As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Astrid 01/07/2020

Que história incrível.
Sim eu sei. São várias crônicas. Mas se encaixam perfeitamente e além das lindas loções, o final é simplesmente incrível e fecha tudo com chave de outro.

@paternohilario 01/07/2020

O Livro da minha adolescência. Quem não queria um guarda roupa como aquele?! A melhor versão que tem eh essa. Ilustrada e capa dura. Show.

Romulo.Heleno 01/07/2020

Livro fantástico, simplesmente fantástico!

O desenvolver da história ao longo dos livros é incrível, com acontecimentos conectados e com ótimas descrições de personagens e locais. Além disso é uma leitura simples e agradável, com capítulos curtos e bem divididos. Um ponto sensacional do livro são as mensagens religiosas passadas através da fantasia.

Walk 30/06/2020

Irei ler todas as noites para os meus filhos. Simplesmente uma grande e bela aventura.

Pati 30/06/2020

Do tom do pecado
Finalmente terminei essa jornada, iniciada um ano atrás! Felizmente escrevi um resumo para cada crônica, o que me ajudou a resgatar alguns detalhes na memória que serviram ao triunfo da crônica final, enquanto ápice narrativo. Porém, o gosto da vitória sobre essas quase 800 páginas, (quase mais do que a própria bíblia!), é agridoce. A conclusão possível (minha, pessoal, por óbvio) é de que o livro permite o franco exercício da imaginação, mas por se basear em um outro compêndio mitológico, acaba se apegando a todos os seus defeitos, reproduzindo suas falhas e, pior, todos seus preconceitos. Diante disso, especialmente após concluir a leitura das duas últimas (e mais problemáticas!) crônicas, meu entusiasmo com a série se evanesceu. Talvez, no fim, o erro tenha sido meu, em ser utopista demais ao esperar algo diferente do que li, vindo de um escritor cristão como Lewis. Uma pena. Do ponto de vista estético e técnico, é um excelente livro. Na temática e desenvolvimento, peca por ser retrato de uma crença e civilização dos quais ninguém deveria ter orgulho em sentir nostalgia.

JoYulli 28/06/2020

Outra visão
Nesse volume único, temos a disposição do primeiro ao ultimo livro contanto sobre a criação e o desenvolvimento de Nárnia, um mundo onde animais falam, feiticeiras existem, a magia está no ar e a descrição de Aslam é a perfeita comparação com o amor incondicional. Quando se embarca em Nárnia não se quer deixar, e quando termina com certeza uma hora retornaremos nem que seja para dar mais um alô e um até logo.

Thaila 28/06/2020

Final incrível
Só dei 4 estrelas pelo final. Eu demorei muito para concluir a leitura pois achei o livro um pouco infantil no começo e acredito que teria gostado bem mais se tivesse lido quando eu era mais nova. Mas o livro em si é muito bom, várias aventuras e vários personagens muito interessantes. O final eu achei incrível. Eu imaginava que ia acontecer algo parecido, mas não daquele jeito. Enfim, valeu a pena.

Dayane.Silva 27/06/2020

Obra prima
Uma das leituras mais especiais que já fiz em minha vida, uma história totalmente tocante, a história de Nárnia é encantadora, é um livro que eu quero repassar para minha irmã, para meus amigos, para todos.

Bianca 27/06/2020

Um livro que deixou meu coração quentinho...
Aquele livro onde um guarda-roupa aquece o seu coração e o transporta para um lugar de fantasias.

jenalondra 27/06/2020

Exatamente chocante, todas as histórias foram fantásticas, mais o final insuperável, muito bom, sem palavras.

Ana 26/06/2020

Nenhuma expectativa...
Ganhei o livro de um grande amigo, iniciei achando que seria bem próximo dos filmes que vi quando nova, porém mal sabia eu que ia além de tudo o que eu podia imaginar. Demorei para ler (afinal a vida acontece e pede um tempo), mas retomando a leitura aos olhos simples uma série de livros compilados de contos pra crianças, no olhos atentos uma enciclopédia de ensinamentos para uma vida inteira! Agradeço meu amigo pelo presente pois até agora nenhuma expectativa que eu sonhei em ter chegaria perto da grandeza do livro.

Karen Gonçalves 26/06/2020

Mágico com da primeira vez
Essa foi uma releitura muito quentinho no coração. Tenho um carinho enorme por esse livro. O final é simplesmente sensacional.

Dido 26/06/2020

As crônicas de Nárnia
No nosso mundo também já aconteceu uma vez que, dentro de um certo estábulo, havia uma coisa que era muito maior que o nosso mundo inteiro. (Lúcia)

Dri 25/06/2020

C. S. Lewis é incrível! Que mais posso dizer?
Levei anos para terminar esse livro porque fiz uma pausa de anos assim que cheguei ao Peregrino da Alvorada. Não tinha gostado muito do filme, e acho que isso influenciou minha leitura ao ponto de perder o embalo e deixar o livro parado por longos e longos meses.

Felizmente, retomei a leitura. E assim que o fiz, engoli os livros restantes como fiz quando li os 3 primeiros. Sem dúvida alguma, O Cavalo e Seu Menino é o meu favorito e pretendo relê-lo em breve. Digo o mesmo de O Sobrinho do Mago, meu segundo predileto.

Sem mais delongas, vamos à resenha. As Crônicas de Nárnia são meu primeiro contato com as obras de C. S. Lewis e, assim como acontece com Tolkien, cada livro dele me encanta completamente. Não era à toa que esses dois eram bons amigos!

Nárnia é um universo incrível. Lewis tem uma aptidão em descrever cenários como ninguém. Ele usa palavras simples, frases curtas, mas ao mesmo tempo consegue transmitir uma riqueza de detalhes muito clara, que faz a imaginação aflorar enquanto se lê suas histórias.

Tudo começa quando duas crianças descobrem um portal para outros mundos, de onde conseguem acesso para assistir a criação de um deles. Depois disso, as histórias focam mais nas aventuras de Lúcia, Edmundo, Suzana e Pedro, junto ao Leão Aslam, nas terras de Nárnia. Por fim, seguimos Eustáquio e Jill, até que chegamos ao final dos livros. E que fim, diga-se de passagem.

C. S. Lewis teve forte influência cristã ao criar a história de Nárnia. Mesmo assim, a narrativa é tão bem estruturada que não acredito ser um incômodo para quem segue outras linhas de pensamento. Aslam, que claramente é Deus neste universo, pode ser visto como uma força suprema que tudo governa, é onipresente, e deixa os humanos se desenvolverem como bem entendem. Afinal, não haveria mesmo uma força maior que rege tudo que existe? Seja Deus ou o universo?

Fiquei encantada com o mundo de Nárnia e com a narrativa criada por C. S. Lewis. Como essa edição compreende todos os livros da saga ? e como não quero escrever nenhum spoiler ?, fica difícil escrever uma resenha mais assertiva. Então, por fim, tenho apenas que salientar que a leitura é muito prazerosa, divertida e instigante.

Victor 25/06/2020

Boa fantasia
As crônicas, em modo geral, são muito boas e se amarram de um jeito que me deixou bem feliz quando eu acabei de ler. Mas, algumas são bem cansativas, individualmente, fazendo com que a leitura não fluísse tanto.