Jung: O Mapa da Alma

Jung: O Mapa da Alma Murray Stein

Resenhas - Jung o Mapa da Alma

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 03/01/2023)
Ótimo livro. Clareou minha mente a respeito da tese junguiana. Os conceitos são muito bem explicados e não se faz necessário pesquisa em outras fontes. Tudo é colocado como uma introdução mesmo, e para mim que procuro uma base mais sólida, foi realmente ótimo.
A estrutura do livro no geral é muito boa, e não cansa nem um pouco. Pretendo recomendar pra pessoas que se interessem nos estudos de Jung. Adorei a leitura.

Lucca 05/07/2023

Um bom livro introdutório para aqueles que desejam conhecer a teoria do Jung
É um livro relativamente rápido de se ler, mas confesso que a escrita do autor foi um pouco rudimentar demais deixando alguns tópicos confusos
Mas isso deve também ao fato de que a própria teoria de Jung é um tanto quanto confusa
Envolvendo inconsciente com aspectos místicos e religiosos
Ainda assim é muito leitura que vale a pena para se ter uma noção básica de diversos conceitos
Eu definiria como um ?start? para posteriormente se aprofundar nas obras realmente escritas por Carl Gustav Jung
Enfim
Recomendo o livro, mas com ressalvas
Pois em algum momento pode ficar confuso ou até mesmo você não entender
Mas com paciência
Você consegue compreender as ideias do fundador da Psicologia Analítica
??
Sara.Godoy 05/07/2023minha estante
Jung é incrível ??

Lucca 07/07/2023minha estante
Simmm, muito
Aprofundei muito fazendo a facul de Psicologia
Além de ouvir os álbuns de BTS que referencia as obras deles de maneira genial

Sara.Godoy 08/07/2023minha estante
Faço psicologia também, adoro psicologia analítica

Lucca 10/07/2023minha estante
Ooooo que massa vey
Psicologia analítica é muito interessante mesmo

clara3879 09/06/2023

Um corajoso e intrépido viajante penetrando no desconhecido
O livro é ótimo para a introdução na psicologia analítica. Para mim, que nunca tinha me aprofundado muito sobre o tema e cai de cabeça em Jung, foi uma ajuda imensa. No início foi frustrante entender e associar todos os novos termos, mas com a fluidez da leitura o mapa junguiano vai se conectando e tornando maciço, a inexplorada psique humana vai tomando forma e Jung se torna cada vez mais surpreendente.

Edson.Bezerra 19/05/2023

Boa obra introdutória à psicologia de Jung, em que o autor tenta tornar a complexa rede de conceitos desenvolvida pelo psiquiatra suíço mais acessível a quem está começando nesses estudos.

Candido Neto 13/04/2023

Uma introdução ao sofisticado e intrincado mundo da psicologia analítica.
Tudo começa bem casualmente e segue muito natural em progressão quase óbvia de conclusões dando início a novos postulados.
Tão bem escrito que tenho a falsa certeza que já posso explicar tudo num programa de rádio e abrir meu consultório. SQN

Cintia F. Leite 05/03/2023

Guia dos níveis da Psique
Guia dos níveis da Psique

Segundo Carl Jung, o mundo inteiro está pendente por um fio, e esse fio é a psique humana. É vital que nos familiarizemos todos com isso. Jung: O Mapa da Alma é o livro mais importante sobre psicologia junguiana publicado nos últimos anos. É esclarecedor tanto para aqueles que querem entender o complexo pensamento de Jung quanto para os que acreditam que já o entendem.

O projeto de explorar cientificamente a psique humana foi descrito inicialmente em sua tese doutoral, Sobre a Psicologia e Patologia dos Chamados Fenômenos Ocultos. O estudo de Jung fornece uma descrição psicológica do mundo interior de uma jovem e talentosa mulher que, na realidade era a sua própria prima Helene Preiswerk. Quando adolescente, ela era médium, os espíritos de mortos falavam através de sua voz, com acentos históricos notavelmente precisos. Jung estava fascinado e se empenhou em entender e interpretar esse fenômeno psicológico incomum. Para isso, ele utilizou o teste de associação verbal com o intuito de desvendar as características ocultas pelo inconsciente, classificando-as como ?complexos?, um termo que perdurou e o fez famoso, sua descoberta foi divulgada em numerosos artigos.

Sempre se destacando entre os membros da psicanálise, Jung ampliou ainda mais as suas teorias criando uma ligação entra a física moderna, a história, cultura e religião. Sua investigação acerca do inconsciente não foi realizado unicamente com sujeitos experimentais e pacientes, Jung também se analisou. Observando cuidadosamente seus próprios sonhos e desenvolvendo a técnica de imaginação ativa, ele encontrou um caminho para penetrar nos espaços mais inacessíveis do seu mundo interior. Para entender seus pacientes e a si mesmo, ele desenvolveu um método de interpretação que se baseou em estudos comparativos de cultura humana, mito e religião, denominando esse método de ?ampliação?.

