As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Marlon Teske 26/08/2010

Nunca Entre num Guarda Roupa Sozinho.
Antes que me apedrejem, vou avisar de antemão que gosto de histórias de fantasia. Não sou do tipo que se esquiva de uma boa história apenas por ela tratar de fatos que estão além do que é possível ou verossímil. Então, desde o momento em que um poste de luz brotou e cresceu em Nárnia, eu marquei esta como sendo uma das minhas histórias favoritas, independente do que pudesse vir dali em diante.

As Crônicas de Nárnia - escritas por C.S.Lewis - tratam-se na verdade de seis histórias que se complementam, com um enfoque claro para ser lida por crianças, não apenas por seu tom leve mas principalmente pelos comentários engraçados e "conselhos" para os pequenos leitores do autor (como as várias vezes em que ele deixa absolutamente claro que é uma péssima idéia trancar-se dentro de um armário).

Narrando o desenvolvimento do mundo de Nárnia desde o primeiro dia, quando foi cantado por Aslan até sua derrocada final com o apocalipse e o renascimento das almas no paraíso. Se em algum lugar ali na sua mente você teve a impressão de já ter ouvido algo assim antes, não alimente mais nenhuma dúvida: sim, são histórias bíblicas, adaptações dos mitos da criação de nosso mundo ao ambiente de Nárnia. Com direito, inclusive, a árvore do fruto proibido.

Isto não desmerece a obra como um todo, ao contrário. Conhecer as lendas que serviram de base para a obra de Lewis apenas melhoram o sabor de se atravessar as impressionantes setecentas páginas do volume único seguindo de certa maneira a mesma fórmula de Tolkien - o mundo de Nárnia é o personagem principal dos livros. Com um claro diferencial; o texto prima pela agilidade da história, e não a riqueza de detalhes do mundo.

Os personagens mudam constantemente conforme a obra avança, apesar de sempre terem alguma ligação entre um livro e outro, seja sendo lembrados através das lendas antigas deste mundo, seja por visitarem lugares que existiram em outras eras (ainda que um pouco mudados). Aparentemente, Nárnia é constantemente visitada e salva por um grupo de crianças londrinas, mas como lá o tempo corre de forma diferente, as vezes, um ano aqui pode significar milênios lá, ou apenas alguns poucos anos.

Se você assistiu a algum dos (até agora) dois filmes Disney e gostou da magia que se esconde por detrás deste mundo onde animais falam e lutam e crianças reinam, não perca mais tempo e procure ler o quanto antes. E se você não curtiu, igualmente procure dar uma chance ao livro. Talvez sobre um espacinho de seu tempo para aventurar-se em Nárnia.

Lido em Setembro/2009
Feline 14/10/2009minha estante
Vale dizer que Lewis e Tolkien eram amigos e suas obras refletem suas concepções religiosas. Lewis também é autor de vários livros evangélicos.

Rebeca 25/09/2010minha estante
Depois de ler tantas resenhas dizendo só que o livro é cansativo, foi bom ler sua resenha.

Ana 18/11/2010minha estante
Ótima resenha! :D

Luzia Vani Fagundes 25/02/2011minha estante
Voce realmente é um bom leitor, e entende o que lê.Aliás, consegue sentir a leitura...
Parabéns!

Gesi 15/04/2011minha estante
Fiquei impressionada como você conseguiu expressar exatamente o que a gente sente ao ler As Crônicas de Nárnia. Parabéns!

Trinity 27/04/2011minha estante
Acho que seu comentário sobre o livro foi ótimo, estou lendo o livro e é justamente isso que estou sentindo.

Bianca 29/05/2011minha estante
sou apaixonada por Narnia desde quando eu li a primeira Crônica, e gostei do que você disse, e o mais legal, é você pegar pra ler ele com uma bíblia do lado, você vai ver como as histórias se encaixam perfeitamente !
C.S.Lewis é, ou foi, o cara !

Pris Vieira 01/10/2011minha estante
Amo a Bíblia e acredito nela e em Jesus como Salvador. Não acredito em espiritismo, logo não leio os livros do Chico Xavier. Não leio os livros do Harry Potter pois desprezo alusões à bruxaria como força do bem, etc...
Mas, se os pegasse para ler, saberia que, pelas crenças dos autores, os livros obviamente estariam cheios de suas impressões, e visões, ainda que muito sutis. Mas isso não torna os livros ruins e nem é motivo para criticar os que os escreveram por disseminar suas crenças. Do mesmo modo, é uma escolha ler ou não ler Nárnia. E Lewis era totalmente livre para criar alegorias bíblicas. Criticar isso, acredito que é tentar mudar as feições do autor. Ainda estou com o livro na minha fila de leituras, mas estou louca pra começar!E os comentários aqui postados me deixaram ainda mais ansiosa pra ler! ;)

Bárbara Gomes 29/11/2011minha estante
Lewis e Tolkien além de amigos, faziam parte do Inklings, um clube informal de escritores que se reuniam num pub local para discutir ideias para as histórias. Como o próprio volume único de As Crônicas de Nárnia explica. Acho incrível como dois mundos tão incríveis surgiram de pessoas tão próximas. Vai saber quantas outras ótimas histórias menos conhecidas existem por aí geradas desse grupo de escritores.

Aline 19/12/2011minha estante
Adorei o texto,tudo que vc escreveu é verdade,amo demais esse livro,fez parte da minha infancia,me lembro que quando criança queria ir para Narnia,este livro faz vc entrar em um mundo magico.Perfeito *-*

duda 07/02/2012minha estante
A forma como Lewis e Tolkien escrevem e dão vida às suas histórias é o que mais me impressiona. Todos os detalhes e descrições, me fizeram ficar completamente apaixonada por Nárnia. Muitas vezes, quando era menor, cheguei a sonhar em realmente ir pra lá hhahah coisa de criança..

Filipe Nabarret 16/02/2012minha estante
apaixonado pelos contos.... e o que mais me chamou atenção quando começei a ler também foi o fato de uma barra de ferro se transformar em um poste de luz... amei

Naná 23/02/2012minha estante
Desde pequena sempre fui apaixonada pela leitura!E o mundo dos contos,sempre mexeu com minha imaginação.As crônicas de Nárnia é excelente eu me apaixoneiiiii!!!!

Ervelyn 25/02/2012minha estante
Falando em conselhos para crianças me faz lembrar de algo que Aslam diz algumas vezes para Lúcia, que o que aconteceria se nós ou outras pessoas fizéssemos ou não as coisas não importa. Isso me faz não me arrepender de meus atos, e pensar bastante antes de fazer algo.

sueli peitl 25/03/2012minha estante
contei essa linda mensagem para as crianças de uma ong, antes mesmo do filme chegar ao brasil, começa com o garoto Digori.a arvore da maciera a fruta que cura,a arvore que cai e ai é fabricado o guarda roupa desta arvora de maçieira por isso ela é magica, linda historia,lendo o começo do livro a gente fica maravilhada com tantas marasvilhas, depois vem os demais, como principe caspian, lindo livro esse é um dos que nao pode faltar na minha estante bjs atodos leitores

Mandy 14/04/2012minha estante
Realmente, estou na dúvida se leio, ou não este livro, alguém pode me ajudar, me esclarecendo mais sobre "As Crônicas de Nárnia", pois ouvi falar por um amigo meu q já leu o livro, q ele é infantil!Mas não quero me prender a uma única opinião, pois gosto de boas leituras, mas não muito infantilizadas. Quem puder me ajudar, mande um e-mail para: trindadeamanda@yahoo.com.br. Obrigada,
Amanda

Nayara 30/04/2012minha estante
Achei muitíssimo interessante a sua resenha, principalmente a sua comparação à Bíblia. Nunca havia pensado deste jeito e achei bacana a sua comparação.

Lucia 29/05/2012minha estante
Gostei da resenha, deu vontade de reler o livro. Confesso que as histórias de fantasia não são as minhas preferidas, mas As cônicas de Nárnia são uma exceção.

Matt 28/06/2012minha estante
100% de classificações positivas à sua resenha. 100% merecidas.

Breno Fernandes 01/08/2012minha estante
Parabéns pela resenha! Eu sou um Fã de C.S Lewis!!

Lennon 21/08/2012minha estante
Você falou muito bem sobre o livro, assisti o filme primeiro, queria ter lido o livro antes, mas minha ansiedade foi maior... Livros foram feitos para serem lidos com o coração aberto, sem preconceitos.

Annyara 27/09/2012minha estante
Estou lendo o livro e realmente me encantei com as belas histórias de Nárnia, as aventuras são tão divertidas e interessantes que me deu vontade de tentar entrar em um guarda-roupas. Parabéns pela resenha!

