Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Michel 16/07/2020

EIS UM RARO LIVRO QUE NÃO SERVE PRA NADA
Estava sentindo certo desconforto, desde o começo da leitura parecia que algo não estava muito legal. Eu sei que o Narloch não é um historiador, porém, esperava encontrar um texto divertido, desmistificando conceitos de pseudohistoriadores mundo afora... Contudo, compreendi o meu desconforto ao notar que a intenção do autor é o deliberado desserviço com quem faz pesquisa histórica de verdade. Sei também que série GUIA POLITICAMENTE INCORRETO não é conteúdo analítico, mas aqui a coisa vai além, pois narra através de achismos e usa fontes um tanto tendenciosas... É a segunda vez em toda minha vida que abandono um livro antes do fim.
Mariane.Palmeira 16/07/2020minha estante
Sempre que eu ia a livrarias há alguns anos atrás, tinha vontade de comprar esse livro e outros da mesma coleção. Ainda bem que nunca fiz, depois que soube melhor sobre o seu conteúdo e que era amplamente defendido por influenciadores que espalham notícias falsas na internet, coisa boa não há de ser.

Katia 16/07/2020minha estante
Comprei um e me arrependi de cada centavo gasto.

Michel 20/07/2020minha estante
A séria GUIA POLITICAMENTE possui volumes divertidos, a sobre sexo escrita pelo Luiz Felipe Pondé é talvez a melhor. Até o guia sobre economia escrito pelo próprio Narloch serve como leitura de entretenimento. Mas esse aqui tinha um caráter extremamente enviesado... parei de ler antes da metade.

Metall 25/01/2017

O "guia correto" do Idiota burguês neoliberal do Brasil
A desonestidade intelectual é tão grande que chega a ser cômica. Não foi o escrito que me cativou e sim a tamanha parcialidade do autor, assim li esta porcaria até as últimas páginas para ver do que Narloch seria capaz. Nunca vi tanta opinião e tão pouca história em tão poucas páginas.

O autor faz um apanhado a esmo de histórias e preconceitos e argumenta resumidamente com simplismo atroz, como em "Hitler era socialista", "Luxo e ostentação melhoram o mundo" e "A bomba de Hiroshima salvou milhões de japoneses" entre outros.

Um desperdício de papel, cérebro e tempo.
Thatha 22/03/2019minha estante
Meu único consolo é que não comprei essa bosta pra ler. Como assino o Kindle unlimited, ficou barata essa leitura. Mas, de fato, nunca li tanta idiotice na minha vida. Tava indo legal até citar Mises. Daí pra frente, só disparates como vc comentou

isamoreeuw 04/04/2021

DESSERVIÇO
Leandro Narloch precisa rever muito aquilo que escreve, as fontes que ele usa, lembrando que ele faz esses livros para causar polêmicas e não pra informar.

Informação é estudo e pesquisa.

Laís Nunes 18/09/2019

Meu pai do céu
O único motivo para eu avaliar com uma estrela é que não tinha a opção de avaliar com menos. A vergonha de ter esse livro na estante só não é maior que o senso de responsabilidade que me impede de doá-lo para alguém e propagar esse absurdo.

Sanche 11/03/2016

Horrível
O cara simplesmente reinventa a história da forma que ele queria que fosse.
Junior 30/01/2017minha estante
Ah! Sim..E a bibliografia também foi inventada! Kkkk

Sanche 05/02/2017minha estante
Um monte de merda junto não deixa de ser merda

Junior 05/02/2017minha estante
Comentário bastante científico este seu. Típico da esquerda caviar.

Amal0 12/08/2021

Guia de Direita da História do Mundo
Se eu soubesse não teria gasto R$25 reais nesse livro, aliás nem se tivesse gasto R$0,25 teria válido a pena.
Na verdade eu tô em uma maré se azar com livros, só tô pegando livro bosta.

@colaseyck 14/02/2015

Extremamente instigante, o livro de Narloch desconstroi as imagens de personalidades mundiais e eventos históricos consolidadas pela historiografia tradicional. É verdade que há sim uma tendência à direita, críticas fortes ao comunismo e em alguns momentos irrelevantes - mas não desinteressantes - quanto a vida de Ghandi ou Madre Teresa, por exemplo.
Apesar disso, creio que a obra funciona muito mais como reveladora de um outro lado da moeda que é a historiografia. Se você faz o tipo que não suporta críticas aos seus posicionamentos políticos ou convicções de mundo, não leia! Mas se quiser conhecer a história de algumas passagens - e não necessariamente tomar pra si a interpretação que o autor tem delas - sob outro ponto de vista, boa leitura.

