Sal

Sal Letícia Wierzchowski

Resenhas - Sal

Marcos 31/03/2024

Sal insular
"Sal" é uma leitura envolvente e emocionante, uma conjunção sobre as relações familiares intensas e ruidosas. Ambientada a partir de uma pequena ilha e um farol vivo. Aqui você viaja para a atmosfera salgada e arenosa de rochedos. Onde O Livro se vira em um tricô multicolorido de caminhos dos filhos e filhas e pais e mães para muito além daquelas margens.
A autora cria uma narrativa totalmente poética que ressoa e conecta. Reler essa história foi ótimo, agora tendo lido com mais calma consegui aproveitá-la mais.
Apesar o livro tem algumas pontas soltas, desde uma pressa maior nessa segunda parte, deixando o enigmático mais de lado para focar na narração quase que jornalística, por outro lado a carga emotiva que traz é vivaz.

Mariza27 25/03/2024

Apaixonante ??
LIVRO: SAL/ ROMANCE

Sal é uma narrativa que ocorre ao redor da família Godoy, que abandonou sua terra Natal e foi morar em LaDuvia, uma ilha com um farol. Então de geração em geração os homens da família herdavam o cuidado com esse farol.

Em específico nesse livro vamos acompanhar a geração de Ivan. Sua esposa Cecília e seus seis filhos, sendo eles três homens e três mulheres. Tudo na casa era apenas problemas famílias. Depois que uma da filhas escreve um livro que conquistou um professor do outro lado do mar, fazendo o mesmo procurar a bela moça, tudo muda completamente na rotina e destino dessa família.

Acompanharemos a seguir, a histórias e os acontecimentos de cada personagens, em seu particular, cada surpresa e plot que deixa o leitor doidinho.

Eu fiquei apaixonada pela narrativa, a forma meio poética que a autora fez o livro, os personagem e o desenrolar de cada um, as surpresas que nos faz lê o livro bem rápido e a escrita leve e fluida. Com certeza uma favoritado do ano.

Recomendo a leitura ?

van_books7 31/12/2023

Me senti num casos de família.
Livro cheio de dramas familiares, amores, histórias. Divertido e triste na medida certa.
E é brasileiro

Cindy 13/09/2023

Uma grande surpresa...
"Eu faço um inventário da felicidade perdida.
Parece que cem anos passaram por aqui.
Ou uma guerra.
O tempo pode ter o mesmo efeito de uma guerra. Avassalador. Miúdo e invisível, ele nos pega de surpresa. De repente, bum. O tempo passou como um rio tormentoso carregando tudo consigo.
Eu só fiquei aqui a margem, contabilizando os estragos."

Foi uma grande surpresa, daquelas que chegam como quem não quer nada, e pá te dominam.
É Bem essa a sensação que tive lendo, começo foi leve, leve, depois veio um vento mais forte e com ele a ressaca do mar, tempestade e depois calmaria, até que tudo
se ajeita, mas antes causou aquele estrago na costa. Uma analogia bem a cara do livro.

Ele conta a história de uma mulher, Flora, mas antes dela teve sua mãe, Cecília e seu pai Ivan, descobrindo o amor, depois veio outros 6 filhos, e cada um tinha uma cor. O livro explora diversos temas: amor, redenção, perdão, perda, identidade, solidão, romance, traição, superação. No início é narrado por Flora, depois todos brincam de narrar. E isso torna o livro fantástico, pois conseguimos ver todas as perspectivas, todos os personagens são complexos e completos, alguns aparecem mais que outros, mas todos tem uma profundidade na trama, eles são pessoas, reais com erros e acertos. O livro conta a história de Cecília também, principalmente, do início ao quase fim, no seu tricotar e de como viu os filhos baterem asas, alguns literalmente virando anjos (risos tristes), e tudo tá lá em seu tapete de crochê, cada um marcado por uma cor, contando uma história.
Uma escrita super poética, envolvente e vívida. Você sente os personagens, os imagina, os vê, todos ao redor do farol, que acende e apaga, descontrolado, guiando ou não.

Flávio 30/07/2023

Ótimo livro.
Ótimo livro, um dos melhores que tive oportunidade de ler. Leitura fluida e história envolvente. Orfeu, melhor personagem.

