Antes da Forca

Antes da Forca Joe Abercrombie

Resenhas - Antes da Forca

1 | 2 | 3 | 4

Lina DC 16/07/2014

"Antes da Forca" é o segundo livro da trilogia "A Primeira Lei" de Joe Abercrombie, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro. A trama é desenvolvida da mesma maneira do primeiro livro: a narração é feita em terceira pessoa e os capítulos alternam entre os personagens e as localizações.
Começamos a leitura acompanhando Cachorrão e o bando rumo à cidade de Ostenhorm e West em Angland junto com o Marechal Burr, o príncipe Ladisla, Poulder e Kroy. Esses dois núcleos apresentam abordagens diferentes sobre a iminente guerra. Enquanto os guerreiros do Norte são mais diretos, até mesmo considerados selvagens, os soldados da União seguem protocolos, elaboram planos e até mesmo tentam dar atenção as idiotices do príncipe Ladisla. O encontro e a convivência desses dois grupos é muito bem construída, com situações repletas de discordâncias, mas também de entendimento sobre o bem maior.
Já Glokta foi enviado para Dagoska para investigar o desaparecimento de seu antecessor. Lá, ele precisa lidar com mais intrigas, traições, mentiras e planos mirabolantes e tentar descobrir quem é o traidor. Seria Carlot dan Eider, a mestra da Guilda dos Mercadores? O general Vissbruck, encarregado pela defesa da cidade? O Lorde governador Vurms e seu filho Korsten dan Vurms? Ou quem sabe, seria Haddish Kahdic, o representante do povo? São tantas as opções que Glokta terá que dormir de olhos bem abertos....
Isso sem comentar a situação terrível do povo em Dagoska e de um grupo de mercenários liderados por Nicomo Cosca presentes no local. A falta de apoio de seus superiores, a opressão do povo, a falta de verba e os Gurkenses à porta são apenas mais alguns dos problemas que Gokta terá que enfrentar.
Temos ainda a grande jornada de Bayaz que envolve Jezal, Logen, Malacai e Ferro. Uma jornada misteriosa com um grupo tão inusitado e improvável que tem grandes chances de dar errado. Esses personagens vão enfrentar tormentas climáticas, lutas e desafios sobrenaturais. Uma aventura única com o objetivo de salvar o mundo.
Falando em desafios sobrenaturais, em "Antes da Forca" teremos um maior contato com os temíveis "comedores", a origem dos Shanks e muitos outros detalhes envolvendo os primeiros Magos. Vamos conhecer a história de Bayaz e Khaul e também a história de Ferro, desde a sua origem até o interesse de Bayaz nessa guerreira.
A escrita de Joe Abercrombie continua viciante! A maneira como ele descreve os cenários e as situações, a interação entre os personagens, as personalidades fortes e marcantes. Tudo isso acrescenta uma sensação de realismo à história, permitindo que o leitor se imagine no meio dessas batalhas.
Um dos detalhes interessantes dessa obra é a construção dos personagens. Não existem mocinhos e bandidos. Existem pessoas que tomaram decisões equivocadas ou que possuem um código de honra diferenciado, ou seja, personagens humanizados. Não existe uma linha separando os personagens bonzinhos dos malvados. As circunstâncias criam o caráter de cada um deles. Se Glokta não tivesse sido feito prisioneiro, se Logen não tivesse perdido todos que ama, se Ferro não tivesse sido escravizada... São tantos "e se" que moldaram cada um deles. São essas nuances que enriquecem o livro.
Uma personagem que ficou apagada foi Ardee. Ela quase não apareceu e quando surgiu, teve alguns momentos de donzela em perigo que não foram tão impactantes quanto a sua presença em "O poder da espada".
Para os fãs do gênero, a trilogia "A Primeira Lei" é obrigatória. Uma história maravilhosa, com personagens cativantes, um enredo perfeitamente construído e uma escrita deliciosa.

"Já tinha visto muitos mortos, claro, mais do que seu quinhão, mas jamais ficava confortável perto deles. É fácil transformar um homem em carcaça. Ele conhecia mil formas de fazer isso. Contudo, tão logo você o faça, não há como voltar atrás. Num minuto existe um homem, todo cheio de esperanças, pensamentos e sonhos. Um homem com amigos, com família que veio de algum lugar. No minuto seguinte ele é lama". (p. 10)
Luan 22/07/2014minha estante
Eu adoro essa citação, e mais ainda os momentos filosóficos do Cachorrão.

Lina DC 23/07/2014minha estante
Oi Luan, tudo bem?
Eu também adorei os trechos do grupo do Norte rs... O senso de honra deles, o modo como pegam um no pé do outro. Um dos núcleos favoritos do livro.

Luan 24/07/2014minha estante
Com toda certeza é meu núcleo preferido do livro! É muito legal ver a amizade bruta entre eles, o respeito e admiração... até mesmo Barca Negra tem seus méritos rs rs rs rs, e mais legal ainda saber que tudo isso foi devido a capacidade de liderança carismática do Logen. Aliás gostei muito do Nove Dedos nesse livro, que se mostra mais profundo, conhecedor, e um líder nato, capaz de furar até a barreira de ódio da Ferro.

Lina DC 25/07/2014minha estante
Realmente é o núcleo que mais prende a atenção no livro! Tem a mistura certa entre valores morais e sarcasmo rs..

