Vingadores v5

Vingadores v5 Marvel Comics

Resenhas - Vingadores v5

Café & Espadas 25/05/2015

Resenha Vingadores V5
“Nós temos que ser maiores”.

Tomando como base as palavras do nosso bom Capitão América, foi exatamente o que a Marvel fez nessa iniciativa chamada Marvel Now. Embora muitos acreditassem se tratar de um reboot – processo de reimaginação dos heróis, apresentando novas origens para seus poderes e motivos para suas cruzadas – esta, na verdade, caracteriza-se como sendo um relaunch – onde o objetivo é zerar a numeração das revistas de sua principal linha de heróis, facilitando a compreensão e o acompanhamento dos acontecimentos vindouros – sem interferir na linha cronológica ou eventos passados.

Entre as linhas que passaram por isso, encontram-se os Vingadores, heróis hoje, mundialmente famosos devido o ascendente sucesso trazido pelos filmes da Marvel Studios, sucesso este, diretamente refletido em suas contrapartes dos quadrinhos. A Marvel aqui, busca aproximar esses dois públicos ao máximo, criando semelhanças entre ambas versões – cinematográfica e mídia impressa – visivelmente notada nos trejeitos de personagens e em seus uniformes cuidadosamente redesenhados.

As semelhanças não param por aí. Com a linha Vingadores V5, a própria formação da equipe é composta pelos mesmos membros que sua contraparte da tela grande, trazendo o Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Hulk, como membros iniciais. Felizmente, as semelhanças entre os universos não impedem que Jonathan Hickman e Jerome Opeña, nos apresentem uma história completamente nova e cheia de reviravoltas intrigantes, explorando as mais profundas características de seus protagonistas ao extremo, num arco que não só nos interliga com as consequências dos eventos passados, mas nos introduz a excelente Saga Infinito e abre as portas para a nova linha de HQs dos inumanos, chamada Inumanidade.

Em V5, acompanhamos os eventos decorrentes do embate entre os Vingadores e os X-Men – vistos na Saga: Vingadores vs X-men –, como consequência temos Tony Stark preparando a Torre dos Vingadores, para uma expansão, pois como fora visto em VvsX, ameaças maiores são sempre uma constante e para isso deve se estar preparado. Como que prevendo o que estava por vir, a terra é atacada por um ser chamado Ex Nihilo, que dispara bombas contra a superfície da mesma, modificando completamente o ecossistema ao redor, evoluindo-o em algo alienígena. Este viajante, vindo das profundezas do espaço, busca criar um mundo melhor e mais evoluído, e para isso conta com a ajuda de sua irmã Abismo e do androide Aleph.

Partindo de imediato até a base de operações do inimigo em Marte, os Vingadores iniciam um embate, mas logo são surpreendidos pela força de resposta de Ex Nihilo, fazendo com que o Capitão América, sustente a ideia de Tony e expanda os horizontes, convocando assim diversos heróis pelo mundo para compor Os Maiores Heróis da Terra. A aventura que se inicia num embate contra Ex Nihilo e seus aliados se expande a cada revista, nos mostrando mais e mais a amplitude da trama, assim como sua ligação com algo muito maior, obrigando assim, os Vingadores irem em direção aos confins do universo para pôr um fim nisso.

Não bastasse as intrigas e reviravoltas, anteriormente citadas, Hickman e Opeña nos entregam uma revista rebuscada, com traços bonitos, cheios de detalhes e cores vivas. Cuidado que se estende ao longo de todo o arco.

A proposta da Marvel com V5 foi de aproximar os públicos apresentando aos novos leitores sua linha principal de revistas, mostrando uma cara mais moderna e dinâmica, sem afastar desta, os antigos leitores e fãs dos seus clássicos e icônicos personagens, o que acredito eu, ter sido alcançado com maestria. À nós, velhos leitores Marvel, eles nos entregam uma excelente história dos Vingadores, de igual medida que apresenta aos recém-chegados um mundo novo e cheio de heróis.

Parafraseando mais uma vez o Capitão: “Nós temos que ser maiores”; e de uma forma ou de outra, nos tornamos maiores.

site: http://cafeespadas.com/?p=3045