As Crônicas de Nárnia

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

limallanita 24/03/2024

Final supreendeentemente BOM
LA VEM TEXTOES

Acabei Nárnia depois de alguns meses, eu tinha uma ideia sobre a história porque cheguei a ver um dos filmes, mas pelo que me lembrava não gostei da história. Ganhei de presente e fiquei devendo uma resenha, mas por alguns motivos não consegui iniciar ele por um tempo. Quando finalmente iniciei a leitura eu sabia que não terminaria tão cedo, ele é imenso e bem detalhado.

A história do primeiro livro traz dois personagens, que presenciam a criação do mundo de Nárnia por Aslam (O grande leão), eles vivem uma aventura, e assim se seguem as demais histórias. Em cada um dos próximos livros surgem novos personagens, como os viajantes são crianças, quando completam certa idade, são substituídas por outras mais novas.

Além de que quando as crianças retornam à Nárnia, em algumas vezes já se passaram anos. Por exemplo, aqui pode apenas ter se passado apenas cinco anos, lá já se passaram milhares. Eles encontram um lugar mágico, seres encantados, animais e árvores falantes, viagens aos mares e a ruínas, batalhas decisivas.

Amor, traição, perdão, arrependimento, amizade e justiça. Além de tudo isso, a gente encontra uma mensagem sobre as consequências de nossas decisões, atitudes. Nem sempre todos se saem bem, ao fazer o mal por exemplo, você pode se arrepender ou pagar pelo que fez. O legal, é que não existe impunidade aqui.

Os personagens são muitos, e lembro de praticamente todos eles, porque são bem criados e têm papéis bem definidos, importantes.

Todas as crianças que aparecem nas histórias, são personagens permanentes, não somem completamente das crônicas, ou são citados novamente ou reaparecem.

Gosto muito da grande maioria, tirando os vilões, claro. Aslam para Nárnia é como o Deus cristão, que é um grande leão mágico. Aslam significa Leão em Turco e ele é o único personagem que aparece em todos os livros.

Eu me surpreendi positivamente, gostei muito do primeiro livro e fui amando os demais também, acho que o que tornou minha experiência melhor, foi o fato de que eu não conhecia a história, eu tinha apenas uma ideia do que ela se tratava.

Então eu fui ?desbravando? as Crônicas de Nárnia desde os primeiros personagens.

Adoro também as ?considerações finais? do autor (não sei se é o título correto) mas no final desta edição, que é volume único, têm mais sete páginas que ele inicia com o título ?Três maneiras de escrever para crianças? e com ele, pude conhecer sobre um tema interessantíssimo e também a opinião do autor sobre ele.

Ele basicamente discorre sobre contos de fadas, literatura infantil. Aproxima o leitor do autor, deu vontade de saber mais sobre o tema assim como Nárnia me deu vontade de ler outros títulos seus. Pela sabedoria que ele demonstra, cautela e senso.

É bonito de ler o amor e dedicação do autor pela literatura e a forma que ele forma uma ponte nessa relação que existe entre os tipos de literatura e as nossas fases da vida, de crescimento.

O primeiro livro foi publicado pela primeira vez em 1955, ele levou oito anos para escrever os sete livros da saga, que se tornou um dos grandes clássicos da literatura mundial. Os meus favoritos são: O Cavalo e seu menino, A viagem do Peregrino da Alvorada, A cadeira de prata e A última batalha. Amo mais que os outros!

Dito tudo isso, na minha opinião, As Crônicas de Nárnia deveriam ser aquela saga que você pega pra ler pelo menos uma vez na vida, seja criança, adulto ou idoso. Ele tem referências cristãs, mas isso não o torna um livro religioso. É fantasia, é conto de fadas.

Se você não for cristão, se não for católico, você consegue ler como uma linda história de fantasia, sem que isso te incomode. Claro, os valores cristãos estão presentes, mas eles são sucintos, fortes porém breves. Se você for cristão, vai amar ao encontrar as semelhanças. Eu com certeza vou reler os livros favoritos, agora em volumes separados.