Fernando Lafaiete 28/01/2020

Antes da Forca (Trilogia A Primeira Lei #02) : "Os heróis são os que tem a sorte de sobreviver."
******************************NÃO contém spoiler******************************

Um rei legítimo, um rei autodenominado e um ambicioso Imperador. Três líderes e três exércitos. Do céu centenas de flechas despencam e do solo cabeças rolam. No meio de uma guerra que parece muitas vezes sem sentido, uma jornada acontece e intrigas se desenvolvem. Em quem confiar? Que cabeças rolarão e quais os segredos por trás de um passado milenar? No meio de magos, de nórdicos e de artefatos lendários, "Antes da Forca", o segundo volume da "Trilogia A Primeira Lei", se desenvolve como uma sequência satisfatória, mas ao meu ver longe (nem tanto assim) de ser excelente.  Revelações nos são entregues, novos mistérios surgem e personagens são desenvolvidos com morosidade, se alinhando com perfeição ao ritmo da obra. A narrativa parece sentir orgulho de sua linearidade e de suas curvas narrativas medianas, o que por mais absurdo que pareça, não faz do livro uma obra regular. A escrita fácil de Abercrombie mesclada com sua criatividade e personagens carismáticos, fazem desta continuação uma leitura agradável e muitas vezes Instigante.

"Qualquer um pode enfrentar a facilidade e o sucesso com confiança. É o modo como enfrentamos os problemas e os infortúnios que nos define. A autopiedade anda junto com o egoísmo, e não há nada mais deplorável num líder. O egoísmo pertence às crianças e aos idiotas. Um grande líder coloca os os outros antes de si mesmo. Você se surpreenderia ao descobrir que agir assim torna mais fácil suportar nossos próprios problemas. Para agir como um rei é preciso tratar tomo mundo como rei."

Entretanto, os passados dos personagens são abordados de maneira muito rasa, não apresentando flashbacks que poderiam contribuir e solidificar as personalidades apresentadas; além de servir como sustentações de justificativas de algumas ações e atitudes. As personagens femininas são unilaterais. Algumas descartáveis, aparecendo de forma bastante superficial. Apenas uma personagem se sobresai, mas repito, de forma insatisfatória (em minha opinião), apesar de ser uma personagem muito boa e com muito potencial.

Todavia, as batalhas são bem descritas, sem exageros e absurdidades. Os diálogos são muito bons e a comicidade aparece de forma complementar e equilibrada. Eu adorei todos os personagens, e talvez por isso minha decepção em relação aos seus desenvolvimentos. Queria ter tido muito mais do que me foi entregue. Mais exploração de suas psiques, de seus passados e de suas relações tanto pessoais quanto interpessoais. Destaque para Sand dan Glokta (asqueroso, ambíguo, fascinante e misterioso); Logen (Rústico, engraçado e sanguinário), e Ferro (a força, a brutalidade e a coragem em uma única mulher).

A ambiguidade de "Antes da Forca" é que ao meu ver torna a obra em uma leitura  bem estrutura no quesito político. Mas nada espetacular no nível de obras como "As Crônicas de Gelo e Fogo" e "Mistborn." Mas talvez o que mais tenha me incomodado foi o desfecho em si. Terminei a leitura, encarei meu Kindle por alguns minutos e pensei: "Qual o sentido disso tudo? Nadei para morrer na praia?" Anticlimático é o que define o desfecho que me deixou com preguiça de tentar compreender decisões narrativas tão equivocadas. Joe Abercrombie já me decepcionou uma vez com o desfecho da "Trilogia Mar Despedaçado" (amado por muitos e detestado por tantos outros). Espero e irei começar a rezar desde já para que minha decepção seja eliminada com a leitura do terceiro volume. A mensagem de "Antes da Forca" é clara: "Na guerra a única honra é vencer!"
Jhony 08/02/2020minha estante
so acho o primeiro em e-book, e eu n comprei meu kindle ainda :/

Fernando Lafaiete 14/02/2020minha estante
Compre logo seu kinde amigo... o mundo dos e-books é fascinante. S2

Jhony 14/02/2020minha estante
daqui pra junho eu comprarei

@APassional 04/07/2014

Antes da Forca * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Ninguém será poupado ao ousar aventurar-se no mundo perverso criado pelo genial Joe Abercrombie.

Onde os justos não prosperam, Rá!

Neste livro 2, a saga de nossos anti-heróis prossegue exatamente do ponto em que os deixamos no livro 1. A União enfrentará portanto duas frentes de batalha: ao Norte, os Clãs selvagens de Bethod e ao Sul, O Império de Gurkhul e o poderoso Profeta feiticeiro com seu exército de adeptos, “Os Cem Palavras”, treinados na Arte Superior e violadores da 2ª Lei.

Portanto o bicho vai pegar, e tratando-se de Abercrombie pega mesmo, pois ele não tem nenhum tipo de apego com suas personagens, e irá testá-las nos limites mais absurdos, aliás não há limite, de modo que é uma leitura para quem tem nervos de aço.

Batalhas sangrentas, viscerais, violentas, insanas, total gore, não recomendado a estômagos delicados.

