As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Aline MSS 13/04/2023

Último livro da trilogia Príncipe da Névoa
Romance com pitadas de suspense rápido de ler e apaixonante. Pra quem é ansioso e depressivo, os livros desse autor garantem uma zona de conforto inigualável.

A história trata sobre uma família q após a perda do seu patriarca é convidada a se mudar de Paris para a Normandia e trabalhar para um homem mto rico(fabricante de brinquedos). O verão na nova casa tinha tudo para ser o melhor da vida deles, mas acontecimentos inusitados tiram a paz da família, principalmente após desvendarem o passado de seu patrão.

É uma história bem triste e fecha a trilogia Príncipe da Névoa.
Pessoalmente não achei mtas conexões entre as histórias dos 3 livros e acho q essa nem foi a intenção do autor. Ele até taz alguns elementos fantasiosos (q dão uma pitadinha de MEDO) nos 3 livros, mas eles não formam uma historia linear. Os livros são autônomos e não precisam ser lidos em sequência. Cada um deles é maravilhoso à sua maneira!

Em todas as minhas resenhas busco citar séries e filmes q acabam vindo na minha mente enquanto leio o livro. Sempre faço essas conexões durante a leitura, pq acho q fica mais "fácil" me conectar com os personagens, cenários e afins.
Esse livro me remeteu a uma série britânica chamada The Durrells e tbm à serie Doctor Who(a clássica). A primeira por se tratar de uma família q vai p/outro país (Grécia) após os reveses de suas vidas. E à segunda por conta dos elementos "sobrenaturais" da história, como os autônomos e a fábrica de brinquedos.

Dos 3 livros, esse foi oq senti menos medo, mas os 3 possuem histórias tristes e saudosistas. Vale demais cada centavo gasto com esse autor. Sério!

Oq tem no livro:
-História linear rápida, com poucas descrições e diálogos curtos;
- Luto;
- Tem uma história dentro da história (bem característico do autor);
- Personagens com histórias simples, cotidianas e tristes.
- Elemento sobrenatural.

Li o e-book. Esse é o típico livro q eu recomendaria p/ todo tipo de pessoa, então pode se jogar tbm na versão física. É uma ótima dica de presente! Esse autor é apaixonante.
Gleidson 13/04/2023minha estante
Li esse livro há bastante tempo, mas sua resenha me fez relembrar os bons momentos que passei debruçado sobre essas páginas.

Aline MSS 14/04/2023minha estante
Ah! Q bom q te fez rememorar. Esse livro é mto acolhedor de certa forma. Irei reler com crtz! ?

Gleidson 14/04/2023minha estante
Vale mesmo uma releitura. Na verdade a trilogia vale uma releitura.

Sambook 19/11/2021

?? ????? ?? ????????
O que me atraí nos livros de Carlos Ruiz Zafón é essa aura antiga, de décadas atrás. Esse é o terceiro livro juvenil que ele escreveu e publicou na década de 1990, por meados de 1994 e 1995.
A história se passa durante o verão de 1937, em uma cidadezinha no litoral Parisiense. Simone e seus dois filhos, Irene e Dorian, se mudam para esse litoral onde Simone irá trabalhar como governanta para um rico fabricante de brinquedos... A mansão onde ele vive se chama Cravenmoore, uma mansão pitoresca e um tanto quanto bizarra, cheia de brinquedos e autômatos. Quem passa a noite por lá tem a impressão de estar sendo observado o tempo todo. O mistério por trás disso tudo, que é a grande chave desse livro, é a vida de Lazarus Jann, o fabricante de brinquedos. O livro todo vale a leitura, o mistério, o romance, a inocência, as descrições paradisíacas desse lugar... Final digníssimo!
Mais uma leitura de Zafón que não me arrependo!
Admito que gostaria de uma adaptação para o cinema, seria um filme mágico!

"??????? ??? ??? ????? ? ???????? ?? ?? ??????? ??? ?????? ?? ???".

-?????- ?
Lu Bueno Sanches 13/07/2022minha estante
Quando estava lendo pensei o mesmo, que poderia ter um filme.

