Esquimolândia

Esquimolândia Ulisses Alves

Resenhas - Esquimolândia

Vitoria.Bueno 20/04/2016

Esquimolândia - Livro muito louco!!
Esquimolândia é um livro bem diferente do que eu havia imaginado. É muito engraçado e criativo!
Uma vez li algo parecido, e essa leitura se tornou meu livro favorito. E esse livro em questão (Esquimolândia), me deixou vidrada.
No começo pensei: será que esse livro vai ser assim até o fim ou isso é só uma "introdução"?
Pensei que o autor podia estar brincando comigo e que eu iria me decepcionar uma hora ou outra. Mas ele não decepcionou hora nenhuma e quando percebi que o livro realmente era daquele jeito me apaixonei. (Eu provavelmente comecei a rir sem perceber e meus avós devem ter pensado: esses livros não estão fazendo bem para essa menina.)
Esse livro me fez lembrar da minha infância, de minhas "viagens" pelos campos mágicos de minha imaginação.
Enquanto lia o livro, me tornei amiga próxima de Valter e Danilo (não tão próxima devido aos problemas que os dois têm de babar e causar obesidade nas pessoas), viajei em um dragão enorme e lutei contra pôneis que formavam a força aérea. Vi o céu se tornar rua e ajudei um amigo a encontrar uma pata para um cão de três patas. E principalmente, imaginei meu próprio mundo dos sonhos que a tempos estava adormecido dentro de mim (e é claro fiquei bem pirada junto com os personagens).
Esquimolândia é uma cidade diferente de tudo já imaginado. Uma cidade em que todos os sonhos caóticos que já pensamos podem existir. Na estória, a cidade está toda desequilibrada (mais do que o normal), ela juntamente com Paivacity, a cidade vizinha. O desequilíbrio é tamanho que elas estão vivendo uma guerra (nada muito diferente de nosso mundo real).
Então dois garotos decidem salvar sua cidade, cada um enfrentando seus inimigos.

Todo mundo devia ler Esquimolândia algum dia, para não perder essa essência poderosa que é nossa imaginação.
Só posso dizer uma coisa: leiam esse livro!
Obs: preciso comprar o livro físico porque Esquimolândia precisa urgentemente enfeitar minha estante.

site: http://ateoriadaslaranjas.blogspot.com.br/

Desenhando em Letras 11/10/2015

Fantástico Mundo Louco
Com uma proposta nada ortodoxa, Ulisses Alves nos transporta ao espetacular mundo de Esquimolândia. O livro apresenta um planeta Terra confuso, onde tudo e exatamente nada podem ocorrer de forma simultânea, onde ruas desaparecerem ou trocam de lugar com o céu e onde, também, velhas surdas e mudas conseguem formular frases através de seus lábios sem cartilagem.

Pode parecer estranho, a princípio, no entanto a forma com que o autor conduz o texto deixa tudo bem esclarecido. A realidade é atrapalhada, mas isso não interfere na conclusão da história.

Uma profecia escrita por um sábio extremamente sábio que sabia de tudo que era necessário saber sobre a sabedoria sábia do mundo esquimó especificava que quando a vassoura perdesse o braço, o menino Valter perdesse a casa e o menino Danilo perdesse a carteira algo aconteceria.

Mediante a descoberta dessa profecia, Valter parte pelo mundo em busca de respostas e do outro portador da profecia, Danilo. Contudo, pelo caminho, Valter se depara com muitos desafios. Um, em particular, é o desequilíbrio de Esquimolândia. O que já era confuso ficou extremamente caótico. O que deve acontecer com o encontro dos dois garotos? O que o sábio sabia sobre eles? Eram essas as questões que Valter pretendia descobrir, sem sequer imaginar que nem toda profecia traz benefícios para os envolvidos.

Esquimolândia não é somente uma história bagunçada, como já observei acima, o livro trata de questões sérias, que muitas vezes deixamos passar despercebidas, mas com bastante bom humor. Com a história, podemos perceber o quão importante é ter um amigo ao lado, o quanto a família pode incluir empecilhos em nossos sonhos e conquistas e também que nem sempre o que buscamos é o ideal para a nossa vida naquele momento.

De linguagem simples e contínua, a leitura é indicada para todos os públicos, em especial para o infanto-juvenil, que poderá não só se divertir como se identificar com algumas situações.

site: http://desenhandoemletras.weebly.com/blog/resenha-esquimolandia

Cabine de Leitura 18/08/2015

61 páginas de loucura sem sentido. Amei.
Esquimolândia narra as aventuras impossíveis de personagens distorcidos em um mundo caótico e sem sentido. Tal qual o mundo que chamamos de mundo. Porém, Esquimolândia não tem a responsabilidade forçada de ser coerente o tempo inteiro, ou em tempo algum.