O mapa da alma de Jung pode ser um instrumento útil para aqueles que desejam orientação e um guia, explicando os níveis da psique assim como as relações e dinâmicas entre eles. É uma obra de arte cujas partes estão em perfeita harmonia entre si, atraindo e seduzindo a uns e não a outros. A obra do psicólogo suíço, Carl Jung, muitas vezes não é cuidadosamente lida e por isso é criticada por ser incoerente e contraditória, para se afastar de qualquer distorção das ideias de Jung, é fundamental conhecer esse livro Jung: O Mapa da Alma e descobrir a valiosa e única teoria da Psicologia Analítica.

Visionário, muitas de suas intuições originaram-se em suas experiências do sublime, as quais lhe chegaram em sonhos, visões e pelo método de imaginação ativa. A intenção do seu mapa é abrir panoramas em vez de os bloquear.

"Murray Stein entra no espírito de aventura do próprio Jung, no território desconhecido do inconsciente. Guiando-nos através do desenvolvimento de Jung, ele escreve como alguém que conhece o seu caminho, mas sente com Jung a alegria da descoberta." Joseph L. Henderson, autor de Shadow and Self.

OPINIÃO FINAL

O livro Jung: O Mapa da Alma expõe muitas ideias, informações preciosas pra quem deseja entender as teorias de Jung, que são complexas e ao mesmo tempo é um prazer conhecê-las. Sendo assim, acredito que para assimilar todo o conteúdo de modo satisfatório, é mais vantajoso ler aos poucos.

Infelizmente, devido a algumas faculdades de psicologia promoverem um certo distanciamento das teorias de Jung e com isso estudantes ou mesmo psicólogos terem pouco embasamento teórico. Por mais que esse livro seja introdutório, talvez para os leigos funcione melhor ler um material mais conciso antes, sugiro então Introdução à Psicologia Junguiana, por Calvin S. Hall e Vernon J. Nordby.

Durante a leitura, Murray Stein por vezes para explicar algumas teorias junguianas dá um contexto histórico ou biográfico como o nazismo e a relação do Jung com Freud, além de um exemplo prático. O livro funciona como um excelente curso sobre Psicologia Analítica. Na primeira vez que eu li, lembro que fiz várias marcações e anotações, por esse motivo seria interessante que a próxima edição viesse com folhas de gramatura mais grossa e letras maiores, para não cansar a vista. Enfim, essa é uma obra que vale a pena ser lida e relida atentamente, sem espaço para distrações.

=== Para conhecer outros livros sobre a Psicologia Junguiana, acesse meu blog MELKBERG ===

Dea 01/03/2023

Perfeito para quem busca compreender a si mesmo
É o livro de entrada para quem quer aprender sobre Psicologia Analitica (ou Junguiana). O livro é muito bem estruturado, usa de uma linguagem bem acessível ao leigo no assunto, explicando de forma clara as idéias centrais da obra de Jung. Todos os elementos que compõe a nossa psique sao detalhados com clareza e objetividade. Fácil de entender. É o livro mais importante que li na minha vida, pois foi um divisor de águas. Depois dele, minha perspectiva sobre quem sou e como encaro a vida mudou drasticamente. Recomendo a todos que buscam se conhecer melhor e à todos que desejam desenvolver ferramentas internas para lidar melhor consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Wilson 19/01/2023

Fundamental para entender Jung
Livro fundamental para entender o pensamento de Jung. O melhor livro de introdução à Psicologia Analítica de Jung. O autor faz um trabalho magnífico sintetizando a obra de Jung, apresentando os pontos áridos de uma forma acessível.

Babi.Oliveira 08/01/2023

Didático é a palavra chave...
Mesmo sendo preciso ter uma base de estudo, a leitura é bem dinâmica e fluída. É uma leitura indispensável para quem está começando agora a ler as obras de Carl Jung. Não tem ordem cronológica das obras de Jung, mas explica os conceitos básicos e até mais complexos sobre as principais teorias do psicanalista, a leitura é dividida em capítulos que se interligam, o autor explica as controvérsias e sempre faz referência ao teórico principal.
Foi uma leitura gostosa, leria de novo quantas vezes quisesse, como um guia de Jung e o seu mapa da alma humana.

Al Ferreira 24/11/2022

E a curiosidade?
Ainda que não seja da minha especialidade e devido a Isto, muitos termos e sentidos serem complexos de significar, foi uma leitura guiada bastante interessante, pelo desafio do contexto desconhecido e pela proposta de desenhar uma parte relevante do trabalho de Jung. Leitura feita em doses homeopáticas e com muitas marcações!

Lets 18/10/2022

Forever jung i wanna be forever jung
Simplismente perfeito. É claro que o livro é apenas uma introduçãozinha á teoria Junguiana, mas dá muito pro gasto pra quem está adentrando nesse universo incrível e quer entender o básico, antes de ler pelas mãos do próprio Jung. E é isso, apaixonada, psicologia analítica não é só uma abordagem, é arte ??

