As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

reads.lari 26/03/2024

Foi incrível e eu amei como eles descrevem e falam sobre Deus.
É lindo demais.
Nunca tinha lido um livro de fantasia e nem um livro tao grande, to cansada ?

limallanita 24/03/2024

Final supreendeentemente BOM
LA VEM TEXTOES

Acabei Nárnia depois de alguns meses, eu tinha uma ideia sobre a história porque cheguei a ver um dos filmes, mas pelo que me lembrava não gostei da história. Ganhei de presente e fiquei devendo uma resenha, mas por alguns motivos não consegui iniciar ele por um tempo. Quando finalmente iniciei a leitura eu sabia que não terminaria tão cedo, ele é imenso e bem detalhado.

A história do primeiro livro traz dois personagens, que presenciam a criação do mundo de Nárnia por Aslam (O grande leão), eles vivem uma aventura, e assim se seguem as demais histórias. Em cada um dos próximos livros surgem novos personagens, como os viajantes são crianças, quando completam certa idade, são substituídas por outras mais novas.

Além de que quando as crianças retornam à Nárnia, em algumas vezes já se passaram anos. Por exemplo, aqui pode apenas ter se passado apenas cinco anos, lá já se passaram milhares. Eles encontram um lugar mágico, seres encantados, animais e árvores falantes, viagens aos mares e a ruínas, batalhas decisivas.

Amor, traição, perdão, arrependimento, amizade e justiça. Além de tudo isso, a gente encontra uma mensagem sobre as consequências de nossas decisões, atitudes. Nem sempre todos se saem bem, ao fazer o mal por exemplo, você pode se arrepender ou pagar pelo que fez. O legal, é que não existe impunidade aqui.

Os personagens são muitos, e lembro de praticamente todos eles, porque são bem criados e têm papéis bem definidos, importantes.

Todas as crianças que aparecem nas histórias, são personagens permanentes, não somem completamente das crônicas, ou são citados novamente ou reaparecem.

Gosto muito da grande maioria, tirando os vilões, claro. Aslam para Nárnia é como o Deus cristão, que é um grande leão mágico. Aslam significa Leão em Turco e ele é o único personagem que aparece em todos os livros.

Eu me surpreendi positivamente, gostei muito do primeiro livro e fui amando os demais também, acho que o que tornou minha experiência melhor, foi o fato de que eu não conhecia a história, eu tinha apenas uma ideia do que ela se tratava.

Então eu fui ?desbravando? as Crônicas de Nárnia desde os primeiros personagens.

Adoro também as ?considerações finais? do autor (não sei se é o título correto) mas no final desta edição, que é volume único, têm mais sete páginas que ele inicia com o título ?Três maneiras de escrever para crianças? e com ele, pude conhecer sobre um tema interessantíssimo e também a opinião do autor sobre ele.

Ele basicamente discorre sobre contos de fadas, literatura infantil. Aproxima o leitor do autor, deu vontade de saber mais sobre o tema assim como Nárnia me deu vontade de ler outros títulos seus. Pela sabedoria que ele demonstra, cautela e senso.

É bonito de ler o amor e dedicação do autor pela literatura e a forma que ele forma uma ponte nessa relação que existe entre os tipos de literatura e as nossas fases da vida, de crescimento.

O primeiro livro foi publicado pela primeira vez em 1955, ele levou oito anos para escrever os sete livros da saga, que se tornou um dos grandes clássicos da literatura mundial. Os meus favoritos são: O Cavalo e seu menino, A viagem do Peregrino da Alvorada, A cadeira de prata e A última batalha. Amo mais que os outros!

Dito tudo isso, na minha opinião, As Crônicas de Nárnia deveriam ser aquela saga que você pega pra ler pelo menos uma vez na vida, seja criança, adulto ou idoso. Ele tem referências cristãs, mas isso não o torna um livro religioso. É fantasia, é conto de fadas.

Se você não for cristão, se não for católico, você consegue ler como uma linda história de fantasia, sem que isso te incomode. Claro, os valores cristãos estão presentes, mas eles são sucintos, fortes porém breves. Se você for cristão, vai amar ao encontrar as semelhanças. Eu com certeza vou reler os livros favoritos, agora em volumes separados.

Amei o presente e amei a oportunidade de conhecer uma história tão bem escrita, tão bonita e emocionante. O final é absurdamente surpreendente!!

