As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

AyshaLian 07/03/2024

Uma fantasia muito nostálgica.
Acho que querendo ou não os filmes das crônicas de nárnia fizeram parte de muitas infâncias e adolescências da galera um pouco mais velha hoje em dia, e eu me lembro de como eu gostava da história do guarda-roupa mágico que te levava pra um outro mundo totalmente fora da realidade caótica do mundo real. Sempre guardei muitas memórias afetivas dos filmes pois assistia com a minha irmã de madrugada enquanto a gente comia um lanche duvidoso.

Quando li esse livro, estava numa viagem sem internet alguma e no meio do mato onde as opções de entretenimento estavam extremamente escassas (nem televisão não tinha), levei o livro decidida a passar o tempo e foi assim que li 700 páginas numa única tarde de puro tédio. Os livros parecem bem diferentes dos filmes pelo que me lembro da minha leitura e foi uma quebra de expectativa com relação a memória afetiva que eu tenho dos filmes.

Ainda sim, não é uma história de fantasia ruim, eu usaria a palavra mediana! (principalmente depois de descobrir que é inspirado em contos bíblicos, com isso minha cabeção fez um BOOOOMMM)

By: Jennyz 07/03/2024

Queria ir pra Nárnia
Sinceramente, este é um dos livros mais maravilhosos que já li. A história é muito envolvente e mágica, não dá vontade de parar de ler. Foi uma das primeiras sagas de fantasia que li em minha vida e, certamente, acertei em cheio para começar. A história possui bastante referências do cristianismo, uma cronologia completa de início e fim, sendo simplesmente maravilhosa. Para quem gosta bastante de fantasia, é um livro que não deve faltar na lista de leitura, e garanto que ninguém irá se arrepender de ler essa obra de arte.

Andailson Lima 06/03/2024

"? Que agora haja um fim!"
Estava muito empolgado para ler As Crônicas de Nárnia, eu conhecia os filmes e os achava incríveis.

Inicialmente valeu muito a pena, O Sobrinho do Mago e O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa foram os que mais gostei de toda a saga; os outros (exeto o final de A Última Batalha), deixaram a desejar para mim.

Essa leitura foi envolta de uma mescla de sentimentos para mim. Gostei em alguns momentos, em outros achei superarrastado e não queria ler mais.

As estórias, de cada livro, são no geral bem simples, o que era de se esperar de um livro destinado ao público infantil.

Contundo, os livros trazem algumas referências bíblicas e mensagens nas entrelinhas, como exemplos: o momento de tentação para comer o fruto proibido no jardim e como há pessoas que se aproveitam da fé dos outros.

Ao longo da leitura, tive dificuldades para terminar o livro. Ele não é ruim, mas já tava cansado de lê-lo. Por isso, só conseguia ler pouquíssimas páginas dele ao decorrer dos dias.

Mas consegui terminar e, sério, eu não esperava aquele final. Foi realmente uma surpresa para mim. Surpresa essa que me fez mudar uma pouco da percepção negativa que eu estava tendo ao final da leitura por conta do cansaço.

O que Aslam disse, nos últimos parágrafos, me fez rir um tempo depois de assimilar tudo. O pior é que eu não devia ri daquilo, não era pra ser cômico.

Enfim, acho que posso dizer que a leitura me agradou no final (mesmo com o desinteresse que senti pelo livro em alguns momentos de leitura).
Ray 06/03/2024minha estante
????

Dani 10/03/2024minha estante
Nossa, sim! Comigo foi exatamente assim também. Em alguns momentos estava lendo só porque não abandono, mas a vontade não existia mais, até que o final mudou tudo e deixou uma impressão bem positiva. Ainda bem que não desistimos do livro! Haha

Samuel1056 04/03/2024

Um breve comentario sobre Narrnia
Incrível simplesmente alguns livros da saga são melhores que outros claro, mas esse conjunto de obras é simplesmente sensacional, e claro uma metafora incrivel para quem curte o cristianismo.

Deyvson2 03/03/2024

Um mundo de aventuras que se forma em sua mente!
Toda a saga é incrível! Um livro melhor que o outro, personagens marcantes, misto de emoções e boa escrita! Tudo isso pode ser encontrado no universo de Nárnia. As aparições de Aslam são sempre um espetáculo a parte. Simplesmente muito feliz por ter tido o prazer de ler essa obra! ??????????????

Francys 01/03/2024

Cenários fantásticos
Não sei se vocês sabem, mas ?As crônicas de Nárnia? não é o nome de uma única história, mas uma coletânea de ?crônicas?, que contam a história da vida de Lúcia, Edmundo, Pedro e Susana. Este livro me faz SENTIR este mundo mágico no qual eles transitam. As histórias são muito ENVOLVENTES!

Jamile57 29/02/2024

? ?????

A S C R Ô N I C A S D E N Á R N I A

Super recomendo essa leitura inesquecível e épica para qualquer idade.

Se tornou um dos meus livros favoritos, é um calhamaço de muito valor, bem construído, personagens inesquecíveis, lugares magníficos, feitos heróicos, inocência misturada com sagacidade, tem muita aventura, criaturas míticas, lendas, canções, magia, povos e raças, é um universo muito rico, bem construído com muitos diálogos dos mais simples, animalescos até os mais soberbos!

É uma literatura fantástica, a melhor que li até o momento!

Uma mistura de mitologia, fantasia, magia e o simbolismo cristão pouco a pouco se revelando em torno do personagem principal, do seu valor e o real sentido da história!

