Com a ponta dos dedos e os olhos do coração

Com a ponta dos dedos e os olhos do coração Leila Rentroia Iannone

Resenhas - Com a ponta dos dedos e os olhos do coração

Gabriella Matia 25/09/2012

Livro muito emocionante, que conta a estória de Fernando ( uma criança de 9 anos),sua relação com a Bisavó que não enxerga mais e os colegas de classe.
Fernando é uma criança sozinha. Sua mãe trabalha o dia todo e na escola ele sofre bullying , só amigo da 3a serie que conversa com ele.
" Toda vez era a mesma coisa. Nenhum grupo o aceitava e sempre davam um jeito de coloca-lo para escanteio. (...) Queria ter amigos e não conseguia. Acho que era por causa do óculos fundo de garrafa, ou porque era bebezão mesmo. Não sabia. Tentava agradar e ser leal com todos, mas tudo o que fazia dava errado. A Marina gorducha tinha sucesso, a Lia nariguda tinha namorado, o Cabeça, um gozador, e ninguém se ofendia, o Tavão era estourado e tinha mil amigos (...) Que defeito tão grava era aquele que o afastava de todos?
Quando chega em casa sempre conta com a ajuda de sua Bisa que está sempre pronta a lhe dar bons conselhos, e isso também é motivo de chacota entre seus colegas de escola que falam que ele é infantil por estar sempre com ela.
" - Nando, Nando não tenha medo nem se envergonhe de ser amoroso com os velhos. Quantas vovós não tem com quem conversar e seus netos nem se lembram que elas existem?
- Eu sei, Vó Bisa. Mas queria fazer alguma coisa pra eles me respeitarem.
- A primeira coisa é se respeitar. (...) A segunda é defender-se e impor-se. Acho até que uns cascudos em alguém não vão ser o fim do mundo. (...) desde que seja na hora certa e por motivos justos."
Certo dia ele pergunta para a Bisa como é não enxergar e ela lhe explicou que é escuro mas ela vê com a ponta dos dedos ( que é como se tivessem vários olhinhos) e com os olhos do coração, que com este ela sabia quando ela estava triste ou feliz por exemplo. E que se ela pudesse voltar a ver apenas por um momento ela gostaria de ver um cometa, pois quando ela era menina ela e seu avô (avô de Fernando) viram um cometa juntos e a partir daquele momento ficaram juntos para sempre, e ela gostaria de relembrar esse momento feliz.
No decorrer do livro ele vai aprendendo a defender-se dos "valentões" da escola e surge uma oportunidade de ele pesquisar sobre o cometa Halley e fazer um trabalho sobre ele, só haverá um ganhador em toda a escola. Mas seu objetivo principal não é ganhar é fazer desse trabalho uma chance para sua amada Bisa realizar seu sonho ; ver o cometa novamente, mas isso será um desafio pois ela não vê através de olhos físicos.
quebrakbeca 13/03/2013minha estante
Foi o primeiro livro que li!

Davi.Murchio 18/06/2015minha estante
Lindo o livro é uma superação através da avó bisa

Raissa.Alves 28/09/2017minha estante
Gostei Muito desse Livo!! eu recomento para Todos Do Universso

Agnelo.Pereira 17/08/2020minha estante
o livro e muito bom

Agnelo.Pereira 17/08/2020minha estante
^-^

Livia 02/08/2022minha estante
Esse livro é perfeito, é um dos meus livros favoritos desde criança. A história dele é muito bonita

emily 12/03/2022

EU AMO ESSE LIVROJDVEOEK
esse livro q fez eu me apaixonar por leitura, até hj qnd leio sinto uma paz do tanto q amo ele??????
Lane 19/05/2022minha estante
eu também amo esse livro, e foi ele que me despertou o amor por leitura, eu tinha 10 anos quando o li...e emprestei esse livro nao me devolveram, me sentir lesada, rsrsrsr...queria lê-lo novamente....

Nick Dede 16/09/2021

Livro com uma bela lição de vida
O livro é curto, só 40 páginas, mas dá uma lição de vida muito boa. Aproveite a vida cada momento, não ligue para o que as pessoas acham de você, e sempre tente enxergar com os olhos do coração, a história de Nando com sua Vó Bisa emociona qualquer um, recomendo para todos, o único ponto ruim eh que o livro eh bem curto, mas tirando isso, um dos melhores que já li, recomendo para todos!...