Caroline Gurgel 19/10/2013

Zafón nos traz à memória lembranças de fatos que nunca nem aconteceram...
Zafón diz que seus quatro primeiros livros foram escritos pensando nas estórias que ele gostaria de ter lido aos treze anos e, apesar de concordar que são enredos juvenis, penso que são mais do que isso, são estórias que queremos ler na idade adulta de maneira nostálgica pensando que seria o que gostaríamos de ler na adolescência. São estórias que nos transportam aos treze ou quinze anos e, mesmo que não tenhamos vivido nada parecido com aquilo, facilmente nos identificamos com as sensações, os sabores e os medos. Dizer que as descrições de Zafón são perfeitas é quase um pleonasmo, pois, mesmo que o enredo não te convença ou te encante, não há como não delirar com suas minuciosas e poéticas palavras ou se imaginar em seus cenários ricamente detalhados.

As Luzes de Setembro se passa em 1937 na Normandia, para onde Irene, sua mãe e irmão se mudam após uma proposta de trabalho de Lazarus, um magnífico engenheiro dono de uma enorme - mágica e macabra - fábrica de brinquedos. Irene, perto dos 15 anos, conhece Ismael, por quem se apaixona e com quem vai viver a estória mais tenebrosa e assustadora de sua vida ao tentar desvendar os mistérios que envolvem a magnânima mansão do fabricante de brinquedos.

Já nas primeiras páginas Irene me ganhou. Mais do que isso, comecei a entendê-la e a sentir tudo que sentia. Nessas mesmas primeiras páginas, o engenheiro Lazarus também mereceu um cantinho no peito e nem sei explicar o porquê. Talvez a magia que envolva brinquedos - brinquedos de verdade, sem botões ou manual de instrução - tenha me feito confiar nesse personagem e torcer para que sua intenções fossem as melhores. Porém, às vezes, quando as estórias envolvem brinquedos trazem com elas, além de seu lado mágico e fantástico, o lado macabro, melancólico e pavoroso. Quem nunca sonhou que os brinquedos falam - e festejam e brigam e lutam - enquanto você dorme? Quem nunca ouviu uma fábula sinistra sobre um anjo de madeira ou uma boneca de porcelana? E são essas lembranças de fatos que nunca nem aconteceram que Zafón nos traz à memória.

Devo lembrar, esses quatro livros juvenis não devem - nem haveria como - ser comparados com seus livros adultos. Leiam-nos, mas leiam para sentir a magia de anos que não voltam, leiam para se deleitar com a incrível evolução do autor, leiam para deixar a nostalgia em primeiro plano, leiam para sentir a época em que ter quinze anos e ser inocente podiam estar juntos na mesma frase, leiam para salivar com as maravilhosas descrições e vivenciar deliciosos e fantasmagóricos lugares, mas jamais leiam esperando A Sombra do Vento, pois ela não virá.

Se eu tentar classificá-los em ordem de preferência teria Marina no topo, seguido de As Luzes de Setembro e depois, empatados, O Príncipe da Névoa e O Palácio da Meia-Noite. Mais que recomendo esse autor que tanto me encantou em A Sombra do Vento e que continua a me encantar, mesmo em livros mais simples.
Thalita 21/10/2013minha estante
Caroline, você já leu "O Jogo do Anjo"? Pois creio quem um dos personagens que aparece em "As Luzes de Setembro", aparece nele. Só queria tirar essa dúvida! rs'

Caroline Gurgel 21/10/2013minha estante
Thaa, estou lendo O Jogo do Anjo, estou pela pg. 80 aproximadamente, mas ainda não apareceu nenhum personagem dos livros juvenis não. :)

Carolina 21/10/2013minha estante
Caroline, muito boa a resenha, mas queria saber se dos juvenis da pra começar por esse ou tem que seguir a ordem?

Thay 21/10/2013minha estante
Em O jogo do anjo há um personagem de As Luzes de setembro sim, mas não tem relação. E A trilogia, Carolina, é: O Príncipe da Névoa, O Palácio da Meia-Noite e As luzes de setembro, mas dá para ler na ordem que você preferir.

Caroline Gurgel 21/10/2013minha estante
Exatamente como a Thay falou, Carolina. Os três livros da trilogia da Névoa podem ser lidos aleatoriamente, pois nem os personagens nem as épocas ou lugares são os mesmos. Obrigada pela resposta, Thay :)

Thalita 21/10/2013minha estante
Obrigada, Thay! Na hora, eu logo percebi que era o mesmo personagem, mas fiquei um pouco na dúvida, já que li "O Jogo do Anjo", há algum tempo.