Jéssica 03/12/2012minha estante
Acabei de receber o livro em casa. Resolvi comprar no Black Friday e não vejo a hora de começar a ler. Sua resenha despertou ainda mais a minha curiosidade e acho peculiar o fato da história conter passagens bíblicas. Sou apaixonada pela Bíblia e adorarei ler algumas histórias de formas diferentes. Obrigada pela resenha :D

Raíssa 02/01/2013minha estante
Adorei sua resenha, eu já li os livros em pdf e agora finalmente, consegui comprar o volume único, ele era muito caro e eu estava doida pra ter ele na minha estante e agora finalmente eu posso tê-lo. Eu totalmente indico para as outras pessoas que ainda n conhece as Crônicas de Nárnia, ou só conhecem através dos filmes

Luciana 21/02/2013minha estante
me interessei a partir do filme e comprei o volume único para ler desde o começo.Adorei

Gabriel 01/01/2014minha estante
Amei sua resenha, Crônicas de Nárnia é uma história envolvente e encantadora. Apenas uma observação que não são seis histórias o livro e sim sete sendo eles: (O sobrinho do Mago; O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa; O cavalo e seu menino; Príncipe Caspian; A viagem do Peregrino da Alvorada; Cadeira de Prata e A última batalha. Apenas se atente a esses detalhes, que para fãs fazem grande diferenças

Vera 05/04/2014minha estante
Esse sem dúvida é o livro de literatura fantástica mais perfeito que eu já li; e eu já li todas as histórias dos Irmãos Grimm, a saga do Harry Potter, O Pequeno Príncipe, etc, etc, etc. Mas em nenhum outro senti tanta vontade de ir para lá e ficar para sempre como em As Crônicas de Nárnia.

Ingrid 07/05/2015minha estante
Parabéns pela resenha! Você fez uma ótima análise. Uma das coisas mais legais a respeito do Skoob é o fato de podermos trocar nossas experiências literárias uns com os outros. Mais bacana ainda é quando encontramos na interpretação de outra pessoa muito da nossa própria visão a respeito do livro.

Renan 19/06/2015minha estante
Sua resenha me fez ficar mais ainda com vontade de ler. :)

Amanda 15/12/2015minha estante
Adorei a resenha! É exatamente assim!

Sandyejunior 22/03/2020minha estante
Oi gente eu baxei esse app mas não consigo ler alguém me ajuda por favor

Cristina.Lima 28/03/2020minha estante
Não to conseguindo Ler peço ajuda

Rayca 03/04/2020minha estante
Alguém tem esse livro em PDF Completo?!!!? Se tiver me chame que eu passo o WhatsApp!! PORFAVOR!!!

Aninha 13/06/2020minha estante
São SETE LIVROS

Lucas.Laurindo 08/12/2020minha estante
Uma boa Resenha. Entretanto, o que você disse como lenda, para os Cristãos, são verdades inerrantes, Bíblicas!

Black Flower 20/01/2021minha estante
Estou lendo! Saquei logo na primeira crônica sobre a referência bíblica. Aslan, o leão, representaria a figura de Deus.

Black Flower 20/01/2021minha estante
É uma leitura gostosa e fácil de ler. Eu estou lendo faz umas 6 horas aqui sem parar! Estou amando! As crônicas se interligam e traz uma mistura de aventura com realidade sem igual.

Rafael leituras 29/01/2021minha estante
Bruna eu posso ler um dia esse livro com vc?

ð Biað 19/05/2021minha estante
Resenha incrível ?

Priih 30/05/2021minha estante
Como fais para ler?

Luiza.Alves 03/06/2021minha estante
Oi, queria saber como eu começo uma leitura, alguém pode me ajudar?

Emmerich 13/07/2021minha estante
Oi, como eu faço para ler?

Naka 01/08/2021minha estante
Olá, queria saber se são 6 volumes em um só? Pq eu pensava q eram 7 volumes kkkk se puder responder, agradeço!

Bianca 14/11/2021minha estante
Sua resenha ficou fantástica. Estou lendo essa obra e amando.

Bianca 14/11/2021minha estante
Sandyejunior esse app não é para ler livros, não se pode baixar livros, ele é para conversar sobre leituras, arrumar sua biblioteca, colocar suas leituras em ordem, ver quantas página já leu, fazer metas, se quiser participar das cortesias em que pode participar de sorteios de livros e muito mais coisas que se pode fazer no app...

Lipe 30/12/2021minha estante
Nem vou perder meu tempo lendo esse livro sou ateu e odeio religião. Obrigado por me avisar para eu não perder meu tempo

Lua 18/01/2022minha estante
Essa resenha foi ha 12 ano atrás?? Mds

Bianca 19/01/2022minha estante
@Lua, sim é de 12 anos atrás

Bianca 19/01/2022minha estante
@Lua, sim é de 12 anos atrás

Andreas 03/03/2022minha estante
Eu adorei o livro realmente o final é surpreendente e nunca é incrível e com muita história, além disso é incrível como o tempo passa

Emilia.Monteiro 07/05/2022minha estante
Que resenha maravilhosa. De fato exprime o nosso sentimento sobre o livro. Eu nunca imaginei que ia gostar tanto de um livro... A princípio, 700 páginas parecem nos assustar, mas a leitura é tão envolvente que você nem vê o tempo passar. Se é para crianças esse livro, fico feliz de me prender nele. Realmente vale a pena.

Keila 10/07/2022minha estante
Alguém me ajuda como faz pra ler

Keila 10/07/2022minha estante
Alguém me ajuda como faz pra ler

Bianca 10/07/2022minha estante
@Keila nesse app não dá pra ler livros. O Skoob é usado para fazer resumos de livros, encontrar mais pessoas qur que gostam de ler entre outras coisas, porém não possue livros para serem lidos.

EloA 11/07/2022minha estante
Como faz pra ler gente tem que ficar 1 hora esperando é?

Black Flower 14/07/2022minha estante
@EloA, boa noite! Tudo bem? Olha, o Skoob não dar para ler o livro aqui. O app apenas serve para orientar você no seu tempo de leitura, interações com outros leitores, trocas de livros (você interagem com outros usuários para isso) e marcação de páginas e livros. Para ler, você pode buscar o kindon ou site Ler livros. Espero ter ajudado.

Black Flower 14/07/2022minha estante
@EloA, boa noite! Tudo bem? Olha, o Skoob não dar para ler o livro aqui. O app apenas serve para orientar você no seu tempo de leitura, interações com outros leitores, trocas de livros (você interagem com outros usuários para isso) e marcação de páginas e livros. Para ler, você pode buscar o kindon ou site Ler livros. Espero ter ajudado!

Edilene.Klock 24/07/2022minha estante
Oi, Marlon! Eu sempre ouvia falar desse livro, mas não fazia a menor ideia do que ele tratava, até que uma amiga me emprestou o livro da filha adolescente... E eu agora sou toda ouvidos, olhos, mente e coração para ler essa história tão maravilhosa e envolvente.

Também me apaixonei pela forma descontraída com que o autor relata os fatos. Isso dá um charme extra à história, como se ela estivesse, de fato, acontecendo.

Forte abraço.

Maria 05/08/2022minha estante
Desde pequena eu amava assistir os filmes, porém quando eu estava no quinto ano eu tinha que ler O Leão a Feiticeira e o Guarda- roupa, então meu pai comprou o volume único, A princípio eu demorei pra passar do cap, 10 de O Sobrinho do mago, mas, quanto mais eu lia mais eu percebia o quanto o livro era excelente. Moral da história na quarentena eu o lí pela segunda vez e como cristã eu comecei a elaborar teorias sobre n somente a narrativa em si mas tb sobre o q C. S. Lewis tinha como intenção ao escrever esse livro, até pq quando eu fui ler o livro pela escola um amigo meu, q tinha feito a mesma coisa que eu, me disse q tb iríamos estudar sobre a vida do autor e sobre a vida cristã dele . Sendo assim, eu tinha noções que os outros leitores n tinham, conseguia perceber sem esforço coisas lindas e intrigante nas entrelinhas q os outros n viam. Eu indico mt ler a biografia dele e assistir o documentário sobre ele, eu tenho certeza q vai ver coisa sobre a própria vida dele no livro que vão te fazer chorar.

NathAlia.Svicero 13/08/2022minha estante
Estou impressionada com seu comentário... Eu não sou muito fã de fantasias do tipo, mas ganhei o livro e quis dar uma chance, cheguei na página 270 sentindo um livro massante e não usando minha imaginação como deveria ... Agora após ler seu comentário estou lendo narnia com outros olhos e realmente o livro é extraordinário mesmo que não sendo meu nicho preferido.
Obrigada pelo seu ponto de vista, mudou o meu e me fez dar uma nova chance ao livro

saraviola06 27/09/2022minha estante
Melhor livro que já li! Eu sou apaixonada nos filmes, e lendo os livros faz mais sentido ainda! Foi o livro que me tornou bookstan

Clara 10/10/2022minha estante
Gente alguém me ajuda,eu não sei onde clico pra ler

Isabela 18/10/2022minha estante

Livro maravilhoso

Noemi 18/01/2023minha estante
Como faz pra lê??????

DinoEmo 27/01/2023minha estante
Achei esse livro muito legal, as histórias são muito interessantes e criativas

Lays.Stela 09/02/2023minha estante
Como é que faz pra ler um livro? Não vejo a opção de apertar pra ler

Diegovisisoo 17/02/2023minha estante
Adorei a sua crítica sobre, se trata também de um dos meus livros prediletos, não é a toa que já li o volume único duas vezes.

gabriellecamara 16/04/2023minha estante
Comentário muito interessante, tenho esse livro mas ainda não cheguei a ler, só lendo esse comentário já me deu vontade!!!

