As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

amandafffdo 20/04/2023

A solidão tem seus labirintos
Finalmente pude começar a conhecer Zafón, o que me alegra e, ao mesmo tempo, traz grande confusão. Gostaria muito de me apaixonar rapidamente pela escrita e escritor, mas o gênero fantasioso e demasiadamente ficcional atrapalhou um pouco a experiência; também a expectativa que cultivei até conhecê-lo.

De qualquer forma, nesse livro é possível notar uma crescente da escrita com narradores menos observadores (o que pessoalmente me agrada bastante), além da busca por vezes cuidadosa para encontrar seu leitor.
A narrativa é cansativa e exagera em acontecimentos, aparentando o desejo de criar um grande mistério, mas, infelizmente, não consegue atingir seu potencial, ficando enfadonha.

Em todo o caso, aguardo novas oportunidades de ler as outras obras e aproveitá-las de maneira mais intensa e agradável.

"Aprendi que as vezes a solidão é um caminho que conduz a paz."
Fabio 20/04/2023minha estante
Belíssima resenha Amanda!
Parabéns!

amandafffdo 21/04/2023minha estante
Muito obrigada Fábio =))

Aline MSS 13/04/2023

Último livro da trilogia Príncipe da Névoa
Romance com pitadas de suspense rápido de ler e apaixonante. Pra quem é ansioso e depressivo, os livros desse autor garantem uma zona de conforto inigualável.

A história trata sobre uma família q após a perda do seu patriarca é convidada a se mudar de Paris para a Normandia e trabalhar para um homem mto rico(fabricante de brinquedos). O verão na nova casa tinha tudo para ser o melhor da vida deles, mas acontecimentos inusitados tiram a paz da família, principalmente após desvendarem o passado de seu patrão.

É uma história bem triste e fecha a trilogia Príncipe da Névoa.
Pessoalmente não achei mtas conexões entre as histórias dos 3 livros e acho q essa nem foi a intenção do autor. Ele até taz alguns elementos fantasiosos (q dão uma pitadinha de MEDO) nos 3 livros, mas eles não formam uma historia linear. Os livros são autônomos e não precisam ser lidos em sequência. Cada um deles é maravilhoso à sua maneira!

Em todas as minhas resenhas busco citar séries e filmes q acabam vindo na minha mente enquanto leio o livro. Sempre faço essas conexões durante a leitura, pq acho q fica mais "fácil" me conectar com os personagens, cenários e afins.
Esse livro me remeteu a uma série britânica chamada The Durrells e tbm à serie Doctor Who(a clássica). A primeira por se tratar de uma família q vai p/outro país (Grécia) após os reveses de suas vidas. E à segunda por conta dos elementos "sobrenaturais" da história, como os autônomos e a fábrica de brinquedos.

Dos 3 livros, esse foi oq senti menos medo, mas os 3 possuem histórias tristes e saudosistas. Vale demais cada centavo gasto com esse autor. Sério!

Oq tem no livro:
-História linear rápida, com poucas descrições e diálogos curtos;
- Luto;
- Tem uma história dentro da história (bem característico do autor);
- Personagens com histórias simples, cotidianas e tristes.
- Elemento sobrenatural.

Li o e-book. Esse é o típico livro q eu recomendaria p/ todo tipo de pessoa, então pode se jogar tbm na versão física. É uma ótima dica de presente! Esse autor é apaixonante.
Gleidson 13/04/2023minha estante
Li esse livro há bastante tempo, mas sua resenha me fez relembrar os bons momentos que passei debruçado sobre essas páginas.

Aline MSS 14/04/2023minha estante
Ah! Q bom q te fez rememorar. Esse livro é mto acolhedor de certa forma. Irei reler com crtz! ?

Gleidson 14/04/2023minha estante
Vale mesmo uma releitura. Na verdade a trilogia vale uma releitura.

