O Duelo dos Reis

Resenhas - O Duelo dos Reis

1 | 2 | 3 | 4

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

Chegamos ao fim!
A cada livro me apeguei mais por cada personagem de uma forma única. Muitas respostas enfim são reveladas, mas não ache que você chegará a este fim sem ficar com nenhuma pulga atrás da orelha, não!

Moringan 12/10/2023

"Ninguém recebe o que merece"
Por que essa série não poderia ter quatro volumes? Seis? Oito? Dez? Eu leria todos incansavelmente!

Pode-se dizer que este livro foi o mais desafiador de todos, com altos e baixos de modo que a minha avaliação pessoal oscilava com frequência. O ar de conclusão dessa história se alongou interminávelmente e sendo honesta, depois um tempo, gostaria que o fim realmente não tivesse chegado.
Não sei ao certo o que pensar, o que sentir ou como articular o que deveria sentir. Tudo o que tenho a dizer é: uau...caramba! O que foi isso? Que trilogia foi essa?

Somos levados a torcer por personagens desprezíveis (mas muito carismáticos) e a menosprezar os tolos, os inocentes. As intrigas políticas são interessantissímas. O bem e o mal se existem, são ambíguos, existem apenas pessoas, unicamente.

"A diferença entre um herói e um vilão depende de alguém acreditar nele."

Às vezes há união por uma causa, mas os personagens mantém sua individualidade, seus egos e o que almejam; seja a vingança, a glória ou o poder. E o abismos que isso cria, dá uma certa dorzinha no coração. A realidade machuca. A conquista nem sempre é o que esperávamos. A insatisfação ou a saudade do passado (dos tempos mais simples), podem nos consumir.

O leitor é engando e manipulado, foi o que supus inicialmente. Mas a verdade é que escolhemos ser cegos á certas ações e somente com a mudança de perspectiva (fornecida) que nos damos conta da realidade.
Os personagens são de uma construção sublimar de complexidade e os acontecimentos estonteantes a sua maneira.

Termino essa leitura horrorizada, chocada e surpresa, cheguei a última página me perguntando onde estavam as páginas restantes...mas também termino esta história satisfeita. Sentido saudades dessas pessoas que facilmente esquecemos que não existem, depois de tanto rir, odiar e vibrar com elas - mas que se existissem de verdade tampouco gostaríamos de conhecer, mas o fascínio é sincero.

Não sei como reagir, a não ser contemplar a realidade desse mundo fantástico quanto o do meu próprio; a de que "ninguém recebe o que merece".
Moringan 12/10/2023minha estante
Certas coisas são respondidas, outras não. Mistérios permanecem.
Mas para mim, tive o suficiente.

Moringan 12/10/2023minha estante
Ah é:

"Corpo encontrado flutuando no cais..."

Nunca vou me cansar dessa frase, é inesquecível kkkk

Mário Lopes 22/12/2022

Fantasia Sombria 101
Existem partes que mais parecem uma simples novela, mas a trama vai se enriquecendo e plot twists vão surgindo um atrás do outro. Reconheço que o segundo livro da trilogia é um pouco parado e frustrante, mas extremamente necessário. Faz muito tempo que não sinto essa sensação ao ler um livro. Desde a trilogia da "Companhia negra", de Glen Cook.
No decorrer desse último livro era como se eu estivesse completamente imundo lendo aquilo, atolado até o pescoço em imundícia.
ADOREI! Todo fã de fantasia sombria precisa ler essa trilogia. Nunca ri tanto com as situações aqui descritas. Humor negro de qualidade canceladora! Do tipo que você ri e é enviado pro inferno de cabeça pra baixo! Recomendadíssimo!

Livia.Brito 16/03/2022

Finalizou com chave de ouro
Melhor da trilogia, o desenvolvimento dos personagens ao longo dos três livros é muito bem construído. O Glokta um personagem tão incrível com toda complexidade da personalidade, um personagem com sua crueldade, mas que eu não consegui odiar, um mago que acreditei no início ser um homem sábio e que no final só pensava que [*****], Logan e sua eterna tentativa de ser melhor, cada um com sua importância pontual na história. O autor conseguiu me puxar para o livro, coisa que a Agatha Christie sempre fez com maestria e que amo qnd acontece. Vi alguns reclamando do final, mas prefiro esse tipo de final a um final com roteiro forçado, desalinhado com as características da trilogia.

Whebson 08/02/2020

Que final épico!
Um dos personagens mais enigmáticos, complexos e sinistros é o Glokta. Em vários momentos eu fiquei embasbacado com a trajetória dele, é um personagem que eu nunca tinha visto em nenhuma outra fantasia. Mas o grande fdp é o mago... Esse botou todos no bolso! kkkkkkkkk

Vagner46 23/03/2015

Desbravando O Duelo dos Reis
Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores.