Dani Quirino 29/01/2024minha estante
Pra quem acredita em Deus, a leitura desse livro se torna 1000x mais mágica e prazeroso! Simplesmente perfeito, cheio de mensagens e aprendizados!

Fê Gaia 18/09/2010

Bíblico e infantil
Esse livro é um prato cheio para os cristãos de todo o mundo; agora para os que possuem outra visão de mundo, assim como eu... a leitura torna-se bem enfadonha e por vezes até revoltante. Tantas lições bíblicas são passadas que quase se tem a impressão de se estar assistindo a uma missa. Sem contar toda essa visão antropocêntrica cristã, onde o mundo funciona como se fosse um presente dado por Deus (ou Aslam) para os humanos, para q nós o governemos e a todos os seres q nele moram, de uma forma bem hierárquica (Aslam - pessoas - animais e demais seres falantes - animais comuns e "inferiores").

Além disso, as crônicas possuem trechos muito bobos e alguns até mesmo sem sentido. Sei que elas foram escritas para as crianças, mas isso não significa q é preciso dar informações erradas e colocar passagens sem pé nem cabeça.

A melhor crônica e a única das sete que realmente me interessou foi A Viagem do Peregrino da Alvorada, pois não possui tantos ditos bíblicos, cria um certa expectativa do que vai acontecer e não é tão previsivel quanto às outras.

Enfim, classifiquei esse livro como bom pq ele tem seu valor apesar de não fazer meu estilo. E, por incrível que pareça, concordei com quase tudo que o Lewis escreveu no seu ensaio ao final do livro sobre as várias maneiras de se escrever para crianças. Seria ótimo se ele as tivesse aplicado melhor em seu livro.
Cássia 25/02/2010minha estante
Excelentes considerações a suas. =]

May Silvério 28/03/2011minha estante
O engraçado é que "A Viagem do Peregrino da Alvorada" é uma das crônicas que mais fala de Deus. Ela foi a primeira a deixar claro a intenção de Lewis: evangelizar crianças.

Fê Gaia 28/03/2011minha estante
May, na verdade todas as crônicas tentam evangelizar os leitores, e não concordo que "A Viagem do Peregrino da Alvorada" se destaque mais nesse aspecto. Apesar de todas as referências cristãs, ela me agradou por ser doce, mágica e mais coesa que as demais.

Maysa 07/04/2011minha estante
acho que não é exatamente envangelizar, Lewis quis apenas colocar de modo diferente como as pessoas vêem Deus ou Jesus, ele quis resguardar que Deus/Aslam nos dá a chance de escolher tanto como de ajudar-nos, e fez muito bem no livro. Sim, cada um tem sua opinião, mas seja mais coerente ao dar a sua.

Fê Gaia 07/04/2011minha estante
Maysa, fui muito coerente nas minhas afirmações, onde vc viu o contrário? Acho q o seu problema não é entender meu ponto de vista e sim respeitá-lo. Não sei pq algumas pessoas encararam a minha resenha como um ataque aos cristãos, isso é ridículo. Tenho vários amigos religiosos e os respeito muito, assim como eles respeitam minha visão de mundo. Seria interessante se vc seguisse esse exemplo. Abraços.

rafaelverolla 08/04/2011minha estante
Concordo totalmente com você. O que impede este livro de ser universal como SdA, Duna, As 1001 noites e tantos outros clássicos é o excesso de alegorias.
Tolkien mesmo teve grandes rusgas com Lewis devido a isso. Tolkien, apesar de ser extremamente religioso, odiava alegorias e livros feitos com intenções obscuras.
Sobre ser livro para criança, isso não é desculpa. Compare com O Hobbit.
Concordo totalmente como você, menos com seu ultimo paragráfo. Este livro é tão conhecido por ser usado como ferramenta de evangelização pelos pastores estadunidenses e pela amizade dele com Tolkien.
Não é um livro que se sustenta, pelo menos, não no nível em que o põem.

Anna Medeiros 21/04/2011minha estante
Estou começando ainda e já dá pra ver a quantidade de lições bíblicas. Isso me encomoda um pouco, porque sou ateísta, mas tento encarar como mais uma história ficcional =]

Bianca 29/05/2011minha estante
eu concordo com a May, se você se incomodou um pouco com o fato de ter tantas passagens bíblicas, poxa, A viagem do Peregrino a Alvorada foi o que mais deixa claro o motivo de todas as crônicas: Evangelizar! De uma forma diferente, que encanta, envolve, assim como o evangelho é pra quem o conhece!

Tsevergnini 31/05/2011minha estante
Não comecei a ler ainda, mas quanto a "passagens bíblicas", mesmo eu sendo um "ateu" (não ateu, pois é exagero ser tão cético. Acho que a melhor definição é a que o Orkut me deu: "Tenho um lado espiritual independente de religiões".), não acho que isso vá ser um problema, pois encaro a Bíblia como um livro literário que conta a história do personagem Jesus e não um livro sagrado que conta história do salvador.

Quando lemos outras literaturas, sempre há personagens ligados às religiões, independente de qual seja, faz parte dos personagens!

Mas terei uma opinião melhor quando eu lê-lo. Chegou hoje o meu livro! :D
espero que ele não seja tãão infantil como tu falaste! Se bem que Percy é infantil e achei legal. ^^

Nanii 21/07/2011minha estante
Eu nem me importo com essas passagens, aliás, nem percebo. Leio por diversão e por gostar da história.
Mas é uma boa observação.

Neto Marcel 09/08/2011minha estante
Como anayala eu naum me importava com essas passagens, e realmente nem as percebia direito, pois pra mim isso nunca foi muito evidente, pelo menos não como está sendo dito aqui, e eu nunca relacionei a crônica "A viagem do peregrino da alvorada" com evangelização! rsrs Só que tive de mudar todas essas considerações depois de ler "A última batalha", crônica que gostei muito, mas que teve partes que realmente me incomodei com as alusões de Lewis, como o deus ruim, Tash, que faz parte da crença de um outro povo que não os narnianos, onde me ficou muita clara a mensagem de que uma fé é a "correta" e a outra a "errada", coisa absurda. Fora que achei de muito mau gosto o fato de o povo da fé "errada" e que era um povo cruel, sujo, "moreno" e outras coisas é muito semelhante em aspectos descritivos da cultura, roupas, etc., com os povos do Oriente médio, muçulmanos e talz...sei lá, posso estar sendo paranóico quanto a isso, rsrs, mas quanto a mensagem de existir um culto e uma crença "certa" isso ninguém me tira da cabeça que foi a mensagem ali passada... Enquanto o autor só fizesse alusões a religião cristã tudo bem, nada contra, mas pra mim ele foi infeliz em outras que vão além disso...

Juh_Oliveira 15/08/2011minha estante
Po fala sério vc achou o livro ruim só pq tem conteúdo cristão?? Tantos livros por aí falam sobre religião msmo que não explicitamente. Não entendi o pq da sua indignação!

Isaque 14/10/2011minha estante
Sou cristão e os cristoes q ja leram devem saber que aslan é simbolicamente Deus.

Isaque 14/10/2011minha estante
Vc não gostou do livro so pq tem um pouco de cristianismo???
Eu li pq acho interresante.
Mas eu sou cristão.

Viviane Raposo 18/11/2011minha estante
É completamente impossível escrever sem algo sem influências. E isso se deve ao fato de que todos nós somos cheios opiniões a respeito das mais diversas coisas, e essas opiniões também foram influenciadas, seja por opiniões alheias, seja por experiências vividas.
Na literatura não é diferente, e levando em conta o fato de que as escrituras mais antigas eram sempre relacionadas à religião, dos hieróglifos egípcios aos papiros da bíblia hebraica. Ou seja, isto significa que escrita era, de uma maneira geral, uma forma de guardar os preceitos, feitos e todo o resto relacionado à religião.
O que eu quero dizer com isso é que um autor também sofre influências, e de certa forma, numa linha mesmo que muito tênue do passado, ela terá ligação com a religião, pois ele foi influenciado por outros autores, que foram influenciados por outros e assim por diante, até que esta linha tangencie autores religiosos também influenciados, independente de sua religião.
Sendo isso perceptível ou não, seus conceitos, mesmo que você seja ateu, são influenciados de alguma forma pela religião, não só a cristã. O que não te torna mais ou menos ateu, pois conceitos como "deve-se respeitar os mais velhos" e "obedeça seus pais" não valores adotados apenas pelos religiosos, mas sim pela sociedade em geral, apesar de estarem contidos em livros sagrados de diversas religiões.

Viviane Raposo 18/11/2011minha estante
Não nego as intenções de Lewis, mas o que eu quis dizer é que não há como fugir de influências religiosas.

Morini 12/02/2012minha estante
Eu sou ateu, e mesmo diante da clara influencia cristã na criação do livro, isso não prejudica em nada a obra. É excelente. Aslam pode até ter sido criado com base na figura de Jesus, no entanto, Aslam é infinetamente melhor que Jesus. É impossível para um escritor escrever uma história sem colocar um pouco de sí e do seu próprio mundo nela. Enfim, acho que você leu o livro já com olhos críticos à religião.

