A Redenção de Gabriel

A Redenção de Gabriel Sylvain Reynard

Resenhas - A Redenção de Gabriel

Lala 21/09/2022

mais do que os outros, esse aqui eu revirei os olhos mais vezes do que pude contar, mesmo tentando manter a mente aberta lembrando que até o ano que foi escrito e lançado, as atitudes e falas eram normais. deixando isso de lado, confesso que li o livro mais pra terminar a trilogia mesmo e também por curiosidade para saber o que iriam abordar, já que nós outros já estava basicamente tudo resolvido.
eu gostei que apresentaram os pontos de vista dos outros personagens e seus devidos encerramentos, Paul foi outro que me fez ficar irritada também o que, consequentemente, deixou seus povs arrastados, mas lá pro final já tava de boas.
no final eu acabei até chorando junto com o Gabriel pq mdds, já não basta todo o sofrimento e ainda acontece aquilo?? foi um teste pra ver se o coração dele era tão jovem quanto o resto do corpo?? pq olha.. coitado.
enfim, li arrastada e por obrigação, digamos assim, mas no fim até que eu gostei mais do que esperava.

Ludy 21/03/2021

Redenção
O livro me surpreendeu em vários aspectos, partes que eu imaginei que seriam clichês acabou não sendo. Além de mostrar de uma forma realista os problemas cotidianos de um casal, e o quão importante é cuidar da saúde mental, para que se possa ter uma vida melhor, tanto para se, quanto para o companheiro.
Gostei do foto de abordar a vida de outros personagens durante a história. O que de fato enriqueceu o conteúdo.

Nay 28/04/2014

Adeus!Dante..Ops!... Julia e Gabriel

O primeiro livro da trilogia, apesar de alguns pontos pouco favoráveis CATIVOU-ME.Muito.
O segundo “O julgamento de Gabriel” a meu ver, foi um dos melhores. Mais ação, romance bem dosado e volto novamente no ponto “bom gosto com a escolha da trilha sonora e todos os livros mencionados no decorrer”. Porem, determinado ponto do livro cai naquele momento “lengalenga” e Gabriel apelando a subterfúgios e deixando recados pelas “entrelinhas” diante seu julgamento pela faculdade onde leciona. NÃO GOSTEI.

E cá estamos, o ultimo livro da trilogia “A redenção de Gabriel”... A impressão que eu tenho é que outro autor escreveu o desenrolar da trama.
Muita atenção foi empregada para com os personagens secundários até o meio da obra. Ex: A Rachel e seu drama com a maternidade, outro ponto foi o pai da Julia e a situação delicada com o bebê doentinho... E, no entanto, no fim do livro, ambos os dramas foram esquecidos.
Gabriel teve seus momentos sendo um fofo, mas em contrapartida demostrou uma paranoia fora do normal, e pouco concebível diante a situação limitada envolvendo a gestação da madrasta de Julia. Um pouco sem coerência.E o ritmo do livro,pareceu-me um pouco lento.
Como nem tudo é composto só por criticas, teve momentos que me promoveram um despejo pelo canal lacrimal. Emocionou-me muito as mensagens oníricas envolvendo Grace a mãe de Gabriel, e outras ocasiões envolvendo a pequena Maia. A mensagem por trás de todas essas passagens foi recompensador. Uma dose de vigor, um sopro de vida e recomeço para Emerson.
Julia e Gabriel, como todo casal enfrentou aqueles “percalços “ de início de casamento. Pontos de vista opostos, e pequenos impasses conjugais.
Embora a reconciliação tenha sido vantajosa.
Pela primeira vez não tenho muito que dizer. Ou melhor ESCREVER.
Esperava mais desse desfecho, levando em conta a criatividade e inteligência empregada nas obras anteriores. Visto que no segundo livro, cabia espaço para finalizar a trama envolvente entre a aluna e o professor.
Decepcionante. Porem com um final feliz... Apesar de o final parecer desfocado e sem sentindo. Para aqueles que apreciam felizes para sempre. Essa é uma boa pedida.
Veja bem, o final me decepcionou?Sim..Mas isso não quer dizer que não gostei..Sendo que na verdade, gostei muito.Só esperava um pouco mais.LEVANDO EM CONTA O QUANTO AMEI OS ANTERIORES..Talvez eu tenha depositado expecativas demais.
Apenas isso.

