As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Roberta 19/04/2021

Aquele friozinho na barriga clássico das leituras de Zafón, um livro delicioso de acompanhar, mesmo eu às vezes me perdendo na história por causa de tantas descrições. Senti também que faltou espaço para uma finalização melhor do enredo.

Rodriguinho @literario.rojo 07/01/2022

As luzes de Setembro
Páginas: 232
Autor: Carlos Ruiz Zafón
"Não vale a pena perder tempo tentando mudar o mundo, basta evitar que o mundo mude você."
A viúva Simone Sauvelle se muda para uma pequena cidade no litoral da Normandia com seus dois filhos, Irene e Dorian. Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, que é um fabricante de brinquedos, atraindo a atenção de Dorian amante da leitura e da geografia.
Em um cenário em que visualizamos tons de sépia, Zafón nos escreve uma história litorânea que se desenvolve próximo ao mar em um pequeno santuário em meio às rochas no penhasco na mansão Cravenmoore.
Em meio a essa geografia magnífica, tudo parece caminhar bem. Irene se aproxima de Ismael, um pescador que ama velejar sozinho no seu Kyaneos, ambos se vêem envolvidos na lenda das Luzes de Setembro de uma misteriosa mulher que desapareceu na Ilha do Farol, após um acidente ao mar.
No desenrolar da trama os personagens se encontram envolvidos em uma história perturbadora e de um terror pontuado onde objetos inanimados ganham vida e um vilão horripilante capaz de levar a sua alma.
Minhas pontuações:
Durante a leitura sempre tive a sensação de estar mergulhado em alguma obra do autor Stephen King com algumas referências ao mestre do terror,  Zafón escreveu muito bem essa atmosfera assombrosa em sua narrativa.

clarakairos 25/02/2023

A maior das sombras
Devo concordar com o próprio autor e dizer que As luzes de Setembro é sua melhor obra infanto-juvenil. Personagens bem construídos, ritmo envolvente e final bem estruturado e nem tão previsível assim (é possível imaginá-lo, mas não em sua completude. Sempre há um detalhe delicioso de se descobrir). No nível certo para agradar ao público mais jovem e também o adulto. Sua obsessão pelas sombras e personagens de olhos vermelhos poderia dar uma tese completa, e amo como eles são uma característica firme em suas obras. Zafón promete excelência e entrega.

MariBrandão 22/05/2022

É incrível como não tem um único livro do Carlos Ruiz Zafon que decepcione.

Os elementos característicos dele estão aqui também. O mistério, o toque sobrenatural.

Este livro faz parte de uma série de livros juvenis, não tendo o mesmo desenvolvimento do Cemitério dos Livros Esquecidos, mas ainda assim, uma boa leitura!

Tirando o livro de contos que foi lançado recentemente, que pretendo ler em breve, este era o último livro do autor que faltava ler, o que me deixou um pouco chateada. Gostei desde o primeiro que li (O Palácio da Meia Noite) e me apaixonei com A Sombra do Vento.

Noemy.Nayara 28/03/2021

«Resenha»

Livro: As Luzes de Setembro
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Páginas: 232

***
Simone Sauvelle e seus dois filhos, Irene e Dorian moravam em Paris. Quando Simone ficou viúva e as dúvidas se acumularam.

Ela se viu sem alternativa a não ser ir para uma cidadezinha no litoral da Normandia, para ser governanta de Lazarus Jann, um grande fabricante de brinquedos.

Sua mansão é um tanto peculiar e assustadora. E logo chama a atenção da família, que está se recuperando e voltando a vida ao normal.

Mas a normalidade não dura para sempre. Irene se apaixona por Ismael e através dele descobre a misteriosa lenda que cerca a cidade: As luzes de Setembro e a presença de uma mulher desconhecida na Ilha do Farol.

Mal sabia ela que estava prestes a descobrir e vivenciar os detalhes daquela perturbadora história.

Tudo está indo bem até que uma nova amiga da família é assassinada. Irene e Ismael começa uma investigação e nesse momento os mistérios guardados há anos são revelados.

***

A cidadezinha de Cravenmoore tem segredos obscuros e o passado do patrão de Simone juntamente com o misterio das Luzes de Setembro vem a tona em uma narrativa eletrizante.

Conectando Luzes de Setembro aos outros livros da trilogia percebemos mais uma vez a presença da Névoa, do sobrenatural, os espiritos e a narrativa obscura de Zafón.

Ele novamente não decepciona com sua história, é simplesmente magnífica e viciante.

"Escrevi As Luzes de Setembro em Los Angeles, entre 1994 e 1995, com a intenção de solucionar alguns elementos que não havia resolvido do jeito que gostaria em O Príncipe da Névoa. ?

***

É um livro pequeno sem muito espaço para o desfecho da história, mas cada parte dela é incrível, uma característica maravilhosa desse autor.

A trilogia tem história independentes, podendo ler em qualquer ordem ou apenas um. É uma trilogia de romances juvenis.

