A Redenção de Gabriel

A Redenção de Gabriel Sylvain Reynard

Resenhas - A Redenção de Gabriel

Aline 01/02/2021

Cansativo
Apesar do livro ter citações bem interessantes, achei esse chato e cansativo. Li pra completar a trilogia e saber o fim da história.

Viviane 21/01/2021

Sem palavras
Ate que enfim terminei está trilogia, e muito bonito a amar de Dante por sua Beatriz. Mas não foi uma experiência muito boa para mim.

Ceci (@umcantinhosomeu) 11/01/2021

Um fechamento digno de uma obra prima
Agora estabelecidos e mais que felizes com o recente casamento, o casal não tem do que reclamar, porém alguns segredos e inseguranças ainda rondeiam suas vidas. Gabriel ainda não se senti completo, desde sua viagem a Itália ele percebeu que a vida que ele imaginava, somente ele e Júlia, não seria suficiente, ele agora insiste em serem uma família completa adicionando uma criança a suas vidas. Júlia sempre quis ser mãe, mas ela quer antes de mais nada conseguir conquistar seus objetivos, principalmente acadêmicos antes de considerar essa possibilidade. Mas a vida é cheia de surpresas, e esse casal não está imune a isso.
? Não poderia haver desfecho mais perfeito para essa história do que a que lemos nesse livro. Conseguimos ver a evolução desse casal tão maravilhoso, e o desfecho de outros personagens que aprendemos a amar, e uma que infelizmente não consegui perdoar. Gabriel em alguns mometos ficou muito obcecado com a ideia de ser pai, que chegou a me irritar em alguns momentos, não pela ideia em si, mas por como ele chegava a não ouvir Júlia e seus motivos para que esse sonho fosse adiado por algum tempo. Isso me deixou um pouco incomodada, confesso. Mas ainda sim esse homem é maravilhoso, e esse casal vai ficar comigo por muito tempo.
Ainda há um quarto volume dessa série intitulado " A Promessa de Gabriel", ainda sem lançamento aqui no Brasil, mas para mim e um volume meio desnecessário. A maneira como a autora encerrou a história foi muito boa, até poderia ter encaixado um epílogo se quisesse, mas não um volume inteiro.

Tati Dalben 24/12/2020

Muito amor
Quando eu falo que o professor é o melhor é por que é. Ficaram algumas coisas sem explicação, mas logo descobri que teremos uma continuação, não sei quando vai chegar, mas estou ansiosa.

Tinah Da Silva 03/12/2020

Gabriel e Júlia
Desta vez, os conflitos centram-se principalmente nas dificuldades da vida a dois, mesmo quando há um forte sentimento entre o casal. Porém, além disso, os fantasmas do passado de Gabriel continuam a perturbá-lo, de forma a dar a ele uma nova chance de se aprofundar neles. O enredo também abrange conflitos envolvendo outras personagens da história que, de alguma forma, estiveram envolvidas com o casal principal.

LiteraBia 14/11/2020

Merecia mais
Cheguei nesse livro com algumas expectativas, não deixei de gostar dele, mas foi algo bem mais familiar, sem toda aquela emoção em que vivênciamos ao decorrer do primeiro livro. Acredito que por conta deste livro, resolveram fazer um quarto e estou igualmente ansiosa para ler ??

Thais Ritinha 12/11/2020

Lento, sem sal
As preocupações que os recém casados mais apresentado no livro é quando será a próxima transa durante as 300 páginas.
No final a principal se vê num conflito entre seu doutorado e uma família.
Achei morno, não recomendaria essa leitura.

Camila 30/10/2020

Desfecho
Nem tudo acontece como deve, porém a história segue como deve, e ficarmos encantados com o romance (as vezes muito meloso).

Thalya 13/10/2020

Obra contemporânea e clichê?
No terceiro livro e último da trilogia - começada com "O Inferno de Gabriel" e tendo "O Julgamento de Gabriel" como continuação - embarcamos na construção da ideia de amor e de família, do personagem intenso Gabriel e da sua doce amada, Julianne ou Julia. Depois de casados acompanhamos o amadurecimento dos dois de diversas maneiras, sejam pessoais ou de convivência social. Ambos tiveram uma infância complicada: abandono e negligência parental, por exemplo. Além de relacionamentos tóxicos, abusivos e destrutivos, principalmente no caso de Julia ao descobrimos que ela teve um namoro problemático e traumático com Simon, filho de um senador, que o narrador focará em alguns momento nessa obra - como também focou outras perspectivas através do narrador em terceira pessoa e onisciente, trazendo uma complexidade, que infelizmente não se torna polifônica (capaz de suscitar certas dúvidas existenciais do leitor ao mostrar que a visão do casal não é a única e a mais "correta", pois outras foram apresentadas e para o narrador todas se equivalem, não são melhores ou piores, aí lembremos primordialmente de "Os Irmãos Karamázov" de Fiódor Dostoievski; esse termo foi cunhado pelo também russo Mikhail Bakhtin).

