Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Marcos 08/01/2014

Conforto inesperado
Sempre pensei que ficar sabendo alguns podres ou facetas pouco obscuras de figuras que aprendemos a admirar e cujas mensagens levamos na mente todos os dias fosse ser um tanto quanto incômodo.

Pois lendo esse ótimo livro de Leandro Narloch senti um conforto inesperado.

Olhar de forma imparcial para essas grandes figuras da história da humanidade quebra o mito que envolve esses personagens e os torna ainda maiores...mais humanos.

Recomendadíssimo para qualquer pessoa que não vive de dogmas e ilusões que deseja guardar ferozmente, como um covarde que se esconde atras dos muros da ignorância.

E como bônus vai uma aula de história a respeito de como o comunismo foi implantado no mundo em diferentes momentos e em diferentes povos e como ele é falho na sua própria concepção, levando à fome, tortura e sofrimento até hoje. O comunismo, aliás, uma dessas "ideopatias" usadas como ignorante proteção pelos covardes e mentirosos do nosso mundo.

Ótimo livro.

Antonio Maluco 21/05/2021

História mundial
O livro conta histórias mundiais

C9 13/08/2020

Legal em alguns pontos...
Tem umas curiosidades interessantes, mas não deve ser lido como um livro de história confiável. Percebe-se que o autor tenta puxar sardinha para as próprias opiniões e utiliza vários nomes de "acadêmicos" para tentar provar seu ponto, ignorando outros da área outros que não compactuam com essa visão.

Leandro423 14/08/2023

Vamos lá... o livro é totalmente voltado para quem tem um viés mais a direita e isso é fato, é muitos que estão criticando tem um viés a esquerda, e isso é fato.

"A, mais ele coloca a opinião dele no meio"... 🤬 #$%!& , qualquer livro de história política os autores fazem o mesmo, até no Capial, Marx fez isso.... entao aí está o problema, como a maioria que tá chiando tem viés de esquerda se incomoda com o livro.

Sim, o livro tem muitos furos, como sempre falando que nazismo é de esquerda, essa mentira não sai de moda e qualquer Zé goiaba acredita nisso. Porém tem muito Zé Goiaba que não admiti nos tratados entre comunistas e nazistas durante a segunda guerra, ou vai negar isso?

As mesmas pessoas que tão aki cagando regra por ele falar que Gandhi era racistas, e ele era, isso não é desativei pois ele assumia isso, são os mesmo que vivem cagando regra querendo cancelar Monteiro Lobato que tbm era rascista assumido. Mas como diz o ditado, não importa o que é sim quem...
E se ele curtia Homens, idai... vcs quererem negar veementemente isso só endossa a hipocrisia, como se homossexualismo fosse algum defeito.

Em partes, achei que ele forçou ao dizer que a revolução industrial salvou a humanidade, porém muitos dos avanços vieram devido a ela, se não até hoje estaríamos vivendo de escambo e de lavoura. Ao mesmo tempo que li um cara criticando pq o autor disse que a revolução industrial acabou com o trabalho infantil, porém se pegar os países que ainda usam deliberamente esssa mão de obra são comunistas (China, vietna, camboja)... ou isso tbm é mentira???

Sabe, o Brasil depois que começou a usar estribos políticos perdeu a capacidade de pensar por conta própria, perdeu a capacidade cognitiva de pensar com a própria.cabeca, perdeu a capacidade de ver o.certo e o.errado...

Não.estou falando que esse livro é perfeito ou que esse livro é 100% verdadeiro, achei diversos furos como.tem muitas verdades... a questão é exatamente as verdades mexerem em vespeiro, em.Dogmas que pessoas acham que não pode mexer e criam casos.

Cris 20/10/2021

Guia politicamente incorreto da história do mundo
Neste livro o autor se propõe a trazer fatos inusitados (e até polêmicos) sobre alguns assuntos e fatos específicos da história do mundo, em outros momentos trás verdades que para alguns podem ser até difíceis de engolir, mas, veja, nem por isso deixam de ser verdades!
Com um toque irônico e com uma escrita bastante simples, o livro é fácil de ler e compreender, em algum momentos me fez rir alto. Só não será fácil se você não souber quando ele está sendo irônico, mas aí já não é mais culpa do livro...

Storil 04/04/2022

A pior coisa que minhas retinas já encararam
Esse livro é um desserviço a literatura brasileira. Se você deseja regredir em relação a sua inteligência, ou seja, se tornar burro, leia.

Tadeu.Santos 04/12/2019

História contada, um conto em formato de história.
O título de minha resenha é bem sugestivo. Escolhi este título pois, assim como a escrita de Laurentino Gomes, Leandro Narloch é um jornalista e, como um bom jornalista, não tem qualquer responsabilidade com os fatos verdadeiros.

A escrita do autor é, sem sombra de dúvidas, muito boa de se ler, é o tipo de obra que você devora em poucos instantes. Porém, nem tudo o que é dito pode ser levado em consideração como verdade.

Leandro Narloch empreende um discurso político muito mais do que historiográfico. Apresenta fatos que, pego o leito leigo no assunto, acreditará como se verdade fosse. Lamentável a ausência de responsabilidades sobre os fatos históricos e suas fontes de pesquisa. Leandro Narloch trás para sua obra fontes que ninguém conhece, nem mesmo historiadores, que trabalham com os temas tratados na obra, sabem de sua existência. O que nos leva a crer que, assim como Américo Vespúcio, Leandro Narloch trouxe um apanhado de informações inverídicas sobre o que de fato aconteceu.

Se há algo que possa dizer sobre esta obra é que não apenas não recomendo, como não aconselho a jogarem ao lixo, posto que alguém poderá pegar, ler, e achar Que encontrou um ouro de tolo em suas mãos.

