Mel e Amêndoas

Mel e Amêndoas Maha Akhtar

Resenhas - Mel e Amêndoas

Emanuelle Najjar 31/12/2013

Um dos piores que já li na vida
Para ser franca, "Mel e Amêndoas" foi o pior livro que li este ano e, quiçá, um dos piores que já li na vida.

Antes de qualquer coisa: é um livro lento, que fala sobre amizade e também (de alguma forma) sobre o papel da mulher, com vários obstáculos possíveis seja no universo ficcional ou real, ainda mais levando em consideração o local onde a ação se passa. E olha que já li muitos livros sobre mulheres e ainda mais sobre mulheres do mundo árabe. Sempre foi um universo que me cativou, portanto não sofro de falta de bagagem no assunto. Ficcional ou não, as personagens são desinteressantes (a única que me causou algum interesse foi justamente Mouna, e ainda assim me decepcionei com ela). Elas foram escritas e mostradas de maneira boba e preguiçosa, cuja escrita não ajudou em nada. Uma perspectiva que não é nada boa tendo em vista a forma que a narrativa é desenvolvida.

O livro é narrado em 3º pessoa, no tipo que chamam de narrador observador. Não é o tipo de narrativa mais simples, mas normalmente é o que mais me agrada. O problema é que a autora conseguiu tornar o livro fraco, nada cativante e incompleto em vários setores, sem contar a "ação" que passa de um núcleo para outro várias vezes sem a menor nexo ou coerência.

Para dizer a verdade, me senti como se estivesse lendo uma fanfic mal escrita, ou um pdf mal traduzido ao invés de uma obra literária. Além disso, "Mel e Amêndoas" tem o fim mais preguiçoso que já li na minha vida (não, isso não é um spoiler).

site: http://garotadabiblioteca.blogspot.com/2013/12/resenha-mel-e-amendoas.html
Letícia D. Bandeira 21/09/2015minha estante
Eu gostei das histórias de algumas outras personagens como a Amal e a Nina, mas realmente o final foi muito decepcionante, achei extremamente corrido e acabou de um jeito meio ridículo, parece que as histórias foram extremamente detalhadas e depois abandonadas por preguiça mesmo. Não sei se você leu o livro físico, mas eu li o pdf, outra coisa irritante era ficar descrevendo as marcas do que elas estavam usando, como se fosse uma coisa extremamente visível, isso me incomodou, descrições mais simples teriam sido melhores.

Poesia na Alma 19/04/2015

Linda, delicada e emocionalmente forte
Passei muitos dias tentando escrever essa resenha de forma crítica. Aquela resenha bonita, imparcial, bacana, que a gente gosta de ler. Mas não deu. Não há como descrever este livro sem parecer apaixonada, visceral, até um pouco boba.
Mel e Amêndoas, 448 páginas, Editora Planeta, é o tipo de livro que te arrasta num turbilhão e te envolve até a completa submersão.

Vanessa Vieira 02/09/2013

Mel e Amêndoas_Maha Akhtar
O livro Mel e Amêndoas, da jornalista e escritora Maha Akhtar, nos narra a história de seis mulheres, distintas entre si, que acabam tendo os seus destinos cruzados em um salão de beleza de Beirute, o Cleópatra. As personagens compartilham seus momentos de felicidade, medo, frustração, dor e solidão, tornando a trama atrativa e envolvente.

Mouna Al-Husseini é a proprietária do Cleópatra, um salão que devido as consequências da guerra civil, caminha para a decadência. Mouna é solteira, tem 37 anos e tem que conviver com as repressões de sua mãe, Fátima, dia após dia, não só por não ter arranjado um bom casamento, mas também por ser uma mulher à frente de seu tempo e ter um modo bem "ocidentalizado", sobretudo ao que concerne ao seu vestuário. Como se não bastasse a implicância materna, ela enfrenta sérias dificuldades para administrar o salão, que já teve dias bem melhores.