Amei o presente e amei a oportunidade de conhecer uma história tão bem escrita, tão bonita e emocionante. O final é absurdamente surpreendente!!

Eu penso que é muito bonito a forma que o C. S. LEWIS criou seu universo, como ele era muito religioso acabou colocando na história referências e metáforas remetendo ao catolicismo, mesmo que essa não fosse a sua intenção, ele não pretendia criar uma história em cima da bíblia.

Com isso, são inúmeras as passagens do livro que se ligam diretamente a partes das histórias bíblicas.

Eu amei!
limallanita 24/03/2024minha estante
surpreendentemente ***

Sophia 01/01/2023

Não gostei muito, minha nota é mais pela escrita, e pela criação do universo mas de resto achei meio fraco.
O livro tem vários contos que se interligam, e os mais famosos são os que originaram os filmes, que acabam sendo os mais interessantes, e os que mais fluíram na hora de ler. Em comparação os outros contos foram meio fracos e tinham potencial para algo melhor. Não sei qual foi o problema mas o livro não me pegou, achei a leitura maçante e sem graça, esperava muito mais.
Obs: eu não assisti nenhum dos filmes antes de ler e tbm não li tudo de uma vez fiz algumas pausas achando que poderia ajudar, mas não ajudou em nada só fazia eu perder a vontade de ler.
Foi um dos livros mais difíceis de terminar.
jaca.jaca 01/01/2023minha estante
Acabou de destruir um pouco minha vontade de ler o livro,mas irei ler esse ano e tirar minha opinião também

maryromania 14/06/2021

No início o livro era perfeito, e eu lia cada conto em um dia,mas depois de algum tempo o livro começou a ficar meio parado e demorei MUITO de acabar,mas o importante é que eu consegui ler tudo.

Carolina1178 18/07/2022

Nárnia já era um dos meus filmes favoritos( a trilogia) e após a leitura dos livros percebo que agora as crônicas são os melhores livros que li e que C.S Lewis é melhor autor preferido

Bianca 27/06/2020

Um livro que deixou meu coração quentinho...
Aquele livro onde um guarda-roupa aquece o seu coração e o transporta para um lugar de fantasias.

Clareana4 14/01/2024minha estante
Demorei 1 ano e ainda só acabei pq ouvi audiobook kkkkk

Gianluca 02/11/2020

10/10
Sete ótimos livros que mantêm a qualidade durante todos eles do início ao fim.

Jhoanny Kelly 31/05/2022

Nem tudo é fantasia
As Crônicas de Nárnia é uma obra clássica da literatura infanto-juvenil ? escrita por C. S. Lewis (britânico) entre 1949 e 1954 ? composta por sete livros que se complementam e é, como todas as boas histórias de fantasia, dotada de uma natureza singular e misteriosa, cheia de aventura e muita magia. Mesmo sendo considerada uma obra de enfoque genuíno para crianças, o enredo é fundamentado em conceitos éticos e morais que norteiam a história para além do público infantil.
Segundo o autor, ?uma história para crianças de que só crianças gostam é uma história ruim.? Ademais, C. S. Lewis utiliza uma linguagem clara, objetiva, mas pouco trivial. Seus personagens centrais, apesar de serem crianças, são sempre dotados de muita sabedoria, algo incomum em crianças com a mesma idade que eles e que pode ajudá-las a construir seu próprio conhecimento de mundo.

O fato de o autor ter uma formação religiosa tradicional pode ter contribuído para que os valores da cultura judaico-cristã fossem introduzidos, ainda que de forma lúdica e metafórica, no enredo das sete histórias ? da criação ao apocalipse de Nárnia. Apesar disso e contrariando os críticos dessa obra, penso que somente uma leitura superficial e uma interpretação rasa a rotulariam como sendo uma tradução bíblica, em versão infanto-juvenil, com faunos, unicórnios, centauros e gigantes sendo apenas coadjuvantes diante das aflições dos filhos e filhas de Adão e Eva. Apesar de essas crianças (coitadas!), ao longo das histórias, serem punidas graças aos pecados da sua humanidade, não se deve negar o mérito do autor ao criar um incrível mundo fantasioso, com um bando de animais falantes, árvores que sussurram e jornadas de aventuras épicas.

