Cidades de Papel

Cidades de Papel John Green

Resenhas - Cidades de Papel

Raquel Moritz 04/08/2013

Um livro sensível e divertido de John Green
Em Cidades de Papel (Paper Towns, no original) conhecemos Quentin Jacobsen (também chamado de Q.), um nerd com N maiúsculo que tem amigos bem divertidos e está prestes a se formar no colégio.

Quando era pequeno, ele passava a maior parte do tempo com sua vizinha maluquinha Margo Roth Spiegelman. Quando tinham 9 anos, os dois encontraram um corpo num parque, e a curiosidade de Margo fez com que ela descobrisse quem o cara era e o que ocasionou sua morte.

Quando chegaram à adolescência, Margo virou uma garota popular e divertida no colégio, enquanto Quentin ficou totalmente na dele, com poucos amigos e nunca em evidência. Isso não o impediu de se apaixonar pela garota, e a imagem que ele tem de Margo é de uma deusa perfeita e adorável.

Até que em um cinco de maio qualquer, Margo invade o quarto dele pela janela, vestida de ninja (a cena é muito divertida) e o convoca para ajudá-la num plano de vingança contra o namorado dela. Apesar de resistir um pouco, ele se junta a Margo no meio da madrugada e cumpre uma lista de coisas que ela planejou (a garota é criativa e engraçada, não tem como não rir) e em poucas horas algo dentro de Quentin muda.

Tudo vai às mil maravilhas, a noite termina, o sol nasce e ao chegar na escola, Quentin acha que as coisas vão mudar, que ele e Margo serão melhores amigos e que ele terá como provar como ele é um cara legal, mas o que acontece é que Margo desaparece. Pelo que consta, essa já é a quarta ou quinta vez que a garota faz isso, e como agora ela já tem 18 anos, seus pais de saco cheio nem ligam mais.

Quentin não desiste de Margo tão fácil. Ele sente que ela pode ter deixado pistas e vai fuçar o quarto dela com os amigos para achar algo que diga onde ela está. O que ele encontra, no entanto, é um livro de poemas de Walt Whitman, com algumas frases de Canção de Mim Mesmo destacadas. E as frases parecem dizer algo a ele.

Quentin parte em busca de Margo e começa a descobrir coisas sobre ela, sobre ele próprio e sobre os dois, que ele nem imaginava. É uma jornada repleta de descobertas que pode ou não levá-lo até ela. Com a ajuda de seus dois amigos e da melhor amiga de Margo, Lacey, eles tentam desvendar o mistério-Margo. A imagem de deusa que ele tinha dela aos poucos se desfaz.

Cidades de Papel é bem profundo e muito sensível. Fala sobre tantas coisas e tem metáforas tão aplicáveis que a gente se pega refletindo toda vez que fecha o livro. As diferenças entre o que nós achamos das pessoas e o que elas realmente são, reflexões sobre a vida e os valores que a gente tem. Como romantizamos algumas pessoas, algumas coisas. E como elas tomam caminhos inimagináveis. A frase lá do começo do post As I took those two steps back, Margo took two equally small and quiet steps forward diz muito sobre os dois personagens, ainda que tenha sido inserida no primeiro capítulo de forma literal (é quando eles encontram o corpo).

Gostei muito da inserção do poema de Walt Whitman na história. Quem gosta de ler e adora interpretar texto vai se deliciar com a luta de Quentin em decifrar Margo através do poema.

E cara, como eu dei risada com essa história. John Green sabe escrever. Ele sempre te surpreende. Você sempre termina as leituras um pouco diferente. Assim como Quentin mudou um pouco ao ter suas cordas cruzadas com as de Margo, essas mudanças também nos atingem.

Eu adoraria explicar a razão do título ser Cidades de Papel, mas é algo que você precisa ler para entender. É tão importante ou carregado de significado quanto a culpa é das estrelas ou looking for alaska. Compreender o termo é uma coisa que faz parte da experiência de leitura.

Aliás, aqui vai uma curiosidade bacana sobre Margo. O nome Margo Roth Spiegelman foi escolhido por John Green porque 1. Contém a palavra Go no primeiro nome (e ela desaparece da cidade). 2. Roth significa vermelho (tem algumas referências a cores nessa história). 3. Spiegelman significa pessoa que faz espelhos em alemão (isso faz sentido pra quem lê, posso garantir).

Se recomendo que você leia? Claro que sim. John Green é espetacular. Se está desfrutando de tanto sucesso, é porque mereceu cada elogio.

Gostaram da resenha? Alguém aí já leu? O que achou? Comente! :)

site: http://pipocamusical.com.br/2013/07/28/resenha-livro-paper-towns-cidades-de-papel-john-green/
Ana Ira! 19/08/2013minha estante
Ameei sua resenha!
Parabéns, agora, estou mais louca para lê-lo!!!! kkkk'

bjss

Raquel Moritz 22/08/2013minha estante
Que bom que gostasse da resenha :D
Amei esse livro, Ana!
Beijinhos!