A genialidade do autor fica evidente no domínio que detém da trama, adotando enredos totalmente diversos, que interligam-se apenas quanto a mesma motivação: ao Norte, o regimento militar e as agruras da guerra correlacionadas à escolha do Tenente West, que conflituam entre a honra e a sobrevivência; ao Sul, sob a fenomenal presença de Glokta [que excelente personagem], o desenrolar da estratégia política, o jogo de poder, as manobras de trafico de influência, traições, assassinato, tortura, chantagem, corrupção; e Bayaz, que “aparentemente” ruma ao outro lado do mundo, para buscar um artefato capaz de salvar a União de seu maior inimigo vindo do Sul, nos mostrará uma outra face e com ela a verdadeira motivação pela sua busca.

Muitas surpresas e em sua maior parte pouco agradáveis...

A intercalação desses três enredos nos faz saltitar entre mundos, ora no inverno nórdico, ora no úmido e tórrido clima praiano sulista, ora nas exóticas terras além mundo com a história dentro da história da Irmandade dos Magos, que aos poucos Bayaz vai revelando a Jerzal, Ferro, Logen, Quai e Pé Comprido, que também enfrentam opositores cruéis em sua jornada, contudo seu maior obstáculo será o desenvolvimento da tolerância, do respeito, da coragem e do sacrifício, ou seja, vergarem-se sobre si mesmos. Hummm difícil...

Creio que o maior trunfo deste segundo livro seja a maestria com que Abercrombie desenvolve suas personagens, a forma como se transformam, se humanizam ou desumanizam no decorrer dos acontecimentos é impressionante e de verossimilhança assustadora, o que nos remete a muitas reflexões, de modo que a violência empreendida para tanto é quase lúdica. Hahaha! Se apertar o livro escorre sangue.

Ponderações quanto ao amor, dor, apego, confiança, honra, amizade, família, hierarquia, medo, ganancia, poder, gratidão, lealdade são exploradas com uma sutileza extraordinária através de diálogos fluentes, diretos, ácidos, irônicos, extremamente pertinentes e nos garantem muitas gargalhadas.

Assim preparem-se para muita adrenalina, surpresas, sustos, indignação, medo, paixão, mistério, ação, aventura, repulsa, reflexão, Abercrombie sem dúvida desponta como um dos melhores autores de Fantasia da atualidade.

Já salivando pelo Duelo dos Reis? A Arqueiro adivinhou e colocou em anexo nas ultimas folhas um trecho para te instigar ainda mais Ehhhhhhhhhh!

Excelente Leitura!
By Rosem Ferr.:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 02/07/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/07/resenha-antes-da-forca-joe-abercrombie.html
Wagner 21/08/2014minha estante
Acabei de ler o livro, adorei sua resenha, perfeita.
Ao fim do primeiro livro meu preferido era o Nove Dedos Sangrento!!! mas agora Glokta é meu preferido ahahahahah sensacional ele. Estou no aguardo do livro 3 se a arqueiro demorar muito como nesse acho q vou comprar inglês mesmo ahahahah abraços.

Jessica1248 03/07/2020

Instigante
Gostei mais desse 2° que o anterior, falei na resenha do 1° sobre não gostar de alguns personagens e esperar um amadurecimento dos mesmos.
Pois bem, foi justamente isso que aconteceu, Abercrombie deu profundidade aos personagens e isso faz a gente se apegar e entendê-los, e admiro demais, quando um escritor consegue me envolver a esse ponto.

O grupinho do rolê da guerra, os nórdicos, mais conhecidos como Cachorrão, Três Árvores, Tul Duru, Barca Nergra e Sinistro, adoro a cultura diferente deles, que difere dos "cidadãos comuns", são guerreiros mega conhecidos por seus nomes. Junto com eles tem o West, um dos personagens que voltei a ter simpatia, um coronel que possui a missão, de manter o príncipe da União a salvo e controlar sua tropa perante a guerra.

E preciso dizer, tinha lido sobre o escritor fazer com que você goste de um torturador e pensei "não tem como, impossível", então, estava errada. Glokta é um inquisidor e não gostei dele no início, porém, adoro os capítulos dele e fico esperando o momento de ler mais sobre.
Rick 29/01/2022minha estante
tive a mesma reação que você com o Glokta, odiei ele no primeiro livro, no segundo comecei a gostar e no terceiro ja tava torcendo por ele

ricardo_22 04/04/2015

Resenha para o blog Over Shock
Antes da Forca, Joe Abercrombie, tradução de Alves Calado, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2014, 496 páginas.

Apesar de O Poder da Espada não ser um livro ruim, algumas situações que incomodaram anteriormente me obrigaram a postergar a leitura de sua continuação, Antes da Forca. Algumas vezes por ter outras prioridades, outras apenas por receio de encontrar uma leitura cansativa. Hoje, mais de nove meses depois de ter o livro em mãos, posso dizer que não deveria ter enrolado por tanto tempo.

É bem verdade que o segundo livro de Joe Abercrombie não foi a leitura mais rápida dos últimos tempos, contudo foi possível se surpreender com um enredo mais convincente, cenas memoráveis e algumas explicações fundamentais para o entendimento deste universo. Ainda que também demore a mostrar ao que veio, quando isso acontece o envolvimento é quase imediato.

Dividido em duas partes, Antes da Forca começa já mostrando como os diversos núcleos narrativos estão formados e se preparando para as novas aventuras. Se em alguns núcleos o início chega a ser monótono, em outros isso definitivamente não acontece, como no caso de Sand dan Glokta.

