Antes da Forca

Resenhas - Antes da Forca

1 | 2 | 3 | 4

Matheus 28/06/2021

Devemos ser realistas
Ótima continuação. A drama se desenvolveu bastante, os personagens conseguiram ficar mais profundos e complexos que antes. Todos os três núcleos estão muito interessantes. Um livro incrível. Ansioso para o terceiro e último livro.

Walace.Rocha 28/08/2020

Melhor que o primeiro
Li o primeiro livro há mais ou menos dois anos. Gostei de alguns personagens e da narrativa, mas a estória não havia me prendido tanto. Nesse segundo gostei de outros personagens, narrativa continua boa e o final... bom, foi algo que me deixou curioso para ler logo o terceiro.

pedrolucasmr 27/09/2023

Um excelente segundo ato
Antes da Forca é uma excelente continuação para O Poder da Espada. Começando pouco tempo depois do fim do primeiro volume, acompanhamos os mesmos 6 POVs, dessa vez numa narrativa menos contida e com mais desenvolvimento do mundo.
Continuamos a ter um desenvolvimento de personagem de primeira categoria, me apeguei ainda mais aos protagonistas durante esse segundo volume e gostei muito do rumo que todos os 6 tomaram.
A narrativa também ficou bem interessante aqui, temos uma jornada bem diferente para cada um dos 6 e através de cada POV conhecemos mais sobre lugares e culturas desse mundo, além de vermos como cada personagem interage com essas culturas.
O livro é, no entanto, narrativamente estranho. A trilogia funciona melhor como um todo do que com suas partes separadas, sendo o primeiro livro o Ato I, que introduz os personagens e o básico do mundo, o segundo livro o Ato II, onde temos um grande desenvolvimento da trama e dos personagens, com o plot engrossando cada vez mais, e, creio eu, o terceiro livro funcionará como um Climax, sendo o Ato III. Isso não é exatamente um problema, mas traz um pouco de estranheza, pois os livros 1 e 2 acabam não tendo uma conclusão muito tradicional.
O único pequeno defeito do livro, pra mim, foi a organização de algumas plotlines. Acredito que o POV de Logen e companhia acabou tomando um pouco de tempo demais em comparação aos demais POVs, mesmo se mantendo interessante durante todos os capítulos, o POV de West teve menos destaque do que eu gostaria, muito porquê é um personagem que eu acho interessantíssimo, e o POV de Glokta se conclui de forma um tanto... estranha. A Plotline de Glokta chega a um fim pouco após a metade do livro e, na sequência, uma nova plotline se inicia e segue até ser interrompida pelo fim do livro. É um tanto estranho, já que os outros personagem só têm 1 plotline cada, que se conclui com o fim do livro. Acredito que ter deixado esse ínicio de plotline para o terceiro livro e ter usado o tempo desse livro para desenvolver West um pouco mais pudesse ter sido mais interessante.
Além disso, também não sendo um defeito, achei algumas das mortes muito previsíveis. Não me incomodou, mas se você espera mortes no nível de Crônicas de Fogo e Gelo, pelo menso até esse segundo livro não deve encontrar.
No geral, Antes da Forca é um livro excelente e vale a leitura, não devendo nada ao seu antecessor. Sigo em breve para o terceiro volume, para ver a conclusão dessa trilogia incrível.

Raife 24/01/2015

A balança entre a magia e a realidade tem um resultado medíocre.
Antes da Forca é uma bela continuação quando se fala de personagens. Abercrombie é competente em se aprofundar no passado e na síntese de seus protagonistas. Seus maiores trunfos são West, que vai do militar padrão e comportado para um homem que segue seus princípios chegando até a cometer o maior crime de um reinado monárquico. E Jezal, que basicamente vai de babaca para chato, ainda assim tendo mudanças em sua persona.
Agora é uma continuação medíocre quanto a todo o resto, narrativa. Por partes, a maioria os capítulos do grupo de Bayaz são na simplicidade da palavra: Chatos. Ele tenta repetir a fórmula do grupo do norte (aí sim ganha pontos) mas sem sucesso. O navegador é chato, o aprendiz é chato, Jezal é um chorão, reclamão, chato. Ferro sofre da síndrome de Sasuke (pra conhecedores de Naruto), fodona e sombria, não gosta de se relacionar. Um esteriótipo . E até o próprio Bayaz se mostra pouco interessante. O único deste núcleo que mantem o nível é Logen. A saga do grupo também é um problema, além de arrastada ela é mal esclarecida e o pior de tudo: Não tem propósito, não nos leva a lugar algum. Quem leu até o final sabe do que estou falando. Este foi um núcleo realmente cheio de problemas, e o livro perdeu com ele. Uma pena pois Glokta tem um bom plot que entretém o leitor tanto quando West e o grupo do Norte.
Glokta ainda é um personagem fantástico, mas será que ele segura a onda de um terceiro livro, não sei se vou ler O Duelo dos Reis. Abercrombie precisa melhorar seus diálogos, desenvolvimento de personagens femininas e principalmente narrativa.