Thay 21/10/2013minha estante
Imagina (;

Paula 22/10/2013minha estante
Por enquanto eu só li Marina , O palácio da Meia Noite e O Principe da Névoa . As luzes de Setembro eu ainda estou lendo. Por enquanto Marina está em primeiro lugar dos meus favoritos , seguido por O Principe da névoa e o Palácio da meia Noite . Assumo que não gostei muito do livro O Palácio da Meia Noite , porém todos são ótimas obras .

Caroline Gurgel 22/10/2013minha estante
Paula, Marina também é meu xodó entre esses 4 primeiros livros. É muito bom, não é? Concordo contigo sobre O Palácio da Meia-Noite, eu deixei ele "empatado" com O Príncipe da Névoa por ter achado a escrita já mais a cara do Zafón de hoje, mas realmente a estória de O Príncipe é bem melhor.

Vê Tezoni 21/04/2015minha estante
Gostaria de saber se é obrigatória a leitura dos outros dois livros da série para complementar ou posso ler este separadamente? comprei apenas este sem saber que era uma trilogia e agora quero ler mas não sei se começo a ler ou compro os outros dois pra ler antes...

rafa 22/04/2015minha estante
Pode ler separadamente ;)

May 13/08/2022

As Sombras E Os Mistérios.
Um livro surpreendente, fascinante do jeitinho que eu gosto.
A história e sobre Simone Sauvelle e os filhos Irene e Doriam Sauvelle que estão passando por dificuldade financeira, depois da morte do marido. Simone arranja um emprego de governanta na mansão do fabricante de brinquedos Lazarus Jann. Os seus filhos começa perceber que tem alguma coisa muito estranha acontecer e tenta solução esse mistério.
Para que curtir mistério, eu recomendo esse livro e muito bom.

Vi. 22/08/2020

Um livro bem visual. A história é muito boa e sombria que deixa aquele gostinho maravilhoso do sobrenatural, mas, não é uma das grandes obras de Zafón. A leitura é bem fluida e a narrativa é bem envolvente, que prende a curiosidade para desvendar o mistério. Nesta obra podemos ver os traços desse grande escritor, que ao longo dos livros foi se aperfeiçoando. É um ótimo livro, super recomendo.

"o fato de poder lançar luz sobre o que de fato tinha acontecido não mudaria o curso dos acontecimentos."

Luisa Jordana 28/09/2020

As Luzes de Setembro
Após a morte do pai e marido da família Sauvelle, Simone e seus dois filhos, Irene e Dorian, se mudam para uma pequena cidade litorânea da Normandia, atendendo a uma proposta de emprego que Simone recebeu de um homem muito rico, dono de uma antiga fábrica de brinquedos desativada. O nome deste excêntrico senhor é Lazarus Jann, que reside na mansão Cravenmoore com sua esposa doente.
Simone começa a trabalhar como governanta na enorme mansão e seus filhos logo se encantam com as paisagens locais e com os inúmeros brinquedos desativados que povoam a mansão Cravenmoore, como se fosse uma espécie de paraíso exótico. Mas o que começa como um sonho, logo se transforma em pesadelo quando Hannah, a jovem cozinheira da mansão, é encontrada morta no bosque. A partir deste triste acontecimento, a família Sauvelle embarca em uma sombria aventura para desvendar os segredos de Cravenmoore e escapar do terrível mal que ameaça seu lar e suas vidas.
A leitura foi muito rápida e o enredo é permeado com aquela aura sombria já tão familiar nas obras de Carlos Ruiz Zafón. É praticamente possível visualizar os mansões sombrias, os bosques lúgubres, a praia pacífica e a névoa que circunda cada aventura noturna dos personagens. Em uma atmosfera de horror sobrenatural, mistério e romance, embarcamos em mais uma deliciosa história do autor, perfeita para ser lida em um fim de tarde chuvoso, quando tudo se torna mais crível e a imaginação pode ir longe.

