Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Galli1 16/09/2017

O livro é de direita sim e daí?
O livro trás diversos fatos sobre a história do mundo com um novo ponto de vista além da visão marxista sobre as coisas e é algo que faz muito mais sentido na maioria dos casos. Vi pessoas falando que ele distorce os fatos, mas não vi nenhuma distorção assim não. As pessoas falam que o capitalismo não ajudou a eliminar a pobreza e o trabalho infantil porque essas coisas ainda existem hoje em dia, mas ignoram o fato de que onde mais existem são exatamente em países com tendências a políticas de esquerda, como é o caso da China, ou muitos países africanos e asiáticos.
O livro na verdade nem se preocupa tanto em fazer uma defesa do capitalismo, ele apenas mostra como o capitalismo ajudou a evolução da humanidade o que é algo inegável e extremamente visível, negue o quanto quiser, mas qualquer um pode perceber a diferença entre um país com políticas de esquerda (China, Venezuela, Cuba, Coréia do Norte) e um país com políticas de direita (EUA, Canadá, Inglaterra, Japão). O marxismo é um erro, é uma política fadada ao fracasso e ao sofrimento de todos aqueles submetidos a ele de alguma forma.
O livro também aponta as diversas hipocrisias históricas que existem, como é o caso de Gandhi, Madre Teresa e o Dalai Lama, pessoas que não foram boas de verdade, muito menos exemplos a serem seguidos, apenas pessoas hipócritas que conseguiram e conseguem enganar pessoas estúpidas o suficiente para se deixarem levar por palavras bonitas.

Gaia 10/07/2017

"Tão ideológico quanto a ideologia que quer combater"
Possuem passagens bem curiosas, salpicadas por satirizações dos personagens ou das situações que acabam por ser divertidas e envolventes, mas, não é possível levar o conteúdo em si a sério. Para tentar desconstruir ideologias sobre personagens históricos ou "fatos" históricos, hoje amplamente difundidos, o autor tenta levar ao pé da letra o "politicamente incorreto" chegando até mesmo a ser extremamente apelativo e ideológico.

Ah, a frase do título de minha resenha pertence ao IDELBER AVELAR (professor de literatura na Universidade Tulane /EUA) em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, onde expressou bem sua opinião sobre o livro, a qual tenho de concordar.

Obs. Pior capítulo para mim foi a da revolução industrial seguida pelo capítulo sobre os agrotóxicos, neste pensei até mesmo em desistir da leitura.

Rafael.Treviso 30/03/2017

É um livro divertido e interessante, mas bem parcial
Tem uma grande dose de parcialidade, mas pra quem gosta de história eu creio q valha a pena ler sim, tem muitas curiosidades envolvidas
SPedreira 16/11/2017minha estante
Pensei em desistir por várias vezes. Mas fui até o fim. Não é de todo ruim, mas bem tendencioso.

Ana 10/02/2017

Um dos melhores livros que eu já li nos últimos tempos. Bem-humorado, irreverente, sutil, claro e objetivo, sem contar o delicioso ponto de vista do autor, que causa mal-estar a essa geração fraca e sensível demais para certas verdades inconvenientes.

Junior 01/02/2017

Guia politicamente incorreto dá história do mundo em um ponto de vista direitista
Kkk..O livro é tendencioso, levemente inclinado à direita e anti-comunista (na verdade a melhor coisa do livro). Traz informações úteis e é bem fundamentado. Obviamente um petista ou socialista irá odia-lo, mas quem se importa? A maioria nem sabe ler direito..Opa! Será que deveria dizer "ler esquerdo"?
Lili 01/10/2020minha estante
Amei ?!

Metall 25/01/2017

O "guia correto" do Idiota burguês neoliberal do Brasil
A desonestidade intelectual é tão grande que chega a ser cômica. Não foi o escrito que me cativou e sim a tamanha parcialidade do autor, assim li esta porcaria até as últimas páginas para ver do que Narloch seria capaz. Nunca vi tanta opinião e tão pouca história em tão poucas páginas.

O autor faz um apanhado a esmo de histórias e preconceitos e argumenta resumidamente com simplismo atroz, como em "Hitler era socialista", "Luxo e ostentação melhoram o mundo" e "A bomba de Hiroshima salvou milhões de japoneses" entre outros.

Um desperdício de papel, cérebro e tempo.
Thatha 22/03/2019minha estante
Meu único consolo é que não comprei essa bosta pra ler. Como assino o Kindle unlimited, ficou barata essa leitura. Mas, de fato, nunca li tanta idiotice na minha vida. Tava indo legal até citar Mises. Daí pra frente, só disparates como vc comentou

Fabrício Goulart 23/01/2017

Guia não tão politicamente incorreto
A proposta do autor é dar uma diferente visão ao discurso que considera "politicamente correto", mas não é, por fim, o que apresenta. Na verdade, ele bate na mesma tecla de sempre e reconstrói mais do mesmo. É o discurso da direita no Brasil que se vê, com facilidade, nas redes sociais e nas conversas em família.