Gokuafricano 11/07/2016

Ainda estou vivo, e estou melhor.
O livro as vezes é "enrolado", há a impressão da história não andar, mas os personagens carismáticos compensam este fator, momentos "ri alto" eram frequentes.
A evolução de todos os personagens que são narrados é clara.
É muito melhor ler os capítulos de Glokta neste livro, Jesal melhora muito e 9 dedos continua sendo o personagem mais legal, junto com Cachorrão.
Quem gostou do 1º vai gostar do 2º, apesar de ter o mesmo defeito que é o inicio lento.

Gramatura Alta 19/10/2016

Emocionante
ANTES DA FORCA é o segundo livro da trilogia A PRIMEIRA LEI, sequência de O PODER DA ESPADA, que resenhei há algum tempo aqui no blog. Gostei tanto do primeiro que resolvi ler o segundo (quem não leu a resenha do primeiro pode ler clicando aqui).

Uma das interrogações sobre essa continuação era se o autor iria conseguir manter os personagens que, para mim, ainda não tinham como ser classificados entre vilões e mocinhos. E o ABERCROMBIE conseguiu fazer isso com alguns deles, sim. Já outros, tiveram seus lados definidos e você vai ter a quem amar e odiar.

Alguns personagens passam por mudanças, graças às experiências vividas nas tramas que se desenvolvem ao decorrer desse segundo livro, como o arrogante Jezal, que, ao sair em viagem com companhias que ele detesta, terá que se adaptar, ou tentar, até chegar ao seu destino final: a borda do Mundo. Nessa jornada por terras estranhas e isoladas, muitos segredos vão sendo revelados a cada dia, principalmente sobre Bayas, o Primeiro dos Magos, o que acaba deixando várias dúvidas sobre ele e sobre acontecimentos passados no Tempo Antigo.

O humor ácido do autor virou sua marca registrada, ao menos nessa trilogia, o que torna a leitura agradável. Eu me peguei dando boas risadas enquanto os homens nomeados do norte e antigos companheiros de Logen se irritavam e ''soltavam o verbo'', o que pra eles é normal e rotineiro, já que vivem como selvagens e não ligam muito para os bons modos.

Preciso dizer que, sim, tem partes do livro que são arrastadas, o que me fez demorar um pouco mais em alguns capítulos, e isso pode ser relevante para algumas pessoas que não tenham muita paciência, mas compensa continuar e esperar pelos próximos. As partes das batalhas são eletrizantes demais, e quando começam, você não quer mais parar de ler, ainda mais que são muitas batalhas acontecendo ao mesmo tempo.

Seguindo a linha do primeiro livro, as intrigas, traições e assassinatos por interesses maiores continuam, e para isso contamos com nosso inquisidor, Glokta, que vai até outra cidade para investigar o assassinato de um outro inquisidor e, de quebra, enfrentar inimigos, que estão prestes a atacar e tomar a cidade. Nesse segundo livro, Glokta tem até momentos de bondade, o que não o torna melhor em nada, já que continua torturando e tramando contra quem ousar cruzar seu caminho. Ainda assim, ele consegue ser um dos meu personagens favoritos.

O fracasso de algo grandioso nunca é uma questão simples, mas onde há o sucesso e a glória também deve haver o infortúnio e a vergonha. A inveja chega sorrateira onde há o triunfo. A cobiça e o orgulho levam pouco a pouco a disputas, depois a rixas, e em seguida a guerras.

O final me surpreendeu. O autor vai e faz tudo ao contrário do que você fica esperando no decorrer do livro. Se você quer um livro com desfechos óbvios, este não será ele. JOE ABERCROMBIE é ótimo em surpreender. O livro tá super recomendado.

