente neste ambiente devido a várias situações de seu cotidiano que a ferem internamente. Em um momento ímpar ela decide fugir para a dimensão humana, com a intenção de se mostrar como uma fada para que as pessoas possam saber de sua existência. Então, ao chegar na Terra, a fada encontra uma oportunidade perfeita aparecendo em um reality show de canto. Tal ideia a leva por caminhos inimagináveis da fama, conhecendo pessoas novas e oportunidades únicas. Quando deixou seu povo para trás, Violet não esperava amadurecer e passar por tantas situações.

O deslumbramento de Violet, conhecendo o nosso mundo é bem interessante e curioso, traz várias reflexões. Contando com protagonistas cheios de personalidade que me encantaram, mesmo que em alguns pontos eu não concordasse com algumas atitudes deles. A história prende, mas confesso que o início da narrativa, em terceira pessoa, parece confuso por introduzir muito rapidamente seu leitor a todo o contexto. Todo o contexto revela os altos e baixos de ser uma estrela de Hollywood. A Violet que inicia não é a mesma que termina esta trama!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

MrSancini 16/07/2013

Versatilidade
Texto originalmente publicado no blog "The Booker Box"

Em Feérica, acompanhamos Violet Lashian, uma fada fascinada pela cultura pop humana e que deseja ser reconhecida por todos. Por conta de problemas na dimensão das fadas e por desejo próprio, ela acaba indo para o mundo humano, e lá, se revela uma fada em um Reality Show... E com isso, ela adentra o mundo da fama , vendo que é tudo diferente do que os tablóides e revistas o fazem imaginar, e que para chegar ao topo, ela terá de encarar o melhor e o pior do mundo das celebridades.

Logo de cara, pela capa já se percebe que Feérica é diferente dos outros trabalhos da autora. Enquanto que "A Fada" e "O Inverno das Fadas" tinham capas e temáticas mais sóbrias, até depressivas, "Feérica" é um giro de 180 graus, com uma capa tremendamente chamativa (imaginem o que é estar lendo um livro tremendamente chamativo no metrô... Para um marmanjo de seus 25 anos XD) e isso não é necessariamente ruim, já que revela a versatilidade de Carol (posso te chamar de Carol, né?) na temática do livro

A história é contada por meio de um recurso inteligente, que não detalharei por conta de Spoilers da obra, mas enquanto você embarca na jornada de Violet e seu mundo maníaco pela "perfeição", percebe que as fadas são tão humanas quanto os seres humanos daqui de baixo... Elas só tem varinhas e asas e fazem magia, oras! Mas apesar das reflexões e de certa dramaticidade jogadas nos momentos certos, o tom do livro é bastante cômico, e leve, se assemelhando a alguma sitcom bacana que você tenha visto na TV. Mais uma vez, não que isso seja necessariamente ruim, isso acaba tornando a leitura ainda mais divertida.

Se você for um consumidor ávido de séries, livros de fantasia ou até mesmo reality shows, Feérica tem referências, que vão desde os títulos dos capítulos, a certas descrições feitas. Digo aqui que me peguei com um sorriso, quando vi a referência breve a Artemis Fowl (E Sim, e o sorriso foi maior do que o da referência ESCANCARADA a Dragon Ball Z). O ritmo do livro é sempre rápido, de maneira que esbarramos no único defeito do livro em si, sendo o final que acontece bem depressa por assim dizer, e ficou corrido demais, se tivéssemos umas cinco ou 10 páginas a mais poderia ter sido melhor, mas não estraga em nada a experiência da leitura. Afora isso, e a um detalhe mínimo que pode ter passado despercebido na hora da revisão, quando trocam o nome de um personagem em um trecho, não há nada de negativo a mencionar em Feérica.

Acho que já fiz a minha parte em falar tudo o que poderia nesse espaço aqui, mas recomendo Feérica fortemente. E se um livro mais light não for a sua praia, é um ótimo presente para a sua namorada, ou para aquela garota que você tá afim... Vai que cola? Ah, sim, já ia esquecendo! O final deixa gancho para uma desafiadora sequência.

site: http://livro.gamerboxbr.net/2013/07/pitaco-003-feerica.html

Karine 15/09/2013

Feérica é o terceiro livro da autora Carolina Munhóz, publicado pela Fantasy, um selo fantástico do Grupo Casa da Palavra, que por sua vez faz parte da editora LEYA.