O Cleópatra, que até então, possuía uma agenda extremamente vazia, acaba atraindo a atenção de novas clientes. Elas ficam encantadas com o tratamento que recebem por parte de Mouna e de sua assistente, a taciturna Amal, e começam a frequentá-lo com assiduidade. O salão se torna um point não só para cuidar da beleza como também para que essas mulheres possam conversar abertamente entre si. Cada uma delas tem uma história de vida diferente e interessante, assim como suas procedências e culturas, e no Cleópatra, podem falar abertamente sobre o que sentem, o que buscam e o que esperam do futuro, sem correr o risco de serem vigiadas e censuradas sobre as suas opiniões.

Mel e Amêndoas é um romance incrivelmente construído, com personagens bem construídas e próximas ao real, que nos revelam os sabores e dissabores de se viver em um país onde o Ocidente e o Oriente vivem em convergência. Narrado em terceira pessoa, identificamos nas histórias das seis mulheres fragmentos de nossas próprias vidas, o que, por si só, nos encanta e cativa.

Mouna é uma personagem moderna, atrevida e cheia de esperança. Apesar da sua luta constante para sobreviver, tendo pouquíssimo dinheiro e convivendo com a rispidez e intolerância de sua mãe, ela não deixa de sonhar com um futuro melhor e batalha muito para que os seus sonhos se concretizem. Foi uma das personagens que mais me cativaram por sua fibra e perseverança. Sua assistente, Amal, é extremamente tímida e soturna, se isolando da realidade o máximo que pode. Sua história de vida é uma das mais tristes do livro, e mais do que justifica o seu comportamento. Me emocionei bastante com a carga emocional imposta a esta personagem.

"(...) Só fazemos mal às pessoas que amamos, porque sabemos que nunca deixarão de nos amar."

As clientes de Mouna são bem distintas entre si. Temos a diplomata libanesa Imaan Sayah, uma mulher poderosa e importante, que convive com as mazelas de um casamento de fachada; Nina Abboud, que sentiu na própria pele os algozes da guerra e que, apesar de ter arranjado um bom casamento, ainda não conheceu o amor verdadeiro; Lailah Hayek, ex-miss Líbano, esposa de um homem totalmente desprezível e, por último, Nadine Safi, uma mulher extremamente simpática e atenciosa, casada com um ex-embaixador. Apesar de serem diferentes no que concerne a classe social, religião e etnia, elas têm em comum anseios, medos, incertezas e sofrimentos e acabam unidas por um forte laço de amizade.

Em suma, Mel e Amêndoas é um livro sensível e envolvente, que consegue tocar a alma do leitor. Nos encantamos com as histórias paralelas dessas mulheres fortes e guerreiras, que rompem todas as barreiras que se apresentam em seus caminhos e não têm medo de buscarem a felicidade. Uma história cativante, repleta de vida, sonhos e esperanças. Achei a capa muito singela e bonita e gostei da diagramação, com fonte em um tamanho bastante agradável. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2013/09/resenha-mel-e-amendoas-maha-akhtar.html

Carol Minardi 20/12/2013

Muito delicado
Gostei muito deste livro que conta a história de mulheres fortes, que erram, que acertam, que amam, que traem. Achei muito interessante conhecer mais sobre a história do Líbano, dos costumes e da cultura de seu povo.

Achei a escrita fluente e tranquila e só não dei 5 estrelas porque no final penso que a autora correu um pouco com os fatos e esqueceu de alguns personagens, que apesar de secundários, eram muito interessantes.

De qualquer forma é um livro que recomendo, sem dúvidas.
Laura 13/05/2014minha estante
Acabei de ler a sua opinião Carol e concordo plenamente com vc, ele escreveu 448 pagina para correr no fim, ou escrevesse mais e desse um final mais detalhado.