Ao deixar claro desde o início o que esperar dessa personagem, o autor instiga uma relação mais próxima e por isso passei a contar as páginas para que Glokta voltasse a ser o centro das atenções. A certeza de que seus capítulos reservam sempre algo que ressalta a qualidade dessa personagem era apenas mais um motivo para considerá-lo excepcional. Uma personagem como poucas.

Enquanto isso, nos demais núcleos, são apresentadas batalhas sangrentas, elaboração de planos e revelações que começam a dar uma característica própria à trilogia A Primeira Lei. A união de personagens como Logen, Jezal, Ferro e Bayaz apenas engrandece as cenas protagonizadas por eles, afinal são fundamentais para o já citado entendimento. Sendo Bayaz, o Primeiro dos Magos, o grande responsável pelas explicações, fica fácil se sentir parte do grupo e ter o desejo de ir além das páginas do livro.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/04/resenha-318-antes-da-forca.html
Isa Gama 24/07/2016minha estante
Eu comecei o segundo livro hoje, e o Glokta era o meu personagem mais querido no primeiro, e acredito que continuará assim neste segundo. Adoro o jeito irônico dele, se não fosse por ele, não sei se teria terminado o primeiro livro...

Gramatura Alta 19/10/2016

Emocionante
ANTES DA FORCA é o segundo livro da trilogia A PRIMEIRA LEI, sequência de O PODER DA ESPADA, que resenhei há algum tempo aqui no blog. Gostei tanto do primeiro que resolvi ler o segundo (quem não leu a resenha do primeiro pode ler clicando aqui).

Uma das interrogações sobre essa continuação era se o autor iria conseguir manter os personagens que, para mim, ainda não tinham como ser classificados entre vilões e mocinhos. E o ABERCROMBIE conseguiu fazer isso com alguns deles, sim. Já outros, tiveram seus lados definidos e você vai ter a quem amar e odiar.

Alguns personagens passam por mudanças, graças às experiências vividas nas tramas que se desenvolvem ao decorrer desse segundo livro, como o arrogante Jezal, que, ao sair em viagem com companhias que ele detesta, terá que se adaptar, ou tentar, até chegar ao seu destino final: a borda do Mundo. Nessa jornada por terras estranhas e isoladas, muitos segredos vão sendo revelados a cada dia, principalmente sobre Bayas, o Primeiro dos Magos, o que acaba deixando várias dúvidas sobre ele e sobre acontecimentos passados no Tempo Antigo.

O humor ácido do autor virou sua marca registrada, ao menos nessa trilogia, o que torna a leitura agradável. Eu me peguei dando boas risadas enquanto os homens nomeados do norte e antigos companheiros de Logen se irritavam e ''soltavam o verbo'', o que pra eles é normal e rotineiro, já que vivem como selvagens e não ligam muito para os bons modos.

Preciso dizer que, sim, tem partes do livro que são arrastadas, o que me fez demorar um pouco mais em alguns capítulos, e isso pode ser relevante para algumas pessoas que não tenham muita paciência, mas compensa continuar e esperar pelos próximos. As partes das batalhas são eletrizantes demais, e quando começam, você não quer mais parar de ler, ainda mais que são muitas batalhas acontecendo ao mesmo tempo.

Seguindo a linha do primeiro livro, as intrigas, traições e assassinatos por interesses maiores continuam, e para isso contamos com nosso inquisidor, Glokta, que vai até outra cidade para investigar o assassinato de um outro inquisidor e, de quebra, enfrentar inimigos, que estão prestes a atacar e tomar a cidade. Nesse segundo livro, Glokta tem até momentos de bondade, o que não o torna melhor em nada, já que continua torturando e tramando contra quem ousar cruzar seu caminho. Ainda assim, ele consegue ser um dos meu personagens favoritos.

O fracasso de algo grandioso nunca é uma questão simples, mas onde há o sucesso e a glória também deve haver o infortúnio e a vergonha. A inveja chega sorrateira onde há o triunfo. A cobiça e o orgulho levam pouco a pouco a disputas, depois a rixas, e em seguida a guerras.

O final me surpreendeu. O autor vai e faz tudo ao contrário do que você fica esperando no decorrer do livro. Se você quer um livro com desfechos óbvios, este não será ele. JOE ABERCROMBIE é ótimo em surpreender. O livro tá super recomendado.

Preciso dizer que estou amando, amando acompanhar esta trilogia e, mais uma vez, não vejo a hora de ler o próximo e último livro.

RESENHA ESCRITA PELA GABRIELLA, DO GETTUB

site: http://www.gettub.com.br/2016/09/antes-da-forca.html
Kevenon 07/02/2017minha estante
undefined

gomes 22/07/2014

Um livro que me surpreendeu
Esse segundo livro da "A Primeira Lei" é fabuloso. Seus acontecimentos são impressionante, você não espera oque vai acontecer, não tem como adivinhar. Não é como qualquer historia que você ler o começo e já sabe o final.
Indico muito esse livro, para pessoas que querem aventura, ação, se emocionar e chorar de rir. As batalhas desse livro são as melhores que eu já li. AS pessoas que leram o primeiro livro e gostaram, vão amar esse.