Embora eu seja suspeita para falar do livro da Carol (sim, eu a chamo assim), Feérica foi uma grande surpresa. Eu estava quase morrendo de ansiedade para a leitura e estava com as expectativas lá em cima.
É claro, que quando se tem boas expectativas para um livro e você se decepciona, a frustração é muito maior. Mas é aí que está. Feérica me deixou de queixo caído.
A Carol construiu uma mistura de romance chick lit com o sobrenatural que só ela consegue fazer que me deixou sem saber definir direito a que gênero o título pertencia. Eu já tinha lido o ebook assim que lançou (porque tinha feito uma promessa de só comprar livros na bienal) e depois que peguei meu exemplar para dar uma “reelida” para construir a resenha, não resisti. Violet me prendeu mais uma vez e me fez devorar as 348 páginas em poucas horas.

Feérica conta a historia de Violet Lashian, uma fada de cabelo roxo que nasce exatamente dessa cor que tem uma obcessão pela cultura pop humana. Em Ablach, a dimensão em que vive, é perseguida de maneira injusta, sempre causando mais constrangimento do que orgulho para a família. Ignorada e humilhada pelas fadas, Violet decide abandonar sua dimensão em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. E com isso, ela vai parar em Los Angeles.
Apenas com uma bolsa de ombro, duas malas de roupas e um bolinho de dinheiro, ela tenta encontrar alguma forma de realizar o sonho em que sempre insistiu: Ser reconhecida pelos humanos. Violet deseja que dessa vez os humanos realize o sonho de uma fada.
Bastidores de reality shows, festas badaladas, encontros amorosos com jovens milionários, fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada por tudo o que sempre sonhou. Mas será que Violet seria capaz de manter a pureza de sua raça em um mundo corrompido pelo deslumbre material?

Feérica vai trazer questionamentos das quais poucas vezes parei pra pensar. Afinal, até que ponto você iria em busca de poder? E depois de adquirido, você deixaria que a materialismo corrompesse seus verdadeiros princípios?
Violet irá fazer com que os humanos a venerem, ou será corrompida pelo pior que a sociedade humana possui?

A primeira coisa que mais chamou minha atenção é a evolução da Carol desde seu primeiro livro, A Fada. A narração, os diálogos, o questionamento dentro de cada cena e a descrição dos personagens são dignos de um Best seller. Primeiro, que a inocência de Violet no mundo humano ao primeiro contato é engraçada. É impossível não rir – e muito – com esse livro. Segundo são as relações dos personagens. As interações entre si acontecem de forma natural e inteligente.
Você vai se sentir um verdadeiro espectador assistindo a um reality show enquanto lê a entrevista com o incrível e irreverente Dennis Papperman onde Violet conta tudo!
Senti-me estupefata com o fim da leitura. É o livro completamente diferente de tudo que já li. É original e muito... muito... mas MUUITO criativo.
E a Carol CAPRICHOU. Em 31 capítulos e um Prólogo ela se utilizou de 32 seriados diferentes, desde séries que eu AMO á reality shows divertidos.
Nas cenas dos eventos você poderá encontrar Demi Lovato rebolando até o chão, Eminem sempre gato numa luta de UFC e Paris Hilton bebendo um champagne.
Esse é um dos elementos que só Carolina Munhóz consegue fazer bem feito: o contato com a realidade dentro do mundo fantástico. Você consegue conhecer os gostos de músicas/filmes/séries da autora só lendo o livro. E cá ente nós, um gosto maravilhoso de se ter.

Os títulos são frases conhecidas de séries que vão de Pretty Little Liars, The Walking Dead, Game of Throres e The Big Bang Theory... só pra você sentir o poder!