Deisinha 06/05/2020

Um livro de ficção, mas com alguns temas reais e com citações de pessoas que eram vivas e que foram importantes não só na narrativa, mas na vida real. Maha Akhtar, criou personagens únicas e sensacionais, uma trama bem descritiva e que não deixa nada para trás. No início conhecemos Mouna, uma mulher solteira e dona de um salão e que mora com a mãe e a tia. Elas foram uma das inúmeras vítimas da guerra civil libanesa, perderam a casa e familiares e além de tudo Mouna sofre uma pressão da mãe para se casar. No decorrer do livro conhecemos a história de Amal, Nadine, Nina, Lailah, Imaan e suas histórias sobre a guerra, consequências e o que levaram elas até onde estão. Cada uma tem uma forma de cativar e que entendemos o porquê de cada coisa acontecer, são antes de tudo mulheres fortes com sonhos que nunca deixaram para trás, com problemas familiares e tentando lidar com as marcas da guerra. O que mais me surpreendeu foi a história de Amal, chorei demais porque o impacto que teve na vida dela foi a mais forte e que a tornou uma pessoa muito mais forte que antes. A escrita de Maha Akhtar, não me prendeu logo no início e a leitura fluiu da metade pro final, isso se deve ao fato de eu ter me confundindo com os nomes dos personagens e suas ligações. A única decepção foi o final, por mais que estivesse se encaminhando para que tudo ficasse bem, eu esperava um final diferente, mas isso não deixa o livro menos interessante.

Jaqueline 24/11/2013

“Mel e Amêndoas”, livro publicado no Brasil pela editora Planeta, é um belíssimo e sensível romance sobre seis distintas mulheres libanesas. Vivendo em diferentes classes sociais e passando por necessidades emocionais incomparáveis, nossas protagonistas trazem em si uma beleza e humanidade sem igual. Com habilidade técnica e emoção, ingredientes fundamentais para um bom livro, a jornalista e escritora Maha Akhtar conseguiu me fisgar com sua história, um dos melhores romances que li neste ano.

O livro tem como cenário principal o salão de beleza Cleópatra, comandado pela espirituosa e batalhadora Mouna Al-Husseini. Vivendo com sua mãe e sua tia, ela enfrenta condições adversas para sustentar sua casa após a morte do pai e dos irmãos na guerra civil que abala seu país. Com quase 40 anos de idade – ou seja, muito velha para conseguir um bom casamento segundo os costumes libaneses - e pouquíssimo dinheiro, ela atura os lamentos diários da mãe, que se preocupa mais em ofender a filha por conta de seus trajes “ocidentalizados” do que em trabalhar por conta própria.

Amal, a reclusa e mal-humorada assistente de Mouna, também é uma das protagonistas do livro. Com uma história de vida trágica, esta mulher talentosa se fechou para o mundo e para tudo de bom que a vida pode lhe oferecer. Amargando uma agenda vazia no salão e precisando desesperadamente de dinheiro para o pagamento de um imposto, a vida destas duas mulheres começa a mudar com a chegada de novas clientes, que ficam maravilhadas com a qualidade do atendimento do salão. É no simples salão com porta de madeira e letreiro de luz neon cor de rosa que mulheres tão diferentes quanto a diplomata Imaan Sayah e a ex-miss Lailah Hayek encontram um ponto de convergência, um porto seguro para falar sobre suas vidas, seus dilemas, suas frustrações, seus relacionamentos pessoais, sonhos e desejos mais profundos.

Em certos momentos, viajamos para o passado dos personagens e embarcamos em uma “história dentro de uma história”, algo próximo de “As Mil e Uma Noites”. Em uma delas, temos a zona sul do Rio de Janeiro como cenário, e confesso que foi muito interessante ler sobre algo tão próximo a mim pela ótica de uma autora estrangeira, uma pessoa com uma bagagem de vida tão diferente da minha. Outro ponto interessante sobre o livro é o aspecto cultural que ele traz em si, apresentando ao leitor valores e significados de uma cultura tão rica e diversificada. Por mais que o ritmo da narrativa possa parecer um pouco lento em certos momentos, a linguagem do livro é simples e clara, com algumas palavras em árabe e francês que aparecem listadas em um glossário no final do livro*.

