O Duelo dos Reis

O Duelo dos Reis Joe Abercrombie

Resenhas - O Duelo dos Reis

1 | 2 | 3 | 4

Nando Brekker 05/12/2023

Tive problemas para continuar a leitura, perdi o ritmo em algumas partes, principalmente chegando no final.

De novo tive problemas com as batalhas(não sei se o problema é da série, ou meu gosto pessoal que não consigo me ater a parte da guerra em si. Todo as tramas políticas, as intrigas, as mentiras, isso sim me atrai muito na série)

Mas, mesmo assim não consigo dar uma nota mais baixa que 4 estrelas. O joe escreve personagens muito bons (embora eles sejam péssimas pessoas hah)

Jaaqx 19/11/2023

Por mais da metade do livro fiquei muito empolgada, depois parece que as batalhas foram ficando cansativas e as reviravoltas não tão empolgantes... Foi um bom entretenimento, mas no final das contas eu simplesmente esperava mais. Acho que foram caindo algumas fichas incômodas sobre os clichês e a leitura perdeu um pouco a magia.

pedrolucasmr 10/11/2023

Uma conclusão excelente para um trilogia excelente
O Duelo dos Reis começa um tanto devagar, partindo pouco depois de onde Antes da Forca acaba. O primeiro terço, mais ou menos, do livro segue esse ritmo mais lento e engana, dando a impressão de que o livro inteiro será assim. E como isso é distante da verdade.
Conforme a história ingata e pega ritmo, começamos a ver plotlines se concluindo e desenvolvendo rapidamente e tudo com muita qualidade. Temos batalhas de tirar o fôlego, conclusões para arcos de personagem que começaram ainda no primeiro livro, cenas emocionantes e épicas na mesma medida e não faltam plot twists concisos e bem preparados.
Todos os POVs se concluem de maneira perfeita e coesa, com a dose certa de ironias, derrotas e vitórias. O mundo da Primeira Lei é sombrio e brutal e não poupa seus personagens até o fim. Não espere finais completamente felizes aqui. Finais completamente felizes não existem. É preciso ser realista.
A Primeira Lei é uma excelente trilogia, tão boa quanto eu esperava quando comecei a ler, e mais do que me convenceu a seguir em frente com as demais obras dentro desse universo sombrio e brutal.

Moringan 12/10/2023

"Ninguém recebe o que merece"
Por que essa série não poderia ter quatro volumes? Seis? Oito? Dez? Eu leria todos incansavelmente!

Pode-se dizer que este livro foi o mais desafiador de todos, com altos e baixos de modo que a minha avaliação pessoal oscilava com frequência. O ar de conclusão dessa história se alongou interminávelmente e sendo honesta, depois um tempo, gostaria que o fim realmente não tivesse chegado.
Não sei ao certo o que pensar, o que sentir ou como articular o que deveria sentir. Tudo o que tenho a dizer é: uau...caramba! O que foi isso? Que trilogia foi essa?

Somos levados a torcer por personagens desprezíveis (mas muito carismáticos) e a menosprezar os tolos, os inocentes. As intrigas políticas são interessantissímas. O bem e o mal se existem, são ambíguos, existem apenas pessoas, unicamente.

"A diferença entre um herói e um vilão depende de alguém acreditar nele."

Às vezes há união por uma causa, mas os personagens mantém sua individualidade, seus egos e o que almejam; seja a vingança, a glória ou o poder. E o abismos que isso cria, dá uma certa dorzinha no coração. A realidade machuca. A conquista nem sempre é o que esperávamos. A insatisfação ou a saudade do passado (dos tempos mais simples), podem nos consumir.

O leitor é engando e manipulado, foi o que supus inicialmente. Mas a verdade é que escolhemos ser cegos á certas ações e somente com a mudança de perspectiva (fornecida) que nos damos conta da realidade.
Os personagens são de uma construção sublimar de complexidade e os acontecimentos estonteantes a sua maneira.

Termino essa leitura horrorizada, chocada e surpresa, cheguei a última página me perguntando onde estavam as páginas restantes...mas também termino esta história satisfeita. Sentido saudades dessas pessoas que facilmente esquecemos que não existem, depois de tanto rir, odiar e vibrar com elas - mas que se existissem de verdade tampouco gostaríamos de conhecer, mas o fascínio é sincero.

Não sei como reagir, a não ser contemplar a realidade desse mundo fantástico quanto o do meu próprio; a de que "ninguém recebe o que merece".
Moringan 12/10/2023minha estante
Certas coisas são respondidas, outras não. Mistérios permanecem.
Mas para mim, tive o suficiente.

Moringan 12/10/2023minha estante
Ah é:

"Corpo encontrado flutuando no cais..."