Araujo20 26/03/2023

Sombra e Luz
A última história de Zafón para mim? a única que eu ainda não havia lido. E é nessa mescla de nostalgia e de alegria que recebi a história dos Sauvelle e do fabricante de brinquedos. Dessa vez o cenário é a costa francesa, mas o ar de mistério permanece. Uma viúva e seus dois filhos, uma mansão misteriosa, um amor juvenil, segundas chances, o fogo e as sombras? e até um pequeno espaço para o prelúdio de um misterioso personagem da quadrilogia do cemitério dos livros esquecidos.
Como de costume: narrativa envolvente e incrível.

clarakairos 25/02/2023

A maior das sombras
Devo concordar com o próprio autor e dizer que As luzes de Setembro é sua melhor obra infanto-juvenil. Personagens bem construídos, ritmo envolvente e final bem estruturado e nem tão previsível assim (é possível imaginá-lo, mas não em sua completude. Sempre há um detalhe delicioso de se descobrir). No nível certo para agradar ao público mais jovem e também o adulto. Sua obsessão pelas sombras e personagens de olhos vermelhos poderia dar uma tese completa, e amo como eles são uma característica firme em suas obras. Zafón promete excelência e entrega.

anarontani 25/02/2023

Ameiii
aqui já se vislumbra a magia de a sombra do vento!

começo um pouco descritivo demais.
mas, msm assim é bem envolvente e mais da metade do livro é ação ?

?Aprendi que às vezes a solidão é um caminho que conduz à paz. E durante meses não desejei nada mais do que isso: paz.?

_capitulos 10/02/2023

O melhor livro que já li?
Depois que o Zafón veio para a minha vida, eu comecei a carregar a frase "esse é o melhor livro que já li" a cada página que leio um livro dele.
Obrigada Zafón por esses maravilhosos livros que enchem as pessoas de amor, nervosismo, medo e todas as emoções que um leitor precisa sentir.
Sinto que vivi tudo que Irene e Ismael viveram, e isso só um autor de verdade faz acontecer!
Mais uma vez, obrigado Zafón, por ter feito histórias incomparáveis.

"Num mundo de luzes e sombras, todos nós, cada um de nós precisa encontrar seu próprio caminho".

Mage 11/01/2023

Como sempre incrível!!! Adoro este autor e todos os seus livros de suspense/terror são excelentes. A trama prende e deixa o leitor cada vez mais curioso para entender os mistérios por trás dos personagens.

Jussara 21/12/2022

Aquele mágico verão
O livro e mistura de suspense e romance, no e uma história de mistérios começa a surgir, o autor consegue prender o leitor até o final do livro de uma forma majestosa, já havia lido a trilogia da Sombra do vento, e no meio de As luzes de Setembro aparece um personagem conhecido, o autor de alguma forma conseguiu colocar algum fato em comum em todos os seus livros,

Mona 17/12/2022

Continuando minha meta pessoal de ler todos os livros do Zafón publicados por aqui eu li As Luzes de Setembro, mais um dos livros da Trilogia das Sombras que eu tanto amo. Nesse livro temos a história da familia Sauvelle, que após a morte do pai têm que se mudar de Paris e vão para a Normandia, trabalhar na mansão Cravenmoore, onde Lázarus, o dono e então chefe, aparenta ser um homem doce mas muito triste. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia dessa família.
Como sempre eu AMEI esse livro do Zafón, que livro após livro vem se tornando cada vez mais um dos meus autores preferidos. Mesmo o livro sejdo curto ele consegue amarrar as pontas certinhas, dá profundidade aos personagens e mantém a narrativa mais interessante possível.

site: https://www.instagram.com/p/CfurtDqLBJo/?utm_source=ig_web_copy_link

Isabela.leone 17/12/2022

Amei
Amei, Irene e Ismael foram super corajosos ao desvendar os segredos da fabrica de brinquedos, tendo que enfrentar grandes mistérios aterrorizantes no caminho.

Cristina117 30/11/2022

Zafon escrevia como ninguém! Que livro bom!!! A trama conta a saga vivida por Irene e Ismael em setembro de 1937, em uma jornada rodeada de mistérios, os jovens mocinhos são enredados em uma história que envolve sombras, ódio e também a luta por viver e pelo amor. O entendimento sobre viver em paz consigo mesmo, a jornada sobre vencer as sombras. Um livro pequeno mas muito denso e maravilhoso! É difícil explicar o sentimento causado. Em êxtase!!!

