Antes da Forca

Antes da Forca Joe Abercrombie

Resenhas - Antes da Forca

1 | 2 | 3 | 4

Nando Brekker 08/11/2023

Os personagens carregam essa série e eu amo
A história é boa, mas você fica pelos personagens. Eles são tão bom de acompanhar, você quer saber o que vai acontecer com eles e não se o mundo vai ser salvo haha

As intrigas políticas são minhas partes favoritas, quando o Joe foca capítulos inteiros em batalhas, por algum motivo, acho arrastado (exceto a batalha com os Shankas na floresta que eu fiquei tenso demais).

Ansioso para a conclusão da história e dos meus personagens.

Obs: Pra mim o Glokta é a versão malvada do Tyrion hahah

Jaaqx 19/10/2023

Que livro delicioso de ler! Quando paro pra pensar nos aspectos mais diferentes, não diria que esse é um livro cheio de coisas inovadoras e surpreendentes em relação aos outros do mesmo gênero, ainda assim a forma como o autor escreve te transporta pra universo do livro de uma maneira muito sutil e gradativa. O livro simplesmente te cativa e você se pega torcendo até mesmo pros personagens mais escrotos haha

Moringan 05/10/2023

"É preciso ser realista com essas coisas"
Até os 70% do livro, os capítulos de Logen e companhia eram emocionantes. Depois disso, começaram a parecer um pouco repetitivos, mesmo que os acontecimentos continuassem a ser interessantes. No entanto, a conclusão foi perfeita, e compensou todos os momentos de tédio. Não consigo imaginar quais serão os próximos acontecimentos.

No primeiro livro, gostei muito de Bayaz. Neste porém, comecei a desconfiar dele - mais do que isso, criei certa antipatia.
Quanto a Quai, para mim esse garoto está mancomunado com diabo. Não confio nele. Ele não faz nada a não ser ficar de mal humor e calado e quando fala alguma coisa, são frases suspeitas.

Já desisti de Ferro. Ela é uma personagem cruel e sem remorso (ainda estou em choque com a cena do cavalo, apesar do meu lado racional concordar com a ação dela). Não consigo gostar dela, mesmo que ela seja uma guerreira habilidosa.

Comecei a gostar de Jezal. Ela era um babaca insuportável no primeiro livro, mas a viagem o ajudou a se tornar mais humilde e lhe deu algumas cicatrizes de brinde. Ele ainda é um arrogante, mas agora é um arrogante que sabe que é um arrogante.

Os melhores capítulos foram os de Glokta e West. Glokta segue sendo o personagem mais fascinante a meu ver, e West um personagem interessantissímo e um guerreiro "honrado" - seu ato contra o príncipe Ladisla pareceu redimir os pecados que cometeu no livro anterior, embora ele mesmo tenha dificuldade em se perdoar pelo que aconteceu com Ardee ( e não seria para menos).Os capítulos deles foram repletos de ação e intrigas políticas, sendo, diga-se de passagem, as tramas políticas o que mais me cativou, sem mencionar a complexidade dos personagens.

Menções honrosas a, Cachorrão, Tul Cabeça de Trovão, Barca Negra, Hardin O Sinistro e Três Árvores

pedrolucasmr 27/09/2023

Um excelente segundo ato
Antes da Forca é uma excelente continuação para O Poder da Espada. Começando pouco tempo depois do fim do primeiro volume, acompanhamos os mesmos 6 POVs, dessa vez numa narrativa menos contida e com mais desenvolvimento do mundo.
Continuamos a ter um desenvolvimento de personagem de primeira categoria, me apeguei ainda mais aos protagonistas durante esse segundo volume e gostei muito do rumo que todos os 6 tomaram.
A narrativa também ficou bem interessante aqui, temos uma jornada bem diferente para cada um dos 6 e através de cada POV conhecemos mais sobre lugares e culturas desse mundo, além de vermos como cada personagem interage com essas culturas.
O livro é, no entanto, narrativamente estranho. A trilogia funciona melhor como um todo do que com suas partes separadas, sendo o primeiro livro o Ato I, que introduz os personagens e o básico do mundo, o segundo livro o Ato II, onde temos um grande desenvolvimento da trama e dos personagens, com o plot engrossando cada vez mais, e, creio eu, o terceiro livro funcionará como um Climax, sendo o Ato III. Isso não é exatamente um problema, mas traz um pouco de estranheza, pois os livros 1 e 2 acabam não tendo uma conclusão muito tradicional.
O único pequeno defeito do livro, pra mim, foi a organização de algumas plotlines. Acredito que o POV de Logen e companhia acabou tomando um pouco de tempo demais em comparação aos demais POVs, mesmo se mantendo interessante durante todos os capítulos, o POV de West teve menos destaque do que eu gostaria, muito porquê é um personagem que eu acho interessantíssimo, e o POV de Glokta se conclui de forma um tanto... estranha. A Plotline de Glokta chega a um fim pouco após a metade do livro e, na sequência, uma nova plotline se inicia e segue até ser interrompida pelo fim do livro. É um tanto estranho, já que os outros personagem só têm 1 plotline cada, que se conclui com o fim do livro. Acredito que ter deixado esse ínicio de plotline para o terceiro livro e ter usado o tempo desse livro para desenvolver West um pouco mais pudesse ter sido mais interessante.
Além disso, também não sendo um defeito, achei algumas das mortes muito previsíveis. Não me incomodou, mas se você espera mortes no nível de Crônicas de Fogo e Gelo, pelo menso até esse segundo livro não deve encontrar.
No geral, Antes da Forca é um livro excelente e vale a leitura, não devendo nada ao seu antecessor. Sigo em breve para o terceiro volume, para ver a conclusão dessa trilogia incrível.