Ednan 24/08/2013minha estante
Muito boa sua resenha!
Amei muito esse livro! :D
Bjos

Hugo 07/09/2013minha estante
Quero muito ler este livro! Gostei muito da sua resenha :)

Elaine 14/09/2013minha estante
juro que não qria ler esse livro com medo de ser chato igual ana e o beijo frances. mas, vi hj, que ele está entre os mais vendidos da semana. resolvi estrar aqui e procurar uma resenha e eis que me deparo com a sua. me apaixonei pelo livro só de lê-la kkkkkkk. claro que vou comprar.

Pam 27/09/2013minha estante
Adorei sua resenha! Realmente, o livro nos faz refletir muito sobre nós mesmos e sobre as pessoas ao nosso redor. Não sabia essa curiosidade sobre o nome da Margo. John Green pensa em tudo! Um grande escritor.

Adrieli 20/12/2013minha estante
Amei a resenha. Já estava louca pra ler esse livro, agora estou desesperada :)...

Nil 31/01/2014minha estante
Sua resenha está maravilhosa e faz jus ao livro, que é maravilhoso. Estou cada dia mais encantada com o John Green! Todos os livros que li desse autor são incríveis e diferentes uns dos outros, apesar de todos falarem sobre algum aspecto da vida dos adolescentes americanos. Nesse o aspecto destacado é a diferença entre a imagem que projetamos e quem realmente somos. Eu só não gostei muito da Margo, mas nada que comprometa o livro. Mas eu amei o trio: Q, Radar e Ben!

Ana Claudia Car 06/03/2014minha estante
cidades de papel, um livro chato, arrastado e vazio.
personagens irritantes beirando a idiotice.
eu torci, mas muito mesmo para o quentin levar um belo de um pé na bunda, por ser tão tonto, e entrar no joguinho da desequilibrada da Margot, mas eu tive o meu final feliz...
ps.jonh green, não subestime a inteligencia, do leitor, para quê tanta enrolação, para dizer algo, que pelo menos para mim, já estava claro.

Carla 09/07/2014minha estante
Eu adoro os livros do John, mas esse deixa um pouco a desejar. O tema do livro é incrível! Mas o livro poderia ser muito melhor. Achei bom, mas um tanto cansativo.

Boyhood 17/11/2014minha estante
Muito boa a resenha! Estou com uma vontade imensa de le-lô.

palomapsn 16/02/2015minha estante
boa resenha, acabei de ler o livro.

Lysa.Rodrigues 04/04/2015minha estante
Amei sua resenha.Adorei,sei que estou um pouco atrasada em questão do lançamento do livro,mas não vejo a hora de lê-lo e provavelmente entrar na história assim como você entrou. :)

Gabi 21/06/2015minha estante
agora mesmo eu queria ter esse livro em mãos!!a curisidade só aumentou:-)

Kesia 18/09/2015minha estante
Comecei a ler o livro ontem (e não, eu não assisti ao filme ... ainda), eu de cara já gostei da história, achei interessante e percebi já essa profundidade no primeiro capítulo, lendo sua resenha fiquei ainda mais empolgada com a leitura ! Excelente resenha, parabéns ! E vamos a leitura.
Ps. Eu espero do fundo do meu coração que ninguém morra rs

Denis Norberto 21/10/2015minha estante
Amei seu ponto de vista sobre o livro, totalmente igual ao meu, amei ler a sua resenha.

Karen.Ferreira 20/03/2017minha estante
Ameeei sua resenha!! estou começando hoje a ler o livro,é vejo que vou amaaa!!!

Mah corazza 19/12/2018minha estante
Na minha opinião o livro mais chato do jhon, margot e quintim são um porre.

Arya4 31/03/2020minha estante
Disse tudo. Achei tão incrível a escrita desse autor,acho isso que me motivou a ler tão rápido. Fiquei um pouco incomodada com a obsessão do Q pela Margo tipo só: Margo.Margo Margo mas a leitura foi fácil e tem várias reflexões Maravilhosas.

manuella.rosasilva 27/01/2021minha estante
Raquel, adorei a tua resenha. Faz alguns poucos anos que li e naquela época achei brilhante, mas depois de ler teu texto, acho ainda mais. Minha vontade de reler foi aguçada, pode ter certeza!! Só li esse livro do John Green e não sou uma fã dele em particular, mas não me agrada nada quando vejo pessoas diminuindo o trabalho dele por causa do "público" para quem ele escreve...