Preciso dizer que estou amando, amando acompanhar esta trilogia e, mais uma vez, não vejo a hora de ler o próximo e último livro.

RESENHA ESCRITA PELA GABRIELLA, DO GETTUB

site: http://www.gettub.com.br/2016/09/antes-da-forca.html
Kevenon 07/02/2017minha estante
undefined

Thi_Rock 02/03/2017

Grandes homens tem grandes defeitos
"Alguns ferimentos demoram a se curar, outros jamais se curam. Eu sei."
Acabei o segundo livro da Trilogia a segunda lei, depois de 496 páginas estou aqui, de volta a lama... Todos um dia irão retornar a ela e como eu queria que esse dia fosse lutando ao lado de grande guerreiros do norte mais distante como Rud três árvores, Cachorrão, Barca negra e Hardling o sinistro.
Em antes da forca vemos a antiga trupe de Logen nove dedos em busca de vingança contra Bethod, que está em guerra contra a união.
West se dá mal com o príncipe Ladisla e vê toda uma tropa ser massacrada por conta do ego de um homem mimado.
Enquanto isso o primeiro dos magos está em uma incursão em busca dá semente, estão indo busca-la lá na borda do mundo, mas seu grupo não é nada unido composto por Logen o nove sangrento, Ferro que é a mulher mais introspectiva do mundo, Quai o jovem aprendiz, Jezal um a mofadinha dá união que se tornou na jornada um homem e o navegador.
Um dos capítulos mais fodas do livro se chama CICATRIZES, onde os personagens citados estão em uma roda no fim do mundo e começam falar sobre suas cicatrizes, é doentio, é emocionante e quase tangível se não áspero o que eles já passaram.
Mas por último e não menos importante o Imperador Sand don Glockta, puta que pariu como eu o desprezo e mesmo assim como eu o admiro um ser tão doentio e sagaz como ele.
Defendendo Dagoska dos gurkenses Glockta segurou o cerco por meses matando e empilhando centenas nórdicos.
Esse segundo livro dá trilogia a primeira lei foi muito bom, gostei como os personagens se desenvolveram, e estou ansioso para ver o desfecho no terceiro e último livro.
"Grandes homens tem grandes defeitos."

site: https://desacocheioemauhumor.blog/

Rômulo 20/08/2022

Perfeito
É muito empolgante quando a estoria te prende do começo ao fim. Personagens bem elaborados, leitura fluida, sem muitas descroções e ação do começo ao fim.

De volta a lama!

Aline 04/10/2014

Antes da força #2
Aviso que não sou especialista no estilo desse livro, mas irei expor minhas impressões sobre o livro.
O livro basicamente me mostrou como determinado povo era antes e durante de uma guerra sem fim, motivada pelo controle do poder e pela dominação dos territórios. A Guerra é entre a União (vários reinos sob o domínio de um Imperador) e Bethod (Um guerreiro Nórdico que se aliou a uma bruxa e um mago - esses estão descumprindo a primeira lei e a principio vencendo várias batalhas).

O livro não nos apresenta a versão de Bethod, na realidade ele nem aparece, só escutamos falar que seu exercito esta em tal território etc. Sobre a bruxa e o mago eles também não aparecem só são citados pelos guerreiros como os motivos de tudo que está acontecendo. As vezes ficava me perguntando o porquê disso. Percebi que mais uma vez a definição de mocinho e vilão ficou em aberto, talvez porque nesse contexto de guerra não fosse mesmo possível saber quem as pessoas realimente fossem.

Lendo consegui ter uma noção geográfica do território em disputa, mas com certeza se tivesse um mapa teria me ajudado bem mais. Mais um vez os capítulos foram revezados entre os guerreiros Nórdicos que estão lutando ao lado da União e o agente da Inquisição Glokta e seus ajudantes (torturadores), eles trabalham para o imperador (procuram e investigam traidores da união).

Muitas são as reflexões dos personagens sobre a vida e a morte, elas me chamaram atenção. Eles dizem que a morte é a grande niveladora social, porque quando ela chega todos ficam iguais. E na guerra pode-se morrer pela mão de um homem ou pela ação da natureza (mudanças climática, falta de alimentos etc).