Narloch apresenta situações interessantes, sim. É curiosa a discussão sobre Hitler ter flertado com o socialismo; o papel dos agrotóxicos na erradicação da fome; ou as atrocidades da África antes do homem branco escravizar o negro. O problema é que o autor se utiliza das situações para desvirtuar os fatos.

Chamar Hitler de socialista, por exemplo, é subestimar a inteligência do leitor. Narloch não apenas expõe os podres das personalidades históricas. Ele se vale disso para fazer uma defesa panfletária - tal qual a que critica na esquerda - para vender o capitalismo, que não sofre críticas na obra.

O livro é interessante, mas faltam as medidas que deem equilíbrio ao verdadeiro "politicamente incorreto".

Nilton 01/12/2016

Papai Noel não existe!
Os heróis não são tão heróis assim. Os vilões não são tão vilões, igualzinho hoje em dia :)

Tira esse povo do pedestal e deixa de ser bobo!

Marques 24/10/2016

Esse foi meu primeiro contato com o autor e com essa franquia de "Guia Politicamente Incorreto" e devo dizer que foi uma experiência interessante.

O revisionismo histórico aplicado nessa obra faz com que os leitores questionem as aulas de História e Geografia dadas no Ensino Médio, reforçadas nos vestibulares e outorgadas sacrossanta nas Universidades Públicas.

Recomendo a todos aqueles que se sentem compelidos a entender melhor o mundo em que vivem. Um mundo em que a História não é unilateral, exclusivista e homogênea.

Oscar 18/09/2016

A história voltando ao seu eixo
São muitos fatos históricos desmistificados e agora contados da forma mais correta.
Muitos deles, após a leitura, parei e pensei "Isto é tão óbvio. Como é que eu não havia percebido a mentira por trás da história?".
Outros, por falta de maiores informações não seriam possíveis perceber a verdade sem muita pesquisa.
Mas este é um livro que deve ser lido e indicado com ênfase.

João Moreno 22/06/2020minha estante
A """"resenha"""""" é tão ruim quanto o livro, rs.

"A verdade!".

"Como você foi doutrinado"!

Sim, a "doutrinação" só se dá no âmbito da Universidade, aquele antro de COMUNISTAS. O jornalista (e, portanto, não-historiador, sem métodos científicos ou capacidade para analisar fontes históricas para além dos recortes necessários à sua construção ideológica) ligado à think tank liberal - financiado pelos bilionários brasileiros e internacionais -,não vai te doutrinar, não, pode confiar.

Kamila.Campos 31/08/2016

Fatos interessantes contados de uma maneira diferente a qual conhecemos

FangirlsBr 18/07/2016

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
Se tem uma coisa que eu amo é História! Sempre me saí muito bem nessa matéria na época do colégio, e até hoje me interesso por livros com um fundo histórico e pelos grandes clássicos. No entanto, confesso que ler livros de não-ficção não fazem meu estilo, mas de tanto ouvir comentários sobre O Guia Politicamente Incorreto, decidi dar uma chance para o livro e... me arrependi.

Qualquer pessoa com um mínimo de noção de mundo sabe que por mais que você tente narrar um fato histórico imparcialmente, é impossível deixar sua opinião totalmente de lado. Ela sempre vai aparecer nas entrelinhas, expondo seus verdadeiros pensamentos e opiniões. Então sempre vão haver visões diferentes sobre o mesmo assunto, dependendo da visão política, posição social e formação da pessoa que escreve.

Como o título propõe, ele apresente uma visão "politicamente incorreta" sobre diversos temas: nazismo, Comunismo, Revolução Industrial, Ghandi, entre muitos outros. Mas eu substituiria o Politicamente Incorreto por Guia Politicamente Capitalista da História do mundo.

E antes que alguém venha tacar uma pedra e me chamar de Comunista, saiba que eu sou apolítica, ou seja, eu sou completamente neutra no assunto (uma visão não muito popular, mas who cares?). De fato, eu me diverti com algumas curiosidades, mas foi difícil ler sobre como a Revolução Industrial foi benéfico para o trabalho infantil, e que na verdade foi o responsável pelo fim desse tipo de trabalho. Engraçado que algumas empresas ainda se valham da mesma carga horária e da mão de obra infantil, hoje designados trabalho escravo, mas que, naquela época, foi algo benéfico para as crianças?
Vi algumas pessoas questionando, inclusive, as fontes e dados históricos que o author usou para seus argumentos. Não posso afirmar, nem negar que isso tenha acontecido, pois não pesquisei suas fontes.

Eu comecei a ler esse livro buscando ler sobre curiosidades e alguns absurdos encontrados na história, mas o que encontrei foi um absurdo de argumentos e opiniões que foram difíceis de se engolir.

site: http://www.fangirls.com.br/2016/05/resenha-guia-politicamente-incorreto-da.html

W. Pardim 28/06/2016

Bem documentado
O livro foi muito bem documentado, trazendo fatos históricos que deveriam ser ensinados nas escolas, no entanto a gente não vê professores ou revolucionários falando desses acontecimentos com o menor entusiasmo, longe da euforia quando leem ou debatem na bancada esquerdista. O autor compilou alguns argumentos e fatos, que destroem jargões e estátuas de ditadores.