Cidades de Papel

Cidades de Papel John Green

Resenhas - Cidades de Papel

Débinha 21/01/2024

Uma garota de papel...
Bom terminei esse livro ontem, eu gostei bastante, o final eu não achei tão bom mas eu não achei ruim, não tenho muito o que falar desse livro basicamente eu gostei e recomendo e aliás não foi uma leitura arrastada o que foi ótimo.

Rayliterando 19/01/2024

" Vadiando uma jornada perpétua... "
As vezes moldamos as pessoas, vemos elas de forma superficial. A verdade é que cada um de nós vê determinada pessoa de uma forma diferente, normalmente, moldamos as pessoas de acordo com as vivências que tivemos ao seu lado.
A verdade que pode trucidar muitos de nós é que, as vezes, a forma como vemos uma pessoa, ou as coisas que relacionamos aquela pessoa, não têm nada a ver com sua verdadeira indentidade.

Amaandabn 19/01/2024

Confesso que quando a li a primeira vez amei mais. Me identificava tanto com o livro, com a mensagem, sobre não ter uma vida que dizem pra você ter, mas realmente viver ela, sem seguir um padrão. Amo também que o personagem principal siga as pistas da sua amada, a Margot é o tipo de garota que algumas garotas querem ser (não óbvia, decidida, com um pouco de mistério e protagonismo) e o protagonista é o tipo de garoto que faz de tudo por uma garota dessas. Vale muito a pena ler, o filme eu não gostei muito não.

Lucs_sl 19/01/2024

Amei
Amei o livro cheio de mistério e aventura, fiquei muito curioso para saber oq aconteceu e amei o final

bela.zelaquett 17/01/2024

Cidades de Papel
O livro no começo até o fim é um livro sobre um adolescente apaixonado, já no fim a história toma um rumo diferente. As reflexões feitas no fim são muito bonitas de se ler, parecem poesia. Quem gosta de poesia vai gostar muito desse livro, e eu que não gosto também gostei. Apesar de não concordar ou me identificar com as metáforas, gostei muito do papel de vista, e de imaginar uma situação dessas.
Clarinha 17/01/2024minha estante
Vou até por na lista.

Emanuele153 17/01/2024

Obsessão?
A história retrata a vida de Quentin e seu estranho fascínio por sua vizinha, Margo. A garota era envolta em mistérior e em certo momento decide que viraria um. Ela desaparece, e iremos acompanhar o personagem principal em sua jornada para descobrir o que houve com a garota.

Sinceramente, não sei direito o que achei do livro. A escrita é envolvente e o autor sabe te prender na história, porém todo o contexto dela é meio boba (dei 5 estrelas sem querer). Quentin é um maluco que é obcecado numa garota q ele saiu uma vez na vida e nunca tirou ela da cabeça. Ok, eles eram vizinhos e brincavam juntos na infância, mas o contato tinha cessado. Não faz sentido. Fora que deve ser insuportável ser amiga desse cara e ter que ouvir 24h/7d sobre Margo

Radu 17/01/2024

Afinal, quem é Margo Roth Spiegelman?
Quando dei início à minha leitura, confesso que achei que seria fácil demais, e que eu não gostaria por isso. É realmente uma leitura fácil (eu diria que informal demais pra mim, mas aí vai do gosto de cada um), que demora um pouquinho de te prender, mas quando acontece, torna-se bem divertido acompanhar a narrativa.

É uma história adolescente, para adolescentes, e nada muito além disso. A reflexão do livro é sobre as reflexões em si, sobre como abraçar metáforas e ideologias que vão te guiar e ditar seu caminho durante a vida. Por isso é um livro focado para um público mais novo, porque é ele quem ainda está a decidir quem será.

O livro fala sobre entender as feridas dos outros, e se é possível e necessário tornarmo-nos eles mesmo para atingir tal objetivo. Aborda as mudanças de ciclo, e se é necessário e possível deixar realmente tudo para trás para recomeçar. Afinal, todos somos um só, e é impossível cortar os fios que nos ligam(?).

Os personagens, num geral, são muito divertidos. Quentin é um dos meninos adolescentes mais reais que eu já conheci através da literatura, e sua relação com seus amigos faz com que o leitor sinta que é realmente parte daquela história. Já Margo Roth Spiegelman é intrigante e única no seu contexto social (talvez até demais para uma menina de uns 18 anos, o que a afasta da realidade e da identificação dos leitores com ela).