Ao longo do texto somos informados sobre estratégias de combate, o que um exército precisa ter para ser bem sucedido; o que geralmente acontece com os familiares dos perdedores; como é ser líder numa guerra; a motivação de cada um para estar envolvido na guerra, em muitos casos vingança ou busca pelo prestigio; a desmistificação do herói, já que na realidade eles são os que sobrevivem; alianças e amizades incomuns por necessidade na hora da batalha ou depois dela; também somos informados sobre o passado mitológico desse povo (sua tentativa de explicar a origem da guerra); a postura no campo de batalha caso queira sobreviver. Enfim são tantas informações que minha mente ficou a mil.

No final os personagens se perguntam como ficará sua vida após essa guerra, já que muitos sempre viveram em constantes batalhas.

site: http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2014/09/antes-da-forca-joe-abercrombie.html

João Vitor Gallo 27/09/2014

O segundo livro da trilogia "A Primeira Lei", sendo o predecessor dele o também fantástico livro, O Poder da espada.

A ação se divide em 3 núcleos principais: com os nórdicos e West combatendo as ameaças do norte de Berthod; Sand dan Glokta e seus práticos tendo de se virar em uma cidade ao sul que se prepara para tentar aguentar a invasão do Império Gurkhul enquanto tenta achar respostas para o desaparecimento do Superior anterior da cidade, o que põe ele em um angustiante trabalho com poucos recursos para aguentar um cerco contra um inimigo muito mais poderoso e com traidores por todos os lados da cidade; e o núcleo que vai com o mago Bayaz em busca de um artefato importante, sendo integrantes do grupo escolhido pelo Primeiro dos Magos, Jezal, Ferro, Logen, Quai e Pé Comprido, que vão passando pela decadência do primeiro Império até a Borda do mundo em sua jornada.

O interessante do livro é a sua ação contínua, mas que não fica enjoativa, pois é intercalada com capítulos dos diferentes núcleos do livro, indo de uma situação tensa até um capítulo mais ameno ou mesmo um ainda mais tenso, mas que só deixa com mais vontade de ler a história. Também apresenta muito mais da história da formação da União e dos mistérios que cercam o Primeiro dos Magos, também sobre Ferro e Logen. Aliás, é quase obrigatório comentar na resenha aquele que talvez seja o principal ponto forte do livro, o desenvolvimento e humanização dos personagens. O autor se aprofunda muito mais na personalidade deles, seja aumentando ainda mais o cinismo e amargura do Glokta (personagem fantástico, diga-se de passagem), seja evoluindo alguns na sua jornada ou mesmo mostrando novas facetas de outros personagens, como no caso de West.

Com clima de intriga e conspiração, tensão política e batalhas sangrentas esse livro se sai ainda melhor que o antecessor, e certamente é uma ótima pedida pra quem é fã de fantasia ou mesmo de um bom livro.

Raniere 17/09/2014

Um livro marcado por reviravoltas
Um ano! Este foi o tempo que eu e vários leitores ansiosos esperamos para ler Antes da Forca, continuação de O Poder da Espada, primeiro volume da trilogia A Primeira Lei, de Joe Abercrombie. E posso dizer, com toda a franqueza do mundo, que a espera foi muito bem recompensada com este excelente livro.

Um pequeno resumo da sinopse (e relembrando o fim do primeiro livro):

Nesta continuação, vemos Luthar, Logen Nove-Dedos, Ferro, Quai, Pé Comprido e Bayaz, o Primeiro dos Magos, atravessando terras sombrias e impérios destroçados, para chegar à Borda do Mundo e conseguir A Semente. Neste grupo, como vimos em O Poder da Espada, todos os personagens são muito diferentes, um dos outros, e para sobreviver a esta jornada, eles terão que vencer estas diferenças e desconfianças, para trabalharem juntos. Porém, Bayaz, já no primeiro livro, escondeu a verdade sobre muitas coisas desta jornada (incluindo o que é A Semente), além do seu passado como discípulo de Juvens e as rixas entre os três irmãos. Como os cincos viajantes vão confiar uns nos outros e continuar viagem se o homem que os reuniu guarda segredo sobre esta, e eles nem sabem pelo que estão lutando?

Simultaneamente, Sand dan Glokta (que eu, pessoalmente, adoro), ex-soldado e torturador da Inquisição, é obrigado a ir até Dagoska, lutar uma batalha já perdida contra os grukenses que, no passado, o torturaram, deixando-o deficiente, desfigurado, manco, sem dentes e com dores constantes, para o resto da vida.