Vênus 22/02/2021minha estante
Começarei a ler

Bia 25/06/2021minha estante
Eu to tentando ler,mas nao sei como faço

Vênus 26/06/2021minha estante
esse livro é tão bom

Mel Fernandes 02/07/2021minha estante
Assisti o filme por acaso e amei. O livro deve ser extraordinário.

fernanda.aguiarc 29/07/2021minha estante
esse livro é tão incrível, um dos meus favoritos

Duda 24/08/2021minha estante
Eu vou ler, descreveu muito bem?

Emmily.VitAria 15/01/2022minha estante
Sou nova aqui como faço pra lêr

Carol 16/03/2022minha estante
É muito bom só o meio que é um pouco parado, mas os últimos capítulos em lê em dois.

Souza 04/04/2022minha estante
alguém pode me dar um resumo dos tres capitulos desses livro estou interessada em ler

Rayele 13/11/2022minha estante
O livro e muito bom e bem humorado.porem tem uma certa profundidade na história e faz a gente pensar se realmente conheçamos as pessoas a nossa volta ou só estamos apenas vivendo mundinho de papel .

kikias 13/12/2022minha estante
Que livro chato, o cara fica atrás de uma garota que não quer ser encontrada e que não tá nem aí pra ele

06/01/2023minha estante
Um marco na minha adolescência!

clara 14/01/2023minha estante
chato,sem sal, enredo péssima e protagonistas irritantes! não flui bem a leitura

Maria13448 17/07/2023minha estante
Na minha opinião, eu abandonei ele pq o livro passa o tempo todo procurando a menina, MAS para certas pessoas, elas irão amar

VitAria.almagro 20/11/2023minha estante
A história te puxa muito, te prende, mas o final foi ok, nem tão ruim e nem tão bom

Nati 04/01/2024minha estante
Li pouco mais q 100 pgns. Tô achando sem sal tb. Meio stranger things ? Mas, n sou de deixar livro pela metade! Bora ver o q vai dar

Mionell 29/02/2024minha estante
Eu realmente não fiquei tão apaixonado pela história! Principalmente com a obsessão do Q pela Margo, fala sério! Mas em todo caso a narração do autor é fenomenal e surper amei, apesar também que enrolou muito para chegar no final.?

lolo :) 07/01/2022

Cidades de papel
Para mim esse livro poderia ser muito menor. O autor enrolou muito e as vezes ficava chato de ler. O começo eu ri demais com os personagens, o meio foi entediante ver o amor platônico que Quentin tinha com a Margo, e o final foi maravilhoso. Tem uma lição por trás dessa narrativa. Achei a história única, mas mesmo assim não ganhou meu coração:( 4/5?
PatrAcia44 12/01/2022minha estante
Achei a mesma coisa desse livro.

KauanGama 14/01/2022minha estante
Me surpreende ter tido uma nota alta ksksks

Kath 15/09/2013

Tomar um tiro doeria menos do que ter que ler um final tão ridículo
John Green perdeu a sensibilidade, John Green errou na mão para fazer esse livro, assim como errou em "Quem é você, Alasca?", ambos estão equiparados, de tão ruins que são. Mas antes de mais críticas, colocarei a resenha e depois discutirei.

A história: (tem spoiler, mas tanto faz, o livro é ruim e não recomendo. Vá até o final que tem considerações finais.)

A história é sobre Quentin, um garoto do terceiro ano do ensino médio que tem uma paixão por Margo, que conhece desde os 2 anos de idade. Certa vez, no parque aos 9 anos, eles se deparam com um cara morto. No mesmo dia, Margo disse para Q que "os fios do cara se arrebentaram." bah, não tem importância. Quando a história muda pro colegial, que é uma mudança repentina e nem avisa, tipo, eu ainda estava achando que ele tinha 9 anos, depois que vi que ele estava no terceiro ano, tá tudo bem, naquela mesma noite, Margo entra no quarto de Q, pela janela, (eles são vizinhos) e ela o chama para uma noite de 11 missões secretas, as missões eram vinganças com os amigos dela, já que o namorado dela, Jase, a traiu com a sua melhor amiga, e ela faz a vingança e tal, e no final da noite, ela diz pra Q "sentirei sua falta", no outro dia ela some. Q fica confuso e começa a procurá-la e tal, entra no quarto dela e vê que ela deixou uma pista de onde está ou esteve, ele descobre várias coisas a partir daí. E maior parte da história, tipo da página 50 até a página 340 ele ainda está procurando por ela, finalmente consegue encontrar o paradeiro dela, acaba não indo à colação de grau e ele e seus amigos Radar (que eu descobri que era moreno no final do livro) Ben e Lace fazem uma viagem até NY, numa cidade de papel, que não existia, era o tipo de cidade que os mapeadores colocavam no mapa para ver se estavam sendo plagiados. Ok, eles quase morrem na viagem e tal, mas quando chegam na tal cidade, que na verdade é uma estrada com um prédio decadente, lá está Margo. Ela se mostra fria e indiferente com a chegada deles, xinga a amiga dela e os três amigos de Q vão embora, e Q fica lá e ela é grossa com ele, resumindo a história, ela conta que não queria ser achada, que queria sumir pra sempre porque estava cansada de ser uma menina de papel, frágil e sendo sempre o que os outros querem que ela seja. Eles conversam, ela conta do seu caderno preto que escreveu uma história sobre eles e tal, eles se beijam, ela o convida pra continuar a viagem com ela e ele não aceita, ele pede pra ela voltar pra casa, ela diz que é impossível, aí ela diz adeus, diz que manterá contato e tal e começa a chorar e se beijam, encostam as testas e se olham, e mesmo estando escuro, eles se enxergam além das rachaduras, além daquela imagem. FIM, ACABOU A PORRA DO LIVRO.