Uma das coisas que mais me chamou atenção durante a leitura, foi o fato da história ser dividida em três partes: a primeira, dinâmica e nem tanto convincente; a segunda, um tanto lenta mas muito curiosa; e a terceira, extremamente leve e reflexiva. É a melhor forma de construir uma trilogia para uma história que necessita de divisórias, mas não tem muito conteúdo para extendê-las.

Para quem estiver a fim de ler, recomendo muito. Não é uma leitura necessária, mas não é nada descartável.

rachelbb 16/01/2024

Ruim
Quando eu era uma menina eu li esse livro acho que 2 vezes mas eu era uma menininha inexperiente que tava entrando no mundo da leitura então tudo que eu lia eu gostava, fiquei obcecada por ele (kkkk) mas hoje como uma adulta lembro de tudo que li, esse livro é péssimo, eu acho esse livro uma piada e eu comprei ele

Miana 15/01/2024

O para sempre é composto de agoras.
Conhecer a Margo Spiegelman do papel é muito mais profundo e instigante. Ela é única, tão diferente, autêntica. Nada a ver com a Margo da tela.

Mas, mais do que isso, conhecer o Quentin do papel me faz ficar pensativa sobre como enxergamos o outro. Q é um ser humano, cheio de pensamentos malucos, pré conceitos e ideias formadas a partir de si mesmo, assim como qualquer outro.

A ideia de "Canção de mim mesmo" é como um mapa da história e do que se passa na cabeça do Q, porque todos os pontos aos quais ele se atenta dizem muito sobre quem é Quentin Jacobsen e como ele se sente em relação a Margo.

E a maior lição que se pode tirar dessa lógica é o que Radar disse: eu sou eu, você é você. Não adianta tentar fazer o outro se tornar você.

Antonio460 13/01/2024

Ótimo para curar ressacas literárias
Cidades de Papel é um livro muito rápido e fluído, pois o leitor quer muito saber o final e a leitura é leve e fácil.
É um livro repleto de humor adolescente e parece um filme teen.
Não dei cinco estrelas pois achei um pouco raso, parece que falta mais emoção.
Um dos pontos altos do livro são as metáforas e as reflexões que ele proporciona.

davi_bsiqueira 13/01/2024

Um tanto quanto decepcionante
Cidades de Papel foi decepcionante. Muito bobo, enrolado e chato. Quentin ? o protagonista e narrador ? me irritou em diversos momentos por sua personalidade e atitudes egoístas em relação aos seus amigos e também pela sua obsessão em Margo ? sua vizinha por quem ele é apaixonado ? que também é uma personagem um tanto quanto irritante e controvérsia.

A primeira parte muito sem lógica e besta. Na segunda, "melhora" um pouco pelo suspense, mistério e as pistas ? que não levam lugar nenhum. E a terceira foi a mais divertida. Foi uma leitura bem divertida e engraçada em alguns momentos, mas realmente não consegui gostar do livro, das personagens e nem da "mensagem" ou das metáforas do livro.

maria17400 11/01/2024

Eu realmente não sei oq dizer.
A leitura do livro é muito boa, porque ela é meio que natural, vc se familiariza com ela.
Da pra perceber os traços americanos nos acontecimentos, achei interessante que percebi isso.
A história me envolveu, eu quis saber o que tinha acontecido e como ia acabar, é um livro que você lê pelo acontecimento final, você espera por ele, muito.
É muito bom o fato de retratar o que realmente acontece quando se trata de expectativas ou esteriótipos, (decepção, talvez? foram essa e outras dúvidas que me levaram a ler o final 2 vezes e ainda não entender muito bem).
É crucial o momento em que Quentin começa a entender que a visão de Deusa que ele havia sobre Margo não passava de como ele se sentia confortável em vê-la, e enquanto descobre mais sobre ela de verdade, o amor que sentia desde pequeno muda, amadurece, e ele entende o que dever ser feito quando se reencontram.
Leiam apenas, eu recomendo. Talvez se decepcionem com o final, talvez não, eu senti uma pontinha disso, mas acho que fizeram o que deveria ser feito.
Vou reler com certeza.