Lud 03/07/2022

Bom resumo da Obra
Murray Stein, em Jung - O Mapa da Alma, traz os principais temas da Psicologia Analítica em um livro relativamente curto. Por se propor a resumir um conteúdo tão profundo e complexo, a leitura acaba se tornando bastante densa. Requisitou significativamente a minha atenção, só conseguia ler algumas páginas por dia, por ter muito para digerir.
Apesar disso, a escrita de Stein é bem palatável. Gostei da sua didática na maior parte do texto. Em alguns momentos ele é prolixo, sobretudo na introdução, quando fala um pouco sobre a biografia de Jung. Porém, dá para notar na maneira como escreve que ele é realmente apaixonado pela Psicologia Analítica, a incorporando não só no seu trabalho, como também na sua vida.
Pessoalmente, sou uma mera curiosa, não faço parte da área. Contudo, já tinha contato prévio com alguns conceitos junguianos, como persona, sombra, complexos, animus/anima. Para mim, essas foram as partes que fluíram com mais facilidade. Pude olhar para esses termos por uma nova perspectiva, já que estavam sendo explicados por outra pessoa. O final foi a parte que me exigiu um pouco mais, em que são tratadas as sincronicidades. O material começa a se misturar com metafísica, cosmologia. Interessantíssimo, mas a meu ver, muito complexo. Um tema que necessitaria de muito mais páginas para ser discutido de maneira razoável.
Posto isso, para quem quer começar os estudos de Psicologia Analítica, esse livro é um bom ponto de partida. Para quem quer solidificar as bases que já tem, como eu, também super recomendo. Stein faz um ótimo trabalho em despertar a curiosidade e o fascínio pela obra de Jung.

flavioterapia 16/04/2022

21° livro lido com o grupo de leitura que criei em 2021, fiquei em 2°. Lido em 13h. Livro complexo, profundo e instigante pela tentativa de Jung em fazer ciência com o material do psiquismo, sem cair no campo do misticismo ou da religião.

pabloliman 26/03/2022

Uma Busca por Você Mesmo
Antes de introduzir a obra de fato, gostaria de dizer que se você, leitor desta humilde resenha opinativa, busca uma maior compreensão e noção da psique humana, creio que esse seja um bom início, mesmo que, na minha opinião, sendo uma leitura que pode afugentar os não leitores pela sua densidade.
De certo, é impossibilitada para mim a ideia de iniciar as considerações deste pequeno livro sem mencionar o criador e genuíno cientista, psiquiatra, psicólogo, professor, artista e profeta Carl Gustav Jung, descrito e conhecido como o idealizador do mapa da alma e criador da psicologia analítica. Jung faleceu em 1961 aos 85 anos em sua casa na cidade de Zurique, na Suíça, país onde nascera e em vida publicou toda a sua obra. Na intenção de não me alongar muito, devo apenas concluir que Jung era um homem, acima de tudo, curioso, egoísta, e como muitos, passou diversas provações de um homem que viveu em uma época onde guerras eram travadas, e em alguns períodos, não se era permitido o estudo e muito menos as reflexões em torno da tão indiferente psique humana.
Posso falar também que Jung é apenas, talvez, me arrisco dizer, um coadjuvante nesse livro. Pois, antes que se confunda, Murray Stein foi o idealizador desse ensaio extremamente didático e atual. Visto que reuniu tamanha gama de saberes e conhecimentos em seus estudos das teorias de Jung. Stein nos demonstra tamanha sabedoria em dominar praticamente toda a obra que Jung publicou em vida. Tecendo junto do leitor as linhas para uma confecção contemporânea do mapa que foi criado e alterado por décadas.
E o que é possível para mim resumir em relação ao conteúdo em si, é extremamente desafiador. Mas de início, quero que entenda que Jung explorou principalmente um elemento da psique humana, ponta pé inicial e motivador de seus estudos, o inconsciente. O inconsciente é descrito como tudo o que não é acessível. Deste ponto, vou trazer apenas algumas poucas conclusões a partir da leitura realizada, que, para mim, são importantes e atraentes aos futuros poucos leitores dessa resenha.
Falarei da Persona. Como um dos diversos conceitos atribuídos por Jung nesse livro, é descrito como "a interface psíquica entre o indivíduo e a sociedade que constitui a identidade social de uma pessoa". Em minhas palavras e de diversos atores e estudiosos; Persona é a "mascara" social. Criada para o convívio do social, do externo, do comunicar. Das relações superficiais. Do trabalho. De casa. Da festa. É fato que, como pessoa social, é inevitável a interpretação igualmente social de outras pessoas em um ambiente tão social quanto.
Acabei de lhe expor apenas uma das diversas definições conceituais de uma das interfaces da psique, que faz parte do inconsciente. E assim, espero ter ao menos despertado o interesse.
De certo, para mim, foi uma leitura calma e agradável, mas tensa e questionadora, onde fui levado a reflexão em diversos momentos durante esse processo. Recomendo este livro a você, leitor, que chegou até o final dessa resenha, e agradeço. E voltarei a fazê-las, pois me é de tamanho agrado.