E finalmente chego ao fim da trilogia A Primeira Lei. Confesso para vocês: não terminava uma série há MUITO tempo. A gente vai lendo e lendo vários volumes de várias séries diferentes e esquece de terminar uma por vez. Acontece com a maioria dos leitores, acredito eu...

"- Aprendi todo tipo de coisas com meus muitos erros - comentou Cosca, que esticou o pescoço e o coçou. - A única coisa que nunca aprendi foi a parar de cometê-los."

Só para relembrar alguns fatos do final do 2º livro: ao Norte, a fortaleza de Dunbrec foi recuperada pelos guerreiros da União e agora Bethod foge mais ainda para o norte, procurando um local propício às suas armadilhas. Cabe a West e os nórdicos que se juntaram a eles (como o grupo de Cachorrão) irem atrás dele e terminar de uma vez por todas com a ameaça de Bethod. Um reencontro muito esperado acontece nesse livro, já aviso, além de velhas ameaças ressurgirem, como é o caso do gigante Fenris, o Temível.

Na Borda do Mundo, Bayaz e seu grupo chegaram aonde queriam, mas não encontraram a tal Semente (Abercrombie desgraçado, só trollou os leitores). Resta voltar a Adua e tentar encontrar uma solução para o avanço dos gurkenses. Gurkenses esses que, por sinal, retomaram o controle de Dagoska logo depois do nosso torturador Glokta ter escapado de lá a mando do arquileitor Sult.

"Grandes jornadas começam com pequenos passos, como o pai de Logen sempre dizia."

Nesse desfecho, finalmente entendemos mais sobre o que é a Primeira Lei e quais são as suas consequências, sendo elas boas ou más. Tudo depende do ponto de vista, é claro. Novas perspectivas da magia são apresentadas, fantasmas do passado aparecem para atormentar a vida de alguns e os demônios do Outro Lado parecem estar voltando. Bayaz seria a pessoa mais indicada a mexer com esses poderes sobrenaturais. Ou não? Leia e descubra! ;)

Uma boa parte desse livro concentra-se na Ilha do Mundo, onde a capital Adua sofre com a morte do rei atual e prepara-se para uma briga ferrenha nos Conselhos Aberto e Fechado para que se possa escolher o próximo governante. Tudo é jogo político, amigo. Adicionado a isso o iminente avanço das tropas gurkenses contra a União, que parecem não ter gostado de ficar somente do lado de lá do oceano e agora viram suas lanças para a capital Adua.

Mas quem acaba roubando a cena, como sempre acontece, são os personagens Sand dan Glokta e Logen Nove Dedos/Nove Sangrento. Os dois são exímios personagens, extremamente bem construídos e com qualidades e defeitos de um ser humano comum (mais defeitos, por sinal).

Glokta é a personificação pura do humor negro, é impossível não dar risada com os pensamentos dele (grande sacada do Abercrombie ao colocá-los em itálico durante a narrativa) e não sentir dor no próprio corpo quando o torturador sobe alguma escada ou tenta mexer as costas. Isso é algo intrigante e diferenciado nas obras atuais, acostumadas a nos trazer personagens clichês demais.

Logen é um brutamontes nascido para matar, odeia estar no comando (porque sabe que só coisas ruins acontecem nessa hora), mas não foge de uma boa disputa. Sua outra personalidade, o Nove Sangrento, aflora nos momentos mais tensos, e o problema é justamente esse. Quando todos precisam do Nove Sangrento ele está lá, pronto para matar... o que estiver pela frente. As consequências dos atos do Nove Sangrento são monstruosas.

- Brinque de ser o homem bom se quiser, o homem que não tem escolha, mas nós dois sabemos o que você é de verdade. Paz? Você nunca terá paz, Nove Sangrento. Você é feito de morte!

Mas e o Jezal dan Luthar? Ah, aquele guri mala e mimado lá do primeiro livro (O Poder da Espada)... Nada que uma porrada de maça na sequência não resolva alguns dos seus problemas de civilidade!! Preparem-se para se surpreender muito com esse personagem e com os rumos que ele acaba tomando. Foi algo que eu nem imaginava, diga-se de passagem.

Não posso esquecer de comentar sobre a Ferro também, uma personagem forte e decidida, buscando apenas um objetivo: vingança. Mesmo que isso a faça abandonar as (poucas) coisas boas que aparecem na sua vida. Ardee West, irmã de Collem West, acaba tendo um destino inusitado (alguns irão gostar e outros não, mas enfim), ao contrário do seu irmão, que provou ser um dos personagens mais ambíguos e inconsequentes de toda a trilogia.