Bianca 21/01/2018

Uma visão alternativa
O livro procura desmistificar questões da história global, onde muitas vezes temos visões estereotipadas e irreais. A leitura flui com facilidade, com uma escrita leve e dinâmica, que consegue manter o leitor interessado. Há abundância de fontes, e as teorias apresentadas ao leitor, muitas vezes pouco conhecidas pelo grande público, sempre possuem um bom embasamento, logo, recomendo a leitura.

PS.: Vi muita gente, nas resenhas, criticando o fato de o autor ter uma visão inclinada à direita, porém sempre vi livros de história e filosofia (bem como professores dessas áreas) inclinados à esquerda também, sem ter tanta crítica, então não entendo porque tanta "raiva" diante da mera existência de um livro com uma visão alternativa. Além disso, o próprio livro já anuncia em seu título que é "politicamente incorreto", ou seja, não está absolutamente alinhado às visões que hoje predominam no meio acadêmico e na imprensa. Logo o autor está sendo honesto quanto àquilo que está vendendo. As ideias, por si só, podem se provar boas ou ruins, e todos ganham com a pluralidade e o livre debate.
Lili 01/10/2020minha estante
?????melhor resenha até agora. Aliás acho que ele deveria ser obrigatório, estranho quem reclama dele ter viés de direita ; mas acha normal à falta de isenção dos livros didáticos com viés de esquerda. É bom ter outro ponto de vista; com referências bibliográficas para irmos direto às fontes e tirarmos nossas conclusões

Marcos 15/03/2021

Livro desinteressante
Acho que o autor não estava inspirado. A ordem dos capítulos é confusa, e a última frase do livro é meio recalcada em relação aos comunistas. No fim das contas é um livro que não é marcante. Somente ?politicamente incorreto?.
Monique 31/03/2021minha estante
Quando eu li até que eu gostei. O que eu menos gostei foi O Guia Politicamente Incorreto do Sexo do Pondé, foi muito diferente do que eu esperava e faltava argumentos.

Carol 15/02/2015

Tendencioso: Uma palavra que resume todo o conteúdo.
"Guia Políticamente Incorreto da História do Mundo" é uma leitura leve e divertida, uma forma simples de desconstruir alguns mitos históricos. Porém, não deve absolutamente ser levada a sério.
Por um lado, este livro é útil para combater a robotização do ensino e mostrar um outro lado dos acontecimentos. É um auxílio para que se encare alguns feitos e ideologias de outra perspectiva. Contudo, o benefício de seu conteúdo só pode ser usufruído por quem tem o bom senso de checar as fontes, comparar informações, e estudar os assuntos em livros sérios e didáticos. Muito do que dito na obra é verídico e comprovado. No entanto, muito (muito mesmo) é baboseira política. No fim das contas, mais do que informar, o livro em questão tem como objetivo expor as opiniões e tendências políticas do seu autor, que a todo momento tenta "puxar a sardinha" para o seu lado (a exemplo daquele último capítulo totalmente deslocado do assunto do livro). Quem é facilmente manipulável, fecha o livro com a mente de um perfeito seguidor de Narloch. Não obstante, para quem tem a mente formada, com formação cultural sólida, há de ser uma boa leitura, nem que seja para dar risadas da desesperada tentativa de Narloch de vender suas ideologias.
Leonardo 10/12/2016minha estante
"para quem tem a mente formada" Tipo.. pra quem mesmo sendo informado que muitas coisas das quais acredita não são verdade, não vai mudar de opinião

bitwoman 04/06/2020

Acredito que este tenha sido o primeiro livro que li - que não seja didático - com relação à fatos históricos. O autor escreveu de forma simples e objetiva, facilitando assim o entendimento dos acontecimentos narrados, e o principal, através de fontes confiáveis. Bom relê-lo nos dias atuais para ter a noção do quão perto estamos de tudo de ruim que ocorreu em tempos passados.