João L. 26/08/2012minha estante
Todo escritor coloca algo de si nas suas obras. Lewis foi ateu e protestante. Também sou ateu e não vejo problema na relação que o livro tem com a bíblia.
Na verdade, se nós repararmos, vemos que muitas histórias de livros ou filmes tem bases bíblicas. Não exatamente "bases". Mas o motivo da semelhança, é que, querendo ou não, os textos são textos (inventados ou não, são histórias contadas) e por isso têm certa semelhança! Quem é ou já foi cristão pode entender.

João L. 26/08/2012minha estante

Um bom exemplo do propósito evangelístico do livro é quando Aslam diz para os "filhos de eva" que eles terão que aprender a reconhecê-lo no mundo deles, mas de um jeito um pouco diferente.

Bianca 14/11/2012minha estante
Eu sempre achei que quem não gostaria do livros seriam os cristãos fanáticos, se assim posso dizer. Sou cristã e não vi problema nessas relações bíblicas, mas tem pessoas que fazem todo o caso porque Aslan é comparado a Deus, ou pelo menos foi o que vi em algumas críticas. E como alguns disseram, é estranho você não gostar somente por esse motivo.

Mário 20/01/2013minha estante
Olha, eu acho que o fato em si de o livro ter uma influência cristã foi aparentemente o único motivo pelo qual você acho a leitura '' enfadonha e por vezes até revoltante'' mas acho que você leu o livro já com olhos críticos à religião cristã, pois pessoas de todas as religiões amaram o livro por sua história. Entenda, não estou questionando a sua opinião ou religião. Apenas estou dando um comentário meu sobre a sua resenha.

Fê Gaia 20/01/2013minha estante
"... é estranho você não gostar somente por ter influência cristã". Gente, será que vocês estão lendo outra resenha? O que me incomoda não é a influência cristã, e sim a doutrinação que EU enxerguei no texto, além de todos os OUTROS motivos que eu citei na resenha, caso alguém tenha se dado ao trabalho de ler com atenção. Respeito todas as opiniões, só lamento que as pessoas distorçam o que eu disse de modo tão absurdo. Sem mais.

Larissa 04/01/2015minha estante
Bom, como cristã não me incomodei mas não posso negar que isso me influênciou a procurar o livro, lia por entretenimento e não posso dizer que gostei muito do livro devido à linguagem infantil, se tivesse lido na minha infância...
As crônicas que mais gostei mais: ''O sobrinho do mago'', ''A viagem do Peregrino da alvorada'' e ''A cadeira de prata.

Ju 09/10/2012

As Crônicas de Nárnia
Eu amo essa capa! Sou apaixonada pelo Aslam (para quem não o conhece, é o leão que vocês estão vendo aí em cima) e acho que não existe ninguém melhor que ele para ilustrar o espírito de Nárnia. Falemos um pouquinho de cada um dos livros contidos neste volume único.

O sobrinho do mago

"As novas estrelas e as novas vozes surgiram exatamente ao mesmo tempo. Se você tivesse visto e ouvido aquilo, tal como Digory, teria tido a certeza de que eram as estrelas que estavam cantando e que fora a Primeira Voz, a voz profunda, que as fizera aparecer e cantar."

Foi muito bom ler essa história!! Ela é o começo de tudo. Quando eu digo tudo, incluo aí o nascimento de Nárnia. Acompanhamos a criação desse mundo mágico e ficamos sabendo porque os homens foram escolhidos para serem reis e rainhas de Nárnia. Descobrimos também porque aquele único guarda-roupa, entre todos os existentes no nosso mundo, é capaz de permitir a entrada nesse lugar fascinante.

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

"Só então viu que havia uma luz em frente, não a dois palmos do nariz, onde deveria estar o fundo do guarda-roupa, mas lá longe. Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque, à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam do ar."

Acredito que esta seja a história mais conhecida do livro, pois foi a primeira a ser transformada em filme. Quatro irmãos, duas meninas e dois meninos (Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro), precisam deixar Londres devido aos ataques aéreos durante a guerra e são levados para a casa de um velho professor no campo. Lá, descobrem que um guarda-roupa é a porta de passagem para Nárnia, e é aí que começam suas aventuras.

O cavalo e seu menino

"- Queira desculpar, tarcaína - respondeu Bri, com um ligeiríssimo tremor de orelha -, mas isso é conversa de calormanos. Somos narnianos livres, Huin e eu; e acho que, se você está fugindo para Nárnia, também desejará o mesmo. Neste caso, Huin não é mais a sua montaria. Podemos até dizer que você é a humana de Huin."

Um menino e um cavalo se unem para alcançar a liberdade. Tiveram uma vida de escravos, mas acreditam que, juntos, podem chegar a Nárnia, onde este tipo de vida não existe. Uma aventura em que descobrem muito sobre o mundo e sobre si mesmos.

Príncipe Caspian

"- Titio não sabe? Dos tempos em que tudo era diferente. Em que os animais falavam, em que as fontes e as árvores eram habitadas por bonitas criaturas, chamadas náiades e dríades. E havia também anões, e os bosques estavam povoados de pequeninos faunos, que tinham patas iguais às dos bodes, e..."

Uma história que acontece muitos e muitos séculos depois do reinado de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Depois da tirania de alguns regentes, a maior parte dos animais perderam a fala e as árvores adormeceram. O Príncipe Caspian restaura a esperança de alguns seres remanescentes de voltarem a habitar Nárnia livremente. Mas isso não será uma tarefa nada fácil.

A viagem do Peregrino da Alvorada

"Quase todos nós já sabemos o que se pode encontrar numa toca de dragão, mas, como eu já disse, Eustáquio só lera livros que não servem para nada. Falavam de exportações e importações, de governos e de canos de esgoto, mas eram muito fracos em questão de dragões."

O Príncipe Caspian, após promover a paz em Nárnia, resolve fazer uma viagem por mar muito além do mundo conhecido por ele, para procurar por sete senhores (amigos de seu pai) que seu tio, que havia se feito rei de forma desonesta, enviou para explorar o mar, torcendo para que nunca mais voltassem. Caspian e seus companheiros estão dispostos a enfrentar perigos e aventuras até que consigam encontrar os lordes e também o Fim do Mundo.

A Cadeira de Prata

"Longe daqui é o reino de Nárnia. Ali vive um velho rei, que anda em aflição por não deixar um filho, um príncipe de seu próprio sangue, que venha a ser rei depois dele. Não tem herdeiro, pois seu único filho foi sequestrado há muitos anos. Ninguém em Nárnia sabe onde está esse príncipe ou mesmo se continua vivo. Mas está vivo. Ordeno que vocês procurem o príncipe até encontrá-lo, para trazê-lo de volta, ou até morrerem, ou até voltarem a seu próprio mundo."

Caspian X reinou em paz por muitos anos, ao lado de sua rainha e seu filho. Mas foi abruptamente separado dos dois, na mesma época. Humanos são levados a Nárnia por Aslam, e têm a tarefa de encontrar o herdeiro, uma vez que o rei já atingiu a velhice e em breve o mundo mágico precisará de um novo regente. Terão que desvendar uma longa trama para realizar sua missão, e não deixar de confiar nunca no Grande Leão.

A última batalha

"Imediatamente o céu ficou cheio de estrelas cadentes. Uma única estrela cadente já é algo lindo de se ver. Desta vez, porém, eram dúzias delas, e depois um monte, e depois centenas, até que mais parecia uma chuva de prata - e assim continuou, aumentando cada vez mais."

Um macaco muito metido a esperto convence um jumento, que confia totalmente nele, a usar uma pele de leão que encontraram descendo a cachoeira. O macaco espalha a história de que Aslam voltou e se diz representante dele. Usa o poder de forma odiosa, destruindo a Nárnia que todos conhecemos. Será esse o fim do mundo?

Minha história preferida foi a primeira, O sobrinho do mago. Mas todas são fantásticas! Eu realmente gostaria de conhecer Nárnia! rs... tenho duas personagens preferidas, Lúcia e Aslam. Cada um deles é maravilhoso à sua própria maneira.

O livro é imenso e achei que não iria terminá-lo a tempo de postar a resenha para o desafio literário desse mês. Mas no fim deu tudo certo, e consegui ler as 751 páginas em 4 dias! =)

É bem legal o encontro das personagens de livros anteriores com as novas personagens que surgem à medida que os séculos avançam em Nárnia.

No final do livro, tem uma ótima reflexão do autor sobre a maneira de escrever para crianças, que desvia-se para muitos outros assuntos. Gostei bastante dessa parte:

"Somos acusados de retardamento porque não perdemos um gosto que tínhamos na infância. Mas, na verdade, o retardamento consiste não em recusar-se a perder as coisas antigas, mas sim em não aceitar coisas novas."

É isso aí. Eu sempre vou gostar de algodão doce, batata frita e contos de fadas; e acrescento a eles o vinho do porto, todo tipo de salada e a leitura dos clássicos mais complexos, sem o menor problema. Ser menina e mulher ao mesmo tempo me faz feliz, e nunca abrirei mão disso.
NESSA 08/11/2012minha estante
Nossa, As Crônicas de Nárnia foi um livro que definitivamente me conquistou. Não apena pela história,personagens,autor... Mas a possibilidade de dar asas à imaginação e pensar em um Reino como Nárnia diferente de tudo o que já conhecíamos. Foi redescoberto,principalmente depois de ter sido adaptado dos livros para os Cinemas.Conquistou mais ainda milhares de fãs.E o que falar da capa: Aslam é o espírito de Nárnia, sua presença sempre invocanso sabedoria e respeito. C.S Lewis definitivamente estava inspirado quando escreveu esta verdadeira obra-prima.