E pelo colar de Titânia, O QUE FOI AQUELE CLÍMAX? Eu quase morri do coração!
Não há UM ponto baixo no livro, você simplesmente não vai conseguir largar o livro até devorar a última frase. Ele é um verdadeiro virador de páginas. O final é surpreendente/impressionante/e santo-Deus-quero-logo-essa-sequência!

Sim, a Carol me disse que há 99% de chances de uma sequência. E fala sério, assim como eu você vai querer mais da apaixonante fada de cabelos roxos desesperadamente.

Na verdade, não dá pra explicar exatamente a maravilha e originalidade do livro através de uma resenha. Só lendo pra entender o talento tamanho da Carol e do quanto ela caprichou nesse livro. Dá pra ver o carinho com que ela escreveu cada frase. E que conhecimento de mundo ela tem gente! É de deixar qualquer um babando.

Enfim, um livro pra divertir, pra fazer você pensar e acima de tudo... pra se apaixonar... porque né... Violet!

site: www.fulanaleitora.com

sophia 07/05/2021

esse livro é muito perfeito, li ele a uns anos atrás, mais pelo que eu me lembro ele tem q linguagem bem atual, eu amei ele muito.

softaas 22/03/2021

Esse livro é o melhor livro que já li li ele com 10 anos de idade e se não me engano um dos primeiros livros que eu li sem imagem.
A violet tem apenas um objetivo ser famosa no mundo humano. Esse livro é uma obra nacional a minha primeira leitura nacional, e a minha favorita ate agora

Fabi 26/05/2020

Ai gente, achei a história muito fofinha. Ganhei ele numa barraca de pesca de festa junina e o livro ficou um ano aqui parado. Resolvi pegar pra ler nessa quarentena e, olha, se eu soubesse que eu ia me apaixonar tanto, teria lido antes. Fiquei super interessada em ler as outras obras da Carolina Munhóz e eu preciso dizer que PELO AMOR DE DEUS A CONTINUAÇÃO DESSE LIVRO VIROU QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA POXA CAROLINA EU PRECISO SABER O QUE ROLOU COM A VIDA DA VIOLET DEPOIS DE TUDO!!!!!!

Laysa.Aquino 15/06/2021

Relembrando
Eu li esse livro ano passado, ele que me ajudou na volta a leitura no meio desse caos da pandemia.
É uma história divertida e leve, uma mistura de fantasia com o maravilhoso mundo pop (as referências pop em cada capítulo, eu sou apaixonada) não tem como não se apaixonar por Violet e suas confusões.

Fê Criativos e Divertidos 26/09/2020

Faltou tato pra falar da Síndrome de Asperger
"A fantasia não era das melhores. Mas a realidade ainda era cruel."
Não imaginei que encontraria no próprio livro um quote que poderia definí-lo.
Gosto muito de fantasias e quando li a sinopse desse livro na livraria achei a ideia legal: uma fada que era desprezada na sua dimensão e veio para o mundo humano buscando a fama em algum reality show.
Ao menos era uma coisa diferente, a feérica vindo para cá em vez de humanos indo pra lá.
Mas acabei achando a história um tanto superficial, as coisas iam acontecendo sem criarem uma conexão entre elas. E insisti em ler até o final para ver se alguns personagens voltavam. Ainda bem que pelo menos eles voltaram...
Porque disse que insisti?
Bem, me deparei com um personagem que poderia ter sido muito bem abordado porém não foi isso que aconteceu e isso me deixou um pouco chateada com a história, atrapalhando que a leitura fluísse pra mim.
Gregório surgiu no livro tirado sei lá de onde pelo agente da fada Violeta para criar um relacionamento amoroso no reality show. Ele era criador de uma rede social denominada "odeio o meu dia", tinha um estilo nerd e seu jeito de falar era sempre direto, sem metáforas e ironias, levando tudo ao pé da letra.
Ele se explicou dizendo à Violet que foi diagnosticado com Síndrome de Asperger.
A autora tentou criar uma cena em que a fada não se deixasse diminuir com as coisas rudes que o personagem masculino dizia, mas acabou sendo um tiro pela culatra.
A protagonista acabou fazendo pouco caso dele, deu um chilique e destruiu com uma frase tudo o que ele construiu nos seus negócios. E passou a se referir a ele ao longo da história como "nerd chato".
Olha pessoas, isso me incomodou bastante viu! Colocar um personagem sindrômico na sua historia, é necessário tato, conhecimento de causa e empatia!
Cheguei a pensar em não postar sobre esse livro. Quero deixar claro que não estou aqui para "falar mal" de um livro, ainda mais de autor nacional, pois imagino o quanto deve ser difícil escrever e publicar uma história.
Mas ao mesmo tempo eu não poderia deixar passar a oportunidade de falar sobre a síndrome e sobre o cuidado que devemos ter ao tocar nesses assuntos.
A síndrome de Asperger faz parte do chamado TEA - Transtorno do Espectro Autista- e é uma condição de desenvolvimento caracterizada por excentricidade, constrangimento motor, dificuldades nas relações sociais, interesses limitados e repetitividade do comportamento (Fonte Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde)
Atentando para estas características entendemos que o personagem não era um "nerd chato" e que sua rede social não era apenas seu negócio, mas sua fuga é espaço de comunicação.
A história continua com Violet vivendo uma coisa diferente a cada capítulo e ao final reconhecendo que precisava viver o que viveu para aprender mais e evoluir como fada.
Mas para mim, eu já estava decidida a concluir o livro só para ver se ela iria se retratar com Gregorio.
É isso, espero ter conseguido me expressar e passar a vocês o que senti com essa leitura. Afinal, os livros servem mesmo é para mexer com a gente de diferentes formas.