Joao.Magalhaes 08/02/2020

Antes de começar a leitura, lembre-se que se trata de um GUIA
Muitas pessoas se decepcionam durante a leitura deste livro ao acharem que verão uma incrível tese revisionista da história mundial. Obviamente, não é essa a proposta de Narloch, e sim apresentar fatos ignorados sobre fatos e personagens históricos, e consequências pouco discutidas de grandes eventos mundiais.
Novamente, não se trata de um livro de história, e sim de um "guia".

Josue.Costa 09/11/2020

Livro que abre a mente
Ótimo livro ...em vista que relata os fatos históricos contados por historiadores que almejam a verdade.

Marcos 08/01/2014

Conforto inesperado
Sempre pensei que ficar sabendo alguns podres ou facetas pouco obscuras de figuras que aprendemos a admirar e cujas mensagens levamos na mente todos os dias fosse ser um tanto quanto incômodo.

Pois lendo esse ótimo livro de Leandro Narloch senti um conforto inesperado.

Olhar de forma imparcial para essas grandes figuras da história da humanidade quebra o mito que envolve esses personagens e os torna ainda maiores...mais humanos.

Recomendadíssimo para qualquer pessoa que não vive de dogmas e ilusões que deseja guardar ferozmente, como um covarde que se esconde atras dos muros da ignorância.

E como bônus vai uma aula de história a respeito de como o comunismo foi implantado no mundo em diferentes momentos e em diferentes povos e como ele é falho na sua própria concepção, levando à fome, tortura e sofrimento até hoje. O comunismo, aliás, uma dessas "ideopatias" usadas como ignorante proteção pelos covardes e mentirosos do nosso mundo.

Ótimo livro.

Rodrigo 27/08/2013

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo - Leandro Narloch
O Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo é, como os outros livros da série, feito de polêmicas e curiosidades coletadas. Mesmo sendo vários assuntos complicados de serem discutidos, a leitura flui facilmente, já que o autor escreve de um jeito muito simples, possibilitando um entendimento fácil.
Com certeza os esquerdistas vão atirar pedras e mais pedras em Narloch. E por um ponto, eu os dou razão. O escritor atira com todas suas armas contra esse grupo, poupando muitas vezes os direitistas. Na minha visão, este livro foi mais tendencioso que os demais da série, acho que vou ter de relê-los com calma. Mas o fato é que me lembro de nos livros do Brasil e da América Latina, o autor estava mais preocupado em discutir a forma de ensino das escolas brasileiras em comparação com as novas interpretações, do que apresentar fatos que degradam a esquerda. A crítica se estende já que o autor coloca os EUA e a Inglaterra em um pedestal sagrado, não se dando ao trabalho de informar fatos para tirá-los de lá.
Tirando esta parte inconveniente, que cada leitor deverá saber interpretar de seu modo, o livro é bom, traz uma coletânea de dados interessantes e de uma forma rápida e divertida.
João Vitor 09/10/2013minha estante
Primeiramente, em história não existe imparcialidade. Essa série é claramente à direita, e nos três livros o autor demonstra isso. Tudo bem que no terceiro livro Narloch esteve mais incisivo, porém basta você pegar o capítulo sobre Che Guevara do segundo, e sobre Índios do primeiro que você perceberá que a posição política do mesmo esteve em evidência durante toda trilogia. Além disto, a preocupação dele não é degradar por apenas degradar, mas sim criticar e construir seu pensamento em cima desta crítica, desmitificando muita coisa que é ensinada nas escolas brasileira. Indo adiante, em momento nenhum a Inglaterra e os EUA são colocados em um pedestal sagrado, sendo perceptível isto no capítulo sobre a África, em que a Europa não é isentada de sua culpa na miséria do continente (apenas foi demonstrado que o maior culpado na verdade são os próprios africanos). E finalmente, ao discutir a forma como o conteúdo de história é ministrado no país, é necessário assumir que o ensino aqui é bastante à esquerda, com aquele característico pensamento esquerdopata do "imperialismo ianque opressor". Por isso, entenda: A Coleção "Guia Politicamente Incorreto da..." não é pra nenhum comunista se deliciar, porque a crítica consiste justamente nas mentiras veiculadas pela esquerda militante do Brasil.