Maristela 08/11/2012minha estante
Das Crônicas de Nárnia eu só assisti aos filmes, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa e O Príncipe Caspian. O resto eu não conheço. Gostei da resenha, pois obtive mais informações sobre a série

Aline Cristina 10/11/2012minha estante
só assisti os filmes das cronicas de Narnia, , mas quero muito ler o livro...

RUDY 13/11/2012minha estante
Ju!
Livro é fantástico! Tive oportunidade de ler e me tornei fã. Literatura fantástica é sempre bem criativa.
cheirinhos
Rudy

Driele Moreira 18/11/2012minha estante
Eu já li toda a coleção das crônicas de nárnia e são simplesmente maravilhosas. São histórias mais pra crianças/adolescentes. Mas eu ameii.. devorei todos em menos de 1 mês. #vicio!

Driele Moreira 18/11/2012minha estante

Renata Lopes 20/11/2012minha estante
Eu tambem só assitir aos filmes das cronicas de Narnia e gostava, se for como o filme esse livro deve ser bom.

Gabi l Vai um spoiler aí? 26/11/2012minha estante
Não gostei muito desse livro não. Li a versão completa com todas as crônicas e odiei o final. O filme está bem melhor.

AndressaPalmaS 27/11/2012minha estante
Os livros são fantásticos, e o filme melhor ainda. Eu amo as As Crônicas de Nárnia. Também sou apaixonada pelo Aslam rs.

AndressaPalmaS 27/11/2012minha estante

Leilane 14/02/2013minha estante
Também tenho o volume único e o devorei quando li em 2010. Fiquei em um contetamento descontente ao final do livro, principalmente por causa da Susana, mas o livro é lindo e acho que é uma leitura obrigatória para todo bom leitor.
Beijos

Lua 26/02/2013minha estante
Indignada comigo mesma por não ter lido, tenho que comprar urgentemente está na minha lista a século, creio que é tão bom quanto falam e tão bom ou até melhor que o filme. *-*

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Eu tbm sou apaixonada por Aslam.
Eu AMO esses livros e são os meus favoritos. Sempre releio uma vez por ano.

;)

Thaís 11/04/2013minha estante
Aeee finalmente li a resenha de um livro que eu tenho kkkk ainda estou lendo mas estou amando de paixão

Baah 14/04/2013minha estante
ah eu amei demais esse livro, a capa dele é forte e incrivel, me gritou assim que entrei na livraria! lindissima, e sua resenha fico otima

Dani 15/04/2013minha estante
Eu não sei... milhares de pessoas falam bem mas não tenho vontade de ler, é como roupa, fica lindo nos outros rsrs Faz sentido? xD

@aprendilendo_ 06/12/2020

Resenha de Nárnia
Instagram: @aprendilendo_

“Acho que todos nós temos um país secreto, que, para a maioria, é apenas um país imaginário”

Com seus 7 livros publicados entre o período de 1950 e 1956, as Crônicas de Nárnia, escrita por um dos grandes autores do séc. XX, C.S Lewis, conquistou todo o mundo e nos dias de hoje já alcança a marca de mais de 120 milhões de vendas. Nesse contexto, através de passagens imprevisíveis e mágicas de nossa realidade para aquela que dá nome ao livro, acompanhamos uma série de personagens os quais, com as instruções de um poderoso Leão chamado Aslam, viverão épicas aventuras enquanto se tornam reis, enfrentam feiticeiras, gigantescas serpentes marítimas, dragões e até mesmo viagens até o fim do mundo.

De início, como grande característica, a obra traz consigo uma real imersão nos ambientes mágicos. Isso acontece pelo fato de, no fim, não apenas acompanharmos a história de heróis e vilões, mas igualmente do próprio mundo de Nárnia, tornando-o, assim, quase como se um personagem, o qual atrai para si grande empatia e apego. Como resultado, nós torcemos pelo sucesso do país mágico a todo momento. Em adição, Lewis faz um uso quase infinito do sobrenatural, variando desde gigantes, até animais falantes, dríades e deuses, fato esse capaz de expandir a imaginação de quem lê e abranger todos os tipos possíveis de gosto pelo fantástico e surreal. Ademais, os simbolismos criados pelo autor para a trama e os significados os quais o próprio leitor pode dar a ela geram em si uma diversidade de momentos, estes, capazes transpassar a simples narrativa de uma história e se tornarem grandiosas lições de moral e fé para a vida toda.

Agora, sobre os personagens, apesar dos mais conhecidos serem os 4 irmãos Pevensie, a obra apresenta uma variedade muito maior do que se espera de sujeitos carismáticos e chamativos os quais, cada um a seu modo, criam uma ligação com o leitor. Isso, pelo fato de em sua maioria serem crianças, com suas inocências e coragens, as quais facilmente cativam as pessoas de qualquer idade. Além do mais, o escritor não se exime de apresentar suas falhas de personalidade e em como elas vão sendo corrigidas. Dessa forma, no decorrer da história, é gerada uma boa sensação de amadurecimento de personagens, estes, moldados pelos diversos acontecimentos impostos sobre eles. No tanger dos fatos, aquele que realmente toma todas as atenções para si é Aslam, o grande Leão, o qual, por meio da incrível descrição de Lewis, teve uma imponência única e extraordinariamente bem desenvolvida, fazendo com que esperemos ansiosamente pelo aparecimento dele junto e isso apenas aumenta a vontade do leitor em continuar a história enquanto, a cada página, descobre uma nova aventura sendo proposta.

Por meio de personagens cativantes, cenários mágicos e um mundo o qual faria qualquer um se apaixonar, Lewis consegue, de forma magistral conciliar a solenidade do magnífico com a descontração de uma história para pessoas de todas as idades.

Nota:9,1

Camily.Cristini 06/12/2020minha estante
Ta na minha lista de leitura, só esperando o livro chegar

Isabela Comenta 06/12/2020minha estante
Quero muito ler, bela resenha. Grande C.S!

@aprendilendo_ 07/12/2020minha estante
Muito obrigado!!

Renata1004 07/12/2020minha estante
Sobre os personagens, os que são mais engraçados, são os gêmeos Corin e Cor, e é bonitinha a história deles. Bela resenha.

@aprendilendo_ 07/12/2020minha estante
Também acho, na minha opinião, o livro mais engraçado das crônicas é O Cavalo e seu Menino, principalmente por conta da interação com Bri e Huim. Muito obrigado!!

almeidalewis 08/12/2020minha estante
Otima resenha ???? Pedro.
Amei Shasta e Bri.tb derramei lágrimas mais de uma vez com o peregrino da alvorada com Eustaquio e no final do peregrino qdo é dito estou no mundo de vcs com outro nome...
Li essas crônicas em 2002,curiosamente fui comprar todas e não tinha o LFG fiquei decepcionado ?.Na época trabalhava com mais 4 pessoas que se juntaram e mandaram buscar na fonte em São Paulo e me deram de presente ?.( assim o LFG foi o último que eu li )

@aprendilendo_ 08/12/2020minha estante
Muito obrigado, amigo!! KKKK, que história em!!

Ellen 09/12/2020minha estante
Meu favorito da vida! ??

@aprendilendo_ 09/12/2020minha estante
Uma obra incrível mesmo!!

Luiza 09/12/2020minha estante
Eu amooo esse livro!

almeidalewis 09/12/2020minha estante
Eu pensei que não ia encontrar mais uma leitura semelhante a Nárnia.conheci a trilogia cósmica,mas na primeira leitura só vi a penugem do coelho ( o mundo de Sofia jostein Gaarder )...lendo mais sobre os contextos vi o qto li superficialmente e compreendi que muitas das obras de Lewis para uma melhor compreensão é mister uma segunda leitura.
Uma diferença brutal entre Nárnia e a trilogia é que em Nárnia tudo está posto já na trilogia exige mais para vermos o valor da obra.
Lewis disse que saiu da prisão do realismo com a sua trilogia ( ele gostava muito de ficção científica ? era um leitor de H.G Hells )

Eu particularmente não era entusiasta ( n sou ? de ficção ) mas tive interesse depois de descobrir algumas peculiaridades de Lewis a respeito.

@aprendilendo_ 11/12/2020minha estante
Nossa, eu ainda quero muito ler essa trilogia do Lewis! Você deveria fazer uma resenha de Nárnia, amigo, adoraria ver alguns pontos seus sobre a obra!

Marcela.Nogueira 26/12/2020minha estante
Achei chata a parte onde misturam religião e ficção. As estórias são boas, os personagens bem elaborados, porém às vezes, deixa pontos soltos, sem uma linha definida. Mas no geral, eu recomendo a leitura.

