Comédias da Vida Privada

Comédias da Vida Privada Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Comédias da Vida Privada

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 08/01/2024

Essa coletânea traz uma seleção de crônicas e contos de Luis Fernando Veríssimo já publicadas em jornal e posteriormente em outras coleção como O Analista de Bagé e As Mentiras que os Homens Contam.

Para os que não conhecem o autor, seu estilo é uma mistura de comédia com reminiscência, perfazendo uma leitura rápida e facilmente assimilável.

Quero destacar o poema Tu & Eu, a conversa de telefone em O Trapezista e o conto A Donzela, não por serem os melhores, mas justamente por serem a média da qualidade dos trabalhos do autor aqui reunidos.

Recomendo.
Clarissa164 08/01/2024minha estante
Adoro lê as suas resenhas e opinião sobre livro ?

Ana 08/01/2024minha estante
Amei sua resenha!!!

Renata CCS 12/03/2013

Veríssimo sempre decifra nossas comédias privadas
Para mim, Veríssimo é o “cara”! já li e reli vários de seus livros e minha paixão é mais que declarada, principalmente aqui no Skoob. O autor é famoso por suas narrativas bem-humoradas e pelo discurso que ironiza impiedosamente os costumes da sociedade. Em COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA ele permanece com seu estilo divertidíssimo, sempre leve e muito inteligente, e com sua capacidade de retratar o cotidiano com paixão e fúria.

O livro se divide em sete seções, tratando dos assuntos mais diversos: fidelidade, família, encontros, conversas de bar, vida conjugal, política e todo o universo imenso, rico e, ao mesmo tempo, banal, já tão conhecido de Veríssimo. São 101 crônicas onde seus personagens anônimos refletem o comportamento do típico brasileiro. Misturando o trágico e o cômico este volume reúne histórias engraçadas, delicadas e confessionais que revelam as pequenas e grandes tragédias da classe média, lugar de desejos bizarros e secretos. Nesta obra encontramos personagens que já se tornaram antológicos, como a mulher do Silva, o Mendoncinha, a Regininha e as noivas do Grajaú.

Este livro é um clássico dos anos 90 e virou até série de TV em 1995, tão hilária quando esta obra, em minha opinião. Veríssimo definitivamente decifrou nossas comédias privadas. Suas crônicas são sempre deliciosas e não há como não se reconhecer em suas tramas, onde a vida se transforma em algo totalmente hilário, tragicômico. Ele já se tornou uma referência nacional para quem gosta de ótimas crônicas.

Em tempo:
Uma leitura pode ser algo bastante relaxante se o tema for bem escolhido. O riso estimula a produção de endorfina no cérebro, alivia a tensão, melhora a oxigenação do sangue, rejuvenesce e, de quebra, ajuda a emagrecer. Estudos comprovam que apenas 10 minutos de gargalhadas podem eliminar cerca de 40 calorias. Então “simbora” malhar esses músculos com sonoras risadas, porque este livro, meu caro, promete!
Renata Céli 13/10/2013minha estante
Esse é um dos livros que mais gosto do Veríssimo. Muito bom!

Renata CCS 14/10/2013minha estante
Ele é demais, não é Re? Eu tb adoro este livro e está entre meus prediletos do Verissimo, juntamente com O Analista de Bagé.

sonia 28/10/2013minha estante
A mini série foi feliz na escolha dos atores para representarem estas histórias deliciosas.

@emtornodomeulivro 08/10/2021

Simples que alimenta a alma
Me tornei uma grande fã de Luís Fernando Veríssimo esse ano, estou devorando suas obras e acho incrível a escrita dele, ao mesmo tempo simples e magnífica. Me faz rir muito.

Victor 23/08/2012

ganhou minhas 4 estrelas pela despretensão, pelas horas de entretenimento e pequenos momentos nos quais é sempre bom ler alguma coisa leve que lhe arranque um sorriso do rosto.
várias histórias são totalmente previsíveis logo no primeiro ou segundo parágrafo, outras fazem você pensar se já não as recebeu na caixa de e-mail enviados por sua mãe ou alguma tia, outras são curtas, geniais, longas, sem sentido... há de tudo um pouco. um retrato escrito do cotidiano de gente como a gente (ou como os outros, tanto faz).

Elton Hoffmann 07/01/2009

Livro do Luis Fernando Verissimo das antigas.
Crônicas boas se misturam com ruins, e poucas são geniais.

Livro bom, mas eu prefiro os novos dele.

Dani Carrara 02/06/2020

"Maria José casou com José Maria por uma certa fascinação intelectual. Foram muito felizes".

egoista 06/09/2009

Comédias
Esse livro foi muito especial para mim. Foi um dos que despertaram em mim o prazer da leitura e o primeiro a ser lido na íntegra por mim de uma só vez. Muitas crônicas engraçadas, algumas reflexivas e todas baseadas no cotidiano, universais e de fácil acesso. Terei de ler novamente, faz alguns anos desde a primeira vez.

Daniel263 16/09/2009

Um clássico
Li pela primeira vez com 13 anos. Na época achei o máximo.
Quando reli com 18 percebi que muitas crônicas haviam sido "inspiradas" em outras do antológico Stanilaw Ponte Preta. Contudo, percebi que a genialidade de Luis Fernando Veríssimo estava em um upgrade de ironia constante e contemporaneidade.
Reli agora com 24 anos e continuo achando um livro ótimo. Um excelente aperitivo para aqueles que gostam de crônicas.