Ok, agora as considerações finais:

Quentin e um garoto como eu, só faz as coisas certas, é um menino de ouro, nunca deu problema para os pais.

Margo é uma menina frívola, popular, que liga para as aparências, egoísta e acha que todos são de papel, ou seja, frágeis e dobráveis. Ela não gosta de ser o que todos querem e gostam de que ela seja.

Os diálogos do livro são incrivelmente engraçados, mas o John se perde demais ao escrever a história, ele prolonga demais e a história passa a ser massante, cansativa, REPETITIVA.

Essa é uma história imatura, o suspense, se é que posso chamar isso de suspense, é tão raso e cheio de falhas que dá dor no coração. Sinceramente é um livro de PÉSSIMA qualidade. Eu não pagaria um real por ele. Parece que foi uma história escrita por adolescentes superficiais.

O final do livro é tão decepcionante que se antes eu falava que leria até a lista do supermercado do John Green, hoje eu digo que por mim, ele poderia parar de escrever agora, porque ele realmente está se saindo um péssimo escritor.

Aos fãs do John Green, só lamento.

Nekita 08/10/2013minha estante
Resenha resumindo meus sentimentos.. Chato e muito cansativo! Odiei Margo egocêntrica e acha que é "especial" demais pro resto do mundo. Se não fosse pelo Radar e Ben nem teria terminado a historia, eles são ótimos amigos pra aturar o Q e a sua chatice "Onde esta Margo?"

Leeh 02/11/2013minha estante
Não li, mas se é igual "Quem é você, Alasca?" deve ser péssimo!! Até agora John Green só se salva por "A Culpa É Das Estrelas" e "O Teorema Katherine"

Bruna 03/12/2013minha estante
Eu própria não gostei muito de A Culpa é das Estrelas. Achei bem previsível, mas comprei outro livro do autor porque amei a escrita dele. E estou muito assustada com essas críticas negativas, porque Cidades de Papel me prendeu muito. E não dou 10 pro final, mas mesmo assim amei o livro por completo. Cada um com sua opinião, e eu vou procurar outros livros do Green e ver se mantenho o interesse.

Poli 07/12/2013minha estante
Kath, você disse que só descobriu que o Radar era negro no fim do livro, mas bem no início, mas precisamente na página 18, diz que ele era.

Léo 09/12/2013minha estante
A frustração de vocês é querer que todo livro do John seja massivamente meloso e com finais trágicos e lindos como em "ACEDE", que na minha opinião, é o pior e mais forçado livro dele.

Léo 09/12/2013minha estante
"ACEDE" tem diálogos muito ensaiados e previsíveis. TODOS os outros livros do John tem personagens mais reais, que poderiam ser quaisquer pessoas que nos rodeiam. Quem critica "Quem É Você, Alasca?" é o TÍPICO LEITOR que só leu ACEDE por ser modinha.

Eduarda 23/12/2013minha estante
Léo, VC disse completamente tudo!!! ACDEC foi o pior livro do John, me da raiva ver pessoas dizendo que o Teorema, Cidades de Papel e etc foram péssimos comparados com ACEDC, pra mim, alem de provavelmente eles só terem lido A Culpa por ser modinha, n tem experiencia nenhuma com leitura :p Será q vcs n entendem a mensagem q a Margo quer passar? E o significado de cidade de papel, pessoa de papel?
Pura ignorância!!!

Eduarda 23/12/2013minha estante
Claro que cada um tem sua opinião...