Já no norte, West está lutando contra os soldados de Bethod. Porém, enquanto o inimigo tem soldados experientes, West conta com um exército de nobres que não entendem nada de batalha, só quer buscar honra e não o respeitam, por ele ser de classe social inferior. Além destes problemas, West tem que proteger o Príncipe Ladisla, herdeiro do trono da União, um monarca mimado que não entende nada de liderança e está acostumado a todos fazerem sua vontade, mandado para batalha para, após esta, voltar para o Reino como um guerreiro e ganhar um pouco mais de respeito do povo, que o acha incompetente.

Não esquecendo, também, dos sobreviventes do antigo grupo de Nove-Dedos: Cachorrão, Três Árvores, Sinistro, Barca Negra e Tul Duru, desertores do grupo de Bethod, que planejam se unir à União e derrotá-lo.

Antes da Forca é um livro mais sombrio do que o primeiro, e mais revelador. Nele, além de conhecermos o passado de alguns personagens e do próprio Universo criado por Abercrombie, vemos personagens amadurecendo, sendo forçados a tomar decisões que nunca tomariam, em quaisquer circunstâncias, amigos virando inimigos e inimigos virando amigos.

Com personagens fortes e interessantes, à maneira de cada um, Abercrombie nos prende com um suspense intrigante, batalhas épicas alucinantes e intrigas políticas, e vai dando, de pouquinho em pouquinho, a verdade por trás de cada personagem. Porém, ai invés de satisfazer, estas pequenas doses aguçam a ânsia por saber mais. Antes da Forca me fez ficar agoniado em muitas partes, me fez rir bastante em outras, e também me deixou triste em certas cenas. E é maravilhoso quando um livro pode causar todos estes sentimentos no leitor!

Enfim, eu indico fortemente este livro para os fãs dos livros de Geroge R.R. Martim, Raymond E. Feist, Terry Brooks e Tolkien. Esta série é maravilhosa, e vale cada dia de espera pelo próximo volume!

site: https://www.facebook.com/EncontrosLiterariosRJ

carmen.fogaca 01/01/2022

Espetacular
O que dizer do segundo livro da trilogia. Três histórias se desenrolaram e que final cada um teve. Surpreendente . As relações de amizade ou não entre Jezal e Logen , Logen e Ferro, West e os nórdicos, Glotka e Vitari?! Ox capítulos de Sand Glotka são os melhores para mim. Li e ri alto com a sagacidade e a frieza dele em manter e lutar (?) Em Dagoska. Vocês vão gostar e ansiar pelo último da trilogia. E vamos lá, descobrir o que Bayaz vai fazer com a Semente

gomes 22/07/2014

Um livro que me surpreendeu
Esse segundo livro da "A Primeira Lei" é fabuloso. Seus acontecimentos são impressionante, você não espera oque vai acontecer, não tem como adivinhar. Não é como qualquer historia que você ler o começo e já sabe o final.
Indico muito esse livro, para pessoas que querem aventura, ação, se emocionar e chorar de rir. As batalhas desse livro são as melhores que eu já li. AS pessoas que leram o primeiro livro e gostaram, vão amar esse.

Ju 24/05/2020

Muitas reviravoltas inesperadas
"Os heróis são os que têm a sorte de sobreviver"

Quando eu estava super concentrada, achando que a leitura estava maravilhosa, acabou. Soltei um "ué?" quando virei a página e vi os agradecimentos. O livro apresenta uma grande evolução dos personagens, chorei em uma parte (por ser uma grande chorona mesmo) e estou muito mais apegada ao Logen e ao Glokta. Estou realmente me apagando a trilogia e um pouco triste por partir para o último livro.

Sario Ferreira 15/06/2020

Ótima sequência!
A saga de grim fantasy de Abercrombie continua muito bem neste segundo volume, com ritmo narrativo competente e evolução plena da maioria dos personagens da trama. Sem verborragia, o autor conseguiu dar uma dinâmica muito boa que nos provoca muito e nos faz deixar o livro já com sede pelo terceiro. Espero que George Martin tenha aprendido uma ou duas coisas lendo a trilogia da Primeira Lei.

1 | 2 | 3 | 4