Nina Abboud, Lailah, Mouna, Amal, Nadine Safi e Imaan dividem a cena com outros personagens, como as divertidas doceiras Ghida e Nisrine, a rabugenta senhoria Claudine, o charmoso Samir, que transforma a vida de Nina, a libertária chef italiana Claudia e Amin, alvo das expectativas apaixonadas de Mouna. Porém, o foco principal da história de “Mel e Amêndoas” são as possibilidades de renovação, mudança e esperança em meio a uma cidade partida e dilacerada como Beirute – uma verdadeira alegoria para o estado psicológico de cada uma dessas personagens, que tiveram suas motivações enfraquecidas por falta de apoio, convenções sociais ultrapassadas, casamentos infelizes, ambição, violência, guerras e mortes.

A construção da história de “Mel e Amêndoas” é fantástica, realmente encantadora. A autora Maha Akhtar merece ter seu talento aclamado por esta obra, que tem personagens profundos e impactantes, que realmente fazem a diferença na história. A cada página descobrimos algo novo e relevante sobre a trajetória destas mulheres batalhadoras, que romperam barreiras em busca da liberdade de ser aquilo que elas realmente são: livres.

•Curiosidade: o país foi um protetorado da França após a Primeira Guerra Mundial, e por isso a alta sociedade gosta de provar sua distinção usando termos franceses no cotidiano.

site: http://up-brasil.com/resenha-de-livro-mel-e-amendoas-maha-akhtar/

Tili Oliveira 18/06/2014

Foi uma surpresa mal amarrada
Um final feliz da modernidade. Um faz-de-conta diferente, com aparência de vida real.
Mesmo assim, o modus-operandi da autora não me convenceu. O vai e vem, tentando unir a vida das personagens de forma naturalmente surpreendente não colou. Fato é que, em diversos momentos as coisas ficam meio atrapalhadas, e até forçadas, pra parecerem coincidências. Sem contar que, me parece estanho um mundo tão fácil para as mulheres que vivem naquela região.
Sei lá, faltou liga! mas vale a leitura.

Literatura 13/04/2015

Poesia em forma de romance
Mel e amêndoas, de Maha Akhtar, 444 páginas, Editora Planeta, me fisgou pela poética do título e a simplicidade da capa. Ao ler a sinopse, não tinha mais jeito, precisava do livro, urgentemente.Existe uma história, lógico, mas uma história por trás de palavras poéticas e sensíveis, tão bem selecionadas quanto as flores cuidadas pela jardineira mais zelosa e amante da profissão.

Não sei ao certo o que me deixou mais inebriada, entre sensações e leitura, fiz viagens infinitas a universos próprios em que somente eu tenho a chave de acesso. Para quem é imediatista, talvez o livro não agrade, mas quem é imediatista e sabe que nem sempre isso é bom, o livro força a aquietar a alma. Já ouviram a música Paciência de Lenine? Casa tão bem com a leitura e uma caneca de chá tribal.

A história de mulheres que em comum, além do espaço geográfico – Líbano, carregam na alma as marcas de uma guerra cruel. Além da guerra, elas também lidam com as frustrações do dia a dia: religião, imposições sociais, machismo, amores arruinados.

Mesmo assim, reunidas num salão Cleópatra (sugestivo) elas se encontram para renovar a própria vida. E elas vão se despindo de padrões para serem mulheres com histórias para contar. Mesmo depois da guerra, seus sonhos continuam lá e a chama que habita o ser humano não se apagou nos corações delas. Ao contrário, parece que o sofrimento da guerra, deixou suas almas mais ávidas por vida...

Resenha completa no site

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/sem-categoria/resenha-mel-e-amendoas-maha-akhtar-poesia-em-forma-de-romance/#.VSvu5fnF8Vs

Glétsia 26/10/2015

Um livro bem escrito. A trama gira em torno de mulheres, cada uma com uma história singular marcante, que têm suas vidas entrelaçadas a partir de um fator em comum, o cabeleireiro Cleópatra. Histórias recheadas de dramas comuns que nos leva a refletir sobre a nossa própria vida. Uma riqueza nos detalhes da cultura libanesa que leva ao leitor a sentir o gosto das comidas, a se transportar para lugares e a vivenciar as histórias relatadas. Enfim, um romance muito saboroso de ser lido.