Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Clô 26/04/2016

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Agrotóxicos
A história é contada de acordo com os interesses de cada um.
Não disponho de conhecimentos históricos para rebater os outros temas abordados no livro mas, o capítulo Agrotóxicos é, no mínimo, intrigante. Narloch usa de implicações óbvias para provar seu ponto de vista. Ele trata a agricultura orgânica como a causadora da fome, pois sua produção escassa não é capaz de alimentar 7 bilhões de pessoas, porém nem mesmo a atual produção em massa repleta de componentes que podem nos prejudicar é, já que milhões de pessoas em diversas áreas distintas do globo ainda passam fome. (E concomitantemente esse é o argumento que diz que o vegetarianismo não seria capaz de alimentar toda a população mundial, que é um argumento um tanto equivocado.)
E quando ele chega no ponto nevrálgico do assunto: o mal das substâncias tóxicas no nosso organismo, ele reforça que isso é uma completa falácia e diz que o número de pessoas com câncer por volta dos anos 50 DIMINUIU já que com os conservantes as pessoas podiam comer mais alimentos frescos.
No entanto, não é isso que os documentários "O veneno está na mesa" e "O veneno está na mesa 2" mostram.

O Brasil e o Agronegócio

O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos e a regulamentação e inspeção é precária.
5,2 litros de agrotóxico por ano é o que as pessoas consomem sem perceber.
E o círculo de vítimas tem um raio gigante, que vai desde os trabalhadores manuais que despejam o tóxico, como também as pessoas que vivem próximo dos campos de produção e por último, todos nós, que consumimos essas frutas e verduras envenenadas.
Ao exemplo de um caso que aconteceu em uma escola rural próxima a uma plantação onde um mono-motor sobrevoou a área diversas vezes lançando pesticidas sobre ela. As crianças acabaram ingerindo o pesticida e os efeitos foram assustadores em seu organismo. Muitas delas tiveram que ser acompanhadas por especialistas por problemas encontrados em seu fígado e rins.

Agrotóxicos e um novo modelo de Agricultura

Há quem diga que agrotóxicos salvaram o mundo da fome. É indubitável que a produção de alimento cresceu inimaginavelmente com a Revolução Verde e o surgimento do Agronegócio, possibilitando que uma enorme quantidade fosse plantada com mais possibilidades de sucesso na plantação sem precisar derrubar mais árvores e conserguir mais espaço. Porém, quem garante que mais árvore não serão derrubadas? A agricultura é o setor que mais cresce no Brasil, e enquanto a sua preocupação em zelar pelo ambiente for ínfima como agora, ninguém garante que essas árvores estarão a salvo em suas florestas.

E as pragas e insetos?
Há uma verdadeira guerra nas plantações, quanto mais os agrotóxicos são utilizados, mais resistentes as próximas gerações de insetos serão, logo, as grandes produtoras são estimuladas a desenvolver substâncias cada vez mais potentes no combate a esses insetos e cada vez mais perigosas a nós e ao ambiente, já que grande parte dessas substâncias, quando lançadas, acabam caindo em rios e terras que não são plantações.

E por que há perigo?
A composição desses produtos geralmente é recheada de metais pesados, tais como chumbo e mercúrio. Esses metais têm efeitos cumulativos, o corpo não consegue expulsá-los, e ele se acumula no seu corpo, podendo levar a um envenenamento. Já foram encontrados substâncias como chumbo no leite materno. É disso que nossas crianças se alimentam?

Recomendação
Recomendo para quem se interessar pelo assunto o livro Primavera Silenciosa, escrito por Rachel Carson que trata desse assunto abordando o DDT, um perigossímo agrotóxico que foi bastante utilizado no mundo inteiro.
Leonardo 10/12/2016minha estante
É óbvio que agrotóxicos são ruins, o autor deixa isso claro no texto.
O ponto é que sem os agrotóxicos a produção de alimentos seria insuficiente e isso geraria muito mais fome do que existe atualmente.

Gabriel 13/03/2016

Parcialidade sem limites.
Não é preciso ler muito pra descobrir que o autor é um tanto parcial nas "desconstruções".

lucas.pinheiro.5815 21/06/2016

Finalizando a trilogia
Finalizei com este a trilogia do Guia Politicamente Incorreto da História. A impressão que tive ao iniciar a leitura é que este seria o melhor da trilogia, mas me enganei.

Assim como os outros volumes, esse livro tem uma proposta de recontar alguns fatos históricos e possui uma estrutura tão bem organizada e dinâmica que é difícil classificar ele como um livro ruim. Ao contrário disso, é um livro que traz muitos fatos curiosos e interessantes.

Qualifico como ponto positivo dessa obra os capítulos sobre a Idade Média, sobre Roma e sobre a África. São muitas curiosidades e situações concretas que nos levam a questionar muitos conceitos que estão no fincados no senso comum.

Por outro lado, apesar de ser dinâmica, falta qualidade na escrita do autor. Ele utiliza muitos termos chulos e, particularmente, no capítulo em que fala de Gandhi, o autor chega mesmo a ser cruel e covarde.

