Jung: O Mapa da Alma

Jung: O Mapa da Alma Murray Stein

Resenhas - Jung o Mapa da Alma

Daniela 14/06/2021

Mapa didático da alma.
Este livro é ótimo para quem quer entender linearmente a obra de Jung, é uma boa introdução, muito bem escrito e claro. Tem ótimas reflexões e pode ajudar a pensar organizar a leitura das obras Completas. Recomendo.

ToniBooks 25/07/2021

O Advogado do Inconsciente.
Murray Stein, um dos maiores especialistas da psicologia analítica, traça um panorama sobre os principais aspectos das ideias de C. G. Jung. Do ego consciente aos arquétipos; da persona à sombra. Stein discorre acerca da aplicação prática de tais conceitos, ainda que de forma introdutória. Considerado um místico por uns, e um gênio por outros, Jung segue imprimindo em corações e mentes a sua psicologia profunda (ou simbólica). Tal qual o universo físico, os fatos relacionados à psique humana encontram-se em plena expansão. É o que posso concluir de "Jung - O Mapa da Alma."

Carol 24/08/2020

Uma ótima opção para ter um panorama geral da obra de Jung e seus principais conceitos
O autor aborda a obra de Jung em capítulos temáticos sobre ego, arquétipos, complexos, persona, sombra, anima/animus, si-mesmo, sincronicidade não apenas definindo as ideias de Jung, mas trazendo também o contexto histórico, o que ajuda muito na compreensão da teoria.

Não se engane, apesar de ter pouco mais de 200 páginas a leitura é densa e rende muitas horas de estudo (caso seja este seu objetivo). O conteúdo é complexo e desafiador, então, talvez não seja a melhor indicação pra quem ainda não teve nenhum contato com a Psicologia Analítica ou já não tenha alguma familiaridade com psi de um modo geral (Se for o seu caso, vale a pena pesquisar sobre O homem e seus símbolos que foi elaborado para o público geral).

Como estamos falando de uma obra extensa e fruto de uma vida inteira de experimentação e trabalho, é de se esperar que não seja das tarefas mais fáceis resumi-la em poucas páginas sem perder a essência do original, assim, é muito bacana ter um título como o de Stein que possibilita ao leitor partir para os livros do próprio Jung, talvez, um pouco mais preparado, rs.
Bruna 21/09/2020minha estante
Então você recomenda que leiamos primeiramente O Homem e Seus Símbolos, e depois este?

Forest 14/10/2021

Cada vez mais apaixonado pela psicologia de Jung.
Senhoras e senhores, que leitura! Recomendo muitíssimo! Faz um excelente panorama da teoria Analítica, de maneira didática, e muito bem organizada. A teoria em si, é deveras complexa mesmo (esse percepção está ficando cada vez mais firme), Jung foi muito longe e muito profundo em suas descobertas, de modo que, dar uma ideia geral de tudo que Jung trouxe a luz, e ainda assim fazê-lo de modo a seduzir e encantar o estudante/leitor, é uma tarefa para poucos. Uma tarefa hercúlea, que foi muito bem realizada por Murray Stein, nessa que considero a melhor obra possível de introdução a Psicologia Profunda.
São muito e muitos os trechos que gostaria de destacar aqui, e fazer citações, mas é difícil escolher... Eu usei basicamente metade das minhas "bandeirinhas" de post it nesse livro, o livro realmente condensa muitos conceitos essenciais, de forma fascinante.
A psicologia de Jung é para o futuro ainda (no sentido coletivo, de popularidade), Ele foi um visionário! O poder explicativo da teoria Analítica é imenso, Jung desenvolveu uma cosmologia (o livro tbm esclarece vários aspectos da vida e visão pessoais de Jung, por exemplo uma coisa curiosa que aprendi com o autor: Jung e Einstein jantaram juntos diversas vezes em sua casa, e nesses encontros falavam sobre a relatividade - como bem se sabe Jung manteve contato com vários pensadores de várias áreas, e a física tem um papel preponderante em sua teoria, já que muitos conceitos são adaptações.) uma ontologia mesmo. Somente se embrenhando nos escritos é que se pode ter um vislumbre do alcance e poder dessas idéias. Pode mudar sua vida grandemente! E esse livro é uma excepcional porta de entrada para esse universo fascinante da alma humana!