[PS]: ALGO QUE ME ENCANTOU NESSA TRILOGIA, FOI O FATO DO AUTOR EXPLORAR O LADO EROTICO SEM BEIRAR O VULGAR...Dadas as circunstâncias , quase todos livros lançados nos últimos tempos envolve palavreados de baixo calão e repetição demais em cenas intimas.
O que não vem ao caso nessa trilogia. Num geral atribuo 4 estrelas aos trio .
E futuramente pretendo reler um por um.
Sueli 02/05/2014minha estante
Sabe, Nay, eu fiquei tão fascinada pela trajetória de vida do Gabriel que custei a me despedir dessa trilogia.
Agora, teremos que esperar pelos novos trabalhos de Reynard, não é mesmo?
Parabéns pela resenha. Eu me identifiquei muito com o que você escreveu.
Bjs

Nay 04/05/2014minha estante
Olá Sueli,como vai?
também achei dificil dizer adeus.Essa trilogia tem um poder forte de sedução rsrs E Gabriel, no iniçio dá nos nervos,mas depois se tranforma num fofo ,neh?
Também aguardo ansiosa pelo próximo livro.
Bjos

Anne 15/09/2020

Uma trilogia de tirar o fôlego chegou ao fim. No começo demorou muito a me acostumar com a escrita, pois não gosto de histórias narradas em terceira pessoa, mais essa ganhou meu coração.

Neste livro podemos concluir que o amor de Julia e Gabriel, é de longe tão lindo e doce, ambos fazem renúncias para que seu amado seja feliz.

Não há pessoa certa na hora errada, quando a pessoa certa aparece, eles simplesmente fazem acontecer.

Sentirei falta desse casal ?
@sobrevivilendo 15/09/2020minha estante
Chegou ao fim nada more, tem o livro 4.

@sobrevivilendo 15/09/2020minha estante
E ainda tem muito desdobramento da história deles na série Noites em Florença. Arrocha.

Anne 15/09/2020minha estante
Pelo que vi não tem previsão do quarto livro aqui no Brasil né ;(

@sobrevivilendo 15/09/2020minha estante
Nao. Lançaram em Portugal só.

Sueli 18/03/2014

The Best!
Ainda bem que os deuses dos leitores avoados me deram uma segunda chance eu pude desfrutar dessa trilogia incrível!
O preconceito é sempre indesculpável, porém o preconceito literário é incompreensível! E, confesso que foi por puro preconceito literário que deixei de ler esses livros logo após o lançamento, motivada por alguns comentários de pessoas que certamente não leram o mesmo texto que eu.
Sim, alguns leitores mesmo lendo o mesmo texto, por um motivo ou outro, compreendem/apreendem um livro de formas diversas, causando uma interferência na motivação de outros.
Contudo, eu tive a oportunidade de ler a Trilogia O Inferno de Gabriel, e após o término dos três livros estou morta de saudade desse universo pontilhado de informações e beleza. Além, é claro, de muito romantismo e sensualidade em um universo místico de grande amplitude e sem nenhuma barreira religiosa.
É importante ressaltar que o Deus que Reynard nos apresenta, é um Deus de caridade e reconciliação. Um Deus holístico, onde o amor é uma força inabalável.
O que vi nos três livros que compõem a trilogia foi a transformação de um Gabriel agnóstico e consciente de seus pecados e, portanto, quase desejoso dos castigos divinos, para um homem em paz com o seu Deus e com esperança renovada. E, tudo isso, graças à sua Julianne, uma personagem onde o sagrado e o profano se fundem em completa harmonia e beleza.
Diferentemente, de alguns leitores, o meu fascínio pelos livros foi crescendo à medida que fui lendo. Inclusive, achei que Reynard foi ficando mais preciso na coordenação dos diversos cenários e ações, e na própria trama.
Adorei a voz que fala diretamente com o leitor, e esclarece sobre a dinâmica dos Emersons. O romance vai ganhando em dramaticidade, mas também em leveza, com cenas deliciosamente bem-humoradas e cômicas. Fazendo um contraponto interessante para os conflitos que nos acompanharão até o final.
Uma leitura imperdível!

Lizzy 18/03/2014minha estante
Ah, complementando, o que você achou da interpretação própria de Gabriel sobre a passagem da bíblia de Coríntios I, Capítulo 13? Amei!

Lizzy 18/03/2014minha estante
Querida Sueli, isso! Você foi precisa, a mensagem espiritual é algo excepcional, o que me fez apreciar grandemente esse volume. Viu como a Juliana é ímpar, não existe mulher com essa grandeza de alma. E o Gabriel, uma das minhas paixões literárias. Fiquei feliz por você ter apreciado tanto quanto eu. Bjs

Sueli 01/04/2014minha estante
Lizzy, eu só tenho que agradecer por você existir, pois foi graças a você que eu conheci o Gabriel. E, depois de conhecê-lo eu vi uma votação em que ele havia ficado bem atrás do Gideon Cross. E, o que eu fiz? Parti para conhecer esse rapaz, mas na minha humilde opinião, o Gabriel dá de dez naquele outro, mas que as meninas não me ouçam! rsrsrsrs
Bjks

Nay 02/05/2014minha estante
Sueli, o que mais me desmotivou nesses livros foi a capa.
Serio, muito chumbrega rsrsr
mas mesmo assim eu li, e gostei bastante.E nessa trilogia encontrei algo que diferenciado.o bom gosto com cenas apelativas demais ao sexo, a historia tem cultura e uma base bem edificada em cima da historia Dantesca.
Eu amei Gabriel, e toda a sua forma de crescimento.Apesar que nesse ultimo livro,achei ele mais lento.Mas mesmo assim foi válido, muito mesmo.