Resumindo, poderia ser um livro bem melhor do que efetivamente é. Contudo, desde que se utilize do bom senso, recomendo essa leitura, pois é um livro diferente, curioso e leve.

Fábio Costa 19/03/2019

Me forcei a ler até a última página pra não abandonar
Esse ano eu me estimulei a ler mais livros de não-ficção, principalmente sobre História. Foi então que ao querer estrear o meu novo Kindle, vi esse livro na biblioteca do unlimited e me interessei pelo fato de mostrar curiosidades que não aprendemos na escola.

As primeiras páginas foram muito divertidas e bem explicativas, porém apesar da boa escrita e da infinidade de referências bibliográficas, o livro não me convencia a continuar lendo (muitas partes me vi obrigado a pular inclusive pq minha paciência já não permitia)... Existe uma única palavra que descreve a autoria desse livro: Eurocentrismo.

A ideia é muito interessante e te estimula a ler o livro, mas durante a leitura você acaba se perdendo em meio a tanta parcialidade e falta de espaço para contra-argumentos. Enfim, o livro faz jus ao nome, é realmente contra o que se diz o politicamente correto, se você possui a mesma linha de raciocínio, bom, deleite-se.

Hildeberto 09/01/2015

Para ler este livro, duas coisas são necessárias. A primeira é reconhecer que não é uma obra académica, e por isto mesmo é sucessível a críticas quanto a bibliografia utilizada (embora os trabalhos académicos também o sejam). A segunda coisa é que o autor busca desconstruir discurso difundidos entre boa parte da população. Uma pessoa com uma mente um pouco mais fechada e muito apegada a ideais que serão atacados aqui provavelmente não gostará do livro.

Tendo isso em mente, é um livro que merece ser lido. Nem todos os capítulos são polémicos, alguns funcionam mais como curiosidade (pelo menos para mim, que já tive contato com os argumentos que o autor aborda antes). Mais incendiários são os capítulos sobre a Revolução Industrial, Fascismo, Nazismo e África. Acredito que foi nestes que o autor demonstrou mais enfaticamente seu ponto de vista.

Ler um livro e discordar dele é natural; o que não é natural é achar que ele não tem nenhum valor porque mostra uma perspectiva contrária a crenças que nos são caras. Há algumas interpretações, sobretudo, as quais eu colocaria muitas ressalvas ao ponto de se tornarem praticamente outras. Mas este livro, de fato, tem um ponto positivo: não só é uma fonte de bibliografia como também poderei sempre confrontar as perspectivas aqui apresentadas com novos livros e artigos que eu for lendo.

Tiago675 14/01/2015minha estante
Não é uma obra académica. Bem, quando li as primeiras críticas à Revolução Francesa, fiquei chocado. Minha visão pessoal era muito, como eu poderia dizer, elaborada pela fé que eu tinha no Iluminismo. Porém, algumas leituras muito mais complexas, como Napoleão - Uma Biografia Política, me fizeram mudar de ideia. Era a mais suja política, como tudo no Ocidente é.

Alexandre.Nunes 22/06/2019

Outras versões da história.
Um livro para quebrar muitos mitos da história mundial.

Rodrigo 04/02/2020

História Mundial por outra perspectiva
Muito bom! Recomendo, o autor traça alguns fatos importantes da história mundial mostrando, por meio de muita pesquisa, de que toda história pode ter um outro lado que não é apresentado na escola, tudo isso de maneira fluída e bem diverdita.

Galli1 16/09/2017

O livro é de direita sim e daí?
O livro trás diversos fatos sobre a história do mundo com um novo ponto de vista além da visão marxista sobre as coisas e é algo que faz muito mais sentido na maioria dos casos. Vi pessoas falando que ele distorce os fatos, mas não vi nenhuma distorção assim não. As pessoas falam que o capitalismo não ajudou a eliminar a pobreza e o trabalho infantil porque essas coisas ainda existem hoje em dia, mas ignoram o fato de que onde mais existem são exatamente em países com tendências a políticas de esquerda, como é o caso da China, ou muitos países africanos e asiáticos.
O livro na verdade nem se preocupa tanto em fazer uma defesa do capitalismo, ele apenas mostra como o capitalismo ajudou a evolução da humanidade o que é algo inegável e extremamente visível, negue o quanto quiser, mas qualquer um pode perceber a diferença entre um país com políticas de esquerda (China, Venezuela, Cuba, Coréia do Norte) e um país com políticas de direita (EUA, Canadá, Inglaterra, Japão). O marxismo é um erro, é uma política fadada ao fracasso e ao sofrimento de todos aqueles submetidos a ele de alguma forma.
O livro também aponta as diversas hipocrisias históricas que existem, como é o caso de Gandhi, Madre Teresa e o Dalai Lama, pessoas que não foram boas de verdade, muito menos exemplos a serem seguidos, apenas pessoas hipócritas que conseguiram e conseguem enganar pessoas estúpidas o suficiente para se deixarem levar por palavras bonitas.