Gaia 10/07/2017

"Tão ideológico quanto a ideologia que quer combater"
Possuem passagens bem curiosas, salpicadas por satirizações dos personagens ou das situações que acabam por ser divertidas e envolventes, mas, não é possível levar o conteúdo em si a sério. Para tentar desconstruir ideologias sobre personagens históricos ou "fatos" históricos, hoje amplamente difundidos, o autor tenta levar ao pé da letra o "politicamente incorreto" chegando até mesmo a ser extremamente apelativo e ideológico.

Ah, a frase do título de minha resenha pertence ao IDELBER AVELAR (professor de literatura na Universidade Tulane /EUA) em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, onde expressou bem sua opinião sobre o livro, a qual tenho de concordar.

Obs. Pior capítulo para mim foi a da revolução industrial seguida pelo capítulo sobre os agrotóxicos, neste pensei até mesmo em desistir da leitura.

Diogo Souza 09/04/2021

Bom? Tem, mas tá faltando...
Curioso que o fim do livro acabou se tornando a parte mais interessante.

O livro não é ruim, traz uma série de pontos e fatos bem interessantes. Todavia, ainda não me habituei ao arquétipo de historiador parcial que, nitidamente em alguns trechos, expõe seu lado da moeda em polvorosa.

Este não é um livro impessoal, tampouco imparcial. Porém, se conseguir filtrar os desabafos disfarçados, acho que irá curti-lo.

Gedielson 31/12/2013

Excelente livro!
O sarcasmo, humor ácido e ironia não tiram a seriedade do livro; apenas tornam a verdadeira história "digerível". Muitos "heróis" e "estórias " são desmascarados. O pior do ser humano na História vem à tona. Tão brilhante quanto o GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA (Luís Felipe Pondé). Recomendadíssimo!!!

Julião 17/01/2020

Eu lembro de ter lido esse livro em 2015 e comprei os dois de uma vez (história do mundo e história do Brasil), fiquei empolgado com algumas afirmações nas primeiras páginas e com o passar do livro, comecei a ficar com algumas incógnitas. Como era absurdamente leigo, eu acreditei em cada palavra do livro (afinal, eu tinha 15 anos quando li esse livro), mas depois de um tempo, começando a me aprofundar no assunto, foi aos 19 anos que parei e pensei 'pera aí, o nazismo não é de esquerda', 'e qual o problema do Gandhi ser homossexual?'. Uma ou outra coisa nesse livro é realmente interessante, mas no geral é uma grande piada de mal gosto e que não tem graça.

Vai ter gente que vai ler esse livro e REALMENTE acreditar, eu não sei se o Leandro quis ser sarcástico ou não, mas ta aí um grande problema para os leitores sem conhecimento.

Jéssica 26/06/2023

Amo essa coleção mas esse livro em especial esta maravilhoso. Sempre com varios pontos e fatos desconhecidos

FangirlsBr 18/07/2016

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
Se tem uma coisa que eu amo é História! Sempre me saí muito bem nessa matéria na época do colégio, e até hoje me interesso por livros com um fundo histórico e pelos grandes clássicos. No entanto, confesso que ler livros de não-ficção não fazem meu estilo, mas de tanto ouvir comentários sobre O Guia Politicamente Incorreto, decidi dar uma chance para o livro e... me arrependi.

Qualquer pessoa com um mínimo de noção de mundo sabe que por mais que você tente narrar um fato histórico imparcialmente, é impossível deixar sua opinião totalmente de lado. Ela sempre vai aparecer nas entrelinhas, expondo seus verdadeiros pensamentos e opiniões. Então sempre vão haver visões diferentes sobre o mesmo assunto, dependendo da visão política, posição social e formação da pessoa que escreve.

Como o título propõe, ele apresente uma visão "politicamente incorreta" sobre diversos temas: nazismo, Comunismo, Revolução Industrial, Ghandi, entre muitos outros. Mas eu substituiria o Politicamente Incorreto por Guia Politicamente Capitalista da História do mundo.

E antes que alguém venha tacar uma pedra e me chamar de Comunista, saiba que eu sou apolítica, ou seja, eu sou completamente neutra no assunto (uma visão não muito popular, mas who cares?). De fato, eu me diverti com algumas curiosidades, mas foi difícil ler sobre como a Revolução Industrial foi benéfico para o trabalho infantil, e que na verdade foi o responsável pelo fim desse tipo de trabalho. Engraçado que algumas empresas ainda se valham da mesma carga horária e da mão de obra infantil, hoje designados trabalho escravo, mas que, naquela época, foi algo benéfico para as crianças?
Vi algumas pessoas questionando, inclusive, as fontes e dados históricos que o author usou para seus argumentos. Não posso afirmar, nem negar que isso tenha acontecido, pois não pesquisei suas fontes.

Eu comecei a ler esse livro buscando ler sobre curiosidades e alguns absurdos encontrados na história, mas o que encontrei foi um absurdo de argumentos e opiniões que foram difíceis de se engolir.

site: http://www.fangirls.com.br/2016/05/resenha-guia-politicamente-incorreto-da.html

Marques 24/10/2016

Esse foi meu primeiro contato com o autor e com essa franquia de "Guia Politicamente Incorreto" e devo dizer que foi uma experiência interessante.

O revisionismo histórico aplicado nessa obra faz com que os leitores questionem as aulas de História e Geografia dadas no Ensino Médio, reforçadas nos vestibulares e outorgadas sacrossanta nas Universidades Públicas.

Recomendo a todos aqueles que se sentem compelidos a entender melhor o mundo em que vivem. Um mundo em que a História não é unilateral, exclusivista e homogênea.