Iris 05/01/2021minha estante
Eu amei muito

bibis 23/04/2021

gente fiz uns bagulho ae e exclui a outra sem querer, enfim
Já vou escrever agora pq mesmo que eu espere eu estar mais dentro de mim não vou conseguir escrever nada que preste.
Estou 100% *????* o que eu acabei de ler minha gente????
Em alguns momentos eu achei o livro bem sem graça, mas o final foi tão doido que até vale a pena. Acho que é isso que eu sou capaz de dizer, mas enfim, até que gostei, pode ler quem estiver com muita vontade?
Hellen 23/04/2021minha estante
Kkkkkk adorei sua resenha

bookvic 24/04/2021minha estante
poéticoKKKKKJJ

bibis 24/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKK obrigada, obrigada, estou honrada

meumundinhodoslivr 24/04/2021minha estante

AMEEM

Hellen 29/04/2021minha estante
Vc deu três estrelas???

bibis 29/04/2021minha estante
não consegui gostar ? terminei só pensando em ler outros livros logo, o pior é não saber dizer pq não gostei, acho que só não é meu estilo de leitura preferido

Kesia Ribeiro 30/04/2021minha estante
Sabe o que pode não ter sido bom pra você? Ler os sete livros de vez. Porque tem 7 livros dentro do volume único. As vezes pode ter saturado pra você

bibis 30/04/2021minha estante
nah, eu não gostei desse o início mesmo, talvez seja a narrativa sabe?

Gabriely 26/06/2021minha estante
KKKJ socorro

hirna 26/07/2021minha estante
Eu li o primeiro livro com ódio, depois passei a apreciar a história. Amei o segundo, inclusive reli ele esse ano, assim como fiz com o 3, li 4 no final do ano passado, porém o resto eu finjo que nem existem porque eu me irritei KKKKKKK enfim não consigo terminar

bibis 26/07/2021minha estante
não consegui gostar, não foi pra mim

Mykaele1 12/01/2023

Eu demorei 3 meses pra terminar esse livro e se eu soubesse não teria nem começado, super educativo colocar crianças lutando, arrancando cabeças de pessoas...
Licekjkj 12/01/2023minha estante
Ksskskks, nesse ponto de vista é bem ruim mesmo mas se vc ver no ponto de vista de que as crianças são independentes e que junto com o Aslan (retratado como Deus) e seguindo os seus conselhos

Bru Coelho 12/01/2023minha estante

Licekjkj 12/01/2023minha estante
Elas ficam mais fortes, o livro até que é bom

Letícia 12/01/2023minha estante
Fora a quantidade de machismo

Renato.Araujo 12/01/2023minha estante
ah se manquem, só não ler

Maria 12/01/2023minha estante
Nossa fiquei deprimida agora ??

Eugabrams 12/01/2023minha estante
Tem toda uma simbologia por trás da história, não são apenas crianças arrancando cabeças

Mykaele1 13/01/2023minha estante
Eu sei de toda a simbologia do livro, gostei de várias coisas, mas por ser infantojuvenil é violento, e ponto gente. Opiniões!

Bru Coelho 13/01/2023minha estante
Oi, Miki. No livro ?Como cultivar uma vida de leitura?, do Lewis, o autor explica um pouco sobre esse fato.

Renato.Araujo 13/01/2023minha estante
Então miki.... meio q não hoje em dia crianças vêem coisas pior e fazem coisa pior, e esse livro se não me engano a faixa etária é de 12 pra cima

Dhyan Shanasa 08/01/2010

Eis as Crônicas de Nárnia... livro grosso, capa bacana... Nárnia foi um desafio para Lewis, pois ele msm era ateu e escreveu uma obra de fantasia-católica, por assim dzer. Enquanto seu amigo Tolkien mistificava e criava Arda, Ëa e a Terra-média, Lewis perdia-se na pequenez de Nárnia. Não eh uma obra ruim, tampouco boa. É estéril para a fantasia tal como a tinta branca jogada na tinta branca... Não acrescentou nada.
Priscila700 22/09/2010minha estante
Nárnia é legal :P

Dhyan Shanasa 08/03/2011minha estante
Levi, não muda o fato do que ele é. #ficaadica

Bianca 29/05/2011minha estante
se vc acha isso, é pq não entendou o real motivo do livro! #ficaadica

Dhyan Shanasa 30/05/2011minha estante
eu entendi, mas será que vc entendeu? ;)

Davy Nabuco 02/07/2011minha estante
Lewis deixou de considerar-se ateu muitos anos antes de escrever o primeiro dos sete livros de Nárnia, vale ressaltar....

Cristoph 20/10/2011minha estante
Na época em que foi escrito, Lewis já era cristão há pelo menos 20 anos... logo, não foi desafio algum.

Thiago 07/12/2011minha estante
Levi, eu acho que olho crítico é uma qualidade, já que indica que você está fazendo uma análise da informação que está recebendo. Concordo em ler simplesmente por diversão, mas mesmo assim eu estarei avaliando se aquela diversão tem qualidade ou não. Caso contrário eu leria qualquer porcaria, sorrindo de orelha a orelha.

Bia, qual o real motivo do livro? Ainda não lí, e gostaria de saber se vai valer a pena.

Thierry 09/01/2012minha estante
Não entendo pq as pessoas que não gostam da obra, sempre a comparam com a pbra de Tolkien, dane-se Tolkien, se quiser elogiar ele, vá fazer uma resenha no livro O Senhor dos Aneis.

PS: Ainda prefiro a obra de Lewis, pois é mais fantasiosa, pelo menos dá pra fugir um pouco do mundo que vivemos!

Gloria 05/08/2012minha estante
Acho que deveria avaliar a obra pelo que ela é e não pelas crenças do autor. E sem comparações. Não é de interesse também as amizades do autor, ou as obras de outros escritores. E se avaliou a obra como ruim, porque disse outra coisa em sua resenha? "Não é ruim, tampouco boa"?

Dhyan Shanasa 15/01/2013minha estante
@Gloria - Releia o que escreveu; terá aí a sua resposta.

Ratazana Magica 25/04/2022

Como tanta gente ama esse livro?!
Se você é mais cinéfilo do que leitor, já deve estar acostumado a ouvir que "o filme não tem nada a ver com o livro". E a história se repete aqui, só que dessa vez, o livro é bem pior, na minha opinião. Mesmo deixando de lado o MEGA maniqueísmo e propagnada religiosa (com a qual eu não teria problema em lidar, se não se sobressaísse à narrativa), a história se perde entre ser infantil e ser estúpido. As premissas das crônicas são muito legais e os personagens muito cativante, mas seus desenvolvimentos perdem espaço para assuntos supérfulos e para o encurtamento de explicações "pois o livro é infantil". E tudo bem se o livro fosse realmente infantil, mas há momentos que essa faixada realmente não se encaixa - quando o livro realmente se leva a sário - e outros que o autor simplesmente ignora os "temas adultos" e finge que uma criança pode matar adultos armados balançando a espada de olhos fechados. Tipo...????? E se você não é criança, melhor suspender muuuuuito sua descrença... não vou me aprofundar para não dar spoiler, mas há várias ocasiões que simplesmente não fazem o menor sentido (e não estou falando de acontecimentos mágicos e fantasiosos)

Outra coisa que me irritou profundamente é a narração. Alguns momentos nos faz escapar da imerção em frases como "se você não sabe isso, deveria ler o livro anterior, que conta a história de tal personagem." Já em alguns capítulos fica lenta e demora para chegar onde realmente importa, tornando algumas crônicas contraditoriamente curtas, mas lentas.

Pensei muito se deveria mesmo dar 3 estrelas, mas nem tudo é ruim... Principalmente as primeiras crônicas têm histórias bem legais - destaque para "O Cavalo e Seu Menino" - e não têm tantos dos problemas acima. Porém, a partir do quarto livro, a superficialidade da narração se torna monótona, pois como já conhecemos os personagens e o universo. Queremos nos aprofundar nos problemas individuais, em crecimentos, em romances, em política, em magia, em personalidades, mas não temos nada disso e, tanto os humanos, como os seres mágicos conmtinuam sendo rasos. Mesmo tendo alguns momentos que te prendem à história, você já está tão cansado dessa historinha boba que os erros contam bem mais que os acertos.

Muito provalvelmente uma criança iria gostar muito mais do livro do que eu, de qualquer forma, não o recomendo para crianças. Tanto por achar que elas também não vão aproveitar tanto a leitura, como por perceber várias contruções de ideias problemáticas que o autor apresenta. E sobre isso quero me aprofundar um pouco. Os bonzinhos são brancos europeus e os malvados são claramente uma representação de povos árabes e do oriente-médio. E o maniqueísmo exacerbado que eu havia comentado, faz com que os taís calormanos sejam descritos como animais incivilizados que apreciam LITERALMENTE um demônio.

Enfim, queria muito gostar do livro, já que os filmes fizeram parte da minha infância, mas meu senso crítico só consegue pensar como os produtores fizeram um ótimo trabalho e tiraram leite de pedra para que eu me apaixonasse pela história.
Cássius 25/04/2022minha estante
Oito meses pra ler??