André 11/07/2021

Outro lado da história
O autor tenta ser uma espécie de advogado do diabo, propondo análises de diversos fatos e personagens históricos usando um outro ponto de vista, trazendo autores não tão conhecidos no meio educacional, que contestam ou mostram uma visão diferente do que estamos acostumados. Achei o livro interessante para reflexão, mas deixo um conselho ao leitor, sempre critique qualquer literatura que esteja lendo, pois independente do autor, o viés ideológico do mesmo sempre estará presente, portanto é fundamental uma análise individual de cada um sobre os fatos relatados no livro.

Caiuby 16/07/2015

Na intenção de desmistificar a história convencional o autor expõe fatos surpreendentes sobre líderes e momentos históricos. O passeio pela história é breve, longos períodos de tempo foram resumidos e a linguagem foge do formalismo de modo que os textos se assemelham a artigos de revista. Ao final fica a impressão de que cada capítulo poderia ser mais extenso. Apesar do título pretensioso, o material tem valor didático e valeu pena a leitura.

Gilmara 02/07/2015

USE COM MODERAÇÃO, MAS USE!
Amo história desde o ensino fundamental, então muito me interessei pelo Guia Politicamente Incorreto da História Mundial. O título já revela que não é a intenção falar tudo da mesma forma, mas se assim fosse ele não teria a razão de ser. Durante a leitura, concordei com uns relatos, discordei de outros e acrescentei mais uma visão a alguns. O autor não esconde sua opinião, seja no conteúdo político que delimita ou na forma como o faz, como em uma conversa. E é assim que um livro deve ser lido, como se estivesse tendo uma conversa. De modo informal. No mais, quem se interessa pela leitura em geral deve ter um senso crítico, não para julgar as obras que consome, mas para absorver delas o que pode lhe acrescentar ou deixar de lado o que não. Recomendo.

Jean375 18/09/2020

Politicamente Incorreto
Aborda de forma bem rápida a vida de alguns personagens históricos bem conhecidos de todos. Mostra um outro lado não muito conhecido de uma forma objetiva e simples.
Boa leitura pra quem não tem certos preconceitos de leitura.

Junior 01/02/2017

Guia politicamente incorreto dá história do mundo em um ponto de vista direitista
Kkk..O livro é tendencioso, levemente inclinado à direita e anti-comunista (na verdade a melhor coisa do livro). Traz informações úteis e é bem fundamentado. Obviamente um petista ou socialista irá odia-lo, mas quem se importa? A maioria nem sabe ler direito..Opa! Será que deveria dizer "ler esquerdo"?
Lili 01/10/2020minha estante
Amei ?!

Vanima21 22/08/2020

Uma grande decepção
Quando vi esse livro pela primeira vez, achei que seria um dos livros mais incríveis que leria na vida. Tinha tudo pra ser. Comecei ele extremamente empolgada algumas vezes - cada vez um pouco menos -, e a última (que rendeu mais de 70% do livro lido) em fevereiro. Sim, fevereiro, e agora já estamos no fim de agosto.
Foi um dos livros mais difíceis que já li, ou diria, forcei. Tentei ao máximo acabá-lo, mas chegou ao ponto em que eu estava atrasando outras leituras por ele, e como disse, foram 7 longos meses (perdi MUITO tempo!!!).
Quem conhece um mínimo sobre História sabe que essa pode ser facilmente direcionada para determinado ponto de vista, aquele que for mais interessante baseado na opinião de quem conta. E é o que acontece neste.
No final, vi o livro - e tive certeza ao folhear o último capítulo - como uma grande tentativa de nos ensinar porque a DIREITA É O CAMINHO. Sim. No final o livro era muito mais político que outra coisa e como já disse, extremamente embasado na opinião pessoal do autor.
Além disso, em determinados capítulos, ele esboça suas ideias pessoais de maneira a você se perguntar "será que esse cara tem mesmo boa índole?"; e tudo indica que não.
Enfim, só não me arrependo, pois com esse livro aprendi o que NÃO me traz alegria, já fazendo aqui uma alusão à Marie Kondo rsrs.
Aos que estão chegando, respirem fundo, deem uma chance, talvez tirem algum proveito! Mas eu não recomendo! rsrs
Aline 22/08/2020minha estante
Concordo plenamente com você. Esse livro foi uma grande decepcao.
Hoje ele está de enfeite na estante, tenho medo de doar e alguém mal informado absorver tudo o que está escrito como verdade absoluta.

Vanima21 22/08/2020minha estante
hahahahaha nossa, eu ri, não teve como. É bem isso, na mão de pessoas influenciáveis esse livro é perigosíssimo! rsrsrs

C9 26/08/2020minha estante
É o livro de história dos minions se é que me entende.

Marques 24/10/2016

Esse foi meu primeiro contato com o autor e com essa franquia de "Guia Politicamente Incorreto" e devo dizer que foi uma experiência interessante.

O revisionismo histórico aplicado nessa obra faz com que os leitores questionem as aulas de História e Geografia dadas no Ensino Médio, reforçadas nos vestibulares e outorgadas sacrossanta nas Universidades Públicas.

Recomendo a todos aqueles que se sentem compelidos a entender melhor o mundo em que vivem. Um mundo em que a História não é unilateral, exclusivista e homogênea.