A Casa dos Amores Impossíveis Cristina López Barrio

Resenhas - A Casa dos Amores Impossíveis

@jaquepoesia 19/09/2023

E vamos de prosa poética, sucesso de vendas na Espanha, traduzido para mais de 22 países!
Esse romance repleto de paixão, desejo de vingança e uma maldição terrível, rendeu a autora, segundo jornais espanhóis como El Mundo, o título de criadora do realismo mágico espanhol.

💬 Demorei pra trazer a resenha dessa obra aqui, justamente por estar fazendo um curso com a autora (na plataforma Domestika), onde o estudo é justamente sobre a personagem Olvido. Então eu me segurei para ler os capítulos finais, enquanto o curso avançava, mas a verdade é que já haviam meses que estava lendo este livro. Conclui ontem, então fiquem com a resenha!

Sexo, assassinato, paixão, relações familiares pra lá de complicadas e gerações marcadas por uma maldição, a cada capítulo morre e nasce uma esperança sobre o destino das mulheres Laguna.
Eis aqui uma leitura memorável, onde o realismo mágico se manifesta através da natureza, ancestralidade e desejo de vingança.
Marcadas pela feitiçaria, prostituição, abandono e mortes, as mulheres Laguna carregam um estigma e são constantemente marginalizadas, o que por vezes torna a leitura do romance um tanto quanto áspera, uma vez que o destino dessas mulheres, selado por uma maldição, atrai mais e mais desgraça a cada geração.

Mas pense em um livro, muito, MUITO bem escrito! Interessante e inusitada, essa narrativa transborda descrições líricas sobre sabores, aromas e sensações, além de todo um contexto histórico. E é assim, com os ingredientes certos, que a autora, proporciona através dessa obra uma experiência literária daquelas!

Imagine vir de uma família onde todas as mulheres são condenadas a sofrerem por amor. Essa é a maldição que as mulheres da família Laguna tem como legado.

Filha de uma feiticeira com apenas um olho, Clara é uma mulher de beleza ímpar, cujo os olhos de cor âmbar acabam por cativar um jovem fazendeiro andaluz, que visitava as terras do povoado castelhano, afim de caçar cervos. Avisado de que Clara é amaldiçoada, o fazendeiro viajante ignora tal fato, voltando a se reencontrar com a bela.
Após um ano, Clara engravida e recebe a recusa do fazendeiro quanto a seu desejo de se casar. Ele a humilha, dizendo que um homem do status dele não poderia se casar com uma jovem pobre, que se quer sabe ler, e deixa para Clara um casarão e dinheiro, prometendo voltar para ver a criança.
Desolada e vendo que a maldição das mulheres da família Laguna viria mais uma vez a se concretizar, a jovem decide se vingar. Clara então passa a se prostituir para mobiliar o casarão e fazer dele um bordel. Somente aos seis meses de gravidez, Clara para de atender seus clientes, passando a ajudar as mãe com os rituais de feitiçaria.
E então conhecemos a cozinheira barbada, Bernarda, que antes de cozinhar para as moças e visitantes do bordel, fora vendida pelo próprio pai para trabalhar no circo. E de uma forma estranha, ela acaba por se tornar a única pessoa com quem Clara compartilha a saudade do fazendeiro e dos seus dias felizes.
Ao dar a luz a sua filha Manuela, se cumpri a maldição que diz que toda mulher Laguna está fadada a ser abandonada por um homem, e dar a luz a uma filha mulher, a qual sofrerá dos mesmos males do amor. Ao crescer Manuela busca quebrar maldição, desejando que o destino de sua filha Olvido, seja outro. Manuela então queima a mobília do casarão, despedi as moças e busca utilizar toda fortuna do bordel para dar uma boa educação à filha. Mas embora Manuela não repita os terríveis erros da mãe, é cruel com a filha, tentando constantemente impedir que essa conheça alguém por quem venha a se apaixonar. E é então que uma nova história surgi diante de nossos olhos.
Se gosta de #realismomágico e romances no estilo Isabel Allende, não deixe de ler esse livro!
#acasadosamoresimpossiveis

Taís Ramos 23/04/2023

Comprei o livro por causa do curso da autora na Domestika. Infelizmente, eu não consegui gostar de nenhum personagem nem me interessar pela história, achei bem cansativa.

Rute 03/02/2022

A Casa dos Amores Impossíveis
Comecei a fazer um curso na Domestika, sobre escrita de romance, e a professora do curso é Cristina Lopez Barrio, autora de A Casa dos Amores Impossíveis, uma obra fantástica.

As mulheres Laguna sofrem de uma terrível maldição: sofrer por amor e nunca serem felizes depois de se apaixonarem. Começamos a história por Clara Laguna, a Laguna dos olhos de trigo, e geração após geração, conforme o tempo passa, vamos conhecendo as mulheres que descendem dela, uma após a outra sofrendo por amor. Até que a sorte parece sorrir, e quem sabe, a maldição possa ter fim ? ou piorar.

Cristina nos conduz por um vilarejo, e pelo Casarão Vermelho, onde as flores nunca morrem, e nos encanta com personagens fortes e um enredo cativante. Eu gostei muito de ler esse livro!