Nunca vou me cansar dessa frase, é inesquecível kkkk

Joao Felipe 21/06/2023

O melhor dos três
Uma boa trilogia eu diria, especialmente esse terceiro livro, ele esconde muitos tesouros em meio a um bom numero de argumentos ruins, eu amei a saga mas em muitos momentos senti falta de trabalho em polir a narrativa, senti que as coisas estavam apressadas demais e o argumento pra algumas ações me irritava, por falta de polimento em geral, mas eu sou apenas um leitor e respeito o autor mas senti que estava apresado demais em muitos momentos.
Mas eu me deliciei com toda a saga, o enredo principal em si pra mim foi indiferente não me senti empolgado por ele e sim pelos personagens, e como eu os amei, e aqui eu amei o Glokta e pra mim ele é o melhor personagem do livro e da saga junto com o West, fico feliz em mesmo depois de um tempo lendo ainda consigo me aventurar em uma saga assim.

Ygor.Fortes 07/06/2023

O último livro da triologia faz jus ao seu nome. Criei um grande apego pelos personagens. Todos com vários defeitos e ainda assim são ótimos. Confesso que tinha medo dos arcos abertos no primeiro livro, não se fechassem. Mas essa triologia parece mais um livro dividido em três partes, e é no último onde tudo se fecha.
O enredo é tão orgânico que me peguei em várias momentos pensando sobre as situações em que os personagens estavam, e como tudo era consequências de atos passados dos próprios personagens. Não senti o autor "tentando guiar a historia", ou manipula-la para tal acontecimento aconteça , ou coisa parecida. Os personagens tomam ações que condizem com os as suas personalidades e ainda assim, tudo se encaixa com maestria.

LeSoze 30/04/2023

É preciso ser realista
Caramba é até difícil fazer um resenha desse livro. Ainda mais por se a conclusão dessa trilogia que me trouxe amor e ódio

Acho q é mais fácil do que não gostei. 🤬 #$%!& Joe, como vc faz isso com suas personagens femininas. Desde eu comecei a ler essa trilogia eu vi várias resenhas sobre como o, ele ignora as personagens femininas. Porém no segundo livro não senti essa descrepancia tão grande, mas em O Duelo de Reis, é muito pior!! Ferro simplesmente não teve espaço nesse livro, da pra conta na palma de uma mãos os povs dela, e aquele final ?? Que 🤬 #$%!& foi aquilo???? Revoltante, não precisava dar um final lindo e feliz ( até pq vc não fez isso com nenhum outro personagem) mas simplesmente ignorar era, daquela forma. Me abalou bastante

Mas realmente esse único ponto que me incomoda de fato, toda a brutalidade, como não teve passada de pano, e nem finais felizes por incrível que pareça eu gostei !!!

Nem só a ferro foi excluída, West um fim miserável que não merecia, Nove Dedos com um final que ninguém sabe, tá vivo ou tá morto? Cachorrão, ficou na União, mas fazendo oque exatamente?? Jezal virou "rei" porém não manda em nada. Acho que de fato o único que se saiu bem, foi o Glokta, virou o dono da 🤬 #$%!& toda tecnicamente, e de brinde ganhou esposa e filho

Um ódio enorme por tudo, raiva das traições, da brutalidade das cenas gratuitas. Mas como posso odiar algo que me divertiu tanto???

Como eu disse uma relação de amor e ódio. Esses finais em abertos me matam do coração

Recomendo para os fortes de coração, e para aqueles entendem que nem tudo tem que ter um final feliz

Já dizia Nove Dedos, é preciso ser Realista

Sami 20/03/2023

A natureza do homem.
Lembranças ao autor, que nitidamente sofreu, sofre e sofrerá de amor, uma vez que a imposição das maiores desgraças aos seus personagens é consequência dessa ocasião.
Vamos falar sobre os nossos protagonistas: do bem para o mal, do mal para o bem. Essa foi a montanha-russa que acompanhou toda a trilogia. Jezal, meu bom querido burguês, toda a sorte do autor foi passada para ele, de capitão para Rei. Mas do que adianta tudo isso se ele não consegue dar dois passos sem falar com Bayaz? Casado com uma mulher que o despreza. Arrisco a dizer que a sua vida estava melhor antes dos acontecimentos. Sim, teve uma enorme evolução de personalidade, porém, sem nenhuma utilidade. Ferro? Coitada. Logen? Vivo ou morto? Não se sabe. Glokta foi o ?bastardo? que mais se deu bem, sem dúvidas, controla todo o estado, tem uma mulher que se compadece da sua situação e um filho a caminho. Bayaz desgramado, infame, maldito, arrogante, merecia a morte sem sombra de dúvida. Comecei amando, terminei odiando. Maldito. Autor querido, recomendo você a conhecer algo chamado felicidade dada aos personagens.
Barbara 08/05/2023minha estante
Podia ter avisado do Spoiler. Ia comer a leitura agora e já vi Jazel de capitão a rei

Teo 07/03/2023

Joe abercombrie para mim é um marco na fantasia quando se trata da criação de personagens. Desde o poder da espada eu amei cada personagem e com o passar dos livros os sentimentos que sentia por eles só foram aumentando. Desde o cinismo do Glotka, a presunção do Jezal, o rancor da Ferro e, o melhor de todos na minha opinião, a angústia do Logen.