Luan 02/08/2014

Não tenho o que reclamar!!!
Confesso que tenho de vontade de sentar ao redor de um fogueira na companhia de Cachorrão, Barca Negra, Sinistro, TulDuru, e Rudd Três Arvores, são personagens que eu gostaria de conhecer na vida real, compartilhar uma refeição, historias e experiencias. Eu senti isso poucas vezes, e em relação a poucos personagens. Por isso meus sinceros parabéns a Joe Abercombrie pelo livro, e pela habilidade indiscutível na criação de personagens.

No segundo livro de serie temos momentos tensos e críticos em todos os núcleos da historia.

Collem West está em Angland atuando no estado maior do Marechal Burr,
fodido, congelado, e ainda designado a tarefa mais complicada de todas, auxiliar e aconselhar nada mais nada menos do que o espalhafatoso príncipe Ladisla no comando do seu regimento com 10mil soldados.

Inquisidor Glokta está fodido, é tudo que eu tenho a dizer, fodido até o pescoço, cercado de inimigos, pessoas perigosas, traidores, e uma legião do imperador de Gurkul acampada nos portões de Dagoska.
Mas o sacana é inteligente e ardiloso!!! Ahhh como eu gosto desse banguela, manco e sádico!!!!

O grupo de Homens Nomeados do norte está encurralado entre, o exercito de Bethod e os Shankas no norte, e a porra da União no Sul. Adquiri um imenso respeito pelo grupo, Três Arvores é um homem pra ser seguido!!!

O inusitado grupo formado por Bayas, Quai, Logen,Pé Comprido e Ferro está indo em direção a borda do mundo. Descobri que não haveria nome mais perfeito para Ferro, se não Ferro!!! Vemos Logen Nove Dedos mostrar seu lado carismático e cheio de empatia, alias o desgraçado é um baita de um líder, sob esse aspecto podemos entender como e porque aquele bando de Homens Nomeados seguiam Nove Dedos!!! E qualquer fã de bárbaros o adora, e mais ainda o Nove Sangrento, e que sangrento nesse volume da serie!!!

Temos algumas explicações dos fatos, entendemos qual é a missão de Bayaz, mais ou menos a origem de Ferro Maljinn, um pouco das tramas oportunas no centro do governo da União, e acima de tudo e talvez a coisa que eu mais goste nesse livro: a circunstancialidade. Todos são o que são devido aos caminhos de suas vidas.

E meu amigo se prepare para muito sangue e um belo estomago forte, eu não sou dado a enjoos fáceis ou mesmo aversão, mas confesso que me arrepiei em algumas cenas.

Livro ótimo, autor bom, personagens incríveis e uma trama legal, Antes da Forca é uma dica que dou a todos fãs do gênero.

- eu responderei suas perguntas!!
- Então diga: Pra que servem os Mamilos?

dani 14/09/2014

Antes da Forca Joe Abercrombie
Quando li O Poder da Espada fiquei encantada com os personagens e a trama apresentada, todas as alianças e reviravoltas me deixaram mais que ansiosa para a continuação e talvez isso não tenha sido tão bom.
Ok, não posso culpar apenas minha ansiedade, esse livro passou por vários contratempos comigo, logo no início da leitura tive uma rotina de trabalho intensa, o que atrasou muito a leitura, depois começou a bienal, momento em que também não li muito, então ele me deixou com a sensação de ser um livro mais lento do que realmente é, mas não o redime de passar um pouco pela síndrome do segundo livro, sendo claramente uma preparação e uma ambientação para o que está por vir.
Sabe aquele momento em um jogo quando as peças se armam para só então realizarem as jogadas e os ataques, foi essa a impressão que Antes da Forca causou, no primeiro livro foram apresentados os personagens, as situações e o enredo em que tudo se desenvolveria, agora neste segundo podemos acompanhar o desenrolar da trama, o caminho que todos tomam e a tensão aumentando, porém por ser um livro intermediário seu ritmo é mais lento e não há grandes desfechos.
Como anteriormente o foco da narrativa muda entre os grupos de personagens dando uma perspectiva geral do que está acontecendo com cada um, vimos West no exército tentando se preparar para a guerra contra Bethod, os nórdicos estão em uma jornada para se aliarem a União também contra Bethod, Bayaz está com Jezal, Logan e Ferro em uma expedição em busca de algo que pode mudar o rumo de todas as guerras, e Glokta foi enviado para uma cidade visando investigar uma suspeita de traição e conter a guerra com os gurkenses. As situações vão se desenvolvendo, mas diferente do primeiro elas não se ligam tanto, são mais independentes umas das outras, porém é possível perceber que o autor está encaminhando todos para um grande acontecimento final, e com essa escolha de variar a narrativa a história paira sobre esses núcleos e ajuda o leitor pois evita que haja um desgaste do grupo tratado e proporciona uma visão melhor de todos os acontecimentos.
O ponto que mais me agradou neste segundo livro foi o tratamento despendido para os personagens, não apenas eles foram aprofundados ou evoluíram, mas sim passaram por mudanças que marcaram cada um deles, é possível ver a humanização começar a surgir naquele que não sentia mais nada, o esnobe aprender que a vida pode ser mais que as aparências, os supostos selvagens mostrarem mais civilidade que os homens dos reis e o que era então um exemplo de comportamento liberar traços obscuros de sua personalidade, máscaras começarão a cair e é possível ver a real natureza das pessoas e como o ambiente e os fatores da vida podem alterar alguém.
Sim, esse pode ter sido um livro mais lento, mas deu uma boa continuidade a história e enriqueceu os personagens por quem já tenho uma grande afeição. Resta-me esperar o desfecho dessa série que gosto tanto.

site: http://vintecincodevaneios.blogspot.com.br/2014/09/livro-antes-da-forca-joe-abercrombie.html

Raniere 17/09/2014

Um livro marcado por reviravoltas
Um ano! Este foi o tempo que eu e vários leitores ansiosos esperamos para ler Antes da Forca, continuação de O Poder da Espada, primeiro volume da trilogia A Primeira Lei, de Joe Abercrombie. E posso dizer, com toda a franqueza do mundo, que a espera foi muito bem recompensada com este excelente livro.