Helena 25/08/2016minha estante
Tenho a trilogia esperando na estante, ficava sempre na duvida, mas sua resenha Sueli, me animou, agora vão para minha lista. Beijos.

Ka 24/03/2023

Não tenho muita coisa pra falar desse livro!
Foi um caso de amor e ódio, mais ódio que amor.
Fazer o que

Rafaela Castro 02/04/2020

Com certeza o melhor livro, fiquei irritada, me emocionei e amei. Maravilhoso é a palavra.

Cris 06/07/2014

Quero o Gabriel para mim...
Neste terceiro e supostamente último volume da trilogia, Gabriel e Julianne estão recém-casados, e vivem dias maravilhosos e cheios de novidades. Gabriel está conseguindo lidar cada vez melhor com o seu passado, e Julianne mostra-se mais confiante de si mesma.
No campo acadêmico, ela está cursando seu doutorado (de 7 anos) em Harvard, enquanto Gabriel mudou de emprego e passou a lecionar na Universidade de Boston, para ficar mais perto de sua amada, é claro!
Tudo está seguindo seu plano, mas algumas questões serão levantadas para colocar um quê de drama e emoção aos capítulos seguintes. Em meio à obras de caridade em orfanatos e palestras acadêmicas, nossos protagonistas vão entender que cada um terá sua individualidade mesmo estando casados. Alguns fantasmas do passado vão pôr à prova o amor conquistado ao longo dos livros. Que problemas nosso intelectual casal terá que enfrentar? Que surpresas o destino reservou para eles?

Sylvain Reynard, tem o dom de emocionar o leitor e deixar sua marca escrevendo histórias profundas e inteligentes. Novamente vou elogiar sua escrita, com uma riqueza de informações culturais, ele/ela tece páginas fascinantes. No livro, teremos a presença de todos os personagens dos volumes anteriores, os familiares, os amigos e até os inimigos crescem na trama e ganham um final merecido.

Em alguns momentos, tive a leve sensação de que A redenção de Gabriel era um livro independente dos outros dois, mesmo sendo a conclusão da trilogia, senti essa diferença. Resumindo: O desfecho até poderia ser dado em O julgamento de Gabriel, lá nossos protagonistas tiveram os principais fantasmas do passado dissipados e conseguiram conquistar o perdão para finalmente ficarem juntos, então para mim poderia acabar, porém neste volume, pude ver o desfecho de todos os personagens envolvidos ao longo da trilogia. De forma alguma posso desmerecer este livro; tenho a seguinte tese: Autor quando é bom, consegue o que quer com o leitor, e Sylvain Reynard tem carta branca comigo, o que fizer eu aprovo e assino embaixo.
Recentemente o autor(a) deu uma entrevista onde mencionou a possibilidade de um quarto livro. Ele será necessário? Necessário não sei, mas bem-vindo com certeza. Nem preciso dizer que estou ansiosa para conhecer um novo ciclo deste casal.

Se recomendo a trilogia? Sim, eu recomendo. Deem uma chance aos livros, eles têm um conteúdo maravilhoso e enriquecedor a agregar. Não se apeguem aos comentários incabíveis sobre a escrita de Sylvain Reynard, de forma magistral, recebemos uma aula sobre a cultura e a literatura Italiana, novamente ressalto: Enriquecedor do início ao fim.

Beijos e até mais!

Natália 20/06/2021

Arrastado
Um pouco arrastado, li para finalizar a história. Poderia ter sido resumido junto ao segundo livro tranquilamente.

Juliana 05/08/2020

Melhor livro da trilogia é "Redenção de Gabriel".
Que livro! É muito bom pode observar o crescimento dos dois ao longo dos livros. Você se apaixona por este casal, quantas conversas inteligentes e marcações que servem para vida... Favoritado com certeza!

Gi 25/08/2020

Um final certo
Um romance cheio de obstáculos e problemas que mais uma vez enfrentam as dores do passado. Com uma narrativa muito bem desenvolvida, Júlia e Gabriel agora são uma família...e quase que me matam nesse final, eu fiquei muito feliz com essa "visão " sobre o futuro dessa linda família.