Percebe-se claramente a evolução de Joe Abercrombie em toda a trilogia, refinando a sua escrita e tornando a leitura muito agradável. Com colocações pontuais a respeito da mitologia por trás de todos os magos e cidades envolvidos na trama, Abercrombie consegue nos brindar com um livro melhor que o outro, mostrando que tudo pode ser melhorado. O único porém foi o autor ter usado um pouco demais o tell nos seus livros. No caso, apenas contar o que aconteceu e não mostrar-nos 'ao vivo'. É aquela máxima do show, don't (just) tell, o que acaba deixando uma sensação de vazio em algumas partes. Certamente umas 50 páginas a mais por livro fariam muita diferença.

Gostei do destino de vários personagens e não curti tanto o de outros, ficando com aquela sensação de que a narrativa poderia ter continuado só um pouquinho mais, já que ainda parece haver coisas para se contar e se revelar (benditas pontas soltas). Muitas coisas intrigantes acontecem nesse 3º livro, algumas delas acompanhadas de revelações surpreendentes, capazes de deixar o leitor mais desavisado de queixo caído. E, não esquecendo de comentar, teremos várias traições por todos os lados possíveis. Um temperinho a mais para acirrar os ânimos no Círculo do Mundo.

A trilogia certamente agradará àqueles fãs de fantasia que gostam de um mundo mais real, mais verossímil, com personagens cinzas e passíveis de punição. Fica a recomendação!

"O poder torna todas as coisas certas. Essa é a minha primeira lei e a última. É a única lei que eu reconheço." - Bayaz, o Primeiro dos Magos

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-duelo-dos-reis-joe-abercrombie.html
Samuel 02/04/2015minha estante
Bayaz velho desgraçado kkkkkkk
Gostei da evolução do Jezal na trama acho que nos próximos livros ele venha a tentar lutar contra a interferência do Bayaz
Gostou muito quando o Logen entra em estado de fúria é insano
Glokta é o personagem mais sádico que já vi e ao mesmo tempo um dos mas carismático, comparo ele ao Tyrion de Game of Trones.

Alexia Bittencourt 25/04/2015minha estante
Não vai ter outro livro, ou vai?
Me corrijam se eu estiver errada, mas para mim esse era o último...

Amei a história, principalmente o final.. Não foi aquele final em que morrem todos os seus personagens favoritos (digno do tio Martin), nem aquele final 'felizes para sempre'.. Acho que foi um com a dose certa de mortes, a dose certa de surpresas, de segredos e de ironias.. Um final realista..

Ps. Na minha cabeça o Glokta é o Tyrion.. Eu sei q ele não é um anão, mas imagino ele com a cara do Tyrion da sério.. Rsrs.. Me julguem.

Vagner46 01/06/2015minha estante
Pelo que vi ultimamente o Abercrombie vai escrever outros livros com os personagens da série, talvez algo que se passe DEPOIS da trilogia mesmo. Será bom demais!!

MarioLuiz 20/08/2016minha estante
O final do terceiro volume com o Logem deixa um baita gancho para uma possível continuação.

Vagner46 29/08/2016minha estante
Verdade, Mario, quem sabe o Logen não apareça em continuações futuras? :O

Isa Gama 01/05/2017minha estante
aii entendo totalmente o que você disse sobre começar várias séries ao mesmo tempo e demorar pra terminar (li o primeiro no início de 2016 e só agora comecei a ler o terceiro), mas fazer o que né? nem sempre dá pra ler tudo de uma vez...

Bom, o Glokta é o meu favorito de longe, desde o começo. Ainda preciso ver como o Jezal e os outros personagens vão evoluir nesse último livro, quando eu tiver terminado, vou ver se lembro de comentar aqui de novo

julia 11/12/2022

Eu não gostei desse livro. Nem um pouco. E me convenci de que grimdark - pelo menos Abercrombie grimdark - não é para mim de maneira alguma.

Alessandro 24/08/2021

Personagens incríveis e uma trama que se fecha perfeita
Esse terceiro livro da série foi de tirar o fôlego. Realmente é um livro com muitos acontecimentos que dá a impressão que não vai sequer conseguir explicar tudo mais no fim, tudo se encaixa magistralmente. Apesar de algumas coisas ficarem em aberto como o futuro de alguns personagens os desfechos principais e suas motivações, as reviravoltas e decepções com os próprios personagens revelam o porque de duas ações. Personagens muito bem construídos e aqui aquela coisa de preto no branco não existe. Você se apega aos personagens mais no fim você vai ter a sensação de até mesmo decepção com eles e suas ações. Recomendo demais essa trilogia que só melhora a cada livro. No fim apesar de querermos que a vida seja um mar de rosas acabamos nos decepcionando... Como diria! Logen : "É preciso ser realista".