Gabi Martins 22/06/2022

Zafón sempre impressiona de uma forma sublime
A primeira obra que li do Zafon foi A sombra do vento, ao meu ver o melhor livro dele, e me apaixonei completamente pelo autor e sua maneira de escrita. A forma como ele estrutura sua história, sempre de maneira semelhante: um romance e um mistério, é de certa forma mágica e tão sublime, é simples, criativo e inteiramente real. Seus mistérios sempre são cativantes, mas o que mais me retém sempre é o romance, eu amo a subjetividade das coisas e a maneira como ele trata as paixões em sua obra, sempre de formas diferentes, mas que ao mesmo tempo parece ter um ponto de apoio. Eu gostei muito do livro em si, mas em comparação aos outros que já li do autor, e por respeito a eles, minha nota será essa. Mas recomendo fortemente, principalmente se você for adolescente de alma e ame uma atmosfera romântica assim como eu.

Joana 07/07/2020

Maravilhoso!! Amo todos os livros do Zafón e esse não foi exceção

Liliane 12/09/2021

As luzes de setembro é um romance ficcional que se passa na Normandia no ano de 1937.
Simone Sauvelle já viúva, é convidada para trabalhar como governanta na mansão Cravenmoore, para o fabricante de brinquedos Lazarus Jann.
Sem imaginar como sua vida será transformada, Simone aceita o novo emprego e vai morar, com seus filhos Irene e Dorian, na mansão repleta de robôs/autômatos.
Através da outra funcionária da mansão, Hannah, Irene faz amizade com Ismael e juntos vivem aventuras pela Baía Azul, em suas praias, mares e na casa do farol.
No entanto, acontecimentos estranhos surgem sucessivamente após algo inesperado acontecer à Hannah, de modo que fantasia, mistérios enigmáticos e um certo terror toma conta das vidas dos personagens quando algo sombrio passa a assustar Irene, Dorian e Ismael. De maneira tensa, a verdadeira história de vida Lazarus é revelada de maneira dramática, causando assombro.

Araujo20 26/03/2023

Sombra e Luz
A última história de Zafón para mim? a única que eu ainda não havia lido. E é nessa mescla de nostalgia e de alegria que recebi a história dos Sauvelle e do fabricante de brinquedos. Dessa vez o cenário é a costa francesa, mas o ar de mistério permanece. Uma viúva e seus dois filhos, uma mansão misteriosa, um amor juvenil, segundas chances, o fogo e as sombras? e até um pequeno espaço para o prelúdio de um misterioso personagem da quadrilogia do cemitério dos livros esquecidos.
Como de costume: narrativa envolvente e incrível.

Mona 17/12/2022

Continuando minha meta pessoal de ler todos os livros do Zafón publicados por aqui eu li As Luzes de Setembro, mais um dos livros da Trilogia das Sombras que eu tanto amo. Nesse livro temos a história da familia Sauvelle, que após a morte do pai têm que se mudar de Paris e vão para a Normandia, trabalhar na mansão Cravenmoore, onde Lázarus, o dono e então chefe, aparenta ser um homem doce mas muito triste. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia dessa família.
Como sempre eu AMEI esse livro do Zafón, que livro após livro vem se tornando cada vez mais um dos meus autores preferidos. Mesmo o livro sejdo curto ele consegue amarrar as pontas certinhas, dá profundidade aos personagens e mantém a narrativa mais interessante possível.

