As Crônicas de Nárnia

Compartilhe

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Andy 10/08/2018

É muito bom, maaas...
Caramba meus irmãos, que livro!
Eu A-M-O a história e o enredo de Nárnia e sou super fã da franquia de filmes, e levei até bastante tempo para ler o livro. Mas por n motivos, só agora foi possível.
Nárnia encanta, não só por ser um livro de fantasia (e diga-se de passagem, é um dos meus estilos favoritos), mas por todo seu contexto que permite atender à todos públicos, de todas as idades.
Mas agora falando dos livros:
Os 3 primeiros são tipo, muito amor. O momento da criação e da primeira aventura dos Pevensie são, na minha opinião, os que mostram melhor a essência de Nárnia e seus habitantes. Dos três livros, meu favorito é 'O Cavalo e seu Menino'.
O 4o livro da série 'Príncipe Caspian', é o que considerei mais chato. Assim como o filme, a história não me envolveu, porque achei demais enrolado.
Os 3 últimos livros, que narram as aventuras de Eustáquio, são excelentes. E aquele final MEU DEUS, é de partir o coração
No geral, a história é excelente. Enredo, cenários e personagens são bem construídos. A apologia com a Bíblia e passagens cristãs se faz presente para passar a mensagem principal do livro: a luta do bem contra o mal.
Só não entrou pra minha lista de favoritos, pois após um tempo a leitura se torna cansativa, e eu super recomendo a leitura individual de cada livro.
Johnny 12/08/2018minha estante
Já terminou? Leu bem rápido ein?

Andy 13/08/2018minha estante
Hahaha, quando nos falamos, só faltavam dois capítulos para terminar

Karolini.Pereira 09/08/2018

Para quem gosta!
Se gostar de livros com histórias e aventuras
É o melhor livro que vai ler na vida ??

Rodrigojean 31/07/2018

narnia
um otimo livro,mas o final meio que deram pistas do que iria acontecer,recomendo vou ficar em narnia por um tempo lendo ^^

Milly 27/07/2018

Um livro perfeito que te leva pra longe da realidade.

Samuel.Nonoka 25/07/2018

Fantástico!
É incrível como este livro tem o poder de nos transportar para um outro mundo. É impossível não se encantar com as histórias.
Simplesmente fantástico!

Sofi M. 13/07/2018

Crônicas da leitura
Crônicas de Nárnia leva você a um mundo do totalmente diferente com criaturas mágicas e novas visões perspectivas. Duas 7 emocionantes e mágicas historias fazem você passar por uma terra habitada de magia com quem é totalmente apaixonado pelo estilo mágico.

Viagens de leitores 08/07/2018

Uma história escrita para crianças, mas que eu amo!!
Bom, eu decidi ler o livro "As crônicas de Nárnia" pelos filmes:
- O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
- Príncipe Caspian
- A viagem do peregrino da Alvorada
Mas vale a pena você não só ler as histórias desses filmes como tambémas outras. O livro é composto por 7 história e todas falam de Nárnia e Aslam. E de todas elas a minha favorita é "A viagem do peregrino da Alvorada".
São histórias super incríveis em que você se vê dentro de Nárnia!

Lucas 30/06/2018

Lewis sendo Lewis
Resenha: Poderia resumir a resenha na seguinte frase: "Vou ter que ler novamente esse livro pelos próximos anos!". Primeira obra de ficção que li do Lewis e pude entender o porquê esse autor é tão reconhecido não só como teológo, mas também como um escritor de ficção. Lewis em suas crônicas nos apresenta ao magnífico Aslam, onde logo nos apaixonamos por ser caráter, coragem e personalidade. Não só nós, mas Lucy e todos os demais personagens. As crônicas de Nárnia são divididas em 7 crônicas, onde crianças, bodes, anões, ratos, adultos e outros personagens interagem com Nárnia, terra criada pela Palavra de Aslam. Sendo o leitor um cristão, logo assimila as ideias por trás da narrativa de Nárnia como as histórias da Bíblia. Ao identificar isso, a leitura fica sensacional (breathtaking). Aprendemos, rimos, emocionamos, embrabecemos e ficamos com vontade de irmos a Nárnia. Alguns pontos do livro merecem uma discussão mais apurada, pois apresentam alguns pontos difíceis da teologia de Lewis, mas são detalhes que entendidos no seu contexto de vida de Lewis ficam esclarecidos. Li o livro em eBook e com certeza já irei adquirir a versão física para fazer a releitura. Meu convite a você que ainda não leu é que leia logo! Não irá se arrepender!