Foi simplesmente incrível acompanhar durante 3 livros os sentimentos controversos do Logen nove dedos, sentir todo o seu remorso pelo que ele fez e por quem ele era. Tudo enquanto tenta ser uma pessoa melhor é simplesmente de doer o coração. Pois no final de tudo creio que seja um sentimento que todos nós acabamos sentindo na vida. Nada pode apagar aquilo que já fizemos ou fomos, só acaba nos restando tentar ser melhor ou em alguns casos, tentar não ser pior.

Se tem alguma coisa que eu colocaria de forma "negativa" é o enredo em si. Não que ele seja chato ou sem criatividade. É só que no comeco da trilogia da pra perceber nitidamente que esse é o ponto fraco do autor mesmo. Os personagem literalmente carregavam o livro nas costas, nos tornando cegos à essa falta de enredo e tornando uma leitura extremamente prazerosa. Felizmente ao longo da trilogia tem uma melhora nítida por parte do autor em relação ao enredo. Então não final de tudo o único "problema" acaba deixando de existir.

Agora falando sobre o duelo dos reis em si. Sendo bastante sincero, apesar desse não ser o final que alguns esperam, possam até achar ruim. Ao meu ver foi o final que o livro merecia, ao longo da trilogia vemos pequenas sementes sendo plantadas, tudo levando a esse final avassalador de certa forma.

Enfim. A primeira lei se revelou uma trilogia sensacional, do inicio ao fim, e com toda certeza vou penar um pouco para achar alguma que me satisfaça tanto quanto essa.

NicolasSouzaSC 05/02/2023

Vai deixar saudades
Esse foi meu primeiro contato com Abercrombrie e devo dizer que fiquei encantado, os dois primeiros livros me fisgaram totalmente e por mais que eu tentasse ler outros livros antes de concluir essa trilogia a ansiedade só aumentava.

Devo confessar que Grimdark me atrai muito, e A Primeira Lei foi um prato cheio, fiquei encantado com praticamente todos os personagens e suas conclusões, trágicas ou não. Você se sente intimo de cada um e as vezes até se sente no lugar deles.

Recomendo demais a trilogia, é uma leitura gostosa para quem curte personagens quebrados emocionalmente, reviravoltas inesperadas na trama e claro, muito sangue e tripas (o Nove Sangrento que o diga).

Apesar de no geral os 3 livros terem sido uma leitura que me deixou muito feliz, esse terceiro teve alguns pontos que me incomodaram bastante, basicamente a metade final do livros ficou esquisita e gostaria de compartilhar abaixo minha opinião, então sim, haverão spoilers.

---------------------- SPOILERS ----------------------------------------

Quando o Bayaz se dirige para a Torre do Artífice e aleatoriamente encontra A Semente, como também reencontra a Tolomei que do nada é uma shapeshifter também e era o Quai o tempo todo (????), isso foi tão Deus Ex-Machina que me tirou da imersão completamente, o autor deu uma perdida legal na mão a partir desse momento, com um exagero na parte mística que não aconteceu nos outros livros, fazendo parecer um filme da Marvel do nada.

Explico: Em um momento estamos em uma conclusão maravilhosa da guerra contra Bethod, com espada, sangue e honra, em poucas páginas depois, temos uma Tolomei que ESCAVOU seu tumulo para o outro lado, virou um demônio e estava com a turma o tempo todo disfarçada, se revelou e contou todo seu plano igual vilão de seção da tarde para em apenas 1 capitulo ser derrotada? Foi bizarro. Não fosse isso o bastante, tivemos o arquileitor Sult invocando demônios, Bayaz invocando uma nuvem destruidora aleatória, e a guerra contra os gurkenses sendo extremamente repetitiva e com as descrições deixando a desejar fortemente.

Enfim, esse livro foi abaixo dos outros ao meu ver, senti que ele se perdeu um pouco, ou eu não estava com a mentalidade correta para o que aconteceu, mas nada disso abalou a leitura, é apenas uma constatação, para saber se mais alguém também estranhou essa mudança brusca na narrativa.

E bem, como diria Logen, ainda estou vivo...

Mário Lopes 22/12/2022

Fantasia Sombria 101
Existem partes que mais parecem uma simples novela, mas a trama vai se enriquecendo e plot twists vão surgindo um atrás do outro. Reconheço que o segundo livro da trilogia é um pouco parado e frustrante, mas extremamente necessário. Faz muito tempo que não sinto essa sensação ao ler um livro. Desde a trilogia da "Companhia negra", de Glen Cook.
No decorrer desse último livro era como se eu estivesse completamente imundo lendo aquilo, atolado até o pescoço em imundícia.
ADOREI! Todo fã de fantasia sombria precisa ler essa trilogia. Nunca ri tanto com as situações aqui descritas. Humor negro de qualidade canceladora! Do tipo que você ri e é enviado pro inferno de cabeça pra baixo! Recomendadíssimo!

julia 11/12/2022

Eu não gostei desse livro. Nem um pouco. E me convenci de que grimdark - pelo menos Abercrombie grimdark - não é para mim de maneira alguma.

1 | 2 | 3 | 4