Um pequeno resumo da sinopse (e relembrando o fim do primeiro livro):

Nesta continuação, vemos Luthar, Logen Nove-Dedos, Ferro, Quai, Pé Comprido e Bayaz, o Primeiro dos Magos, atravessando terras sombrias e impérios destroçados, para chegar à Borda do Mundo e conseguir A Semente. Neste grupo, como vimos em O Poder da Espada, todos os personagens são muito diferentes, um dos outros, e para sobreviver a esta jornada, eles terão que vencer estas diferenças e desconfianças, para trabalharem juntos. Porém, Bayaz, já no primeiro livro, escondeu a verdade sobre muitas coisas desta jornada (incluindo o que é A Semente), além do seu passado como discípulo de Juvens e as rixas entre os três irmãos. Como os cincos viajantes vão confiar uns nos outros e continuar viagem se o homem que os reuniu guarda segredo sobre esta, e eles nem sabem pelo que estão lutando?

Simultaneamente, Sand dan Glokta (que eu, pessoalmente, adoro), ex-soldado e torturador da Inquisição, é obrigado a ir até Dagoska, lutar uma batalha já perdida contra os grukenses que, no passado, o torturaram, deixando-o deficiente, desfigurado, manco, sem dentes e com dores constantes, para o resto da vida.

Já no norte, West está lutando contra os soldados de Bethod. Porém, enquanto o inimigo tem soldados experientes, West conta com um exército de nobres que não entendem nada de batalha, só quer buscar honra e não o respeitam, por ele ser de classe social inferior. Além destes problemas, West tem que proteger o Príncipe Ladisla, herdeiro do trono da União, um monarca mimado que não entende nada de liderança e está acostumado a todos fazerem sua vontade, mandado para batalha para, após esta, voltar para o Reino como um guerreiro e ganhar um pouco mais de respeito do povo, que o acha incompetente.

Não esquecendo, também, dos sobreviventes do antigo grupo de Nove-Dedos: Cachorrão, Três Árvores, Sinistro, Barca Negra e Tul Duru, desertores do grupo de Bethod, que planejam se unir à União e derrotá-lo.

Antes da Forca é um livro mais sombrio do que o primeiro, e mais revelador. Nele, além de conhecermos o passado de alguns personagens e do próprio Universo criado por Abercrombie, vemos personagens amadurecendo, sendo forçados a tomar decisões que nunca tomariam, em quaisquer circunstâncias, amigos virando inimigos e inimigos virando amigos.

Com personagens fortes e interessantes, à maneira de cada um, Abercrombie nos prende com um suspense intrigante, batalhas épicas alucinantes e intrigas políticas, e vai dando, de pouquinho em pouquinho, a verdade por trás de cada personagem. Porém, ai invés de satisfazer, estas pequenas doses aguçam a ânsia por saber mais. Antes da Forca me fez ficar agoniado em muitas partes, me fez rir bastante em outras, e também me deixou triste em certas cenas. E é maravilhoso quando um livro pode causar todos estes sentimentos no leitor!

Enfim, eu indico fortemente este livro para os fãs dos livros de Geroge R.R. Martim, Raymond E. Feist, Terry Brooks e Tolkien. Esta série é maravilhosa, e vale cada dia de espera pelo próximo volume!

site: https://www.facebook.com/EncontrosLiterariosRJ

Nando Brekker 08/11/2023

Os personagens carregam essa série e eu amo
A história é boa, mas você fica pelos personagens. Eles são tão bom de acompanhar, você quer saber o que vai acontecer com eles e não se o mundo vai ser salvo haha

As intrigas políticas são minhas partes favoritas, quando o Joe foca capítulos inteiros em batalhas, por algum motivo, acho arrastado (exceto a batalha com os Shankas na floresta que eu fiquei tenso demais).

Ansioso para a conclusão da história e dos meus personagens.

Obs: Pra mim o Glokta é a versão malvada do Tyrion hahah

Aline 04/10/2014

Antes da força #2
Aviso que não sou especialista no estilo desse livro, mas irei expor minhas impressões sobre o livro.
O livro basicamente me mostrou como determinado povo era antes e durante de uma guerra sem fim, motivada pelo controle do poder e pela dominação dos territórios. A Guerra é entre a União (vários reinos sob o domínio de um Imperador) e Bethod (Um guerreiro Nórdico que se aliou a uma bruxa e um mago - esses estão descumprindo a primeira lei e a principio vencendo várias batalhas).