Bruna 10/03/2020

Eu cheguei até até esse livro pelo trabalho artístico do grupo BTS. Pela ponta do iceberg que eu já tinha vislumbrado, eu sabia que seria uma grande jornada, mas foi ainda mais do que eu esperei.
Eu não tinha proximidade alguma com a teoria junguiana e a cada página eu agradecia ao Stein por fazer esta introdução com uma linguagem mais simples e acessível. Me despertou curiosidade para estudar outros textos e livros.
Achei interessante para essa experiência que o autor trouxe o contexto de vida do Jung e até contextos históricos que envolvem Freud. Quando eu lia, eu tinha a sensação de que Murray Stein soube colocar nessa introdução o essencialmente necessário (nem mais nem menos) para começar a entender o universo junguiano.
Foi uma leitura às vezes difícil, às vezes minha cabeça bugava e eu tinha que me dar tempo para digerir, mas foi incrível! É um livro que pretendo reler no futuro.

flavioterapia 16/04/2022

21° livro lido com o grupo de leitura que criei em 2021, fiquei em 2°. Lido em 13h. Livro complexo, profundo e instigante pela tentativa de Jung em fazer ciência com o material do psiquismo, sem cair no campo do misticismo ou da religião.

marcoszorro 15/08/2010

Extraordinário
Murray Stein de forma brilhante resumiu a extensa obra de Jung ,como se isto fosse possível.Cada página contém uma enorme quandidade de conteúdo e informações extremamente esclarecedoras.Um livro imperdível que deve ser lido e relido.

Alci 29/07/2012

Banquete de psicologia junguiana
Uma excelente "viagem" por todo o trabalho de Jung numa leitura fácil, embora exigente em termos de fazer o leitor acompanhar a trajetória mítica/mística do inconsciente na ótica junguiana. Eu goso. Mesmo achando que, como bom leonino, toda essa busca de individuação que ele propõe é nada mais que o dharma da busca de expressão pessoal que nascer sob esse signo impõe, vale pra todos, porque não há quem não queira, em algum remoto lugar extraordinário da mente, encontrar um si-mesmo... Livro para ficar sempre lendo e relendo, pois são conceits que vamos apreendendo melhor a partir de cada nova experiência de vida..

Pedro 07/03/2018

Jung Mestre
Leiam esse livro!! Leitura super delícia! Até então tenho pouco contato com a psicologia, apesar de grande interesse, fato que me fez procurar um livro introdutório bacana. Com esse ar que envolve um grande arcabouçou de culturas humanas e percepções da nossa existência, as concepções do Jung já me chamavam atenção há um certo tempo. Cada capitulo fritou minha mente de alguma forma kkkkkkk o cara é muito maneiro! O Murray Stein por sua vez tem uma escrita super acessível, e ainda deixa recomendações em cada capitulo de qual livro ler do próprio Jung sobre aquele aspecto que ele esta explicando.

Danilo Keys 12/12/2011

O livro é uma espécie de tutorial para a obra de Jung, inclusive do início ao fim o professor Murray Stein cita todos os textos das obras originais que considera importantes para compreender o mapeamento junguiano da psique humana.

Depois de lê-lo é possível entender quase todo o léxico do teórico suíço. Daí, mergulhar nas obras originais fica menos doloroso e mais fácil. O livro também dá algumas poucas pinceladas nos eventos que culminaram no distanciamento entre Jung e Freud.

É ótimo para iniciantes interessados na psicologia de profundidade (inclusive soube depois que faz parte da biobliografia básica em alguns cursos de psicologia), pois ajuda a entender um pouco do que, segundo os estudos de Jung, ocorre na mente humanda e na interação dela com objetos exteriores.

É possível entender consideravelmente bem o significado de conceitos da psicologia analítica como sincronicidade, transferência, sombra, persona, ego, anima/animus, constelação, complexo, inconsciente coletivo e outros.

Nota 8,5

Ilza 26/06/2020

Pelo começo
De fato, uma introdução, como o título diz. Para quem tem interesse por psicologia, mas não atua nessa área e também aquela quedinha por espiritualidade, certamente já se deparou com Jung. Esse livro apresenta seus ensinamentos básicos de uma forma bem simples e didática.
O mapa da alma apresenta divisão e definição de cada parte consciente e inconsciente do ser humano. E quado você se olhar no espelho não perguntará mais "quem é você?" e sim "quem é meu ego? Minha persona? Minha sombra?...". Somos muitos. Somos plural.

Wilson 19/01/2023

Fundamental para entender Jung
Livro fundamental para entender o pensamento de Jung. O melhor livro de introdução à Psicologia Analítica de Jung. O autor faz um trabalho magnífico sintetizando a obra de Jung, apresentando os pontos áridos de uma forma acessível.

Natalia.Castanha 07/08/2021

Excelente livro para quem deseja aprender sobre Jung
Livro excelente para quem deseja aprender sobre Carl Gustav Jung e sua teoria (Psicologia Analitica), faz uma analogia entre o Universo e sua exploração, com a Psique como um Universo de dentro e Jung seu ?explorador?. Explana sobre a teoria de forma didática.

Lets 18/10/2022

Forever jung i wanna be forever jung
Simplismente perfeito. É claro que o livro é apenas uma introduçãozinha á teoria Junguiana, mas dá muito pro gasto pra quem está adentrando nesse universo incrível e quer entender o básico, antes de ler pelas mãos do próprio Jung. E é isso, apaixonada, psicologia analítica não é só uma abordagem, é arte ??

stigmasg 06/06/2021

muito bom
o livro a bem interessante, talvez seja um pouco complexo mas a leitura consegue fluir perfeitamente.