Eu penso que é muito bonito a forma que o C. S. LEWIS criou seu universo, como ele era muito religioso acabou colocando na história referências e metáforas remetendo ao catolicismo, mesmo que essa não fosse a sua intenção, ele não pretendia criar uma história em cima da bíblia.

Com isso, são inúmeras as passagens do livro que se ligam diretamente a partes das histórias bíblicas.

Eu amei!
limallanita 24/03/2024minha estante
surpreendentemente ***

mateusjacob 24/03/2024

Foi acho que o maior livro que já li (mesmo ele sendo divido em vários livros)

Sempre fui fã de Nárnia, amava e sempre tive vontade de ler os livros, inclusive, assistindo os filmes eu sempre fiquei com muitas dúvidas que foram respondidas no livro, tendo mais tempo eu faço uma outra resenha pra falar sobre isso.

Amei a junção com a Bíblia, sempre imaginei que era isso mesmo.
O que me incomodou bastante foi o racismo que só quem leu vai saber do que eu tô falando.

Liu 23/03/2024

Acho que a magia que eu senti com as crônicas de narnia no filme me fez ter altas expectativas com livro que infelizmente foram um pouco decepcionantes

Asta03 23/03/2024

Totalmente sem palavras.
Lindo? Maravilhoso? Incrível? Perfeito?
Realmente não sei o que dizer. O final me deixou totalmente mudo. De longe um dos melhores fechamentos de história que ja li.
A ideia de que todos eles estão na verdadeira Nárnia me chocou bastante, contudo me deixou feliz pois agora poderiam rever velhos amigos e contar velhas histórias.
Os livros são leves e tranquilos de ler. Todos com sua peculiaridade particular, não sendo apenas contos repetidos com uma fórmula padrão.
Já comecei o livro sabendo que era uma ficção cristã e a medida que fui lendo encontrei paralelos com a bíblia e isso trouxe uma experiência diferente na leitura para mim. Todos os personagens que compõe a história são perfeitos, todos tem o seu papel fundamental na história. E o mais incrível é que as histórias se preenchem, elas se conectam, mesmo tendo diferença de séculos entre alguns eventos.
Achei perfeito a forma como o autor fez os grandes reis filhos de Adão e Eva se relacionarem com Aslam. Sendo trazidos a Nárnia sempre que algo de ruim acontecia, vivenciando aventuras incríveis e até mesmo sendo excluídos para poder dar lugar a outros personagens, como fui o caso do Rei Pedro e Suzana, depois Lucia e Edmundo, e finalizou com Jill e Eustáquio.
Confesso que fiquei triste e decepcionado com o que fizeram com a Suzana, revelando que ela ja não era mais amiga de Nárnia, deixando a mercê do leitor interpretar o que aconteceu, o que eu interpretei que ela se desviou da fé e deixou outras coisas tomarem o foco na sua vida, situação que constantemente acontecem na vida de um cristão.
E o Aslan destruindo Nárnia? Nao tenho nem o que dizer. Foi incrível ler e imaginar todos os eventos contidos em apenas um capítulo.
Uma das melhores leituras que ja fiz e com certeza iria ler novamente algum dia.

Felipe1503 22/03/2024

Aventura!
Aventura!
Se posso definir esse livro com uma palavra é AVENTURA.
Uma aventura gostosa, que agrada adultos e crianças.

Eu sou narniano!

Gabrielly.Bertuol 21/03/2024

Incrível
Eu não tenho palavras para descrever a sensação que é ler esse livro. Acho que posso dizer que é uma sensação incrível e única, todos os leitores deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida ler essa obra de arte.

Em todas as despedidas deles eu chorei, e na última crônica não foi diferente, eu chorei igual uma criança, ouso dizer que foi uma mistura de emoções, tristeza por tudo ter acabado e alegria por poder ter visto eles uma última vez.

Eu adoraria que o autor tivesse terminado de escrever a redenção da Susana, infelizmente não foi possível, mas gosto de acreditar que quando ela morreu, ela foi sim para o País de Aslam e reencontrou toda a família

Enfim, tudo o que eu tenho a dizer é que esse livro é simplesmente incrível.

Mary Lúcia 16/03/2024

Acho muito legal quando uma obra não esconde as suas verdadeiras intenções e há uma analogia muito clara com a religião cristã. Assim como é divertido e informativo quando você lê algo que segue os preceitos de outras religiões ou filosofias.
Li quando já tinha passado da infância e muito, e ao contrário do que pensei conseguir absorver toda a magia da obra e ser absorvida por ela enquanto lia. É fantástico você imagina que alguém se senta diante de uma mesa e se permitir construir através de palavras um mundo de fantasia na qual alguém, décadas depois vai se deslumbrar. Nem todos as histórias dentro do livro foram cativantes para mim, o que é normal, já que é uma reunião das crônicas, mas a obra do Lewis é muito particular, como o seu amigo (nem sempre amigos, muitas vezes emburrados um com o outro) Tolkien o Lewis parecia realmente ter estado naquele lugar, mas quando criança, talvez em um sonho.