O livro não nos apresenta a versão de Bethod, na realidade ele nem aparece, só escutamos falar que seu exercito esta em tal território etc. Sobre a bruxa e o mago eles também não aparecem só são citados pelos guerreiros como os motivos de tudo que está acontecendo. As vezes ficava me perguntando o porquê disso. Percebi que mais uma vez a definição de mocinho e vilão ficou em aberto, talvez porque nesse contexto de guerra não fosse mesmo possível saber quem as pessoas realimente fossem.

Lendo consegui ter uma noção geográfica do território em disputa, mas com certeza se tivesse um mapa teria me ajudado bem mais. Mais um vez os capítulos foram revezados entre os guerreiros Nórdicos que estão lutando ao lado da União e o agente da Inquisição Glokta e seus ajudantes (torturadores), eles trabalham para o imperador (procuram e investigam traidores da união).

Muitas são as reflexões dos personagens sobre a vida e a morte, elas me chamaram atenção. Eles dizem que a morte é a grande niveladora social, porque quando ela chega todos ficam iguais. E na guerra pode-se morrer pela mão de um homem ou pela ação da natureza (mudanças climática, falta de alimentos etc).

Ao longo do texto somos informados sobre estratégias de combate, o que um exército precisa ter para ser bem sucedido; o que geralmente acontece com os familiares dos perdedores; como é ser líder numa guerra; a motivação de cada um para estar envolvido na guerra, em muitos casos vingança ou busca pelo prestigio; a desmistificação do herói, já que na realidade eles são os que sobrevivem; alianças e amizades incomuns por necessidade na hora da batalha ou depois dela; também somos informados sobre o passado mitológico desse povo (sua tentativa de explicar a origem da guerra); a postura no campo de batalha caso queira sobreviver. Enfim são tantas informações que minha mente ficou a mil.

No final os personagens se perguntam como ficará sua vida após essa guerra, já que muitos sempre viveram em constantes batalhas.

site: http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2014/09/antes-da-forca-joe-abercrombie.html

Raife 24/01/2015

A balança entre a magia e a realidade tem um resultado medíocre.
Antes da Forca é uma bela continuação quando se fala de personagens. Abercrombie é competente em se aprofundar no passado e na síntese de seus protagonistas. Seus maiores trunfos são West, que vai do militar padrão e comportado para um homem que segue seus princípios chegando até a cometer o maior crime de um reinado monárquico. E Jezal, que basicamente vai de babaca para chato, ainda assim tendo mudanças em sua persona.
Agora é uma continuação medíocre quanto a todo o resto, narrativa. Por partes, a maioria os capítulos do grupo de Bayaz são na simplicidade da palavra: Chatos. Ele tenta repetir a fórmula do grupo do norte (aí sim ganha pontos) mas sem sucesso. O navegador é chato, o aprendiz é chato, Jezal é um chorão, reclamão, chato. Ferro sofre da síndrome de Sasuke (pra conhecedores de Naruto), fodona e sombria, não gosta de se relacionar. Um esteriótipo . E até o próprio Bayaz se mostra pouco interessante. O único deste núcleo que mantem o nível é Logen. A saga do grupo também é um problema, além de arrastada ela é mal esclarecida e o pior de tudo: Não tem propósito, não nos leva a lugar algum. Quem leu até o final sabe do que estou falando. Este foi um núcleo realmente cheio de problemas, e o livro perdeu com ele. Uma pena pois Glokta tem um bom plot que entretém o leitor tanto quando West e o grupo do Norte.
Glokta ainda é um personagem fantástico, mas será que ele segura a onda de um terceiro livro, não sei se vou ler O Duelo dos Reis. Abercrombie precisa melhorar seus diálogos, desenvolvimento de personagens femininas e principalmente narrativa.

Vagner46 09/03/2015

Desbravando Antes da Forca
Dando continuação à trilogia escrita por Joe Abercrombie, dessa vez fui presenteado com um livro bem mais dinâmico, repleto (!) de referências ao passado e com um excelente desenvolvimento de grande parte dos personagens principais. Antes da Forca é muito melhor que O Poder da Espada, só para antecipar a vocês.

West encontra-se no Norte, protegendo o príncipe Ladisla de uma iminente batalha com os nórdicos de Bethod. Glokta foi para Dagoska investigar o desaparecimento do antigo superior e tentará segurar o avanço inevitável dos gurkhenses, loucos para retomar a sua cidade. Já Bayaz está viajando para a Borda do Mundo com o seu grupo (Logen, Ferro, Pé Comprido, Quai e Jezal). Isso é o que dá para resumir do final do livro anterior, como apresentado na sinopse.

Como de praxe, o humor de Glokta está presente novamente. Os capítulos dele são terrivelmente hilários, sempre com aquela reclamação constante da dor nas pernas enquanto tortura implacavelmente os inimigos da Inquisição. Só que dessa vez Glokta está em perigo constante, já que Dagoska não é uma cidade conhecida por manter seus superiores com cabeça.

"Já deveria saber. Só os amigos ficam para trás. Os inimigos estão sempre nos calcanhares da gente."

O mais interessante desse livro é que as menções ao passado são bem constantes, não só por parte de Bayaz, mas também por vários dos outros personagens da trama. Conhecemos mais sobre as Primeira e Segunda Leis (Jamais tocar o outro lado e jamais comer a carne de um humano, respectivamente), as guerras de antigamente são explicadas, principalmente aquelas entre os magos Juvens, Kanedias, Gustrod, Khalul e cia. É legal saber dessas coisas, faz diferença num livro, já que todo o aspecto histórico sempre é importante para dar uma boa sustentação à narrativa, até mesmo a certas atitudes de alguns personagens.