Vinicius 07/01/2014minha estante
Léo e Eduarda, vocês estão totalmente certos, ACEDE, sim é o pior livro do John, e vendo as outras "resenhas" por assim dizer aqui, da para ver que 90% do pessoal que está criticando PT é o povo que só leu A Culpa.
PT não é um livro ruim, ele nos mostra um lado mais filosófico, e como a Carol disse umas resenhas a baixo "É um livro para pensar nas possibilidades e estradas que uma vida é capaz de nos levar. ". Teve um final mais ou menos que nos da a entender que Margo era egoísta, sim, mas todos somos, a questão por trás de toda a história é outra, nos mostra que não devemos colocar as pessoas em um pedestal, e que elas são humanos como qualquer um, e que temos que olhar para elas como um espelho e não como uma janela, o que nos leva a refletir sobre a vida e nos significados que as pessoas tem.

Ilana 13/01/2014minha estante
Você disse tudo. Esse é o tipo de livro que as pessoas dizem que é bom apenas para "Ficar na moda" o primeiro livro de John Green que li, achei decepcionante, o nome nos leva a infinitas teorias sobre como será o livro e no fim, é uma grande merda.

Brenda 24/01/2014minha estante
Gostei um pouco mais do livro do que você, mas continuo concordando com a sua resenha. Sem contar o Q, reclamando dos amigos o tempo inteiro sem ver que o egoísta é ele.

Camila 17/04/2014minha estante
Poxa vida:/ Achei o trabalho do John em "Quem é você, Alasca ?" e "A Culpa é das Estrelas" brilhante, e queria ler esse...mas , pelo que disse na resenha, ele é tão ruim quanto "O Teorema Katherine" ... que coisa :/

Shey 23/04/2014minha estante
Já li "A Culpa É Das Estrelas" e "O Teorema Katherine"..Mas não gostei muito do Teorema, se esse for igual, socorro!!

Babele 14/07/2014minha estante
Não achei o livro mais perfeito do mundo, nem o melhor de John Green (até pq esse é o segundo que leio), porém acho que todo livro tem um lado bom, onde cada um absorve as coisas boas do inicio ao fim.
E bom garota, alguns detalhes da sua resenha me irritaram, acho que as pessoas precisam ler com atenção, mastigar as palavras e digeri-las conforme o autor imaginou (ou não). Tipo o lance que você descobriu que "Radar era moreno, só no final do livro", porra se os pais dele tinha a maior coleção de papais noéis negros do mundo, ele é o que? Amerelo Simpson? rsrs, mais atenção por favor. De qualquer forma gostei da sua critica!

Renata 24/10/2014minha estante
Eu fiquei muito frustrada com o fim do livro, mas na verdade eu tava tão cansada da história que tava até pulando partes, então de repente eu deixei alguma coisa passar... Q é legal, gostei dele, Radar é o CARA! e Ben... Ben é a graça do livro, fofíssimo, mas creio eu que o Green tá com a bola toda só por causa dA Culpa É das Estrelas, que foi clichê demais, mas têm horas que eu gosto de clichês, às vezes, raramente... então, MAS o Teorema foi massa! Hahaha, pitoresco. Collin boboca é legal demais e eu gosto da simplicidade das cidades pequenas... ai falei muito....

Amizade 01/12/2014minha estante
Não poderia ter um desfecho melhor para a História.
Posso dizer-lhes , que Cidades de Papel é de longe o meu livro preferido, vocês (e eu também) achei que eles fossem ficar juntos no final,todos queriam que eles ficassem juntos, mas o problema é se eles tivessem ficado juntos o final iria ser chamado de um final previsível, UM FINAL DE PAPEL( trocadilho meio bosta mas que eu precisava fazer!) , então não quero que fiquem aborrecidos comigo, mas eu peço pra quem não gostou do livro releia !!! Não há romance, livro mais perfeito que o de Cidades de Papel (espero que o filme seja bom também)... Como iniciei o comentário : NÃO PODERIA TER TIDO UM MELHOR DESFECHO!

Marina 23/12/2014minha estante
Resenha que traduziu muito bem os meus sentimentos por Cidades de Papel. Livro cansativo, repetitivo, e que por mais que tenha sido escrito por John Green não me conquistou nem um pouco. Muita gente se espanta quando eu digo que não gostei, mas simplesmente não consigo engolir essa história, os personagens, realmente eu achava que o Green se sairia melhor...

Luana C. 17/02/2015minha estante
Eu não sei se gostei taaaanto assim do livro porque foi muita enrolação pra um final sem graça. Nisso eu até concordo. Mas isso do Radar ser negro, cara, ele fala disso o tempo todo '-' É até por isso a coleção de papais noéis e tal...

