Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Rafael.Treviso 30/03/2017

É um livro divertido e interessante, mas bem parcial
Tem uma grande dose de parcialidade, mas pra quem gosta de história eu creio q valha a pena ler sim, tem muitas curiosidades envolvidas
SPedreira 16/11/2017minha estante
Pensei em desistir por várias vezes. Mas fui até o fim. Não é de todo ruim, mas bem tendencioso.

void_Indigo 09/03/2018

Muito Divertido!
Comecei e recomecei essa resenha várias vezes, porque achei o livro bastante instigador. O autor distribui várias "historinhas" interessantes, derrubando alguns mitos (fiquei realmente surpreso com o cinto de castidade!) e divulgando vários fatos que ocorreram ao longo da História de uma forma bem diferente do que eu conhecia. O incêndio de Roma, por exemplo.

Eu sabia (sabia assim, assim, estudei no colégio, há mais tempo que gosto de lembrar, e História não era minha matéria preferida. Estudei, passei, ficou para trás) que Nero tinha incendiado Roma e ainda ficou tocando lira para as chamas. É o tipo de coisa que gruda na memória. Mas aí você fica sabendo que essa história foi contada por seus inimigos e muito tempo depois, e que incêndios eram comuns na época, bom, a história começa a mudar de figura. Pode até ser verdade, mas pode não ser também.

Várias das histórias do livro são assim. O autor traz novos fatos, muitas vezes desconhecidos, que lançam uma nova luz em histórias que, bem ou mal, conhecemos.

As histórias sobre as falhas de figuras históricas tem um certo sabor de fofoca, mas na minha opinião apenas ilustram como seres humanos comuns podem crescer além de suas falhas e aspirar à grandeza. Ou ao menos à aparência dela (certo ditador da Ásia me vem à mente...)

Várias outras resenhas e comentários reclamam do viés direitista do livro. Para mim, isso é só mais um aspecto interessante dele. História com viés esquerdista, pelo menos onde e quando estudei, era mato! Ver os mesmos fatos com outro ponto de vista e interpretações foi bastante esclarecedor.

No mais, um livro com um estilo bem agradável e de fácil leitura. Recomendo bastante.

#DesafioLiterarioSkoob2018
Ritaline 28/06/2018minha estante
Impossível concordar mais com suas palavras.

void_Indigo 30/06/2018minha estante
Não tem emojis, então... ;o)

??????????????????????

???????????????????

?????????????????????????

?????????

void_Indigo 13/07/2018minha estante
Desculpe, estava sem acessar o skoob há um tempo. Minha resposta foi um emoji de piscada! ;o) Agradeço o interesse! :o) (emoji feliz!)

lua 02/04/2018

Apesar de bastante parcial, é uma leitura interessante que mostra que nem tudo na História é exatamente como gostam de dizer

Isaque 03/05/2018

MAIS POLÊMICO QUE MAMILOS
Tive a curiosidade com o título dessa série do Narloch, até que ganhei esse livro de presente e ficou encostado uns 3 anos até que abri no capítulo do Gandhi pra ler.

Entre algumas afirmações polêmicas do livro estão: Gandhi fazia testes bizarros com mulheres jovens, os monges tibetanos praticavam homossexualismo, nazismo é de esquerda, líderes africanos destruíram a África, a regra é o comunismo dar errado, revolução industrial criou empregos e acabou com trabalho infantil, comércio trouxe paz ao mundo e etc.

Confesso que fiquei desconfortável com muitas afirmações do livro e fui pesquisar quem era o tal do autor. Narloch é um jovem jornalista da Super Interessante, revista de curiosidades e ele usa esse know-how bem a favor dele.

O livro realmente abriu minha cabeça pra muitas coisas e hoje procuro analisar os fatos históricos/políticos de forma ponderada e sensata. Narloch se mostra coerente e com uma riquíssima fonte de referências (cada capítulo tem em média uns 15-20 livros citados) mas a verdade é que ele faz o recorte que ele quer da história e a conta de forma beeeem tendenciosa e, muitas vezes, com um sarcasmo deselegante e desnecessário.

Fui lendo os capítulos de forma embaralhada de acordo com o que tinha mais interesse. Comecei com o do Gandhi, já li a autobiografia dele, vi o filme, morei na Índia e visitei praticamente todos os lugares importantes que ele passou. Ou seja, eu manjo da história do cara. E realmente, ele fez testes bizarros com mulheres jovens e é criticado na Índia por isso. Mas Narloch desenrola toda essa questão persuadindo o leitor que Gandhi foi ruim, e não é bem por aí. O mesmo se dá pelo capítulo dos monges tibetanos.

Pesquisei um pouco mais e vi que esse livro é criticado por grandes historiadores brasileiros como o Karnal. A edição é muita bonita, e o livro apesar de extenso, é bem interessante e realmente tem algo a agregar, mas é bom ler "dando uma filtrada" nas informações.

Ingrid.Oliveira 03/09/2018

Deveria ser leitura obrigatória nas escolas
As crianças deveriam ter um ponto de vista diferente da história ao invés de terem a mesma ladainha de sempre enfiada goela abaixo.
Finalmente um livro de história que me interessou e me prendeu até o fim! Sem teoria da conspiração e faz completo sentido quando você começa a encarar o mundo sem filtros ideológicos.