Mas nada supera Logen Nove Dedos. Ou poderíamos simplesmente fazer referência ao Nove Sangrento? Para mim é o melhor personagem dessa trilogia até agora, um homem simples e nascido para lutar, ainda mais por contar com as suas "habilidades especiais", digamos assim. Saber como tudo começou para O Nove Sangrento é intrigante, as bobagens que ele fez e também o seu modo de tentar reparar as coisas. Somente uma coisa ficou em aberto e eu quero muito descobrir no próximo livro: o porquê de sua rixa com Bethod.

"– Para mim, não ter medo é ostentação de idiotas. Os únicos homens sem medo são os mortos, ou talvez os que vão morrer logo. O medo ensina a ter cautela e respeitar o inimigo e a evitar se exceder por raiva. Todas essas coisas têm seu uso, acredite. O medo pode mantê-lo vivo, e isso é o melhor que qualquer um pode esperar numa luta. Todo homem que vale alguma coisa tem medo. O que importa é o uso que você faz dele."

Vale ressaltar também que o grupo de Bayaz começa a criar uma conexão mais forte, já que viajar para o outro lado do mundo e simplesmente não dar bola para os outros seria algo meio difícil. Até Ferro, com todo o seu palavrado e aversão aos outros, parece estar mudando (um pouco) o seu temperamento e passa a interagir com os demais. Às vezes de um modo diferente. rsrs

E ainda por cima até o Jezal passa a ser menos mala (por incrível que pareça), mas isso só depois de um acontecimento bem impactante para a sua vida... Leia e descubra. ;)

Mas a melhor coisa nas obras de Joe Abercrombie é a semelhança que podemos traçar com a realidade. Parece que está tudo ali, acontecendo na sua frente. Se alguém tiver que ter um membro amputado, assim o terá. Se você precisar de uma descrição de alguém agonizando, pedindo para morrer o quanto antes, assim você terá. É tudo próximo da realidade, e não sei vocês, mas para mim é isso que eu procuro em uma obra. Quero me sentir no meio da narrativa, sofrendo com os personagens, vibrando com suas vitórias, lutando ao lado dos guerreiros!!

"Nossa perdição se aproxima e todo mundo percebe isso. Coisa estranha, a morte. De longe você pode rir dela, mas, à medida que chega perto, ela parece cada vez pior. Quando está suficientemente perto para ser tocada, ninguém ri."

Por fim, tudo parece estar convergindo para um final bem épico, digno daquelas grandes trilogias. Antes da Forca, assim como seu antecessor, O Poder da Espada, é uma "preparação" para o volume seguinte, deixando o terreno pronto para que algo maior aconteça. Estou com ótimas expectativas para O Duelo dos Reis e espero que elas se confirmem muito em breve.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-antes-da-forca-joe-abercrombie.html

Lucas 18/03/2015

Se tem uma coisa que amo numa série é a oportunidade de reencontrar seus personagens favoritos e ver o quanto agora eles parecem familiares, amigos de longa data. Pois é...Este é o meu sentimento ao rever o grupo amistoso formado por Cachorrão, Três Árvores e cia, de longe para mim o melhor núcleo do livro.

Dando continuidade ao épico “O Poder da Espada”, “Antes da Forca” vem com força total e supera o seu antecessor. Aqui encontramos um livro muito mais dinâmico e ardiloso, o autor se encontra bem mais sagaz e é preciso de um coração de ferro para aguentar todas as cenas e um bom estômago também.

Já tinha este livro aqui guardado algum tempo, porém resolvi aguardar o lançamento do último livro da trilogia para então dar continuidade a instigante história criada por Abercrombie. Bayaz, O Primeiro dos Magos, continua liderando um desconfiado grupo em busca de encontrar a Semente, mas a desconfiança dos integrantes não é à toa, Bayaz é um homem soturno que sempre sabe mais do que fala. Você confiaria a sua vida a um homem assim?

No norte, vemos como está saindo o major West na missão de liderar uma luta contra os soldados de Bethod, além de ter que proteger a vida do mimado Príncipe Lasdila. No ponto oposto, acompanhamos o cruel Glokta que foi mandado para comandar Dagoska e descobrir o que aconteceu com o último inquisidor da cidade. Glokta é o personagem mais repugnante da trama, mas suas cenas, sem dúvida, são as mais carregadas de drama.

Eu me pego pensando na genialidade do autor em ter conseguido criar uma obra tão densa, mas tão bem minuciosamente detalhada e fiquem calmos: não é um detalhado que cansa, parece que tudo que ele escreve é importante para o entendimento da história. E acredito que seja, ao menos, é impossível não se sentir parte integrante em um desses grupos ou de todos eles.

A Editora Arqueiro resolveu mudar as capas dos livros. É bem verdade que o meu primeiro está com a antiga capa, mas não posso negar que as novas são muito mais bonitas e mais atraentes e ponto para a revisão que continua brilhante.

Antes de finalizar a resenha, gostaria de ressaltar algo que me chamou atenção logo no primeiro capítulo do livro: a forma como o autor retratou a morte. Uma bela lição de moral para quem se acha superior aos demais seres humanos.

site: http://livrosecontos.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4