Julia4270 14/04/2023

Um romance nostálgico e poético
Uma coisa que talvez vocês não saibam sobre mim é que, já faz muito tempo, sei que quero ter filhos. A história de Cecília Godoy não me fez mudar de ideia? mas definitivamente acrescentou uma camada assustadora de profundidade a essa perspectiva. Seis filhos, todos enlaçados numa mesma sequência de acontecimentos e, ainda assim, tendo cada um seu olhar singular a respeito dos eventos. O romance ambientado na ilha de La Duiva nos lembra que, cedo ou tarde, os filhos desenvolvem seu próprio posicionamento sobre a realidade que criamos ao redor deles e ganham o mundo com base nele, à sua maneira. É bastante assustador, quando você se imagina no lugar da matriarca Godoy.

Fiquei muito feliz em ser apresentada a esta autora tão relevante para o cenário nacional (é bem fácil entender o porquê!). A escrita de ?Sal? é muito poética, algo de que gosto muito, e evocou em mim sentimentos que me fizeram refletir a respeito do amor, do rumo que damos à nossa vida e, principalmente, sobre as diferentes camadas da palavra ?família?.

Eduardo Ogalves 01/04/2023

Sinopse
Um farol enlouquecido deixa desamparados os homens do mar que circulam em torno da pequena e isolada ilha de La Duiva, expondo-os, todas as noites, às ameaças dos rochedos traiçoeiros. Sob sua luz vacilante, Cecília, matriarca da família Godoy, reconstitui as cicatrizes do passado com linhas e agulhas. Em dolorosa solidão, ela tece uma interminável tapeçaria em que entrelaça as sinas de Ivan, seu marido, e de seus filhos ausentes, elegendo uma cor para cada um.

Charleees 27/03/2023

"O farol era uma espécie de âncora para a família Godoy: eles tinham atravessado o mundo num navio, mas fixaram-se ali naquela praia pequena e rochosa, numa curva do continente e ali procriaram e labutaram durante décadas"

SAL é como um enorme tapete traçado, com uma linguagem poética, Leticia (também autora de A casa das sete mulheres) vai criando, dando vida e voz a todos os personagens de uma maneira singular. A história das gerações da família Godoy é enriquecida a cada página graças a geniosidade da escritora. Uma narrativa que faz com que você se transporte a praia, ao farol e sinta não só as emoções dos personagens como os cheiros e sabores da região.
Um livro, deveras lindo!

* Resenha Junho de 2016

@eu_sandroka 23/02/2023

Escrita poética :-)

Um romance de amores; um drama de família; um livro dentro de outro; um compilado de crônicas... impossível * trancar * essa história em apenas 1 definição.
O que mais marca? Doeu o egoísmo do irmão, ao fazer com que o outro, tão doce quanto, o fosse por tanto tempo... Doeu a fraqueza da moça que não aguentou perder seu amor... Doeu a maldade na forma de uma matriarca... Mas, ainda mais, doeu em mim, primeiro, julgar uma mãe que não colocou freios; depois, admirar a mesma mãe por não colocar freios.
Cecília... e seu tec, tec, tec...

site: https://www.instagram.com/eu_sandroka
@eu_sandroka 23/02/2023minha estante
#ClubeDoDesencalhe - fevereiro - 1 com a inicial do nome.

Wilber.Lacerda 11/01/2023

Um romance não muito empolgante
Eu comecei a ler e gostar da história. Mas a cada desdobramento poucos surpreende e previsível. O que parecia promissor ficou chato. Não é ruim. Mas vende algo muito melhor do que realmente é. Não foi um bom livro para começar o ano.

eduarda.veleda 10/01/2023

simplesmente perfeito
comprei esse livro quando era criança pq achei que era de fantasia e nunca li, por uns 8 anos ficou em uma caixa de plástico em cima do meu roupeiro acumulando poeira. em 2020, auge da pandemia, redescobri o livro e me apaixonei. os personagens, a história que te transporta, as cores associadas a cada personagem da história, o farol, tudo tudo tudo desse livro é incrível. li em dois dias diretasso e virou meu livro favorito. confesso q to com medo de ler a continuação e me decepcionar.