Bia 14/03/2024

Crônicas de Nárnia
Comecei esse livro achando que terminaria ele pensando "pq ninguém nunca me obrigou a ler isso antes?" Mas o que eu sinto é que eu li esse livro exatamente no momento certo da minha vida. E acho que se eu tivesse lido mais nova, talvez não tivesse gostado tanto quanto eu gostei. E só pra acrescentar: apesar de já imaginar desde o começo, como seria o final, a maneira como foi descrito acabou comigo

Hanna149 10/03/2024

Aqui você realmente entende como tudo começou...
Esse livro é a representação de toda magia que cercou minha vida durante minha infância, quase senti o gosto do biscoito com suco que comia assistindo sessão da tarde, foi como reviver memórias mágicas de uma criança feliz.

Chana.Deon 10/03/2024

Legalzinho
Não sabia que esses livros eram mais infantis, só tinha assistido o filme e tem uma vibe diferente..

Gigiparrana 10/03/2024

Sem palavras pra descrever esse livro
Todas essas páginas,capítulos e personagens me acompanham por tanto tempo da minha. Com certeza absoluta é meu livro favorito,pela escrita,por todas as aventuras mas também pelo apego emocional. As cronicas de narnia é extremamente importante pra mim. Lucia,Pedro,Ed,Susana(apesar de tudo),Jill,Eustaquio,Capian,Ripchip,Rilian,Tirian,Aslam,Bri,Shasta,Aravis,Polly,Digory,os castores,o brejeiro e muitos outros adoro vcs e sempre estarão na minha memória!

danielfonseca.s 09/03/2024

Primeiros de muitos
Foi o primeiro livro que me fez se apaixonar de vez pela leitura!

Todos os contos são ótimos, mas o meu favorito foi o Cavalo e seu menino sem dúvida! 10/10

Joaolucasggr 09/03/2024

Inspirador, emocionante e mágico!
Lembro bem quando ganhei esse livro de presente, eu tinha 10 anos e meu irmão havia acabado de ganhar um. Fiquei fascinado com a capa e em saber que existiam muitas outras histórias além daquilo que eu vi nos filmes. Atormentei tanto meu irmão para deixar eu ler que meus pais acabaram me dando um.
Ficava encantado com toda a magia e este mundo fantástico construído por Lewis, na minha mente de criança as aventuras eram épicas e super imersivas. À pouco tempo atrás (agora já adulto) peguei o livro para ler novamente, e que ótima escolha! Aquilo que antes eram apenas aventuras em um mundo mágico agora tinha algo mais profundo, algo que mexia comigo.
Eu sempre soube que havia subtextos cristãos no livro, porém eu ainda não os entendia, não compreendia como o autor conseguira transmitir tão bem mensagens do cristianismo para um livro de fantasias!
Para finalizar tenho que falar sobre Aslam, que personagem! Com certeza este leão é o personagem que mais me marcou até hoje em qualquer história (filmes ou livros), a imponência, poder e autoridade junto à amabilidade, paz e benevolência sempre me tocavam, me fazia lembrar até uma pessoa que era assim...

A resenha ficou quase um TCC, mas gostaria de compartilhar a experiência que tive com essa obra tão incrível...

Júlio Figueiredo 09/03/2024

Fabuloso.
Lembro-me bem de quando comecei a ler esse livro, fiquei tão obcecado que minha mãe pedia pra que eu o largasse e saísse pra brincar na rua com meus amigos de infância, e eu só negava e voltava a ler. Talvez seja bom, hoje como adulto, voltar ao mundo de Nárnia e revisitar os personagens que tanto amei acompanhar o desenvolvimento. Talvez em dias mais tranquilos eu o abra novamente e me aventure. Porém, por hora, mantenho as ótimas memórias que essa leitura me proporcionou.

E menção honrosa sobre Aslan, ÚNICO personagem que admiro como jamais admirei qualquer outro (nem mesmo Dumbledore), era aquele Leão aparecer e lá estava eu, pronto pra ler uma valiosa lição de caráter, coragem, amor, esperança e irmandade.