Esquimolândia é um mundo feito sob medida para quem gosta de viver os exageros contidos da existência. Ou talvez não seja nada disso, vai saber.

Quando vi a sinopse deste livro fiquei curiosa, é tudo tão sem sentido, tão sem lógica que necessitava ler para saber do que se tratava.
O livro é bem pequeno, são apenas 61 páginas, mas essas poucas páginas já são o suficiente para você conhecer um mundo novo, um mundo onde a lógica não existe, onde nada faz sentido, mas que tudo se completa e se transforma na estória Esquimolândia.

No livro vamos ser apresentados aos protagonistas, Valter que vive em Esquimolândia e Danilo que vive em Paivacity. O que liga os dois cenários é uma rua que já no inicio da leitura some inexplicavelmente, assim como da mesma maneira ela aparece novamente.
Danilo está em guerra contra o irmão, pelo poder do reino e Valter tenta resgatar a sua casa de um feroz cão de três patas. Os dois personagens se encontram, mas enquanto isso não acontece, vamos ver as coisas mais inusitadas e imagináveis acontecendo com os personagens.
O livro começou a ser escrito pelo autor , Ulisses Alves, na oitava série e é um conjunto resumido das conversas que tinha com seus colegas de classe. Então não espere um livro sensato, pois ele não é, mas garanto que toda loucura vai te tirar boas gargalhadas.

Como o livro é curtinho e direto não coloquei quotes, porque sem dúvida seria spoiler sobre toda loucura que você vai encontrar nestas páginas.

Geeh 02/03/2015

Fui procurada no final do ano pelo Ulisses, o autor de “Esquimolândia”. Ele veio até mim, me oferecendo um exemplar do seu livro para análise do blog. Primeiro de tudo, o que mais me chamou atenção foi a proposta do livro, a destruição de paradigmas e a construção de um mundo caótico onde nada tem logica, mas se você prestar atenção, tudo faz sentido nesta visão distorcida de realidade. Confuso? Acho que é exatamente essa a ideia.

O autor criou dois personagens distintos, Danilo e Valter, e os determinados locais onde vivem, Esquimolândia e Paivacity, então desenvolveu a trama até o ponto onde esses dois mundos convergem, os personagens se conhecem e passam a trabalhar lado a lado.

“- Escute com atenção. Há muito tempo atrás havia um sábio extremamente sábio que sabia de tudo o que era necessário saber sobre a sabedoria sábia do mundo esquimó. Um dia , ele estava em casa e não tinha mais o que fazer. Por isso ele resolveu escrever uma profecia. E sabe o que ele fez meu jovem?”

Primeiro de tudo vale frisar que se trata de um livro infantil, com uma escrita simples e fácil de ser lida. Mas eu me peguei tentando ler nas entrelinhas deste livro, que apesar da desconexão e falta de coerência existe um alerta é até mesmo uma lição ao final, se o leitor souber interpretar as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, o poder de Danilo é o controle e o manuseio de gordura, ele a usa para causar obesidade em seus oponentes e vencer a batalha. Intenção ou apenas coincidência o fato do autor abordar este tema, levando em consideração o grande numero de crianças obesas? Aposto minhas moedinhas de que foi intencional, afinal, é um livro destinado a este publico.

A batalha de Danilo e Valter para restaurar o caos em Esquimolândia e Paivacity é também bastante engraçada, todos os erros de percalço e as situações inusitadas levam o leitor as gargalhadas, sem contar nos nomes dos outros personagens, extremamente criativos e por si só risíveis. Mas por falar em criatividade, é isso que o autor tem de sobra.

Enfim, este é um livro infantil, bastante simples e que eu com certeza colocaria na hora do conto de alguma biblioteca ou escola se pudesse.
O que me incomodou foi a revisão,o livro tem erros na diagramação do texto, e também alguns erros gramáticas bastante "visíveis". Por ser um livro voltado para o publico infantil, creio que deveria ter se tomado um cuidado maior com isso. O livro peca no quesito revisão e diagramação.

No mais, é uma historia divertida que pode agradar ao publico em geral, desde que lido de mente aberta, este é o único modo de se embarcar nas aventuras de Esquimolândia .

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/03/resenha-esquimolandia-ulisses-alves.html#.VPTlKnzF9w0