Liz 19/05/2015minha estante
Comentarei só porque esta foi a única resenha que reflete o que penso sobre este livro e sobre todos os livros do autor. Já estava me sentindo uma ET por achar que sim, ele é mera modinha supervalorizada. Eu já li 4 e tenho que dizer que a minha péssima impressão por todos, foi a mesma. Com exceção de A Culpa é das Estrelas, que eu gostei um pouco (não que seja magnífico) e porque antes de lê-lo li o livro da Esther, menina que inspirou o autor, os demais foram iguais. Personagens diferentes, histórias diferentes (mais ou menos), mas o modo como o JG conduz o livro me cansa. Tem a primeira parte que é sempre animadinha, acontecem várias coisas e você já consegue perceber ali, inclusive, o que o autor quer passar enquanto mensagem. Mas aí, parece que ele tem que cumprir páginas e começa a arrastar a história. Que sempre fica massante e repetitiva. E o final, ele gosta de surpreender no final, mas para mim, sempre me parecem finais muito forçados, algo do tipo: "Veja minha genialidade de fazer o inesperado, está surpreso leitor?" rs Acho que ele tenta tanto ser filosófico, passar mensagens sem ser de maneira óbvia com finais que "representem a realidade", nada de felizes para sempre, porque mundo real não rola (?) que acaba se tornando uma escrita um tanto quanto medíocre :T O autor constantemente se perde durante a história com passagens desnecessárias, diálogos vazios que não levam ninguém a lugar nenhum.
Olha, eu gosto de livros diferentes, com finais tristes, gosto de livros clichês com finais óbvios, gosto de finais que não são nem tristes e nem felizes. Não tenho restrições quanto a desfechos, desde que o final faça sentido com todo o conjunto da história. Eu ainda não terminei de ler Cidades de Papel, na verdade estava a ponto de desistir, mas não gosto de desistir das leituras. Porém, já vi que o final é ruim como dos outros que li. Esse com certeza será o meu último livro do autor.

Marcelle.Lima 29/07/2015minha estante
Kath, se VC ainda não percebeu o John green não escreve finais felizes pois pelo q percebi ele não gosta de gosta de clichê. Ele apresenta o outro lado da história!! E é bem chato ver ou ler as coisas sabendo que no fim vai dar tudo certo, aí sim que não da vontade ler. Aliás se você acha as histórias dele cansativas e repetitivas então não leia as histórias dele em pronto.

Patricia 13/08/2015minha estante
Concordo 100% com a sua resenha. Livro chato, chato, chato! Fui me arrastando para chegar ao final. E essa Margo, gente? A menina se acha a última bolacha do pacote, pelo amor de Deus! Não recomendo, mesmo.

Nunes 20/05/2016minha estante
Concordo Geral com tudo o que disse. Acrescentaria o seguinte: O filme tenta criar um suspense, os amigos fazem comédia, as músicas são românticas e acaba terminando tudo num drama...kkk John Green simplesmente viaja e pira na batatinha... Para mim o resumo da história é o seguinte: Jamais se apaixone por uma maluca que ainda não descobriu sua própria identidade, ela pode te levar para o Paraíso e quando chegar lá ela vai te dizer que está no Inferno. Os amigos dele eram muito mais adultos do que ela e salvaram alguma coisa da história. Acho que no fundo a maioria odeia o filme porque ele leva a história para um final romântico e decepciona todo mundo quando ela diz que nem ela sabe quem é direito kkkk Enfim. eu daria outro título, ao Livro: Um cego guiando outro kkkkkkk pensa no quanto o moleque gastou com a viagem pra nada, quando poderia ter viajado com uma outra gata e ter curtido muito mais... tem gente que não vale a pena perder muito tempo... faltou no final os amigos deles dizerem: E ai trouxa quanto gastou na viagem a toa ?? kkkkkkkkkk pra ver se aprende e nunca mais faz uma idiotice dessas kkkkk

Rafaela.Melo 04/01/2017minha estante
na verdade acho que tudo depende do ponto de vista.John Green tentou entrar na mente de adolescentes se passando por um , ao escrever Quentin como aquele garoto que faz de tudo,tudo mesmo pela garota que gosta. Acho que define muitas pessoas a flor da adolescência. A questão de fugir para uma cidade de papel pode ser definida pela literalidade ou não.

Vanessa 07/02/2024

Certamente é o pior livro que eu li até agora este ano. Não sei se vou ler todos os livros deste autor, mas este, disparadamente, me fez sentir ódio. Nunca fiquei tão com tanta raiva. A única coisa boa neste livro é como ele prende o leitor, é tão fascinante como ele escreve, mas os personagens são péssimos. A história desta menina é muito chata e este menino é um idiota. todo mundo deveria morrer.
Bia.xlz 07/02/2024minha estante
Nossa eu era doida pra ler, desisti agr ?

Pâm 07/02/2024minha estante
Péssimo kkkkk

Carolina2070 07/02/2024minha estante
Assiste ao filme, esse não é um dos melhores livros do John (só não mais chato que Teorema Katherine)

isabela 07/02/2024minha estante
como assim todo mundo morre ??