Bruno 25/04/2022minha estante
é impossível para mim ler livros de fantasia infantojuvenil, nem Harry Potter eu me arrisco.
Se ele levou 8 meses o negócio estava ruim mesmo em kkkkkk

Alexandre 25/04/2022minha estante
Ce realmente odiou o livro haha, mas gostei da forma sincera que fez a crítica. Sem dúvida essa obra tem muitos altos e baixos

Ratazana Magica 26/04/2022minha estante
Eu n sei onde vcs viram q eu demorei 8 meses pra ler... kkkk (não sei mexer muito bem aqui no skoob)
Mas foi sofrido sim, demorei uns 2 meses e meio

Cássius 26/04/2022minha estante
Eu que tirei pq suas marcações de "quero ler" até a sua resenha ontem demoraram 8 meses. Rsrs. Mas tudo bem.

mariana 30/04/2022minha estante
eu concordo com vc em partes, amei o livro mas também achei a história arrastada, e não só por ser um livro antigo (que tende a ter uma escrita mais complexa), mas também porque muitas vezes demorava MUITO para chegar no ponto principal. O meu favorito é o cavalo e seu menino, pois é o único (se não me engano) que começa uma história e a termina no mesmo livro, mas as outras crônicas acabam empurrando muitas informações e deixando de lado as que já foram citadas anteriormente.

Concordo que não é um LIVRO para crianças, até porque, uma criança que ainda tem interesse por histórias de contos de fadas como essa, não iria entender a maioria das cenas de combate, porém, o enredo principal, da terra Nárnia, é muito interessante ? se for contado da forma correta.

https_kayyy 01/05/2022minha estante
mds sim, eu me decepcionei muito com esse livro mas ainda bem q fizeram um trabalho incrível nos filmes

Jhoanny Kelly 06/05/2022minha estante
Ótima resenha! Obrigada pela sinceridade...

Lucas 18/04/2018

Decepção me define.
Infelizmente na história existiram muitos "C.S Lewis da vida",que enxergou no outro inferioridade só por esse ter a cor diferente e ter sua nacionalidade diferente,resumindo-os a simples inimigos e monstros que não tem "Deus na vida". Bem,ainda existem pessoas assim atualmente é sabemos muito bem como elas agem perante o diferente. No mais,as crônicas me deixou bem decepcionado.
Ana Caroline 21/04/2018minha estante

Iris 23/04/2018minha estante
Por quê?

aafantis 24/04/2018minha estante
Eu entendo o seu ponto.

Bem, eu acho as Crônicas de Nárnia uma narrativa muito bonita, o Lewis descreve cada aventura de uma forma que dá vontade até de participar.

Hoje em dia, para nós leitores globalizados do século XXI, é bastante incômodo ler um livro infanto-juvenil com tanta parcialidade religiosa (principalmente para quem não é cristão) e relativa a nacionalidade e "raças", já que é frequente ele narrar os vilões com a pele morena e uns costumes que lembram os árabes. Isso me irritou um pouco também, mas temos sempre que ler os livros considerando o contexto histórico em que ele estava inserido quando foi escrito. Na época, em 1950, o Reino Unido estava tendo desavenças com alguns países colonos na Arábia, acredito que isso tenha influenciado o Lewis a criar o universo sob essa concepção, por exemplo.

Abraços.

Lucas 25/04/2018minha estante
Leiam,quando terminarem voltem aqui e leiam a resenha de novo,se mesmo assim não entenderem é pq essa resenha não é pra vcs,next.

Michelle 25/04/2018minha estante
Tive a mesma sensação q vc, Lucas, qdo li como os calormanos eram enxergados em Nárnia! Mas como Patrícia escreveu, temos que levar em conta o contexto histórico, né. Eu acho q o livro envelheceu mal e se resolverem fazer um filme sobre a última crônica, daria uma treta gigante!

Thais.Neumann 26/04/2018minha estante
Você diz em relação a colocação dos calormanos? Se sim, também achei estranho. Acredito que quando a crônica foi escrita, entre os anos 40 e 50, ninguém estranhou que os "inimigos" fossem de pele escura. Porém, acho que talvez o autor tenha usado o tom de pele apenas para diferenciar um povo do outro. No mais, péssima escolha. Não dá pra aprovar.

Nic @cortedelivros 08/10/2017

Chato
Um bando de crianças chatas fazendo chatice em um universo chato!
Kennia Santos | @LendoDePijamas 09/10/2017minha estante
A melhor resenha que você respeita kkk

Lais.Vicentino 09/10/2017minha estante
O queeeeee

Bruna.Santos 10/10/2017minha estante
Rachei....kkkkkkkkkk

Pepi 12/10/2017minha estante
Kkkkkkk morri

Lucas 18/04/2018minha estante
Aaaaaaaaaa obrigado por essa resenha kkkk

@Mihleituras 08/06/2020minha estante
GRITEI KKKKKKKKKKKKK

ilauurinha 13/06/2022minha estante
KKAKAJK

RÔMULO. 20/05/2020

Nárnia
Sem dúvidas, um livro de fantasia sensacional. Um livro que traz passagens maravilhosas, e personagens grandiosos. É uma obra que faz vc refletir em vários pontos, com mundos grandiosos, e uma atuação marcante do nosso querido aslam. E sem falar, de uma última pagina de deixar qualquer um arrepiado.
Juli 20/05/2020minha estante
Preciso voltar a ler. No inicio nao me prendeu muito e eu desisti

RÔMULO. 20/05/2020minha estante
No começo, é um pouco parado msm. Mas depois o ritmo desenvolve bastante, e aventura começa. sem contar nos grandes ensinamentos de aslam. Vc não vai se arrepender.

Juli 20/05/2020minha estante
Sou fã apaixonada dos filmes! Com certeza preciso ler o livro também.

Johann 18/06/2020minha estante
Dos 7 livros, qual seu preferido?

RÔMULO. 18/06/2020minha estante
O de caspian

Johann 18/06/2020minha estante
O meu preferido é O Cavalo e seu Menino

RÔMULO. 18/06/2020minha estante
É ótimo também

Thiago Henrik 15/09/2009

Ótimo para crianças, se você quer que elas aprendam que:
- Pessoas de pele escura são más.
- Povos com deuses e costumes diferentes do seu são cruéis.
- Só existe um Deus certo. Pessoas que cultuam outros deuses estão erradas.
- - Se os colegas de escola a atormentam, Deus não se importa que você resolva com violência.
- Deus não gosta de garotas que crescem...

. . .

Depois de assistir o primeiro filme, fiquei curioso sobre o livro. Achei que seria um grande conto de fadas, com um bom toque de Terra Média, já que Lewis é famoso por ter sido amigo de Tolkien. Mas minhas espectativas foram por água a baixo. Nem a genialidade de Tolkien, nem a magia non-sense presente nos contos de fadas estava nesse livro.

Toda a trama e todos os conceitos do livro são trabalhados para se encaixarem numa ideologia Cristã ultra-conservadora. Aslam é uma exageradamente clara referência a Jesus Cristo, O Leão de Judá, ou o Cordeiro (formas com que Aslam se apresenta às crianças). "O bom leão, que deu seu próprio sangue para salvar Nárnia inteira." Isso fica mais claro quando você descobre que o país de Aslam é para onde se vai quando morre, e que ele também existe no 'nosso mundo' mas com outro nome.
Não acharia mal nenhum nisso (também sou cristão), mas o autor faz isso tantas vezes, e de forma tão abusiva que incomoda. O Macaco, vilão do último livro pode ser tomado por um homem que acredita na lógica e na ciência (teoria da evolução), portanto, é mau. O autor coloca em sua boca palavras que, para mim, são corretas, mas que no contexto são mostradas como erradas e enganadoras, como: "Toda aquela velha história de que nós estamos certos e os calormanos errados é pura bobagem. (...) Tash e Aslam são apenas dois nomes diferentes, vocês sabem de quem..."

Mas o pior é a óbvia discriminação racial presente no livro. Só alguem muito alienado(a) não perceberia as claras afirmações Anti-Árabe ou Anti-Otomanas. O mais cruel, mais vil e ganancioso povo de todos é descrito como um povo de pele escura, de turbante, com palácios atapetados, e que envergam Cimitarras em batalha. É terrível quando você vê um personagem se sentir feliz ao perceber que não é 'moreno' e sim da 'gente loura de Nárnia', como no livro O cavalo e seu menino: Eram todos com a pele branca, e a maioria deles tinha cabelos louros.. Até mesmo os personagens brancos são diferenciados pela cor do cabelo, quanto mais louros, mais virtuosos, como Pedro, Lúcia e Caspian. Os de cabelos negros apresentam quase sempre algum desvio de caráter como a inveja ou a vaidade.

Susana sequer aparece no último livro. Segundo Pedro, ela "já não é mais amiga de Nárnia". Jill explica que é porque "agora ela só pensa em lingeries, maquilagens e comprimissos sociais.". Pelo visto, Lewis não gostava de mulheres se não fossem mais criancinhas, ou ainda não fossem inofensivas velhas senhoras.

Resumindo, Lewis e sua Nárnia tem o cristianismo de J. R. R. Tolkien e a ginecofobia de T. H. White, mas sem a genialidade e a habilidade desses dois autores. Dos sete livros se extraem algumas boas estórias, mas é um livro que eu não aconselho para crianças, que são extremamente influenciáveis.
Marcos Queiroz 12/10/2009minha estante
Excelente resenha. Pensei o mesmo que você nestes pontos sobre a influência cristã que o Lewis possuía e expressou em sua obra.

Além do mais, o livro não me atraiu por suas estórias... são contos de fadas que cansam, que não cativam, que não atraem o leitor...

