As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Tati 06/04/2024

Sabe quando você quer fugir um pouco da dura realidade? Esse é o livro. Te leva para lugares incríveis.

Anna.Eustaquia 06/04/2024

A melhor fantasia cristã
Um livro simplesmente perfeito. O autor arrasa em todas as histórias, eu descobri muitas curiosidades de Nárnia. Vale a pena para quem ama os filmes e quer saber mais sobre esse universo incrível.

Tinovsky 04/04/2024

Maravilhoso!
Não sei como descrever a maravilha que é esse livro. Cada livro que passa a história fica mais interessante. Recomendo demais!!!
sthe.may 13/04/2024minha estante
Amigaaa parabéns, você leu ess calhamaço ? fico muito feliz que a leitura foi gratificante para você ????

Bibliodebora0 02/04/2024

Narnia é maravilhosa
E a estória também. Aqui uso ?maravilhosa? como a definição em inglês de ?wonderful?: não apenas um sinônimo de ?muito bom? mas de algo majestoso, angelical, milagroso, como Isaías chamou Jesus Cristo. Aslam é justo e solene, como bem pretendeu o autor.

As estórias contém ensinamentos que considero muito importantes, tanto a adultos, quanto a crianças.

Tendo sido escrito para crianças, algumas vezes a obviedade dos eventos e seu desenrolar pode ser desestimulante para os adultos, portanto é um livro que eu indicaria para ser lido a crianças, ou por crianças na segunda infância.

Ainda assim, não tendo eu mesma lido antes, gostei de ler agora a estória que ficou comigo por tanto tempo, desde que assisti o filme pela primeira vez aos 8 anos.

E, sim, é um livro completamente Cristão, não se engane.

Kauane Vick 31/03/2024

Uma história de fantasia que marca bastante, principalmente se você ler ainda criança. Ela tem referência de histórias da Bíblia em todo volume, de uma forma mais simples e nenhum pouco religioso, me fez sentir-me bem.

Beatriz 30/03/2024

"Uma Jornada Encantadora pelo Mundo de Nárnia"
As Crônicas de Nárnia, reunidas em um único volume, são mais do que simples contos de fantasia; são uma jornada espiritual ricamente entrelaçada com temas cristãos. Sob a hábil pena de C.S. Lewis, os leitores são conduzidos por um mundo encantado, onde os conceitos de redenção, sacrifício e renovação ecoam de forma sutil, mas poderosa.

A história começa com "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", onde os protagonistas descobrem um mundo além do que conhecem, um mundo regido por um grande leão, Aslan, que espelha muitas características de Cristo. À medida que a jornada continua através dos livros seguintes, como "O Sobrinho do Mago" e "A Cadeira de Prata", os leitores testemunham paralelos cada vez mais evidentes entre os eventos de Nárnia e narrativas bíblicas.

A jornada dos personagens em Nárnia reflete a jornada espiritual humana: enfrentam desafios, tentações e provações, mas também encontram perdão, redenção e um chamado para um propósito maior. A figura de Aslan, com seu sacrifício redentor e sua autoridade benevolente, personifica a mensagem cristã central de amor e salvação.

C.S. Lewis, um cristão devoto, habilmente entrelaça esses temas religiosos em uma narrativa cativante, tornando as Crônicas de Nárnia uma obra que ressoa não apenas com leitores ávidos por aventura, mas também com aqueles em busca de significado espiritual. Através das maravilhas e perigos de Nárnia, Lewis convida os leitores a refletirem sobre sua própria jornada de fé e descoberta espiritual.

Em suma, As Crônicas de Nárnia são mais do que simples histórias de fantasia; são uma obra-prima que celebra e explora os princípios e valores fundamentais do cristianismo de uma maneira que cativa e inspira pessoas de todas as idades e crenças.
Wesley - @quemleganhamais 30/03/2024minha estante
Essa é uma jornada que pretendo fazer esse ano ainda. Obrigado por compartilhar essa resenha!

Beatriz 30/03/2024minha estante
Vale a pena a leitura ? recomendo!

GiSB 29/03/2024

Olha, não é isso tudo que pintam
Muita fama, mas o conteúdo, depois que se descobre a fórmula da escrita dos contos dele, fica tudo muito repetitivo e previsível. Não obstante a isso, são boas histórias. Reinos mágicos, contos de fadas, mundo meio medieval, encantos, lutas, guerras, o bem vencendo o mal, moral da história, enfim , sempre os mesmos ingredientes de sucesso.