Babaita 14/03/2011

minha opinião sobre o livro
É um belo livro,uma linda história,romântico e ao mesmo tempo triste,choro quase toda vez que leio,li tantas vezes que hoje tá meio rasgado mas ainda dá pra ler,muito emocionante,recomendado!
Nati 18/03/2011minha estante
eu tambem amei esse livro,RECOMENDOOO

Mih Fraga 21/09/2011minha estante
Ganhei e hoje é um dos favoritos.
De maneira simples, a escritora encanta qualquer leitor com suas palavras. *--*
Super Recomendo!

amandinha.bossois 16/07/2023

Esse livro eu li por causa da escola mesmo, é um livrinho infantil. Mas até q é legalzinho, ensina bastante coisa sobre a vida e tals

Hellchan 10/01/2012

Gerações
O valor da paciência, da criatividade. É um dos livros mais lindos que eu já li. É infantil, simples e curto. Entretanto, seu valor é inestimável. Aprendi com Fernando a sabedoria dos mais velhos, mesmo que na época que eu li, eu era muito nova. Hoje, depois da perda da minha avó, é um livro que me toca muito mais.
Muito além do relacionamento pre-adolescente amoroso, o livro conta a história de duas gerações unidas. É lindo o livro.

Ingrid_Cp2 03/04/2012

Bullying
Menino que sofre bullying na escola, e em meio as dificuldades, com a ajuda e lições de sua bisavó consegue superar os sofrimentos.

Yasmin 11/02/2016

O primeiro amor a gente nunca esquece
Esse foi o primeiro livro que me emocionou. (quando criança) Não lembro muito bem toda estória, mas sei que foi singular.

Aninha 10/01/2022

Sim,eu leio livros infantis
Mais um dos meus livros lidos no fundamental,eu adoro esse livro,primeiro que temos um protagonista que sofre Bullying por seu jeito tímido e sua aparência,temos um certo romance e história sobre o cometa Haley,algo muito legal de ser ler.Eu adoro esse livro e com certeza recomendaria,mesmo para uma pessoa que não seja criança sksksksks.
Lane 19/05/2022minha estante
Também, esse livro tem uma lição muito linda tbm...que não só as crianças precisam, mas principalmente os adultos.

ekatherinah 08/09/2022

memória de infância
tenho um carinho especial por esse livro. Não foi um dos primeiros que li, mas li na minha infância e a história é tão linda, fofa, amorzinho e especial que eu não consegui não amar. Reli em alguns outros momentos e continuei com esse sentimento. Acho que foi com ele que passei a apreciar guardar coisas de recordação e a dar tanta atenção à histórias e à memórias — o que tomou outra proporção quando minha avó desenvolveu Alzheimer. E a bisavó do protagonista se tornou uma inspiração, agora quase inconsciente, sobre como quero chegar na minha velhice. Okay, virou mais um relato do que uma resenha, mas tudo bem kkkk'.

Bruna 12/10/2022

Se eu tivesse lido quando tinha 9 anos, talvez teria tido um impacto maior em mim. A escrita era lerda e a mensagem da história, por mais que fosse bonita, não foi bem trabalhada na história

Lucia 31/05/2013

Este livro não é suficientemente valorizado. Trata-se de uma história maravilhosa sobre o carinho com as pessoas idosas e a sensibilidade com que uma bisavó tem para com o bisneto que começa em uma nova escola e tem que lidar com as dificuldaes de ser o novato na turma.

Ize 18/10/2018

Com a ponta dos dedos e os olhos do coração narra o cotidiano de Fernando, um menino de 5 anos, centrado em sua relação com a bisavó e em acontecimentos escolares.
Um rápida, leve e sutil história de aquecer o coração.

sprayfruta 12/01/2020

Uma leitura tocante.
Delicado como só ele o livro traz as percepções de mundo pelos olhos de uma criança.
A história se passa na última passagem do Cometa Halley pelo Planeta Terra. Essa ambientação é utilizado para explorar a relação que Fernando tem com sua família, em especial com sua Vó Bisa e com os colegas de classe que lhe atormentam.
Uma leitura rápida que é impossível não se emocionar.
Lane 19/05/2022minha estante
Nossa, só em ler o seu comentário, me deu uma saudade da época que li esse livro, e é isso mesmo, a gente precisa aprender novamente essa lição, a enxergar o mundo, o outro a vida com os olhos do coração, nesse mundo que tá tão caótico, onde falta amor, empatia e tudo o mais.

sam 30/12/2021

Cheirinho de infância
Li na escola, mas não lembro muito bem da história, o que lembro é que tem um cometa, uma vovó e um netinho (?) hehe, faz tempo...
naquela época era meu livro favorito.