Aslam o personagem principal é apaixonante, com sua presença marcante e impactante, onde todos o reverenciam inclusive o leitor, tamanho o seu magnetismo e força dentro da história, onde rouba a cena sem falar nada!

Há personagens pra todos os gostos, humores, inteligências, irritantes, marcantes, odiosos, singelos e os inesquecíveis!

Clive Staples Lewis em sua escrita denota uma habilidade impar, que faz com que o leitor tenha a impressão de iniciar a leitura da história por um simples buraco de fechadura, assim como os personagens através de um armário, onde o mistério faz com que a expectativa vá aumentando, e ao longo de cada capítulo nervosamente queremos desvendar os mistérios ocultos e equalizar as emoções e reações sentidas durante a leitura altamente hipnótica, agradável e inesquecível!
? 7/40

@estantedamolina 28/02/2024

O mais maravilhoso da minha vida!! Ja li 3 vezes e essa edição nao poderia deixar de estar na minha estante

Alves 28/02/2024

LIVRO PERFEITO, TENHO NEM PALAVRAS PRA DESCREVER.
Um livro rico em detalhes, personagens cativantes e não existem palavras para falar sobre Aslam pq nossa, que livro

Carla583 23/02/2024

Incrível
Que Livro incrível ??
A figura de Aslam é surreal,como eu queria viver em Narnia.Leitura agradável e instigante. A cada capítulo finalizado dava vontade de continuar lendo para ver o que iria acontecer com a dupla intrépida Digory e Polly. A máxima de que ler livros é melhor do que assistir à uma adaptação em vídeo funcionou comigo. Acredito que a entrega visual dessas adaptações limita nossa interpretação do texto do autor... nossa imaginação é mesmo poderosa demais. Digo isso pois assisti o filme antes de ler a obra e posso afirmar que gostei muito mais de ler do que "ver".

iasmyn4u 21/02/2024

Se você quer uma fantasia confortável e familiar é essa.
Comecei a ler e me encantei logo de cara com as primeiras histórias, e são minhas favoritas, assim como em outras sagas, sempre prefiro os primeiros livros.
A ingenuidade e simplicidade foram as coisas que mais me apaguei no livro. Mesmo sendo histórias com bases bíblicas, se você for agnóstica igual irá se surpreender exatamente como um cristão lê.
Muitos plots que eu realmente não esperava desse livro e ficava eufórica, por ser um livro grande e com vários livros dentro, você não se sente pressionada pra terminar por ter vários livros. Você se sente familiarizada com cada conto porém sempre descobre coisas diferentes.
Ordem de livros favs:
1- O Príncipe Caspian
2- A viagem do Peregrino da Alvorada
3- O sobrinho do mago
4- O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
5- A cadeira de prata
6- O cavalo e seu menino
7- A última batalha (passei mt raiva nesse mas é muito bom tbm)

Gio 21/02/2024

A aventura nunca acaba
Finalmente conclui a leitura, confesso que em alguns dos contos me arrastei um pouco, pois nem todos tem uma leitura fluida tão fluida. Mas no geral o livro é muito bom, principalmente se você ama os filmes e tem curiosidade pra entender a história além das telonas. As crônicas de Nárnia são riquíssimas!

Brenda1001 20/02/2024

Um livro maravilhoso que me fez mergulhar de cabeça no mundo da fantasia, envolvente e surpreendente. Era pra ser uma leitura demorada mas lembro de tê-lo terminado em pouco tempo de tão introduzida que estava nas histórias, me serviu de inspiração para criar uma própria! Virei uma admiradora de C.S Lewis depois dele. Simplesmente o melhor livro de fantasia que já li, sem precisar de motivos e caminhos fúteis pra nos enterter, vale por si só um ótimo conteúdo!

Gess 19/02/2024

Pode jogar os filmes fora
Conhecia Nárnia pela história mais básica e os filmes, mas depois que comecei a ler... UAU!

Me converti não faz muito tempo, e conheci primeiro o Lewis de pregações e livros do gênero cristão, tanto que descobri só depois que ele era o autor de Nárnia e fiquei encantada.

Se você é cristão, tenha em mente a visão do Lewis sobre o cristianismo e você terá u.a leitura deliciosa. Com Aslan podemos perceber vários aspectos da personalidade de Deus que por vezes ficam duros demais na Bíblia, como sua majestade, bondade e justiça (ira e castigo).

Achei linda a descrição do castigo que Aslan empregou em O Menino e Seu Cavalo.

A criação do mundo em uma canção é uma pintura que eu queria ter na minha sala, linda.

E se você ão é cristão, vai gostar do mesmo jeito!

Saiba que Lewis e Tolkien eram muito amigos, então várias referências das histórias se cruzam. Há quem diga que Lewis criou o mundo de senhor dos Anéis e Tolkien o de Nárnia...

Ah, o livro ele é infanto juvenil, então a narrativa é mais infantilizada mesmo, é a proposta! Não adianta vir militar falando que o livro é infantil demais. Ele foi criado com esse intuito.

Enfim, depois de ler os livros, fui rever os filmes e a conclusão que eu cheguei é: pode jogar os filmes fora. 😂 Os filmes perderam vários aspectos da essência e eles não conseguem chegar em 30% da profundidade da narrativa dos livros.

A edição única vale MUITO a pena. O primeiro livro é anterior ao primeiro filme.
O segundo livro é o primeiro filme
O terceiro livro não existe filme
E por aí vai...

Recomendo lê-los todos. São lindos e com u.a riqueza de detalhes magnífica. Um complementa o outro de forma linda. Leiam.