Passaram-se mais de 70 anos e, sendo o autor influenciado pelos traços de seu tempo - tais como o eurocentrismo e valores de hierarquização de culturas ?, é possível encontrar passagens problemáticas, que trazem discursos com características machistas, xenofóbicas e até racistas.

A postura machista do autor ficou evidente em relação à personagem Susana, que foi considerada incapaz de continuar indo até Nárnia (e também de entrar no ?paraíso?) por ter se interessado por coisas como maquiagem e lingeries. Em relação ao racismo e à xenofobia, Lewis nos mostra um lugar chamado Calormânia, cujos habitantes têm a pele escura e usam barbas longas e turbantes (uma clara alusão aos povos árabes). O problema está no fato de o autor apresentar os calormanos como pessoas de pele ?morena? (palavras dele), além de sempre associar a imagem desses povo a algo ruim. Os calormanos são retratados como a escória humana. Ademais e não menos importante, não posso deixar de citar mais uma questão problemática: o capacitismo em relação à figura dos anões que, muitas vezes, são vistos como inimigos e indivíduos com deficiências ridicularizadas.

É imprescindível que estas questões sejam esclarecidas para as crianças a fim que esses discursos preconceituosos não mais sejam aceitos na contemporaneidade.
Espero que estes pontos não os desestimulem rm relação à leitura.

Meu objetivo não é desqualificar essa grande obra da literatura universal. Tampouco tirar seus encantos... O que eu abordei pretende chamar a atenção dos leitores para que possam estar atentos a todas as nuances dos discursos do autor, buscando interpretá-las e invalidá-las, a fim de que cessem toda e quaisquer ameaças à harmonia da sociedade ideal: livre das mazelas dos preconceitos.

Leitura concluída em 29/05/2022, domingo, às 20:31.
Vitoria429 31/05/2022minha estante
Comecei a ler recentemente! Estou amando ????

Victória 23/05/2020

As Crônicas de Nárnia e a Realidade
Não tenho palavras para esse livro, q cada página ganhei uma nova lição. Aprendi desde do início ao fim e com o novo início.
Reconheci Aslam no meu mundo e vi o quanto de cada personagem eu sou.
Sem dúvidas algo me marcou mais que tudo ? estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista. ?
Por favor, não deixem de ler As Crônicas e quando forem ler, abram suas mentes, permitam-se imaginar, permitam-se viver, sejam narnianos.
Aslam existe e aqui Ele se chama Deus.

.giovana 29/09/2021

não sei nem oq dizer sobre esse livro
é EXTREMAMENTE bom
teve parte q eu fiquei com muita preguiça de ler, tava bem arrastado sabe, mas o final salvou tudo. q final meu amores, q final
os personagens são incríveis, e a maioria das histórias prendem bastante
ainda estou no aguardo de encontrar um guarda roupa mágico

Alice 30/04/2023

Aaah q leitura incrível. Sim, tem uns livros que são bem melhores que os outros, mas a junção de tudo é perfeito. Vim sem muita expectativa (tava com preguiça por ter 700e tantas páginas e tinha medo de ser uma leitura lenta) Levei quase um mês pra ler? Levei, mas não pela leitura ser chata. Achei muito tranquilo de ler e uma leitura muito fluida. Deveria ter lido a muito mais tempo ??

?O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na sua juba, a flor há de voltar.?

Rafaela.Cruz 18/03/2021

Fantasiando...
Nunca tinha lido nada do universo fantástico e estou bem apaixonada. É bom sair da racionalidade de vez em quando. Livro tão lindo e envolvente. Vontade de ler mais.

Gaby 04/06/2021

Lindo!!! ??
Comecei amando os dois primeiros livros!! As histórias são incríveis e lindas!! Infelizmente o meio do livro me cansou um pouco, não acontecia muitas coisas interessantes e acabei lendo muito devagar, mas esse final foi esplêndido, lindo demais!! ?? Recomendo!!