Julia 07/02/2024minha estante
Assiste ao filme e achei péssimo, então nunca tive vontade de ler, e sempre julgava quem lia, depois da experiência do filme.

Suellen 07/02/2024minha estante
A culpa é das estrelas e tartarugas até lá embaixo são melhores confia

Debs @DeboraMaryn 07/02/2024minha estante
O filme é igualmente ruim. Eu não gosto dos livros do autor não gosto nem de A culpa é das estrelas que o pessoal ama.

skuser02844 07/02/2024minha estante
Finalmente alguém com o mesmo pensamento que eu haha

Any 07/02/2024minha estante
Não há fonte sobrenatural nesse mundo que explique o quanto eu ODEIO ESSE LIVRO

Larissa.Savassi 07/02/2024minha estante
KKKKKKKKKK socorro, eu adorei quando era adolescente, preciso reler pra lembrar se é ruim assim mesmo

Juh 08/02/2021

YA + road trip = queridinho
Embora por vezes Quentin pareça um pouco obcecado para encontrar sua desaparecida crush Margo Roth Spiegelman, a história realmente é bastante divertida, e consegue ainda ter tempo para nos fazer refletir algumas coisas da vida. Vi algumas comparações com ?Quem é você, Alasca??, mas ?Cidades de Papel? tem personalidade suficiente para não ser comparado a nenhum outro livro.

Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br

Luciana Pires 17/08/2020

Desfecho
Uma das coisas que mais gosto nesse livro é que o final feliz não precisa não precisa ser romântico. O fInal feliz também é sobre reconhecer a importância de quem estará sempre ali pra ti: os amigos.
Beta 17/08/2020minha estante
exatamente por causa do final, Cidades de Papel é um dos meus livros preferidos do Green. para lhe ser bem honesta, fico sempre na dúvida, quando na hora da recomendação, entre ele e Quem é você, Alasca?, que também me cativou, quando li, desmedidamente...

Luciana Pires 17/08/2020minha estante
Idem! Quem é Você, Alasca é um dos meus favoritos da vida!

Geh 06/09/2021

q ódiooooo
eu espera muito pouco desse livro, mas foi pior ainda, a narrativa é muito cansativa
n sei pq terminei isso sem or
Jamayra Greyce 06/09/2021minha estante
misericórdia q absurdoooooo eu gostei tanto desse livro, li de uma vez só kkkkkkkkkkkkkkkkk

Macie 06/09/2021minha estante
Também não consegui terminar, MT chato

Louise 06/09/2021minha estante
O maior surto coletivo foram os adolescentes acharem que John Green era bom

Jamayra Greyce 06/09/2021minha estante
geeeente vcs são mt más era bom demais tá kkkkkkkkkkkkkkkkk

Jamayra Greyce 06/09/2021minha estante
só n posso defender quem eh vc alasca pq ali foi de lascar msm

No tempo q eu li, meu eu de 15 anos amou demais. Não sei hoje. Kkkkkkkk

Big 06/09/2021minha estante
Não sei como terminei foi o Teorema de Katherine, meu Deus, passei muito tempo lendo.

caroline 06/09/2021minha estante
o filme é chato dms, não passei dos 20min

Henrique 06/09/2021minha estante
Nossa kakajakkaka

Já o filme acho q vi apenas os primeiros 5 minutos e parei. Kkkkkk

caroline 06/09/2021minha estante
@big eu ainda fui guerreira de chegar nos 20 min, achei q iria ficar bom mais pra frente mas só fez piorar msm KKKK

Macie 06/09/2021minha estante
Eu nem achei pra assistir o filme

Luiza 06/09/2021minha estante
eu sou uma menina de 14 anos que ama o John green, eu não posso ter muita opniao

filosoficamente.eu 22/10/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKK Q ODIO EU IA COMPRAR!!!

Isa 28/03/2022

Chato
Achei a história sem graça e muito forçada. Li até a metade, tentei lutar, mas fiquei com dor de cabeça de tão irritante que é.
taylouvr 28/03/2022minha estante
tive a mesma reação lendo, apesar de ter lido todo, achei péssimo

Beka 28/03/2022minha estante
Nossa sério?estava querendo ler,agora fiquei com receio haha

Gabi (@literageek_) 28/03/2022minha estante
Eu gostei da história, mas o final eu odiei

Beatriz.Praciano 28/03/2022minha estante
Pensei que fosse como A culpa é das estrelas, comprei porém ainda não li. Já vi que serei decepcionada

Glenda 28/03/2022minha estante
Alguém que pensa o mesmo que eu amém

Isa 28/03/2022minha estante
Li pela primeira vez aos 15 anos e gostei da história. Agora, aos 21, fui ler de novo e não consegui passar do primeiro capítulo.
Acho que é uma história adolescente, e nossa mente muda com o tempo. Mas para um jovem de 15 ou pelo menos com a mentalidade de 15, gostaria.
Sendo que não sei a sua idade? mas esse foi o motivo de eu achar a história péssima ?