Jandz Spring 12/06/2021

Uma perspectiva questionável.
No inicio é um livro interessante, mas com o passar dos capítulos você percebe que é mais uma propaganda de uma ideologia politica, do que exatamente a historia contada de uma outra perspectiva.

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Interessante para desconstruir nossos heróis!

Sofia 02/05/2020

2.5/5 - Ruim, mas achei que seria pior
Quando fui ler este livro as minhas expectativas sobre ele eram bem baixas, mas tive uma grata surpresa: não é tão ruim quanto eu pensei, mas longe de ser bom. É uma leitura indiferente assim como tantos outros livros que já li

site: https://www.instagram.com/perdidonaestante/
Mih 10/05/2020minha estante
Kkkkkkk amei o título!

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 11: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo - Leandro Narloch
“A perseguição da NKVD [polícia secreta soviética] aos inocentes gerou uma piada na época, ainda que um tanto dolorosa. Conta-se que uma ovelha foi barrada por guardas na fronteira da Rússia com a Finlândia:
- Por que você quer deixar a Rússia - perguntaram os guardas
-É por causa da NKVD - diz a ovelha. -
'O chefe da polícia' mandou que todos os elefantes fossem presos.
-Mas você não é um elefante - replicou o guarda.
- Vai explicar isso para a NKVD...”

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2015/03/23/resenha-guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-mundo-leandro-narloch/

Karla de Souza 22/06/2020

Confesso que tinha muito preconceito com esse livro. No entanto, me surpreendi com a leitura. O livro traz outro ponto de vista sobre alguns fatos históricos, mostrando que nem tudo foi tão bom ou tão ruim quanto pensamos. É preciso analisar quem escreveu sobre determinado assunto e em que contexto. É muito fácil ter uma visão da Idade Média como sendo uma "idade das trevas", se quem conta sua história são iluministas, por exemplo. O livro também traz informações sobre figuras históricas que hoje são idealizadas, mas que também cometeram diversos erros (o que não descarta o que fizeram de bom).
É claro que, sabendo disso, não se deve desconsiderar que a visão do próprio autor desse livro também carrega o viés de suas opiniões. Alguns fatos citados no livro (como a proibição de contraceptivos na Romênia de Ceauşescu), e algumas citações (como de Arquipélago Gulag), apontados como "razões para não levar o comunismo a sério" já eram de meu conhecimento. A mim, não importa que o livro tenha um viés, mas que eu tenha senso crítico para lê-lo, e a curiosidade de ir atrás de mais informações para formular minhas próprias opiniões.
Acreditar que haverá um material completamente isento e confiável me parece uma utopia. Até mesmo porque é possível manipular estatísticas e dados de forma a contar uma grande mentira apenas falando verdades.

Flávia 23/07/2020

Muito chato
Esperava mais deste livro.. desinteressante. Muito bla bla bla..

André Goeldner 11/10/2013

INFOMATIVO,REVELADOR E DIVERTIDO
Este livro reúne todos os elementos que tornaram a série "guias politicamente incorretos" uma delícia de ler. Continuo achando assustadora a capacidade humana de inverter a história e transformar assassinos em heróis.

Gran 28/01/2014

muito bom, apesar de ser o mais fraco da sèrie
O quarto livro da série "guia politicamente incorreto". Muito bom, mas não tanto quanto os outros três. Achei o embasamento para algumas teorias mais fracos que nos outros livros. Ainda assim é muito interessante e tão gostoso de ler quanto os outros. Recomendado!

Kimi 19/02/2014

Bom apenas para instigar a curiosidade humana
Se você pensa que o livro é citado de itens por itens contando o que pensamos que aconteceu e o que aconteceu na realidade, já digo que você está tendo pensamentos errados sobre o livro, pois eu mesmo pensei desta maneira.
O livro é contado do começo ao fim sobre o que aconteceu durante a história que conhecemos, e durante as passagens e assuntos o autor fala de maneira suspeita o que pode ter causado tal coisa ou dá idéias alternativas de como surgiu o que sabemos agora, durante o livro ele usa como apoio diversas fontes suspeitas (leitores amigos já chegaram me dizer que uma das fontes que ele cita no final do livro tinha o link expirado e outra nem sequer existiam), mas cabe a você mesmo decidir se irá levar a sério o que o livro diz.
Quanto à estética do livro, ele é realmente bonito (não só por dentro), folhas amarelas o que faz a leitura fluir de maneira muito rápida (li o livro em 1 semana, pois estava em semana de provas e lia somente no caminho da escola), algumas ilustrações (bem poucas, apenas nos começos de capítulos), possui orelhas, capa fosca etc.
Embora tenha me decepcionado que o livro não era extruturado e nem abordava o que eu imaginava, ele me fez abrir a cabeça sobre várias coisas e causas que muitos apontam um motivo de ter acontecido quando se podia ter várias outras possibilidades, realmente, na maior parte do livro você começa perceber que as pessoas optam como verdade o que é mais fácil de ser explicado (o que muitas vezes não é verdade).

site: http://idontknowainda.blogspot.com.br/

Gabriel Hauer 30/03/2024

Puro suco de revisionismo histórico
O livro possui uma escrita simples e de fácil compreensão, apenas.

De resto é um compilado de revisionismo histórico, aparentemente um senhor da verdade contra as ?doutrinas marxistas? ensinadas nas escolas, chega a ser algo cômico.