Comédias da Vida Privada

Comédias da Vida Privada Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Comédias da Vida Privada

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 08/01/2024

Essa coletânea traz uma seleção de crônicas e contos de Luis Fernando Veríssimo já publicadas em jornal e posteriormente em outras coleção como O Analista de Bagé e As Mentiras que os Homens Contam.

Para os que não conhecem o autor, seu estilo é uma mistura de comédia com reminiscência, perfazendo uma leitura rápida e facilmente assimilável.

Quero destacar o poema Tu & Eu, a conversa de telefone em O Trapezista e o conto A Donzela, não por serem os melhores, mas justamente por serem a média da qualidade dos trabalhos do autor aqui reunidos.

Recomendo.
Clarissa164 08/01/2024minha estante
Adoro lê as suas resenhas e opinião sobre livro ?

Ana 08/01/2024minha estante
Amei sua resenha!!!

LimaJr 13/11/2023

Leitura para a gente rir muito
São muitas as comédias, divididas em temas: fidelidade & Infidelidades, Encontros & Desencontros, Eles &/ou Elas, Família, Pais & Filhos, No Bar e Metafísicas. Ótima escrita, muita inventividade e diversão garantida. Gostei e recomendo.

Camila.Dias 18/12/2022

Cansativo
Apesar de ser um livro de contos, achei cansativo de ler
Grande parte das histórias contidas no livro não cativaram.
Acho que o autor escreve sobre coisas bem peculiares e que não me tocar de forma alguma.
Esse livro não funcionou pra mim.

Lívia 02/05/2022

Veríssimo
Adoro as crônicas de Veríssimo (Fernando e Antônio Prata tb) pelo humor e leveza com que o cotidiano é retratado.

João Paulo 01/05/2022

Leitura leve e agradável, crônicas rápidas, engraçadas que aliviam a tristeza desse nosso momento assustador. Vale a leitura.

@emtornodomeulivro 08/10/2021

Simples que alimenta a alma
Me tornei uma grande fã de Luís Fernando Veríssimo esse ano, estou devorando suas obras e acho incrível a escrita dele, ao mesmo tempo simples e magnífica. Me faz rir muito.

Guilherme Alves 25/06/2021

Verissimo de sempre
Como já havia comentado anteriormente estava a buscar leituras mais leves para contrastar com algumas mais pesadas, e Verissimo era justamente o que estava querendo, já havia lido outras obras dele e acho sempre divertidíssimo e inteligente, outras estão na minha lista de leitura desse ano.

thalesnunes 12/06/2021

O livro é bom, só não é meu estilo
O Veríssimo obviamente é um mestre das crônicas. Sem dúvida têm várias engraçadas e inusitadas. Mas a falta de continuidade, exatamente por serem crônicas, não faz muito meu estilo, e chega a ser meio bobo em alguns casos...

Frank 19/04/2021

Este livro é compilado de crônicas satíricas bastante divertidas. O humor abrange relações familiares, traições, machismo de mesa de bar e assuntos do cotidiano da época em que foram escritos. Talvez em muitas eu não tenha achado graça por conta do lapso temporal - quase 30 anos - e contexto.
Mas vale à pena ler.

Lucas.Avelar 20/03/2021

Leve e rápido de ler
Eu estava exausto e esgotado nas últimas semanas. Fiquei um mês sem ler, começa um livro mas nunca ia adiante. Já com esse aqui foi fácil de ler. Ele tira sarro de assuntos tabus da sociedade como a infidelidade, os estereótipos e outros assuntos cotidianos.

Beatriz.Linhales 10/02/2021

Já tive muitos livros preferidos. Uma hora algum outro ocupou o lugar daquele tão especial e desde então eu venho cultivando afetos por vários gêneros diferentes. Mas, eu tenho muito medo de achar algum livro de crônicas melhor do que esse. Veríssimo é quase insuperável, então nem deveria me apavorar tanto.
Veríssimo nos apresenta realidades atemporais. É de uma complexidade tão simples que me faz achar, enquanto aspirante a cronista, que eu poderia fazer parecido...ingênua...
Mas, reproduzível ou não, é uma delícia. Gosto de crônicas porque não costumo achar minhas leituras engraçadas, mas rio dos cronistas. Com Veríssimo, gargalho. Êxtase e catarse. Quase como quando leio teatro- paixões e identificações inexplicáveis.

Karen 27/10/2020

O valor singular e curiosamente inestimável do dia a dia
Diálogos amiúde inusitados, aliados a enredos ágeis, combinam-se a considerações reflexivas e até filosóficas, pontuadas por irresistível comicidade satírica, o que conduz, em geral, a desfechos inesperados as crônicas do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo (1936-), atento e perspicaz observador não apenas das idiossincrasias inerentes à cultura brasileira, como também das peculiaridades concernentes à natureza humana. Assim se revela, com efeito, a essência das originais e argutas narrativas da compilação COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA: 101 CRÔNICAS ESCOLHIDAS, lançada, em 1994, pela editora L&PM, cuja leitura prazerosos momentos garante àqueles que manifestam, além de disposição (muito) bem-humorada, percepção aguda e sensível dos hábitos e das manias, dos valores e das excentricidades, dos sentimentos e das neuroses, dos pensamentos e das complexidades, e das ideias e dos ideais expressos, em seu dia a dia, por homens e por mulheres comuns.

Sem dúvida, o adjetivo “privada”, em razão do fato de referir-se a situações usuais do cotidiano das pessoas, pode ainda assumir o significado de trivial ou descartável, embora os aspectos corriqueiros da existência humana sejam, no íntimo, as facetas mais fascinantes e mais instigantes de toda a vida, coisa que se destaca nos retratos rotineiros que, devidamente categorizados em sete tópicos distintos – a saber, FIDELIDADES & INFIDELIDADES, ENCONTROS & DESENCONTROS, ELES &/OU ELAS, FAMÍLIA, PAIS & FILHOS, NO BAR e METAFÍSICAS –, Verissimo cria em textos tais quais “A Aliança”, “Trapezista”, “Sala de Espera”, “A Volta(I)/A Volta(II)”, “Lar Desfeito”, “Escalões”, “Tu e Eu”, “Tios”, “Caixinhas”, “Festa de aniversário”, “A Descoberta”, “O Mundo Restaurado”, “A Verdade” e “O Homem Que Desapareceu no Prado”. De fato, inigualáveis e inimitáveis, essas crônicas desnudam o talento da alma introspectiva de seu criador, responsável por desmistificar, a exemplo de figuras do meio literário como o escritor colombiano Gabriel García Márquez e a poetisa norte-americana Emily Dickinson, a tibieza de espírito comumente associada aos tímidos, permitindo ao mundo enxergá-los de acordo com suas propensões e com seus intelectos complexos, profundos e surpreendentes.

– Karen Monteiro

site: https://tudoquemecomove.blogspot.com/2020/10/resenha-comedias-da-vida-privada-101.html?fbclid=IwAR0m00q-Axce_glxGkHMdWWv9XbghQlg2orCC-Mf8-MNGUj7QY_qpPey1WY

Henrique Fernandes 12/09/2020

Simplesmente demais kkk um humor fino e sem apelações como se vê ultimamente

Bel 08/06/2020

Li, reli e quero reler
Meu Deus como eu amo esse livro! Acho que já li ele umas 5 vezes e nunca deixo de rir (e refletir) sobre essa maravilha. As crônicas desse livro são daquelas que você não lembra que lembra mas quando vive algo parecido dá risada sozinho

1 | 2 | 3 | 4