Segue alguns trechos do livro

"Para nós, aquela porta pode muito bem ser a passagem para a terra de Aslam. E quem sabe até possamos cear à mesa dele hoje à noite?"

"Tirian nunca imaginara que o fato de um macaco inventar um falso Aslam pudesse levar as pessoas a deixar de acreditar no verdadeiro Aslam"

"? Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as árvores caminhem! Que os animais falem! Que as águas sejam divinas!"

Jovem Leitor Cristão 29/06/2018

As Crônicas de Nárnia
O livro, As crônicas de Nárnia, nesta edição pela Martins Fontes, está na ordem dos acontecimentos que ocorreram na história, diferente da ordem das primeiras publicações. E traz um capítulo extra escrito pelo próprio Lewis sobre ?Três maneiras de escrever para crianças?, além das ilustrações conforme a artista original.

As diferentes histórias contada em cada crônica complementam as outras, ao ler, por exemplo, O sobrinho do mago, entende-se a origem de alguns elementos presentes na história de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, como o poste de luz, e o próprio guarda-roupa. Além do mais, todas as crônicas são recheadas de aventuras e emoções, embora umas mais intensas, outras nem tanto, de certo modo, todas nos conduz à uma nova aventura.

É um livro muito bem escrito e prazeroso de ler. Lewis com sua destreza conta detalhadamente as aventuras, batalhas, e sentimentos vividos pelos personagens. A forma como descreve as histórias permitem ao leitor adentrar no mundo da fantasia, sentir cheiros, sabores, e ainda, visualizar mentalmente o cenário em que se passa quase toda a história, o qual  é o país de Nárnia.

Um dos aspectos que mais me cativou sobre escrita de Lewis foi o fato de interagir com o leitor durante as sete crônicas, ensinando sutilmente, lições para as crianças, como por exemplo, bons modos, a importância da leitura, o mau comportamento causa prejuízos à nós mesmos, e principalmente lições relacionadas a Bíblia.

Embora seja verdade que não foi a intenção de Lewis relatar fatos da Bíblia em ?As crônicas de Nárnia?, ele o fez muito bem! Isto mostra que o verdadeiro cristão tem um modo de vida e linguagem diferenciada, que reflete até ao escrever um livro de aventura e fantasia.

Durante a leitura percebe-se a presença do cristianismo nas histórias, o que embeleza as histórias. E, acredito que principalmente para o cristão, fica claro as experiências que Lewis teve com Deus, fato que não deixa de edificar quem o lê.

Por fim, é um livro muito lindo, que pretendo reler e reler...

Foi um prazer viajar e conhecer castelos, andar pelas florestas, desertos, enfrentar batalhas, aventurar-se pelos mares atracando nas diferentes ilhas, fazer novos amigos,  inclusive não humanos, e aprender belíssimas lições através da agradável  e envolvente narrativa de Lewis.

Agora, meu desejo é que chegue o grande dia de também ouvir: ?Acabou-se o sonho: rompeu a manhã!?.

Gabriela.Martins 29/06/2018

Adorei
Um livro de muito prazerosa leitura, apesar de ser um calhamaço quando se vê ja acabou. A historia dentro dessa edição que mais gostei foi "o leão, a feiticeira e o guarda roupa", acredito que a nostalgia tenha influenciado muito no ritmo

NatyPilla 27/06/2018

Perfeito ?
Amo todos os contos! Livro incrível, impossível não amar Aslam ? Adorei a explicação da origem do guarda-roupa.

A menina e seus livros 21/06/2018

Apaixonante!!
Nárnia é um mundo encantador! Só não gosta desse livro quem não entende a mensagem que o autor quis passar durante o desenrolar dos contos. Nárnia não é apenas um livro fantástico para crianças como a maioria das pessoas pensam, mas é um livro pra pessoas de toda as idades e aborda assuntos muito profundos, mesmo que eles estejam entre linhas.

Mallú 18/06/2018

Resenha completa, de cada um dos livros, no link.

site: http://malluamabili.blogspot.com/search/label/guarda-roupa%20m%C3%A1gico

Daniela.Lima 05/06/2018

MUITO BOM
Eu estava até meio receiosa em ler Nárnia, primeiro por que quando comecei vi que a escrita era diferente daquela a qual estou acostumada, depois pq percebi que a 1° história narrada é diferente da do filme no qual eu me basei.
Mas vale muito a pena, a historia é cheia de detalhes, você aprende coisas novas e a cronologia foi o que eu mais amei, é complexa porém bem detalhado, são varias historias entrelaçadas umas nas outras incluindo a dos 4 irmãos(pra quem viu o filme) SUPER RECOMENDO NÃO VÃO SE ARREPENDER