Feline 14/10/2009minha estante
C. S. Lewis é autor de livros evangélicos. Assim como a obra do Tolkien, reflete os valores WASP (Branco, Anglo-saxão e Protestante). De qualquer forma, o racismo, a religião ou qualquer posicionamento moral dos autores é sempre irrelevante diante de suas obras.

Tolkien e Lewis, apesar de tudo, influenciaram definitivamente toda a literatura de fantasia que veio a seguir. Potter é WASP.

Rosanateca 11/12/2011minha estante
Não se trata de gonecofobia, mas de algo mais simles. As pessoas crescem e precisam viver no seu mundo, como diz Aslam em A Viagem do Pregrino da Alvorada. Suzana cresceu e não vê mais graça em um mundo de fantasia.

Rosanateca 11/12/2011minha estante

raphael 27/12/2013minha estante
Concordo totalmente com a resenha, que vale, especialmente, para o último livro. Onde o autor esquece a inventividade e parte para uma aparente nova versão da bíblia. O volume único começa interessante, com claras referências à bíblia, todavia criativo, bastante atrativo, todavia após o "Peregrino da Alvorada" a trama cai em qualidade, chegando em seu pior momento no desfecho, um verdadeiro desastre.

Cami505 30/09/2015minha estante
Também discordo do parágrafo sobre Susana. As outras garotas cresceram e nem por isso deixaram de visitar Nárnia. Susana cresceu no que se refere a se tornar uma pessoa fútil, pois nem toda mulher "só pensa em lingeries, maquilagens e compromissos sociais", saiba você. Poderia ser um exemplo masculino, mas ele escolheu Susana pra mostrar que pessoas escolhem outros caminhos.

Cláudia 20/01/2018minha estante
Concordo forte com o que escreveu. Não entendo como esse livro é até hoje vendido com infanto-juvenil.

Thais.Neumann 22/04/2018

Maravilhoso.
"As Crônicas de Nárnia" é uma coleção de sete livros, em que se passam histórias em um mundo mágico, onde são relatadas várias aventuras, desde o nascimento de Nárnia, até seu fim.

As crônicas são fascinantes, fáceis de ler, com uma linguagem leve, que flui muito bem. Diferente dos filmes adaptados, os livros não giram em torno dos quatros irmãos. Entre uma história e outra, conhecemos novos personagens, onde entendemos que o principal é sempre Nárnia, não os personagens das histórias.

Em cada história aprendemos o valor de algo, como fé, amizade, fidelidade e amor. Impossível não lembrar de questões religiosas em algumas partes da edição. Porém, nada que torne o livro "religioso". São apenas trechos e falas que nos lembram muito a fé e a compaixão. Ao decorrer da narrativa, sentimos a proximidade de Aslam com aqueles que confiam nele. Um sentimento muito bonito.

As 752 páginas são divididas em pequenos contos, sendo assim, é possível ler pausadamente, tendo mais autoridade de leitura. Porém, as histórias deixam gostinho de quero mais, levando o leitor a querer mergulhar ainda mais fundo na leitura.

Sendo um livro de fácil entendimento, é interessante para todas as idades, levando o leitor a conhecer animais falantes, anões, gnomos, centauros, feiticeiras e reis. Perfeito para quem gosta de fantasia.

Sabe aquele livro que te dá um aperto no coração quando acaba? É esse. O final é totalmente imprevisível, beirando a chocante. Ainda não superei algumas "revelações", sinceramente.

Leia a resenha completa em ressacaliteraria.com.br
Iris 23/04/2018minha estante
Até me senti incentivada! Obrigada pela resenha ?

Thais.Neumann 24/04/2018minha estante
Obrigada Iris! Você pode ler a resenha completa no site www.ressacaliteraria.com.br ?

Iris 29/04/2018minha estante
Posso sim ?

Pateta 03/05/2018minha estante
Muito legal quando uma leitura nos inspira a escrever uma resenha tão bacana!

Thais.Neumann 03/05/2018minha estante
Que bom que você gostou, "Pateta". Ficou muito feliz!

Thais.Neumann 03/05/2018minha estante
Que bom que você gostou da resenha, "Pateta". Fico feliz!

anaxcarol 09/12/2010

Manual infantil do anti-árabe
foi só eu ou mais alguém também achou esse livro EXTREMAMENTE preconceituoso?
Marcela Rodrigues 09/12/2010minha estante
Pq vc acha isso??
Esse livro não é perfeito, mas é bom!!
Não tem nada de preconceituoso, pelo meu ponto de vista.

anaxcarol 09/12/2010minha estante
Pq o livro apresenta trechos como "os Narnianos, loiros, moradores das montanhas e campanhas são bons, enquanto os telmarinos morenos,q usam turbantes e moram no deserto, são mãos". Os hérois narnianos são escrachadamente os europeus enquanto os vilões telmarinos são os árabes. O deus dos telmarino é uma cobra, animal q relembra o oriente médio. Lembro tbm de uma passagem em que algum telmarino esta para receber um castigo desses típicos dos árabes de "falou mentira, corta a lingua, roubou, corta a mão" e então é falado q, exigir esse tipo de coisa era uma prova de q esse Deus cobra era muito mal. A parte mais gritante pra mim, entretanto, é o final do ultimo livro (SPOILER) onde ocorre um espécie de apocalipse em que os seguidores de aslam vão para o "céu" e os seguidores da cobra vão para o "inferno". Aslam relembra q embora alguns mentirosos digam q o deus narniano e o deus cobra sejam o mesmo deus (crítica ao argumento de que, como o islamismo e o cristianismo tem a mesma origem, descendentes de abraão, o Deus seria, no final das contas, o mesmo) q isso é uma mentira pq aslam é bom enquanto o deus cobra é mal. A todo momento no livro é feita essa associação do mal a elementos da cultura árabe e do bom a cultura cristã européia.
Contudo, ñ acredito q esse preconceito seja motivo para se abdicar da leitura do livro. Pelo contrário, poder avaliar e entender essas intenções do autor, torna esse livro aidna mais interessante.

ma 18/12/2010minha estante
concordo que nada disso deve ser motivo para abdicar da leitura

Rebeca 29/01/2011minha estante
Deve levar em conta a época em que foi escrito. Quando Lewis o escreveu não havia a ideia antipreconceito racial de hoje. Está aí o realismo de Lewis no meio da Fantasia. O mundo É preconceituoso.

anaxcarol 30/01/2011minha estante
Concordo inteiramente com vc Rebeca! Em nenhum momento menosprezei o trabalho de Lewis por seu preconceito. Pelo contrário (sem fazer apologia, que fique claro que sou totalmente contra preconceito) minha intenção com o comentário era só chamar atenção pra um lado pouco explorado da obra de lewis mas que tbm é muito interessante. É fato que sua escrita é boa e criativa, mas esse cárater preconceituoso é também fato e, pra mim, é extremamente saudável e contrustivo analisar essas segundas intenções, essa mentalidade que ele tinha, não por ser um homem mal, mas como vc falou, por ser um homem de seu tempo nesse aspecto, e refletir essas idéias que na época eram comuns. E como vc também comentou, o mundo ainda carrega (e muito) esses preconceitos, o que torna essa análise diferenciada do livro interessante para entender fatos como o seu relançamento num momento de crise entre ocidente e oriente (o livro foi relançado nos anos inciais da década de 00, logo apos acontecimentos como o 11/09 e a guerra do iraque)

Lílian 14/06/2011minha estante
Nenhum livro está imune a preconceitos, muito pelo contrário. Mas daí dizer que o livro é anti-árabe ou islamofóbico é um exagero. O nome do principal personagem do livro, Aslan, significa "leão" em turco. Lewis tirou a inspiração para o nome ao visitar a Turquia, país predominantemente islâmico.
Agora, é claro que as Crônicas possuem uma perspectiva cristã, então nada mais coerente do que se opor, filosicamente, a outras concepções religiosas. O mesmo ocorre em livros de cunho islâmico, judáico, ou ateu. Defender uma posição é automaticamente se opor a outras. Seria isso preconceito ou uma questão de coerência?

Vivi 11/10/2020

Foi a primeira vez que li e tive contato com as histórias de Nárnia. Alguma são ótimas histórias, outras, mais enfadonhas. Um livrão de mais de 700 páginas, haja fôlego!
São muito bonitas as histórias e os ensinamentos de Aslam, assim como a pureza da fantasia, dos animais falantes e das crianças amigas de Nárnia.
É um livro para um público mais jovem, então acho que li um pouco tarde demais (eis o motivo para as 4 estrelas).
gab 11/10/2020minha estante
De fato, estou a anos presa no quinto livro da saga, mas não deixa de ser um universo encantador!

Vivi 11/10/2020minha estante
É muito grande e alguns livros nem tão empolgantes para ler! Mas a história é bom mesmo ?

gab 11/10/2020minha estante
Qual você gostou mais e menos gostou?

Vivi 11/10/2020minha estante
Gostei mais do O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Os que menos gostei foi A cadeira de prata e A última batalha.

Anelise Cristine 11/10/2020minha estante
Gostei menos dos que você não gostou também!

gab 11/10/2020minha estante
Eu não posso opinar porque ainda não cheguei deles kkj