Ju 02/11/2013

A Casa dos Amores Impossíveis
Em A casa dos amores impossíveis, a autora nos apresenta seis gerações dos Laguna, um sobrenome que carrega um peso enorme. Dizem que as mulheres Laguna são amaldiçoadas, que uma delas nunca conseguirá ser feliz no amor, já que estão destinadas a amar apenas uma vez e depois sofrer pelo resto da vida. E dizem também que do ventre dessas mulheres nunca nascerá um homem.

As Laguna moram em um pequeno povoado da Espanha, e sempre sofreram muito preconceito. Ninguém quer se aproximar delas. Não seria nada honroso ser amigo de uma Laguna e, para completar, elas são bem pobres e a primeira mulher que conhecemos durante a narrativa é uma feiticeira. Tudo bem recebê-la na calada da noite para que leia a sorte no esqueleto de gato mega fedorento que carrega consigo, mas ninguém a convidaria para um evento social. Além disso, as Laguna não vão à igreja, dizem que só devem ir até lá no momento da morte, devido à maldição. E isso não é algo que um povoado do século XIX possa aceitar.

A gente tem que esperar praticamente o livro todo para saber como começou essa maldição e, quando isso finalmente é revelado, não dá para ter certeza se é uma história que acaba de ser inventada ou se realmente sobreviveu a milênios. Eu apostaria na hipótese da invenção, porque não vejo como ela poderia ter sido contada, geração após geração, pelo simples motivo de acreditar que a primeira geração afetada não teria ficado sabendo, devido ao jeito que aconteceu. E digamos que o fato da informação chegar através de alguém que é profissional em contar histórias também não ajuda na minha crença em sua veracidade... rs...

Eu, particularmente, acredito que o problema de todas as mulheres retratadas nunca foi a maldição. Considero-as mais que loucas. Têm atitudes tão sem sentido, que fica mesmo difícil ser feliz no amor...

Uma coisa que não me agradou no livro foram as cenas em que algumas das mulheres matam animais para cozinhá-los. Foi muito difícil aguentar tanto sangue, principalmente nas cem primeiras páginas. Além de ser vegetariana, eu parei de comer carne por ter dó dos animais, então imaginem como essa parte foi complicada para mim.

Quando comecei a ler a história, considerei uns trechos bem poéticos. E deve ter alguma coisa por trás das palavras, mas nunca fui boa para desvendar significados ocultos... rs... Por exemplo, o casarão vermelho, em que as Laguna residem, desafia as estações do ano e nunca deixa de ter o jardim florido. O livro o liga à fertilidade dessas mulheres e elas não estranham nem um pouco o fato.

Pesquisando, descobri que essa é uma característica do realismo mágico: "elementos mágicos ou fantásticos percebidos como parte da 'normalidade' pelos personagens". Outra característica desse estilo literário que está bem presente é a "presença do sensorial como parte da percepção da realidade". Então, embora não seja um tipo de leitura que me fascine, acredito que os fãs do gênero ficarão bem satisfeitos com o que vão encontrar nessa obra.

"O amor às vezes se desvia quando se ama demais, mas não deixa de ser amor e pode regressar ao seu caminho."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-prumo-casa-dos-amores.html
Lore 03/11/2013minha estante
Assim Ju, a sinopse do livro havia me interessado bastante, só que fiquei um pouco confusa e achei a história meio sei lá, portanto, por mais que tenha achado a premissa muito boa, não sei se o lerei. Adorei a capa do livro, bem diferente.

Jess 03/11/2013minha estante
Este é o tipo de livro que eu nunca leria, pois ele lembra muito aqueles paradidáticos de escola e eu realmente tenha trauma deles ahsauhsauhs além de quê como a Lori disse esse livro me deixou meio confusa. Ele não me atraiu nenhum pouquinho e depois que você disse que tem cenas de mulheres matando animais ai que eu passo longe mesmo! Cara, eu amo animais, me recuso a ler qualquer coisa que mostre alguém os machucando.

Cris 04/11/2013minha estante
Eu já havia me interessado por ele, e acho que arriscaria a leitura. O mistério me chama a atenção e também o fato de se passar na Espanha e ser um romance de época.

Leilane 04/11/2013minha estante
Confesso que a parte dos animais fez eu ficar com o pé atrás, mas você me deixou muito curiosa por causa da maldição agora hehe
Talvez eu leia o livro um dia sim.
Obrigada por mais uma resenha esclarecedora. Amei a explicação sobre "realismo mágico', desconhecia a expressão.
Beijos

Juh 08/11/2013minha estante
Aaah Ju eu não me interessei por esse livro desde que vi a divulgação, eu não gostei dessa capa e tipo ele parece ser um livro surreal demais!!! As vezes o autor coloca tanta coisa absurda e tanta empolgação e o final é tão sem graça!!!

Thaís 09/11/2013minha estante
Ju, esse livro nunca tinha me chamado a atenção, e continuo achando ele meio sem sentido, sei lá, não faz o meu gênero, e essas coisas de animais.. bem, eu acho que eu não o leria.