YasClarck1609 29/03/2024

Aslam o Grande Leão
Certa vez Brejeiro disse :
"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam.Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."

O que mais anseio é chegar ao fim da minha jornada nestas Terras sombrias (o mundo no qual vivemos) e poder finalmente contemplar a face do Majestoso Leão, assim como os narnianos fizeram em seu mundo.
E bom, amei o livro!!

Thaí 04/04/2024minha estante
Saudades de casa ?

YasClarck1609 07/04/2024minha estante
Sim??

Nini 28/03/2024

Caraca
Levei anos pra concluir essa leitura, mas sinceramente, foi no tempo certo.
Crônicas de Nárnia é uma obra que transborda o evangelho em cada palavra.
Me faltam palavras pra descrever a preciosidade que é esse livro? glória a Deus pela vida de Lewis e pelas histórias que o Espírito Santo plantou no coração dele.

Usagi a coelha 27/03/2024

Incrível.
Não tem muito o que falar sobre Nárnia, a não ser que é um livro genial e atemporal. Lógico possui os seus defeitos como o machismo da época e a xenofobia ao falar dos Calormanos, mas pelo ano em que foi escrito (1949) é entendível, apesar de não ser justificável.
Acho que muitos podem achar a escrita do Lewis enfadonha, mas a forma como ele conta tudo em fábula, da um estilo único para essas histórias.
Só gostaria de chamar atenção para um detalhe das ilustrações dessa edição em específico, o ilustrador acabou desenhando os "anões" como duendes, e pelo o que foi lido acredito que não foi essa descrição que o C.S Lewis quis dar, os anões de Nárnia são mais parecidos ou iguais aos anões do Tolkien, os elfos negros da mitologia Nórdica.
Só fiquei triste por Suzana não ter tido um final, enquanto todos os outros tiveram seus respectivos finais bem desenvolvidos, sinto que Lewis ainda iria escrever um desfecho para Suzana, já que ficou algo tão aberto no fim.
Além de tudo fica nítido que Nárnia é um livro cristão, com suas várias referências (A mais obvia de todas sendo Aslam o próprio jesus).

Itsmaivis 27/03/2024

"As crianças são bobas de um jeito, os adultos de outro."
Eu simplesmente amo a forma como C.S. Lewis consegue colocar a bíblia na história de uma forma tão coerente. A forma que é abordado as histórias da Bíblia e a retratação de Aslam como Deus é lindo.
Achei o final de Nárnia justo e triste.

David 27/03/2024

Legal
Bom, esse foi meu primeiro contato com esses clássicos infantis, gostei bastante da leitura embora uma coisa que me deixou bastante intrigado nas descrições dos Calormanos, (aos não leitores de inglês, Calormânia = Calorman a pronúncia dessa palavra se assemelha a pronuncia de color men, homens de cor, expressão reconhecidamente racista.) morenos de olhos brilhantes que fedem a alho e cebola, cruéis. Usam roupas de sapatos curvados pontudos e tem barba longa (estereótipo do oriente médio) e adoram a Tash, um demônio. Bom por ser uma obra dos meados do século XX o racismo e a xenofobia não gera estranheza ao estarem presentes em algum grau da obra, entretanto no livro Na Última Batalha, esse detalhe salta bastante aos olhos o que foi um pouco desconfortável de ler em alguns trechos. Ademais, é um livro de fantasia infantil de moral cristã.

O Sobrinho do Mago - conta a criação de Narnia e de onde veio a feiticeira branca. 4 estrelas.
O Leão a Feiticeira e o Guarda Roupa - essa todo mundo conhece - 4 estrelas

O Cavalo e Seu menino - A história de um príncipe perdido de Arquelândia no tempo em que os irmão Pevensi ainda governam Narnia adultos. 4 Estrelas.

Principe Caspian - A quase extinção dos animais falantes. - 3 estrelas.

A Viajem do Peregrino da Alvorada - Explorar os confins do Oceano - 4 estrelas.

A Cadeira de Prata - Nada a ver esse nome, o resgate do príncipe Rilian - 3 estrelas

A Última Batalha - Narnia entra em guerra com a Calormania. - 3 Estrelas.

Nota final: 3,5