Cris 21/10/2022

Aquela aura funesta repleta por mistérios que todo leitor de Zafón busca!
Ler Carlos Ruiz Zafón para mim sempre será uma maravilhosa experiência literária, já li uns quatro livros do autor e todos foram favoritados, 'A sombra do Vento' continua sendo o meu preferido, mas ainda assim todos os seus enredos, a meu ver, são magistralmente bem estruturados. A Trilogia da Névoa diferentemente da série Cemitério dos livros Esquecidos tem enfoque no público infanto-juvenil e, embora o suspense seja bem denso, nada se compara com os outros livros voltados para o público mais velho.

'As luzes de Setembro' é o terceiro e último livro da Trilogia da Névoa e vai contar a história da família Sauvelle que, após a viuvez de Simone, decide se mudar a fim de recomeçar. Simone junto dos dois filhos parte para Baía Azul que fica localizada na costa da Normandia, a escolha do lugar se deu após uma proposta de trabalho muito tentadora, lá, ela seria a governanta de um casarão e teria como patrão Lazarus Jann, um grande e renomado fabricante de brinquedos.

Conforme os capítulos trancorriam, ia me envolvendo com os personagens; o pequeno Dorian ficou encantado com a assustadora coleção de brinquedos de Lazarus denominados autômatos, já Irene sendo uma adolescente, se apaixona por Ismael que é um dos moradores dos arredores, e, é através dele que descobriremos duas misteriosas lendas que acabarão fazendo total sentido até o desfecho da história. Tudo estava indo bem até que Hannah, prima de Ismael, é misteriosamente assassinada causando assim uma brusca mudança de ares na cidadezinha de Cravenmoore. Juntos, Irene e Ismael já bem desconfiados começam a investigar e desvendam vários segredos inclusive o do pitoresco casarão repleto por seres mecânicos e sombras do passado, agora, ambos vão enfrentar o medo de perto ao vasculhar as estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Aos poucos, descobrirão também segredos obscuros envolvendo não apenas o passado do patrão de Simone bem como o mistério adormecido das Luzes de Setembro.

" As máscaras revelam o verdadeiro rosto das pessoas..."

Sabe aquela trama que no começo instiga mesmo não fazendo muito sentido? Pois bem, Zafón une escrita e narrativa extremamente eloquentes e eletrizantes, conectando então os mistérios por detrás de 'As Luzes de Setembro' aos outros livros da trilogia percebendo então a presença da Névoa e do sobrenatural obscuro em suas tramas.
Uma das coisas que mais me atrai nos livros do autor é a ambientação de suas obras. O próprio cenário com cara de décadas atrás e o clima terminantemente nublado esterna ainda mais o gênero escolhido que é o do suspense, claro que só posso dizer isso por achar tudo muito visual não dificultando em nada minha fértil imaginação. Um outro ponto interessante é a construção de todos os personagens apresentados, a sensação que tenho é de conhecer intimamente cada um deles ali.

Com uma escrita rica e ao mesmo tempo simples, Zafón entrega sem nem sequer prometer algo. É na surdina que ele fazia barulho e com toda a certeza deixou sua marca na Literatura Espanhola. Sem dúvidas está na minha lista de autores favoritos da vida.
Claro que indico a leitura, não poderia ser diferente rs, mas tenha em mente que estou falando de uma história juvenil, alguns desdobramentos podem soar bem previsíveis e puxados para o lado da aventura, no mais, é uma bela pedida para quem está disposto a não largar um livro até ler seu derradeiro desfecho.

" Às vezes acho que todos se foram para algum lugar distante de Baía Azul e que só eu fiquei, preso no tempo, esperando em vão que a maré púrpura de setembro me devolva algo mais do que recordações. O mar tem dessas coisas, devolve tudo depois de um tempo, especialmente as lembranças."