site: https://www.instagram.com/p/CfurtDqLBJo/?utm_source=ig_web_copy_link

Fabby 30/09/2021

Nada infantil
As Luzes de Setembro de Carlos Ruiz Zafón
(por Fabíola Labbé)
este texto contém spoilers!!!!!!!!
Hoje é dia 31 de outubro de 2020 (Halloween) e ontem tivemos um debate sobre o livro Luzes de Setembro, do Zafón. Apenas 7 amigos batendo um papo após a conclusão da leitura, de forma descontraída como se estivéssemos na sala de casa tomando um café.
Quando iniciei essa leitura, fui atraída pela proposta ?infanto-juvenil? do autor, já que sou mãe de uma pequena leitora de 11 anos e sempre procuro conhecer obras para que ela tenha acesso a coisas adequadas à idade.
Estamos falando de uma mãe que tem medo da própria sombra e que costuma ?deixar passar? direto por mim livros de terror sobrenatural e autores como King e Hill não entram em minha TBR (embora já tenha tido acesso e lido alguns de King, hoje prefiro não me envolver).
Pois bem, comecei a leitura e já de cara percebi uma pegada misteriosa e um personagem de caráter questionável. Gostei disso... e me vi abduzida para um universo totalmente sobrenatural e infernal por assim dizer. Temos Daniel Hoffmann, a personificação do Demônio, que usa o coração inocente das crianças (e nesse ponto o autor me surpreendeu pois sempre vemos pactos com adultos mas tirando IT ? que eu não li ? que lida com crianças e foi escrito anteriormente a esse, nunca chegou em minhas mãos literatura onde o anjo caído os faça com as crianças. Mas ? e nesse ponto vejam como é importante o papel dos debates literários ? a Julia Porto, minha amiga, fez uma observação de extrema importância e coerência: o pacto com crianças é algo muito mais profundo pois compromete seus corações que naquele momento são inocentes e não passíveis de corrupção como a alma dos adultos. Um adulto pode tentar quebrar o pacto e corromper a relação mas uma criança não ? em especial com o envolvimento de brinquedos ?, ela se compromete e honra isso.
Nesse momento abro um parênteses para dizer que uma das partes que mais me apavorou foi o fato de que os adultos não tem mais acesso às lembranças de Daniel Hoffmann (embora Lazarus receba cartas esporádicas dele mas até aí, trata-se de um compromisso vitalício entre os dois) e que não consigam ver a magia que o envolve.
Lazarus Jann/Jean Neville é o personagem principal do livro (talvez eu discorde um pouco disso e afirme que Cravenmoore tem um papel tão importante quanto na trama) e desde criança ele tem o sonho de conhecer Daniel Hoffmann, assim como todos os pequenos moradores do bairro dele, todos pobres meninos esfarrapados e mendigos com uma vida emocional carente de tudo que seja primordial na vida infantil. Com uma mãe problemática (no debate chegamos a um consenso de que muito provavelmente já sob a influência de Daniel) que não aceita que o filho tenha brinquedos pois afirma serem obra do Diabo (!!!!)
?Minha mãe me arrastou para o porão do prédio e lá, falando baixinho e sem parar de olhar para todos os lados, como se temesse que alguém estivesse espreitando nas sombras, contou que alguém tinha falado com ela em sonhos. Seu confidente tinha feito a seguinte revelação: os brinquedos, todos os brinquedos, eram uma invenção de Lúcifer em pessoa. Como eles, o diabo esperava condenar as almas de todas as crianças do mundo. Naquela mesma noite, Gabriel e todos os meus brinquedos foram parar na fornalha da caldeira.?
Após perder seu anjo Gabriel e todos seus brinquedos (algo que imagino já causado por obra de Daniel através de influência em sua mãe), Jean se vê, aos 7 anos, trancado em um porão por um longo tempo (uma semana, se não me engano) e é nessa situação que o Mal se revela como um milagre, prometendo uma vida de alegrias e luxos, com a simples promessa de nunca entregar seu coração. Para mim, essa é a face mais tenebrosa que já vi do mal, fazer uma criança se comprometer a nunca amar ninguém durante toda sua vida? Seria uma vida de condenação eterna!!!! E Daniel garante naquele momento que terá aquela pessoa em forma de sofrimento e dor pois em algum momento da vida amamos alguém, sempre.
Não vou entrar na questão de citar trechos e resumo da história contida no livro (com exceção dos que já citei acima) pois minha abordagem nesse texto é muito mais como forma de desabafo e para que eu não esqueça este que foi um dos livros mais bem escritos que já li. A narrativa de Zafón é mágica, envolvente e alguns momentos até poética mas ao mesmo tempo assustadora. Ele consegue criar uma atmosfera sobrenatural em Cravenmoore (o momento em que Ismael e Irene entram na mansão atrás de Simone é algo assustador, arrebatador e envolvente, me deixou com medo da minha sombra ? ah vá, porque será?) fazendo com que a casa seja um personagem tão importante na trama quanto Daniel, Lazarus ou Simone. O fato de que os adultos não vêem tudo aquilo é muito sinistro.
Percebi referências a alguns autores clássicos como Mary Shelley, Robert Louis Stevenson e Bram Stocker mas vi muito de King, especialmente no dom de transformar objetos inanimados em personagens marcantes e essenciais na trama criada.
Termino o livro com a sensação de que posso ler qualquer livro do King ou do Hill a partir de hoje... ah, e a certeza de que minha filha não lerá Zafón por enquanto, deixa a magia da infância morar no coração e na alma dos meus pequenos até que a idade os proteja de Daniel Hoffmann.

MarcosQz 10/01/2014

As Luzes de Setembro
Eu to simplesmente apaixonado por esse livro.
As Luzes de Setembro é maravilhoso, incrível, poderoso, sedutor, fantástico e tudo de mais lindo que possa ser usado como definição. A história de Irene e Ismael é um verdadeiro romance cheio de aventuras e mistérios, sem contar com a história de Lazarus e Alma que me deixaram de boca aberta.
Eu fiquei chateado com o final que Lazarus teve, mas achei que foi única forma de libertação no final mesmo, não via outra alternativa.
Enfim, As Luzes de Setembro se tornou o melhor livro da trilogia da Névoa.

Regiane 29/03/2020

Trilogia juvenil de Zafón
Este foi o último livro do Carlos Zafón que li.
Me apaixonei pelos seus livros depois de O jogo do Anjo.
Este livro faz parte da trilogia chamada juvenil, seguida por O Príncipe da Névoa e O Palácio da Meia Noite.
Os livros de Zafón sempre trazem suspense e personagens apaixonantes.
Não deixem de ler....