Ao observarmos temas densos como abuso e pais negligentes serem suscitados por Sylvain Reynard, percebemos rapidamente a relevância e atualidade da produção dele (pensei em levar até para a sala de aula, retirando as cenas mais eróticas e planejando as abordagens e métodos a serem adotados. Mas isso dependeria da idade e da maturidade do alunado. Talvez outras obras sejam melhores para realizar a discussão).

Como leitora mais crítica, faço algumas ressalvas, além das já realizadas sobre polifonia: ainda que interessante, essa continuação não seria necessária. O escritor realmente precisava concluir no anterior, como almejava.
Sabemos que o clichê é refrescante e relaxante nesse momento doloroso de nossa história; ajuda a repensar atitudes e ações - a generosidade, a fé e a esperança são temáticas bases de "A Redenção" e de toda a trilogia - contudo acaba se tornando cansativo. E que não neguemos, nossa vida é repetitiva e sempre esperamos que os livros fujam a essa regra e mostrem grandes aventuras e grandes reviravoltas, logo não critico inteiramente Reynard. Foi uma escolha dele, depois do pedido dos fãs.

Enxergar a vida e o cotidiano - e a rotina de estudos, rapidamente pincelada e aprofundada em outros momentos - de casados de Julia e Gabriel é um ponto muito bem trabalhado, porque conseguimos ver os conflitos e a sua resolução de problemas. E embora clichê, é um certo acalento encontrar uma narrativa com final feliz.

Não darei spoilers, resenhando de forma mais detalhada, como podem notar. Quero ressaltar ainda a importante motivação do escritor para procurarmos referências a livros clássicos, como é Dante Alighieri, reverenciado autor de "A Divina Comédia". Sendo pesquisadores universitários de Dante, o casal principal pode ser uma porta de entrada para essa busca e para a sua consequente leitura. Obras contemporâneas que retornem autoras e autores antigos ao cenário atual são ótimas e se pensarmos que são capazes de encantar novas leitoras e leitores, melhor ainda.

site: thalyalee.blogspot.com

Carla Sântos 12/10/2020

Quando eu comecei a ler a trilogia estava encantada por Julianne e Gabriel(mas por ele), agora que terminei, acho que ficou alguns tópicos em aberto, a escritora explorou contextos interessantes, porém deixou muito a desejar em alguns pontos..
Mas em um todo, a leitura foi muito boa, nos prende até o final.

Leticia.Oliveira 29/09/2020

A redenção de Gabriel
Gabriel tem seus problemas para resolver e se livrar de seus demônios para se entregar de verdade no amor. Sempre fico impressionada com as relações que esse livro faz com o inferno de Dante. Adoro essa trilogia.

Isabela 27/09/2020

A Redenção de Gabriel
Um demonio é capaz de encontrar a redenção?
Gabriel e Julianne finalmente encontraram um jeito de viver o amor intenso que sentem.
Após passar pelo Inferno pela amada, Gabriel consegue tê-la em seus braços. Finalmente encontrando a paz que ele nunca achou que merecia. Hoje ele é professor de Oxford enquanto sua amada faz doutorado em Harvard.
Julianne finalmente conseguiu realizar seus sonhos: Harvard e Gabriel. Mas será que eles enfim viveriam no Paraiso, como Dante e Beatrice?
Gabriel perdeu a cabeça ao descobrir que sua amada iria discordar dele em publico! Em sua primeira palestra Julianne estava uma pilha de nervos e com medo da reação de Gabriel ao descobrir que suas ideias iriam contra o que ele acreditava. Após a terceira Guerra Mundial ser aplacada eles finalmente conversaram e Gabriel pediu desculpas. Gabriel teve uma reação tão violenta com a tese de Julianne pois achou que ela estava ridicularizando a historia deles.
"Minha intenção nunca foi repudiar algo tão importante. Sei que você arriscou tudo para me ajudar. Que passou pelo Inferno. Se tivesse sido o contrário, eu teria descido ao Inferno para resgatá-lo."
Gabriel, literalmente, adorava o chão que Julianne pisava. Ao ver que Julia estava sobrecarregada com o doutorado ele tentou de tudo para ajuda-la. (Afinal, ser casada com um doutor em Dante tem lá suas vantagens, não é? Além do sexo maravilhoso toda noite, é claro) Mas o periodo de calmaria foi relativamente breve. A tempestade os atingiu novamente: Gabriel queria um filho e Julianne queria terminar o doutorado. Mas ela se retraia cada vez que ele mencionava o assunto. Com medo de magoa-lo ela ficava quieta e Gabriel pensava que ela não queria filhos já que se recusava a conversar com ele. Eles finalmente chegam a um acordo. Mas São Francisco tinha outros planos. Julianne ficou em choque ao descobrir a gravidez. Todos os seus medos concretizados.
E agora? Como seria?
Gabriel tinha medo de que seu tempo no Paraiso fosse breve. Ele era um demonio, afinal. Não merecia o seu Anjo, que era seu coração e sua alma.Julianne tinha medo de não terminar o doutorado.
Mas tudo daria certo no final...Ou não?
"- Eis que surge minha bem-aventurança" ?