Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Jhulidriel 27/03/2024minha estante
Já assistiu o filme? É um dos meus favoritos, mas nem sabia que era baseado um livro

Duda 27/03/2024minha estante
É bom? Eu comecei a assistir mas acho q tava tão cansativo o livro que não continuei. Vou pegar pra ver qualquer dia desses

Naara.Brum 24/03/2024

Não faz meu tipo de leitura. Achei horrível ser escrito em forma de e-mails, talvez no filme fique legal, mas ler foi difícil.

Ana Paula 19/01/2024

É muito doido!!
No início achei confuso, pq cada personagem meio q narra algum acontecimento!
Em momentos diferentes, eu ficava com raiva de personagens diferentes!
De um modo geral, qdo vc para para pensar em tudo oq a personagem passou, pensamos na nossa vida real. Mas pra mim, poderia ter sido contado de uma forma mais simples!

kissylasky 11/01/2024

Decepcionante
A capa fofinha me pegou. Achei que era um daqueles livros cheios de eventos engraçadinhos, açucarado, com final clichê e tudo.
Nada disso.
Está mais para um diário de viagem, cheio de descrições totalmente irrelevantes de um local que praticamente ninguém que lê esse tipo de livro quer visitar.
Pior que aa historia do livro até que se desenvolve bem, descreve uma personagem forte e super pra frente, mas ela simplesmente se torna uma imbecil do meio para o final.
Perdi tempo achando que melhoraria.

Dinheiro jogado fora.

Nay Arca 07/11/2023

Legalzinho, é pra ser um suspense, mas é bem fraquinho, leitura rápida e fluida. Recomendo, mas nem tanto

Júpiter 04/09/2023

Odeio todo mundo e amo a história toda
É cheio de gente mesquinha e egoísta, mas isso que torna a história boa. Chega de personagens perfeitos ou com defeitos insignificantes!!! Eu quero ver gente doida!!!
Eu comparei com Morro dos Ventos Uivantes, porque não gosto de ninguém, mas os personagens dessa aqui estão longe de serem detestáveis. Você só passa raiva com eles, mas ri pra caramba. E quando a gente descobre, eu me senti como se eu estivesse lendo um Agatha Christie, porque dá um clique que faz todo sentido. Esse livro é genial

Nara93 03/09/2023

Subestimei MUITO
Passei 200 páginas decidida a dar nota 2 pro livro. É muito confuso ler várias cartas e emails e entender quem são os vários personagens sem ter uma introdução, sem ter capítulos, sem ter ao menos um norte do que está acontecendo. Um grande caos.
Mas quando vc entende que é uma colcha de retalhos feita por uma personagem adolescente de 15 anos dá pra passar um pano.
A história é sobre uma mulher rica que tem um marido que é super gentil mas vive trabalhando e tem uma filha inteligente e simpática.
E essa mulher é do tipo de pessoa que não se encaixa e não quer se encaixar em determinadas comunidades e é muito julgada por não fazer parte do grupo de pais da escola, por exemplo. E isso faz com que ela seja mal falada e as pessoas criam várias fake news sobre ela.
E sabe quando uma pessoa A vem falar mal da pessoa B e você não conhece a pessoa B e então acredita que a B é ruim?! E a soma dessas coisas ruins que inventaram vira uma bola de neve e o resultado é: a B é uma pessoa doida que não pode mais viver em sociedade.
O livro poderia ter sido melhor na contextualização, ou pelo menos que tivessem colocado datas nos e-mails pra dar uma noção de continuidade, ou deixar claro o que é carta, o que é email, ou dizer no início da carta quem está enviando ela. Dá um trabalho ler sem essas coisas e cansa.
Mas vale a pena.

Kharynne0 29/08/2023

Comecei a ler pq disseram que é um livro engraçado não achei divertido. No começo é um pouco confuso mas no meio vc fica curioso pra saber o que aconteceu.

JoanaPJaneiro 22/08/2023

Primeiro livro do ano que me fez rir à gargalhada.

O livro ate metade é tão tão tão engraçado, a personagem de Bernardette é todo um mood.

A primeira parte do livro tem uma forma de escrita que me fez ficar completamente agarrada ao livro: e-mails, jornais?
É claramente um sim

beatriz 21/07/2023

White people problems
Um livrinho bobo de sessão da tarde, bom pra dar umas risadas.

É um livro com uma configuração diferente e isso me agradou. Ele é constituído por e-mails e bilhetes, construindo uma linha nem tão cronológica assim dos fatos.
Apesar de ser dividido em poucos capítulos e tornar a leitura relativamente arrastada por conta disso, eu gostei. Pra mim, foi um pico de sentimentos. No começo me despertou bastante o interesse, depois ficou morno porque algumas passagens são um tanto entediantes, depois voltava a me enganar.
Achei os personagens bem desenvolvidos com características bem pontuais, mas nada muito estereotipado.
Todos os personagens constituem uma pequena elite bem hierarquizada, em que cada um desempenha o papel de pentelhar o outro. Resumindo, um bando de gente fofoqueira e desocupada servindo barraco pra nós, leitores.
A vibe é bem a de problema de gente branca mesmo, já que os menores dramas se tornam os maiores problemas.
Achei que algumas questões ficaram em aberto e faltou um temperinho, como o quadro psicológico da Bernadette que a autora resolveu de forma convenientemente rápida, sem terapia, etc. Também não gostei da passada de pano que a autora deu em certas atitudes, como a traição do Elgin e a redenção mágica da Audrey, mas ok.
No fim de tudo, é sobre o amor, o companheirismo e a amizade entre mãe e filha. Acho que valeu muito, me divertiu em vários momentos!

Gabriela.Duarte 27/04/2023

??????
Peguei a referência desse livro em outro livro, minha curiosidade gritou ?
Achei o começo um tanto confuso e maçante porém depois fui pega pela curiosidade de saber o que aconteceu com essa mulher e devorei.
Um livro pra ler sem pretenção, só um livro leve pra deixar acontecer.

Martins Mo 08/03/2023

Leitura de feriado
Recomendo como uma leitura leve de feriadão. Do meio pro final ele fica bem dinâmico, te prende lá querendo entender ?o que que tá acontecendo? ??

O final também me surpreendeu, mas senti falta de saber como ficaram os emaranhados criados durante a, chamada, fuga.

Não é que a autora não tenha dado um ponto final nesses tópicos, mas eu achei que faltou um pouco mais de informações acerca deles.

Já que, em determinado momento, ouvimos o lado de diversos personagens? Pq no fim só ficamos com a versão de um só deles? Acho que consegui resumir meu ?incômodo? com o fim kkkk

Ana Carol 01/03/2023

Bernadette e Bee são os melhores personagens! Em compensação, Elgin e a secretaria são péssimos, ódio! Amei a virada da Audrey, quem diria que ia simpatizar com ela! Já conhecia o filme e por incrível que pareça, gostei muito da adaptação. Devo confessar que fiquei com vontade de ir para a Antártida, me resta agora juntar dinheiro para isso kkkkk

Diana 28/02/2023

Chato
Ai gente achei bem chato e aborrecido. Não me envolvi na história em nenhuma parte do livro? só o terminei porque é um livro pequeno e de fácil leitura mas não aconselho.