Jessica1248 16/07/2020

Fim fora do padrão
Um desfecho que não estou acostumada, mas foi digno de tudo que foi construído.
Me surpreendi muito com alguns eventos, reviravoltas de personagens que eu não gostava e que no 1° livro, pensei que seriam meros coadjuvantes.
Não poderia estar mais enganada, cada personagem teve seu papel importante a desempenhar. Tudo teve um propósito.

Minha 2° trilogia lida do Joe Abercrombie, e só reafirma minha predileção por esse escritor. Como diz Nove Dedos Sangrentos: "É preciso ser realista".

LeSoze 30/04/2023

É preciso ser realista
Caramba é até difícil fazer um resenha desse livro. Ainda mais por se a conclusão dessa trilogia que me trouxe amor e ódio

Acho q é mais fácil do que não gostei. 🤬 #$%!& Joe, como vc faz isso com suas personagens femininas. Desde eu comecei a ler essa trilogia eu vi várias resenhas sobre como o, ele ignora as personagens femininas. Porém no segundo livro não senti essa descrepancia tão grande, mas em O Duelo de Reis, é muito pior!! Ferro simplesmente não teve espaço nesse livro, da pra conta na palma de uma mãos os povs dela, e aquele final ?? Que 🤬 #$%!& foi aquilo???? Revoltante, não precisava dar um final lindo e feliz ( até pq vc não fez isso com nenhum outro personagem) mas simplesmente ignorar era, daquela forma. Me abalou bastante

Mas realmente esse único ponto que me incomoda de fato, toda a brutalidade, como não teve passada de pano, e nem finais felizes por incrível que pareça eu gostei !!!

Nem só a ferro foi excluída, West um fim miserável que não merecia, Nove Dedos com um final que ninguém sabe, tá vivo ou tá morto? Cachorrão, ficou na União, mas fazendo oque exatamente?? Jezal virou "rei" porém não manda em nada. Acho que de fato o único que se saiu bem, foi o Glokta, virou o dono da 🤬 #$%!& toda tecnicamente, e de brinde ganhou esposa e filho

Um ódio enorme por tudo, raiva das traições, da brutalidade das cenas gratuitas. Mas como posso odiar algo que me divertiu tanto???

Como eu disse uma relação de amor e ódio. Esses finais em abertos me matam do coração

Recomendo para os fortes de coração, e para aqueles entendem que nem tudo tem que ter um final feliz

Já dizia Nove Dedos, é preciso ser Realista

Matildes 16/05/2020

O Duelo dos Reis
Terceiro livro da trilogia A PRIMEIRA LEI.
Maravilhoso. Cheio de revelações que te prendem a cada página. As cenas de lutas são descritas em um realismo fenomenal.
A dualidade das personagens é exposta de forma explicita, revelando o lado perverso dos heróis.
Uma aventura épica cheia de guerra, sangue e traição.

Pedro 26/01/2016

Sexo monótono.
Bom, por aqui poderei expressar meus sentimentos após terminar de ler uma trilogia que me encantou e, por fim, me decepcionou.

Não criticarei a evolução dos personagens, pois todos, ao meu ver, moldaram suas características psicológicas e físicas a partir do que viveram, e isso é um ponto positivo que te faz criar vínculos com cada personagem, podendo ter uma relação de ódio ou amor.

No entanto, minha critica provém do final do livro, pois tinha um enredo revolucionário que terminou de forma singularmente fraca, podemos ver que é um desfecho definitivo que estraga a expectativa dos leitores mais heróicos.

Talvez, sendo um grande leitor de Tolkien, o livro me mostrou a dura realidade que prevalece acima das relações humanas, logo, perdi meu entusiasmo e terminei a obra com um ar "broxante" do fim de sexo monótono de namoro de 5 anos, o qual teve algum momento bom, mas foi esquecido.

Fudencio 20/07/2015

Final melancólico
Deu uma melancolia na última parte do livro, depois de 2 livros excelentes e até a metade do 3º livro seguindo o ritmo, o final foi meio triste.

Só pudemos conhecer de verdade Logen e Bayaz nesta última parte. Logen não era nada daquilo que tentou ser durante a história, Cachorrão teve um final melancólico, West idem.

Sobre o Bayaz, já imaginava que ele não era nenhum santo.
Só o Glokta que teve um final mais feliz.

Parece que nos próximos livros não veremos muita continuação desses personagens, a trama muda de lugar e entram em cena novos personagens... Uma pena.

É preciso ser realista, afinal..

1 | 2 | 3 | 4