Joice 22/12/2022

Romance mais lindo que já li?
É um romance lindo e apaixonante, mas ao mesmo tempo cruel e repleto de sofrimento. Você sente aquilo que o personagem tá sentindo, e se envolve na história de um jeito incrível. Sal é um livro repleto de metáforas, o Farol é a metáfora mais bonita e complexa de todas, a ilha é uma metáfora, o mar e a praia. Eu já li esse livro pelo menos umas 7 vezes, e cada vez eu vejo um detalhe diferente na história, e, dependendo da fase da vida que estou vivendo, sinto um sentimento diferente cada vez. Sal é um romance lindo, cheio de mágica, mas realista, cheio de amor, mas também de mágoas e sofrimentos.

Mari 22/12/2022

O livro mais triste do meu ano ?
Se você quer um livro onde vai chorar muito, essa é uma recomendação, não sei muito oq dizer, mas o que me pegou muito durante o livro é como mostra os personagens desde crianças, com grandes sonhos e sendo boas pessoas, tendo um final triste e deprimente, sendo até irônico em alguns casos.
A solidão nas páginas, e a angústia são bem presentes durante a história, muitas vezes me lembrou até um trecho de músicas da Taylor Swift
"So I'll watch your life in pictures like I used to watch you sleep
And I feel you forget me like I used to feel you breathe"
(Então eu assisto sua vida em fotos como eu costumava te assistir dormir. E eu sinto você me esquecendo como costumava sentir sua respiração)
No caso não são fotos, mas sim cartas e um grande tapete de crochê.
Não chegou perto de se tornar um favorito, mas concerteza é emocionante, e foi uma aventura ler esse livro.

Bia F. 28/04/2022

Uma história de memórias e tragédias familiar.
Hey turma, tudo beleza?! Hoje a resenha é do livro Sal, da autora Letícia Wierzchowski.
O livro:
Cecília Godoy, enquanto tricota seu tapete de lembranças, nos conta a trajetória da família dos Godoy onde os homens da família tinham como sina, cuidar e domar o velho farol da ilha de La Duiva.
Em meio memórias de uma vida de tragédias, como sal na ferida, ardia, mas curava.
E quando a decisão de alçar voou do alto dos 365 degraus do farol em encontro às pedras do lindo litoral de La Duiva era o mais sensato, ?era um bom plano, era mesmo?. Mas assim como um vento suave trás o frescor em uma tarde quente de Sol, Cecília recebeu uma notícia que a fez mudar de ideia, e a certeza que a vida sempre se renova, sentiu um raio de luz brilhar em si novamente. ?Guardarei essa interminável linha de fios e de cores unidas, quilômetros, milhares de quilômetros de fios e de histórias que poderiam dar a volta ao mundo, mas que nunca saíram dessa ilha?.
Minha opinião:
Sal é uma história onde a própria vida é uma tragédia, onde já nascemos sabendo que um dia terá fim. Uma escrita extremamente poética e delicada, cheia de referências literárias (que amamos), mas também é uma história de amor, amor de uma mãe, que ?seis vezes fiz essa viagem, da terra firme da razão à deriva do mar, o amor?.
Ainda que, por algumas vezes a história me pareceu arrastada e repetitiva, e em alguns momentos a autora introduz enredos que talvez não seria necessário, quase levando o livro pra outra linha de raciocínio que não comunicavam em si, (mas no final se conectaram) com um desfecho satisfatório e que eu gostei no final das contas.
Tenho considerações bem específicas desse livro que quero falar em outro post, mas queria saber a sua opinião, já leu esse livro? Me conta o que achou?

Biblioteca Álvaro Guerra 15/03/2022

"Então era possível dizer que Cecília entendia o farol. Que ela aceitava que o farol, a despeito de ser coisa, tivesse as suas particularidades e até um gênio, e com ele uma saudade. O farol era uma espécie de âncora para a família Godoy: eles tinham atravessado o mundo num navio - tinham atravessado o mundo várias vezes em vários navios - mas fixaram-se ali naquela pequena praia rochosa, numa curva do continente, e ali procriaram e labutaram durante décadas".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580573817