Juliana1915 21/07/2023

Final anticlimático ou gancho para o próximo livro?
O que foi esse livro? Engoli ele em duas semanas.

Enquanto eu reclamei que no primeiro não teve quase nenhuma ação, nesse aqui já não se pode reclamar da mesma coisa. Praticamente não se tem um momento de respiro.

Quando os personagens não estão de fato no meio de uma batalha sangrenta, ou fugindo pra salvar a própria vida, eles estão no meio de intrigas políticas que podem significar sua morte a qualquer momento.

Os três núcleos, embora fisicamente em lugares bem distintos, estão envolvidos em guerras e conflitos que podem destruir a união a qualquer momento. E nesse livro começamos a ver os primeiros pontos de ligação entre eles.

O final termina de uma forma bem anticlimática, chega quase a ser cômica. Você não somente entende como sente a frustração junto com os personagens. Mas eu tenho certeza que isso vai ser explicado no próximo livro.

Fazia muito tempo que não ficava tão envolvida com uma fantasia. Ansiosa pela conclusão!

Ygor.Fortes 23/05/2023

Tão bom quanto o primeiro, talvez melhor. Com relações e personagens já estabelecidos, o livro se desenvolve e empolga bem mais. As batalhas são emocionantes, e detalhadas. O risco é grande para os personagens, e o sentimento de que ninguém estar seguro é predominante. Em alguns momentos me percebi preendendo a respiração. Com a relação a historia, sinto que o macro não me empolga muito. A "Lore" em si do mundo não é tão bem explorado. Já o micro, como as relações dos personagens e suas intrigas, são excepcionais.

Rafael.Rossatto 08/04/2023

Dando continuidade a trilogia da primeira lei, continua um livro muito bom. Como antes ele é separado em partes seguindo o primeiro livro. Uma parte é a jornada do nove sangrento e sua trupe, o cenário da guerra do norte e a peripécias do nosso inquisidor favorito (meu personagem favorito). Confesso que a parte da jornada do pessoal que está indo buscar a semente foi meio cansativa, mas foi legal, várias coisas aconteceram que fazem os nosso personagem ficaram mais humanos, brigas, amadurecimento e romance. A parte da guerra, foi bem feita na minha opinião, não sendo muito romantizada, pois a guerra é implacável, mostrar como é difícil as decisões e aguentar a consequência das suas escolhas e como o nosso pior pode aparecer as vezes, nessa parte tem uma morte de um personagem que gosto muito, o que acho incrível, pois não é por que o personagem é importante ele vai sempre se dar bem. E por final o nosso inquisidor passa por umas poucas e boas, sempre no fio da espada. Pois ele tenta seguir suas ordens e muitas vezes isso entra em conflito com a sua vontade de fazer o certo. Teve uma passagem nesse cenário que me chamou a atenção. " Não me interessa a verdade e sim um culpado", essa passagem é muito legal, pois mostra que os interesses de algumas pessoas são mais importantes que a própria verdade, e isso pode ser visto no nosso mundo. Em resumo, o livro é bem legal, acho que para quem gosta de fantasia estará bem servido.

Mário Lopes 05/11/2022

Inesperado
Gostei de cada página. A sensação de escuridão de um mundo injusto e cruel acompanha toda a leitura. Não é perfeito como o primeiro livro, pois acho que teve um final meio bosta, mas o que me acalma é que parece ser um interlúdio para o próximo livro. Estou ansioso para ler a continuação.

Rômulo 20/08/2022

Perfeito
É muito empolgante quando a estoria te prende do começo ao fim. Personagens bem elaborados, leitura fluida, sem muitas descroções e ação do começo ao fim.

De volta a lama!

kk3thess 23/01/2022

É bem escrito, com um controle de trama e desenvolvimento de personagens realmente digno de nota. Só que a forma irritante com que a todo o momento o livro quer lhe mostrar o quão adulto, o quão violento, o quão subversivo ele é cansa. É como se um adulto tivesse escrevendo uma boa história (às vezes, até ótima), mas em certos momentos um pré adolescente dominasse a mente desse adulto e escrevesse o que ele imagina ser uma fantasia grimdark "de verdade". Fico por aqui nessa trilogia.

carmen.fogaca 01/01/2022

Espetacular
O que dizer do segundo livro da trilogia. Três histórias se desenrolaram e que final cada um teve. Surpreendente . As relações de amizade ou não entre Jezal e Logen , Logen e Ferro, West e os nórdicos, Glotka e Vitari?! Ox capítulos de Sand Glotka são os melhores para mim. Li e ri alto com a sagacidade e a frieza dele em manter e lutar (?) Em Dagoska. Vocês vão gostar e ansiar pelo último da trilogia. E vamos lá, descobrir o que Bayaz vai fazer com a Semente

Diego 12/11/2021

9 sangrento, Ferro, o primeiro dos magos \O/
Seguimos acompanhando os passos desses companheiros improváveis, com seus defeitos e qualidades em busca da semente, onde supostamente tem armazenado um poder que servirá para acabar com a guerra e vingar Ferro.

Matheus 28/06/2021

Devemos ser realistas
Ótima continuação. A drama se desenvolveu bastante, os personagens conseguiram ficar mais profundos e complexos que antes. Todos os três núcleos estão muito interessantes. Um livro incrível. Ansioso para o terceiro e último livro.

Alessandro 19/06/2021

Espetacular como o primeiro.
Continuando a saga esse segundo livro segue o mesmo pique do primeiro. Personagens memoráveis, diálogos e até monólogos marcantes descrições de batalhas e eventos muito boas. É uma saga que me conquistou muito até aqui e agora é partir para o terceiro livro. Espero ler antes que eu volte a lama ??

1 | 2 | 3 | 4