Nallanda 26/06/2021

acho que é a primeira vez que prefiro o filme do que o livro
carol- @planosliterarios 26/06/2021minha estante
eu fiquei um pouco decepcionada com o final kkk

manu_menezes 26/06/2021minha estante
Nem consegui chegar na parte 3. Abandonei no fim da parte 2 mesmo kkkk

Cassi Corvere 26/06/2021minha estante
Considero esse uns dos piores do Jonh Green, só não é pior que teorema de Katherine ??

Marina_amorim69 26/06/2021minha estante
Mds eu lembro que amei esse livro. É o meu fav dele

Vitoria Milhomes 18/06/2021

" O para sempre é composto de agoras."
John Green não é um dos meus autores favoritos atoa e mais uma vez ele provou o quão bom escritor ele é.

Cidades de papel é mais uma de suas obras que além do romance e da comédia, há também, um toque de poesia e tragédia.

Esse livro é lindo! Toda vez que começava a leitura era tão prazerosa que eu lamentava ter que voltar à realidade...
------
Neste livro, o autor nos trás a história de Quentin, o garoto normal e pouco apreciado; e a popular e misteriosa Margo.

E, é claro que Margo é a grande paixão de Quentin. Afinal, não é atoa que logo ele - um garoto que gosta da rotina e do tédio - tenha aceitado invadir lugares e trolar pessoas no meio da madrugada só porquê Margo pediu hehe

Mas... No outro dia ele descobre que a garota desapareceu. Porém, ela deixou pistas... Serão para ele? Ele a encontrará? Ela quer ser encontrada?

"Que coisa mais traiçoeira é acreditar que uma pessoa é mais do que uma pessoa."

lovelynic 29/09/2021minha estante
fiquei mt triste af

Eduardo 29/09/2021minha estante
concordo, assim faria mais sentindo

Mila 28/12/2021

...
Bem, obviamente se tivesse lido na adolescência provavelmente teria gostado mais. Li porque ganhei de uma amiga e tava lá empoeirado na estante e resolvi dar uma chance. Até tem umas reflexões bem interessantes sobre fim de ciclos, relacionamentos, suicídio e etc. Mas a maior parte é só paixão platônica e drama adolescente. Dar pra rir de algumas coisas. A personagem Margo é insuportavel, não é um romance, é sobre uma aventura com os amigos.
Bia 28/12/2021minha estante
nossa, eu achei esse livro muuuuito chatinho! talvez por ter lido dps da adolescência... mas enfim, muito chatinho! hahaha

Cami 30/03/2021

Quentin é apaixonado por Margo.
M é uma garota inteligente, dramática, linda, popular e vizinha de Q.
Q é um garoto comum que segue as regras e nunca falta a aula, ele e M mal se falam desde que eram crianças.
Mas de uma maneira inesperada Margo invade seu quarto na calada da noite no final do último ano, propondo uma aventura. Nessa noite inesquecível para Q, eles partem em uma missão de vingança e reconhecimento. No final Quentin espera que quando se encontrarem novamente se tornem amigos e fiquem juntos até as aulas acabarem, mas acaba descobrindo que depois dos últimos acontecimentos M fugiu e ninguém imagina para onde. Q acredita que ela deixou pistas para que ele a encontre e, numa missão que vai marcar sua vida para sempre Quentin embarca nas pistas para encontrar a garota que ama.

É um livro ok.
Eu gosto muito do Green, gosto de todos os livros que eu já li dele, acho a escrita dele leve e super fluída e ao mesmo tempo ele sempre coloca assuntos super importantes nos seus livros e trabalha muito bem cada um deles.
A história é super interessante, você fica muito instigado com a investigação e super animado para ver como vai ser o final, mas o meu problema aqui são os personagens, o Q é um chato, não gosto nem um pouco dele, além dele ser um péssimo amigo, agora a Margo, eu só gosto dela no filme, lá ela tem a personalidade que eu acho que é exatamente o que o autor queria passar, uma garota misteriosa, linda e quebrada, no livro ela só passa uma vibe de menina mimada que quer se rebelar contra o mundo. Mas no geral é um bom livro, a história legal, só os personagens que são chatos.

thainexplicavel 05/01/2022

mais um não sei
achei bizarro que eu tava odiando o livro até chegar na parte da viagem e do nada ele ficou perfeito
o final do livro é espetacular e eu leria de novo só por esse final, mas até chegar nas últimas 60 páginas foi uma tortura entediante sem igual
larasofiss 05/01/2022minha estante
nss sim!! Achei esse livro tão chatinho, poucas partes legais, o final realmente é bom, achei confuso mas legal