Renata Rocha 18/01/2021

Um livro bastante fluído que dá pra ler rápidinho, é bem bobinho também, mas já era algo que eu esperava.

Renata Floro 06/12/2021

Tinha altas expectativas para esse livro, mas me frustrei muito!
Achei a escrita arrastada e cansativa, além de ter encontrado pelo menos em duas frases do livro palavras de cunho preconceituoso, uma delas foi " Você é uma fada! Vocês devem ser brancas, não?" e outra do mesmo estilo ainda no começo do livro.
No geral, o livro tem uma ideia boa, mas, na minha opinião foi mal executada durante a história.

Laura 10/09/2020

Muito engraçado e viciante.
Violet sempre foi uma fada diferente das outras. Ela sempre foi viciada na cultura humana, e, um dia, devido a uma confusão ela acaba indo parar no mundo dos humanos. Depois de se revelar uma fada resolvem fazer um reality show dela, só que, com o passar do tempo, ela acaba se perdendo na fama e no dinheiro e deixando de lado sua magia.

Eu achei a história super engraçada e divertida. É um pouco "bobinha", ideal para jovens e adolescentes. A leitura é simples e gostosa. Eu me envolvo fácil com livros, porém dificilmente me vício em um livro. Mas, esse livro me viciou completamente, sempre que eu iapegava pra ler não conseguia mais parar, só parava porque tinha outras coisas pra fazer. Quando terminei me arrependi de ter lido tão rápido.
Minha única decepção foi que, como o subtítulo do livro é "acompanhando a magia", pensei que teria um foco muito maior na magia da Violet. Abordou bastante esse tema da magia, mas eu esperava um pouco mais. Não foi exatamente uma decepção, mas o final foi bem corrido e ficou com aquele arzinho de continuação, mas eu gostei.

Ainda estou em dúvida se marco como favorito ou não.

jubs 27/04/2021

Feérica
Feérica é um livro onde eu nunca tinha ouvido falar mas uma vez comprei pois estava em promoção e acabei deixando parado na estante e agora que resolvi ler amei.
O livro conta a historia de Violet uma fada que tinha uma paixao pela vida humana e sempre se comportava tentando ser uma,ate que em uma discussao,acabou fugindo de sua terra e resolveu ir ao mundo humano e foi prar em um reality show,e depois disso sua vida nao foi mais a mesma.Tendo que lidar com a fama e dramas,e um sendo proibida na sua dimensao a fada vai gter que superar tudo isso.
Um livro nacional bem levinho e curtinho de ler, aconselho para quem esta começando na leitura ou tentando sair de uma ressaca literaria?

1 | 2 | 3 | 4 | 5