Beatriz.Linhales 10/02/2021

Já tive muitos livros preferidos. Uma hora algum outro ocupou o lugar daquele tão especial e desde então eu venho cultivando afetos por vários gêneros diferentes. Mas, eu tenho muito medo de achar algum livro de crônicas melhor do que esse. Veríssimo é quase insuperável, então nem deveria me apavorar tanto.
Veríssimo nos apresenta realidades atemporais. É de uma complexidade tão simples que me faz achar, enquanto aspirante a cronista, que eu poderia fazer parecido...ingênua...
Mas, reproduzível ou não, é uma delícia. Gosto de crônicas porque não costumo achar minhas leituras engraçadas, mas rio dos cronistas. Com Veríssimo, gargalho. Êxtase e catarse. Quase como quando leio teatro- paixões e identificações inexplicáveis.

Bel 08/06/2020

Li, reli e quero reler
Meu Deus como eu amo esse livro! Acho que já li ele umas 5 vezes e nunca deixo de rir (e refletir) sobre essa maravilha. As crônicas desse livro são daquelas que você não lembra que lembra mas quando vive algo parecido dá risada sozinho

Lori 15/04/2013

Minha cômica vida
Aquele que não se identificou com pelo menos uma das situações que atire a primeira pedra! Veríssimo consegue fazer você pensar e rir da tragicômica vida da classe média.

É sem dúvidas um dos meus livros favoritos, diria até que se o pusesse em uma categoria seria de "livro de conselhos certos". Porque tem hora que você chora porque o cara que você era afim vai embora com uma namorada e só te resta o óculos de sol pra esconder as lágrimas. Porque você também quase perece quando termina uma festa de criança, sem dizer que você sempre imaginou que algo inusitado com alguém, um encontro, uma aventura podia acontecer e acaba que o máximo que você faz é ir pra sua casa imaginando.

Veríssimo, entre ironia e um bom humor bonachão te faz pensar que nem sempre é preciso levar a vida tão a sério. Quem sabe não é mais fácil pensar na sua vida, pública ou privada, de uma maneira mais engraçada?
Renata CCS 26/06/2013minha estante
Concordo com vc Lori. Suas crônicas são sempre deliciosas e não há como não se reconhecer em suas tramas, onde a vida se transforma em algo totalmente hilário e tragicômico.

cristianepf 06/09/2009

Eu adoro crônicas e foi nesse livro que eu descobri porque foi o primeiro de crônicas que li na vida. Por isso esse livro tem lugar especial pra mim. Mas preciso reler, pois faz tanto tempo...

Karen 27/10/2020

O valor singular e curiosamente inestimável do dia a dia
Diálogos amiúde inusitados, aliados a enredos ágeis, combinam-se a considerações reflexivas e até filosóficas, pontuadas por irresistível comicidade satírica, o que conduz, em geral, a desfechos inesperados as crônicas do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo (1936-), atento e perspicaz observador não apenas das idiossincrasias inerentes à cultura brasileira, como também das peculiaridades concernentes à natureza humana. Assim se revela, com efeito, a essência das originais e argutas narrativas da compilação COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA: 101 CRÔNICAS ESCOLHIDAS, lançada, em 1994, pela editora L&PM, cuja leitura prazerosos momentos garante àqueles que manifestam, além de disposição (muito) bem-humorada, percepção aguda e sensível dos hábitos e das manias, dos valores e das excentricidades, dos sentimentos e das neuroses, dos pensamentos e das complexidades, e das ideias e dos ideais expressos, em seu dia a dia, por homens e por mulheres comuns.

Sem dúvida, o adjetivo “privada”, em razão do fato de referir-se a situações usuais do cotidiano das pessoas, pode ainda assumir o significado de trivial ou descartável, embora os aspectos corriqueiros da existência humana sejam, no íntimo, as facetas mais fascinantes e mais instigantes de toda a vida, coisa que se destaca nos retratos rotineiros que, devidamente categorizados em sete tópicos distintos – a saber, FIDELIDADES & INFIDELIDADES, ENCONTROS & DESENCONTROS, ELES &/OU ELAS, FAMÍLIA, PAIS & FILHOS, NO BAR e METAFÍSICAS –, Verissimo cria em textos tais quais “A Aliança”, “Trapezista”, “Sala de Espera”, “A Volta(I)/A Volta(II)”, “Lar Desfeito”, “Escalões”, “Tu e Eu”, “Tios”, “Caixinhas”, “Festa de aniversário”, “A Descoberta”, “O Mundo Restaurado”, “A Verdade” e “O Homem Que Desapareceu no Prado”. De fato, inigualáveis e inimitáveis, essas crônicas desnudam o talento da alma introspectiva de seu criador, responsável por desmistificar, a exemplo de figuras do meio literário como o escritor colombiano Gabriel García Márquez e a poetisa norte-americana Emily Dickinson, a tibieza de espírito comumente associada aos tímidos, permitindo ao mundo enxergá-los de acordo com suas propensões e com seus intelectos complexos, profundos e surpreendentes.

– Karen Monteiro

site: https://tudoquemecomove.blogspot.com/2020/10/resenha-comedias-da-vida-privada-101.html?fbclid=IwAR0m00q-Axce_glxGkHMdWWv9XbghQlg2orCC-Mf8-MNGUj7QY_qpPey1WY

Padime 16/12/2009

Hilario
humor inteligente .

Mônica 23/05/2013

Sou suspeita para elogiar.
Bem como o título já diz, sou suspeita para falar, pois amo crônica e amo mais ainda crônicas do Luiz Fernando Veríssimo.
O livro de crônicas é separado por "temas" do dia-a-dia como fidelidade e infidelidades, encontros e desencontros, família, bar, metafísica...Cada parte possui crônicas de situações da vida que podem tanto te fazer rir, como chorar ou simplesmente refletir a ironia escrita. O título diz bem as coisas que acontecem na crônica e que são parte da nossa vida.
Eu gostei do livro, virou um de cabeceira, sempre que possível leio uma ou outra crônica aberta ao aleatório.

1 | 2 | 3 | 4