Tangerina 24/05/2022

Ler Zafón era um desejo ardente que morava em mim fazia tempos, agora finalmente depois de toda essa espera e rios de expectativas, digo com segurança, nadei em maravilhas.

Que escrita linda, riquíssima. Uma narrativa gostosa, cativante, envolvente e até poética.
As Luzes de Setembro me entregou um mistério suave, com um ritmo excelente de acompanhar.

Um livro que certamente farei uma releitura, e indico demais!

Jonas 28/04/2023

Muito bom ... emocionante. Adorei a leitura desse livro ... em cada página uma emoção diferente ... o suspense sobre os acontecimentos ... e um desfecho espetacular!!!
Ceci Cangussu 28/04/2023minha estante
Que legal, vou colocar na minha lista

ekundera 11/10/2020

?Cada um de nós precisa encontrar seu próprio caminho.?
O encerramento da trilogia da névoa ainda traz uma história original que de algum modo se relaciona com outros livros de Zafón. A narrativa misteriosa vai crescendo em acontecimentos cada vez mais macabros, que vão se revelando gradualmente e sendo costurados antes do desfecho. Eu queria que tivesse mais páginas para não me despedir tão cedo dessa história.

Odailsonnnn 18/11/2020

"Num mundo de luzes e sombras, todos nós, cada um de nos precisa encontrar seu próprio caminho"

Zafón como sempre inicia os livros dele de um jeito q nos faz querer saber mais o q vai acontecer no desenrolar da história.
Um livro com mistério, aventura, romance e aquele leve terror. A história é cheia de detalhes, principalmente o modo como ele descreve os lugares, a mansão com aquele toque sombrio, a calmaria das praias e muito mais. A narrativa do autor prende de um jeito mágico, o livro fluiu muito bem e me empolgou demais.
Assim finalizando a trilogia da Névoa, As luzes de Setembro se tornou o 2° melhor livro. Sem contar de q Zafón se tornou um dos meus autores favoritos da vida.

amandafffdo 20/04/2023

A solidão tem seus labirintos
Finalmente pude começar a conhecer Zafón, o que me alegra e, ao mesmo tempo, traz grande confusão. Gostaria muito de me apaixonar rapidamente pela escrita e escritor, mas o gênero fantasioso e demasiadamente ficcional atrapalhou um pouco a experiência; também a expectativa que cultivei até conhecê-lo.

De qualquer forma, nesse livro é possível notar uma crescente da escrita com narradores menos observadores (o que pessoalmente me agrada bastante), além da busca por vezes cuidadosa para encontrar seu leitor.
A narrativa é cansativa e exagera em acontecimentos, aparentando o desejo de criar um grande mistério, mas, infelizmente, não consegue atingir seu potencial, ficando enfadonha.

Em todo o caso, aguardo novas oportunidades de ler as outras obras e aproveitá-las de maneira mais intensa e agradável.

"Aprendi que as vezes a solidão é um caminho que conduz a paz."
Fabio 20/04/2023minha estante
Belíssima resenha Amanda!
Parabéns!

amandafffdo 21/04/2023minha estante
Muito obrigada Fábio =))

Nanda.Fagundes 18/11/2020

Zafon não decepcina
É por isso que eu quero ler tudo o que esse cara escreveu.
Uma narrativa que faz vice ficar presa do início ao fim. Uma viagem cheia de mistério e romance.

Até agora o meu segundo preferido.
Que venha Marina
Fabi 18/11/2020minha estante
Amo amo amo

Nanda.Fagundes 18/11/2020minha estante
Como não amar ?

Marcio 01/05/2022

As Luzes de Setembro
Este livro é o último da trilogia Príncipe da Névoa, não vi nenhuma ligação de um livro com outro, somente a semelhança das histórias, mas todos muito bons.

Niájera 30/08/2020

Sombrio
Temos aqui um Zafón muito sombrio, uma história envolvente e cheia de detalhes. Em muitos momentos ficamos realmente tensos.. Vale a leitura.

Rittes 20/01/2022

Amor e tristeza
Entre os livros ditos juvenis de Zafón (Príncipe da Névoa, O Palácio da Meia-Noite e Marina), este é o meu preferido. Uma história triste, com as já costumeiras pitadas de sobrenatural, mas com amores que até emocionam. Um livro para leitores de todas as idades.